Órfão X

Resenhas - Órfão X

1 | 2 | 3 | 4

Larissa Benevides 16/11/2016

Resenha: Órfão X
Órfão X é um prato cheio para aqueles que gostam de filmes/séries estilo Busca Implacável, 007, 24 horas, Personal Of Interest. Aqueles cujo protagonista é o invencível e que faz de tudo para salvar um inocente.

Seguindo a mesma linha de ação deste tipo de história, o nosso protagonista é um agente solitário cujo propósito de vida é ajudar o próximo. Assim a vida pessoal fica de lado e até mesmo a preocupação com a própria vida, que está sempre em risco, fica de lado nas listas de prioridades.
"Encontre alguém que precisa de ajuda. Dê meu telefone. 1-8-5-LUGARNENHUM. Não
importa quanto tempo vai demorar. O importante é encontrar alguém em uma situação tão ruim quanto a que você e sua irmã viveram. Alguém encurralado e desesperado. Fale de mim para essa pessoa. Diga que estarei do outro lado da linha."
Evan é um cara de aparência comum, mora em um prédio onde ninguém desconfia da sua real profissão. O rapaz ajuda pessoas que estão em situação de perigo, uma pessoa por vez, pois cada pessoa é uma missão.

Quando criança, vivia em um orfanato e era o menor dos meninos. Até que um dia o Sr Mistério apareceu na velha quadra de basquete onde os meninos brincavam. Ninguém sabia o que ele queria, um molestador, um empresário buscando um filho, um traficante procurando um mula. Mas como Evan não tinha muito a perder aceitou ir quando recrutado.
"Nunca , em nenhuma circunstância, revele seu nome a eles. Você vai ficar conhecido somente como Órfão X."
O Sr. Mistério era na verdade Jack, um agente do governo em um programa secreto de treinamento de agentes. Jack passa ser o tutor de Evan que passa ser chamado de Órfão X. Durante a infância passa por longos treinamento aprendendo defesa pessoal, tiro, primeiros socorros e também estudando e lendo livros clássicos.

Quando atinge a idade necessária, Evan começa receber missões para cumprir. Missões que não vinham com explicações, somente para serem executadas sem contestações. Um dia Evan encontra com um colega do orfanato e descobre que o mesmo também está no programa dos Órfãos Agentes, um pouco depois um fato faz com que Evan desista do programa e para tanto precisa desaparecer do radar do governo.
"Primeiro Mandamento: Não presuma nada.
Terceiro Mandamento: Domine o ambiente à sua volta.
Quarto Mandamento: Nunca leve para o lado pessoal.
Sexto Mandamento: Questione ordens.
Sétimo Mandamento: Uma missão de cada vez.
Nono Mandamento: Jogue sempre no ataque.
Décimo Mandamento: Nunca deixe um inocente morrer."

Quando consegue sair do radar e estabilizar a sua vida, Evan passa cumprir missões que ele acha importante. Ele passar ser o Homem de Lugar Nenhum, que quando chamado resolve o problema de vítimas inocentes. Não temos o relato de como começou, mas a partir da primeira pessoa salva, as seguintes vieram por intermédio de quem utilizou o serviço.

Evan acredita que ajudar alguém é um ato fortalecedor e capaz de curar. Assim, logo após de terminar de ajudar uma pessoa, ele deixava como pagamento a seguinte missão: encontrar alguém que se encontra na mesma situação que você estava antes de procurá-lo, uma pessoa desesperada e que necessita de ajuda. Passando o número dele para essa nova pessoa a dívida estava quitada e Evan teria uma nova missão.
"Evan trocou o telefone pela bebida, mas percebeu que não queria mais vodca. Não queria mais nada. A indignação queimava dentro dele. Obrigou-se a pensar no Quarto Mandamento:'Nunca leve para o lado pessoal'."

Toda a vida e rotina de Evan sofre perigo logo depois de pegar uma missão onde ele salva uma garota e sua irmã de um policial corrupto. Existe uma organização que está atrás do Homem de Lugar Nenhum e Evan se encontra em uma posição difícil onde tem que salvar a própria vida e de inocentes que estão ao seu redor.

