Dark Matter

Dark Matter Blake Crouch

Resenhas - Dark Matter

Mikani 10/05/2024

Curti
Gostei bastante do livro, ele toma um clima tenso desde o primeiro capítulo, me capturou em 20 páginas ou menos?

Gostei da jornada como um todo, mas n sei como me sinto sobre o final. É isso, estou remoendo ainda

livrosepixels 26/04/2024

Cuidado com o que você escolhe...
Fiz a releitura do livro devido a adaptação que chega na Apple TV + agora dia 8 de maio. Como não lembrava de muita coisa, resolvi refrescar a memória. E olha, apesar dos problemas que relatei da outra vez (como o final) de umas coisas a mais que notei agora nessa segunda vez, Matéia Escura ainda é um dos meus livros favoritos.

Nesse novo mundo, Jasson tem exatamente a vida que deixou no passado, mas logo ele descobre que esse "eu" não é o seu "eu". É um outro, de uma outra realidade, e que possui um objetivo mais "obscuro", vamos assim dizer.

Partindo da premissa de que cada escolha que fazemos gera uma realidade paralela oposta a escolha (ou seja, se você escolhe atravessar a rua da esquerda para a direita, uma realidade alternativa surge e nela você atravessou da direita para a esquerda), mas que só podemos vivenciar a