Em paralelo a história central temos também o relacionamento de Evan com a sua vizinha viúva,
Mia, e seu filho de 8 anos, Peter. O garotinho gosta bastante de Evan e vê nele uma figura masculina em sua vida. Muito inteligente e carinhoso, Peter consegue estabelecer uma relação com Evan mesmo com todas as regras que ele sempre procura cumprir. Uma criança que faz com que ele perceba algumas coisas simples da vida e repense em algumas regras que ele tem.

Um livro muito descritivo, confesso que as vezes até me confundia com tanta descrição da cena em questão. Cheio de ação e suspense. Bastante interessante a jogada do autor em colocar na história as dúvidas que o protagonista tem mesmo com tanta experiência na área, os erros que são cometidos quando se coloca a emoção na frente da razão e quando deixa a emoção para seguir somente a razão também.

Um excelente roteiro para filme ou até mesmo uma série. Um livro com final único para aqueles que estão precisando de livros que não são séries.

"Isso mesmo. Essa é sua última chance para desistir. Então pense bem. Se morrer, vai morrer sozinho e ninguém vai saber dos sacrifícios que você fez. Ninguém além de mim. Não vai haver gloria, desfiles, nem nome num monumento."

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2016/11/resenha-orfao-x.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

Mila F. @delivroemlivro_ 27/10/2016

Saí da zona de conforto e apreciei bastante a leitura.
Órfão X (Orphan X) foi escrito pelo norte-americano Gregg Hurwitz conhecido por ser um escritor de romances policiais, quadrinhos e roteiros para filmes. No Brasil já foram publicados alguns de seus livros: Você Está Sendo Vigiado (2012), Você é o Próximo (2013) e O Sobrevivente (2014), pela Editora Arqueiro e a HQ Justiceiro (2011) pela Panini.

Não conhecia o trabalho de Gregg Hurwitz, portanto eu não tinha grandes expectativas, apenas tinha lido a sinopse de Órfão X e gostado da proposta do livro, desse modo, a leitura foi bastante tranquila no que se refere as minhas expectativas, e até me surpreendeu.

Aqui acompanhamos a vida de Evan Smoak, ou melhor o Órfão X, que tem uma vida absolutamente misteriosa e fantasma, pois desde criança ele vinha sendo treinado para realizar missões perigosas que segundo seu instrutor eram confidenciais e tinham a ver com o governo, mas o projeto Órfão foi desabilitado e assim os outros Órfãos (havia um alfabeto inteiro de órfãos) ficaram como Evan: sem rumo. O mais interessante é que ninguém do projeto se conhecia ou podiam manter contatos, viviam em profundo anonimato.

Essa questão do programa Órfão sendo algo do governo ficou meio confuso para mim, pois não compreendi direito se se tratava de algo real ou de um engodo: faziam as crianças acreditarem em algo que não era realmente? O fato é, quando o programa foi cancelado, Evan Smoak resolveu ajudar pessoas que realmente precisavam de ajuda e criou um mito em torno de si mesmo como: o Homem de Lugar Nenhum, assim ele ajudava pessoas necessitadas e/ou em perigo de vida.

Tudo começa a ficar eletrizante quando ele ajuda Morena e ela passa adiante o favor de encontrar outra pessoa que precisa ser ajudada, aí tudo fica uma loucura e há muita perseguição, adrenalina, mistérios, armas, sangue, morte e investigação.

Tem romance? Tem, mas não é o foco e não ocupa nadinha de nada do enredo central, isto é, o romance é quase inexistente, se fosse colocar em porcentagem certamente seria apenas 0,1% do livro.

Sobre os personagens, todos os personagens são bem estruturados, mas vou focar mais em Evan Smoak - o principal - que é uma especie de anti-herói, ele quer fazer a coisa certa, mas ele foi "programado" desde criança para ser um assassino profissional e encobrir seu próprio rastro, portanto, não se pode esperar uma atitude muito ética dele. Isso me encanta neste tipo de personagem: você não sabe se ele é vilão ou mocinho, se você sabe o que está se passando ou se o autor esta lhe enganando.

Gostei bastante de Órfão X, posso dizer que saí de minha zona de conforto, pois não é o tipo de livro que costumo ler, mas me surpreendi, foi uma leitura válida e para quem gosta de livro 99% de ação, este está mais do que indicado.

site: www.delivroemlivro.com.br

Cami 25/10/2016

[Equalize da Leitura] Resenha de Órfão X
Evan Smoak vivia em um orfanato quando viu Jack Johns pela primeira vez. Recrutado para participar de um programa secreto, pensou que nada poderia ser pior que as paredes frias e vazias de onde estava até então.

"– Você faz parte do que chamamos de Programa Órfão. É excepcionalmente equilibrado e muito comedido diante do desconhecido e foi escolhido para o programa justamente por ter essas qualidades. Há outros como você. Mas jamais os conhecerá. – As mãos grandes seguram o volante, comandam o veículo e dominam a estrada. – Você vai ser treinado para seu trabalho.
– Vou trabalhar com o quê?
– Armas. – Responde Jack."

Evan, conhecido como Órfão X, foi treinado para matar, porém não era frio o bastante para matar sem saber o porquê. Após anos no Programa Órfão, começou a se perguntar de onde vinham as missões e quem eram as pessoas que ele tirava a vida. Será que eram mesmo culpadas?
Evan havia sido treinado para não sentir dores, mas ninguém poderia curar o que sentiu naquela noite em que deixou o coração falar mais alto que a razão: a dor da perda. Dessa forma, desligou-se do Programa Órfão, que mais tarde foi encerrado, e passou a ajudar pessoas pobres e indefesas voluntariamente, intitulando-se O Homem de Lugar Nenhum, mas nunca se esquecendo de seu treinamento e dos mandamentos ensinados por Jack.

"– Há uma lenda cherokee. Um idoso conta ao neto sobre a batalha que é travada dentro de cada pessoa.
– Os dois lobos.
– Isso. Um lobo é a raiva, o medo, a paranoia e a crueldade. O outro é a bondade, a humildade, a compaixão e a serenidade. E o menino pergunta ao avô: “Que lobo vence a batalha?”. Você se lembra da resposta?
– O que você alimentar.
– Isso mesmo. E qual é o nosso desafio? – Jack sobra o guardanapo de pano e limpa uma mancha de molho na borda do prato. Depois, olha diretamente nos olhos de Evan e responde à própria pergunta: – É alimentar os dois."

Órfão X foi um livro que demorei para pegar o ritmo, porque achei que seria um clichê sobre mais um programa ultrassecreto de assassinos órfãos. Aí Gregg Hurwitz adivinhou meus pensamentos e me surpreendeu de um modo que eu fiquei: uow, esse cara é bom!
O livro tem capítulos pequenos escritos em terceira pessoa, que facilitam a leitura e deixam o leitor curioso. A história se passa após Evan já ter saído do Programa Órfão e só ficamos sabendo detalhes do programa nas poucas páginas que ele lembra de seu passado, o que foi um ponto muito positivo.
Além disso, as partes em que Evan tem que lidar com seu disfarce de homem perfeitamente normal deixam a leitura mais real. Dar carona pra vizinha, falar com a velha fofoqueira no elevador, ensinar alguns golpes pro menino que apanha na escola…
Quando Evan recebe o telefonema de Katrin White e descobre que, desta vez, não é ela quem precisa de ajuda e corre perigo, o livro torna-se um verdadeiro thriller. Como aquele grupo rastreou Evan? Katrin seria inocente ou era apenas uma deles? Quem seria tão bom a ponto de conseguir enganar o Órfão X? Essas questões me fizeram amar essa história!

"Um toque. Outro.
Um clique, mas nenhuma resposta.
Evan falou:
– Qual é você?
Silêncio. Depois, ele ouviu uma voz familiar:
– O quê?
– Qual… Órfão… é… você?"

site: http://equalizedaleitura.com.br/2016/10/24/resenha-orfao-x/

Fernanda Barroso 24/10/2016

Surpreendente e animador
Evan Smoak é órfão. Mas ele não é um órfão qualquer. Ele fez parte do Programa Órfão, que fez dele o maior espião e agente secreto possível. Ao fim do programa ele sumiu, tornando-se alguém que não existia, alguém invisível, o "Homem de Lugar Nenhum".

Com esse codinome, o único pelo qual ele é conhecido, Evan ajuda pessoas que estão com grandes problemas e desesperadas e enquanto não as encontra vive uma vida solitária como faixada.

Este início de livro, em que nos mostra um pouco de Evan e seu trabalho, assim como alguns flashes de seu passado, se mostra um pouco lento. Porém tudo muda após um caso. Como nunca antes um novo caso aparece rapidamente e junto com ele uma caça.
Evan se vê trabalhando do lado oposto a outro órfão, alguém que conhece e usa das mesmas táticas que ele, o que torna tudo mais perigoso.

Sem dúvidas é um livro com muito suspense e emoções. Ao passar deste início mais lento, se torna impossível largar esta aventura até terminar. A trama nos prende de forma a nos vermos imaginando opções e explicações junto com Evan, desconfiando junto com ele e nos surpreendendo ao final de tudo. Sim, a surpresa está presente nos últimos capítulos várias vezes seguidas.

O livro termina de uma forma que da a entender que esta emoção se estenderá a um novo livro, porém também dá a entender que nos deixará imaginar as possibilidades do que pode acontecer após tais eventos, instigando nossa imaginação e até mesmo ansiedade.

Cheio de aventura, ação e suspense, Órfão X prende seu leitor e nos faz ansiar por mais.

site: http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2016/10/resenha-orfao-x.html

Sheila 11/10/2016

Resenha: "Órfão X" (Gregg Hurwitz)
Por Sheila: Oi pesso@s! Como estão? Trago a vocês hoje resenha de um livro que, num primeiro momento não me pareceu que fosse lá grande coisa não... ah! como eu adoro estar errada quando o assunto é leitura!

Pela sinopse, a trama do livro parecia ser um tanto quanto clichê holliwoodiano: matador de elite que se arrepende por ter sido usado pelo governo americano e resolve usar suas habilidades mortais para defender os pobres, fracos e oprimidos desse mundo.

Bom, essa é a descrição de Evan, nosso órfão X, que foi recrutado por um programa ultrassecreto do governo, assim como diversos outros órfãos, sendo que os mesmos passaram a ser chamados por letras, em ordem alfabética.

Logo no início do livro somos apresentados a Evan e sua rotina rígida e espartana: sua dieta frugal e sua rotina paranoica em relação aos vizinhos de seu prédio, câmeras, alarmes, rotas de fuga, celulares com redirecionamentos impossíveis de rastrear, cofres, armas, mandamentos.

Evan tinha muita afeição pelo mundo que havia criado atras da porta do apartamento, mas, mesmo assim, estava preparado para abandonar aquele mundo de uma hora para outra.
Ele foi à cozinha, avançando pelo piso de concreto polido. O único toque de capricho e de cor era uma suposta parede viva instalada ao lado do fogão ...
De vez em quando, Evan notava que a única coisa viva com quem compartilhava sua vida era uma parede.
Mas ele tinha os mandamentos, e os mandamentos eram tudo.

Evan se intitula o "Homem de lugar nenhum" e, sempre que seu telefone toca, ele tem uma nova missão: ajudar alguém que esteja com problemas muito sérios. Como ele faz isso? Instrui a última pessoa que ajudou a passar seu numero adiante, somente uma vez e somente para uma pessoa que acredite estar precisando muito de ajuda.

- Precisa da minha ajuda?
A voz respondeu com um pequeno atraso:
- Você é... Isso é uma brincadeira?
- Não.
- Espere. É que... Espere. - Era uma mulher jovem, pouco menos de 20 anos. Sotaque hispânico, talvez salvadorenha. - Você é real? Pensei que fosse... uma lenda urbana. Um mito.
- Eu sou.
Ele esperou. Ouvia a respiração da mulher, mais rápida que o habitual. Isso era comum (...)
- Qual seu nome?
- Morena Aguilar.

No entanto, o trabalho com Morena vai ser o início de um período atípico para o solitário "Homem de lugar nenhum". Na verdade, será o início de uma caçada alucinante, onde ora Evan será o caçador, ora percebera que está sendo implacavelmente caçado. Todos são suspeitos até que se prove o contrário, até mesmo aqueles que Evan jurou proteger.

Apesar das várias cenas de ação, adrenalina, que são narradas tão perfeitamente que se é capaz de imaginar a cena toda acontecendo, acredito que as descrições psicológicas dos personagens é o que deixa a narrativa mais interessante. principalmente o entrar progressivo dentro do mundo de Evan, que explicam de forma pormenorizada o por que de suas escolhas.

Além disso, a vida comum e pacata dos moradores do prédio de Evan, cada um com seus problemas e dramas particulares, que volta e meia colidem com o mundo quase inumano de Evan fazem com que a história tenha um algo a mais, um olhar mais profundo diante da situação explícita de violência e morte que são a premissa inicial.

Gostei muito! Espero ler outros livros de Gregg. E vocês já leram? O que acharam? Comentem ai! Bjos e até a próxima.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

site: http://www.dear-book.net/2016/09/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz.html

Carol 09/10/2016

bom
Eu até gostei do personagem principal que é um misto de jason bourne, 007, e batman, mas acho que o escritor se perde pelo caminho, nesse livro acontece muitos problemas aleatórios, sem muito interesse para o leitor, e ele perde muito tempo falando sobre a vida dos moradores do condomínio com as suas fofoquinhas, mexericos, totalmente desnecessário e sem graça e a promotora se alguém "shipou" ela com ele ...eu achei uma personagem totalmente desnecessária e irritante.Para os próximos livros se é que terá o autor poderia arranjar uma trama só e resolve-la, encher de tramas aleatórias sem sentido e sem graça não vai prender o leitor.
Ricardo Tavares 21/10/2016minha estante
Percebi que você gosta de livros policiais Sugiro que você leia os livros de Andrea Camilleri, com o policial Salvo Montalbano. Eles fazem parte da Coleção Negra, uma antiga coleção de livros policiais da editora Record, que podem ser encontrados nos bons sebos.
Dos modernos, que tal ler Dennis Lehane, autor de uma série de romances com os detetives Patrick e Angie. É um ótimo autor, escreveu também: "Sobre meninos e lobos" e "Ilha do medo" (Paciente 67).

L. A. Johanson 30/12/2020minha estante
No início eu tbm achei a Mia irritante, mas depois comecei a shippar o Evan com ela demais kkkkk

Juliana 05/09/2016

O que você está esperando? Leia este livro IMEDIATAMENTE.
"Órfão X" foi escrito por Gregg Hurwitz, traduzido por Débora Isidoro e publicado no Brasil em 2016 pela Editora Planeta. A obra possui 336 páginas dividas em 59 capítulos mais prólogo e epílogo. A edição está visualmente agradável e conta uma arte de capa maravilhosa. Além disso, as páginas são amareladas e letras possuem bom tamanho e espaçamento.

Em "Órfão X" conheceremos Evan Smoak, um rapaz que, quando jovem, foi retirado do orfanato onde vivia para se recrutado para um programa americano ultrassecreto.

Evan foi rebatizado de Órfão X e parte do treinamento desse programa ultrassecreto era torná-lo um exímio assassino. Desse modo, ele poderia ser enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar.

Após muitos anos atuando nesse programa, Evan decide deixar o programa e agora vive como o "Homem de lugar nenhum". Sob esse codinome Evan usa suas habilidades para salvar e proteger pessoas pobres e indefesas, como ele foi um dia.

Ah... O que dizer dessa leitura? Sabe quando um livro é tão bom que suga todas as suas forças? Você passa horas e horas devorando-o. Você só consegue pensar na história e no que vai acontecer em seguida. Essa foi a minha experiência com a obra de Gregg Hurwitz.

A narrativa é sensacional! Rica em detalhes, sem deixar o ritmo de suspense cair. Cada página contém um novo segredo, um novo mistério a ser desvendado. O leitor fica preso ao livro do início ao fim.

Foi com facilidade que me apeguei aos personagens - que são extremamente bem construídos, diga-se de passagem. Eu sofria e sorria com eles a todo instante. Hurwtiz, o senhor não pode brincar com meus sentimentos dessa maneira! hahaha

Brincadeiras a parte, recomendo a leitura a todos os amantes de trhillers. Essa é uma leitura que vale a pena ser realizada. Se você ainda não se aventurou pelo gênero, é uma ótima obra para introduzi-lo ao seu hall de leituras. A Editora Planeta, como sempre, fez um trabalho editorial maravilhoso em "Órfão X". Os revisores, em especial, estão de parabéns. Leitura mais que recomendada!

site: http://www.livroseflores.com/2016/09/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz.html

Biia Rozante | @atitudeliteraria 15/08/2016

Surpreendente
Como estou feliz e satisfeita por ter decidido me aventurar por novos gêneros literários. Ler ÓRFÃO X, foi uma experiência deliciosa. Mesmo após solicitá-lo junto a minha parceira, a EDITORA PLANETA DE LIVROS BRASIL, jamais pensei que iria me surpreender e gostar tanto da leitura, quanto o fiz.

ÓRFÃO X, brincou com minhas emoções, a cada capítulo eu me sentia mais envolvida em sua teia e louca por respostas para cada pergunta que surgia ao virar de cada página. Sabe o tipo de livro que te faz questionar os personagens, sem saber quem é o vilão e o mocinho, sem conseguir dizer se torcemos, se as atitudes estão sendo justificadas ou apenas derramadas sobre nossas cabeças. Foi assim que me senti a maior parte da leitura.

“Você faz parte do que chamamos de Programa Órfão. É excepcionalmente equilibrado e muito comedido diante do desconhecido e foi escolhido para o programa justamente por ter essas qualidades. Há outros como você. Mas jamais os conhecerá (...)”

Evan ou o Homem de Lugar Nenhum é cercado por mistérios, cuidados extremos e uma mania incansável de perseguição. Buscando sempre estar à frente de seus inimigos e a um passo daqueles que precisam de sua ajuda. Meticulosamente cuidadoso e atento a tudo e todos, a sua volta. Um homem alto, atlético, bem apessoado, treinado com afinco, exímio e eficiência, ele é o ÓRFÃO X, ou pelo menos foi quando o projeto Órfão o resgatou de um orfanato quando ele tinha doze anos, o transformando em um dos melhores agentes secretos já existentes, por sua dedicação, entrega e eficiência em suas missões. Porém, determinada situação o fez questionar tudo e trouxe para dentro de si uma nova perspectiva, o que o fez abandonar seu antigo posto e se dedicar a quem verdadeiramente precisasse de ajuda, é quando o HOMEM DE LUGAR NENHUM, assume seu posto, um justiceiro solitário e muito eficaz... Até que um pequeno deslize o faz ficar cara a cara novamente com seu passado e uma mira constante apontada em sua cabeça. É dado início a uma verdadeira caça, onde todas as suas habilidades serão exigidas e seus julgamentos colocados em prova.

“— Respeite sempre a vida. Assim vai dar valor à sua própria vida. A parte mais difícil não é transformar você em um assassino. A parte mais difícil é mantê-lo humano.”

Ao longo dos capítulos conhecemos o Evan adulto, que lida com um dia de cada vez, vivendo como o Homem de Lugar Nenhum, entretanto conforme vamos conhecendo-o somos transportados para seu passado, tendo vislumbres do garoto assustado, determinado a se tornar alguém e encontrar seu lugar no mundo. E por consequência apresentados para seu treinamento duro e intenso, fiquei arrepiada e em alguns momentos me senti de coração apertado diante do pequeno órfão que lutava bravamente e pelo homem solitário que acabou por se tornar. Por essa razão, quando o autor trás dois personagens em especial para a vida de Evan e o leva a questionar suas próprias escolhas e estilo de vida, foi realmente gratificante e fofo. Foi quando me dei conta de que o humano ainda estava vivo e presente por debaixo do ser frio e calculista que parecia dominá-lo a cada respiração.

“— Mas a questão é que “da próxima vez” significa que o mundo está aberto para você. “Da próxima vez” significa possibilidade. “Da próxima vez” significa possibilidade.”

ÓRFÃO X é uma obra eletrizante, capaz de te roubar o fôlego do início ao fim. A escrita de Gregg é envolvente e sua narrativa viciante, ele sabe como nos enredar em sua teia de mistérios que é cheia de suspense e reviravoltas. Dando vida a um personagem brilhante como Evan e tornando-o grande e herói aos nossos olhos. Com um enredo marcante, cenários bem explorados, descritos com maestria e personagens secundários intrigantes e cheios de segredos, foi impossível não me sentir cativada e encantada pela obra.

Se você é um fã do gênero e ama thrillers precisa ler. Se você ainda não conhece o gênero e assim como eu, gosta de se desafiar e busca por novidades, este livro com certeza é a escolha certa. Aceite minha indicação, te garanto que não irá se arrepender.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2016/08/resenha-orfao-x-gregg-hurwitz-editora.html#more

1 | 2 | 3 | 4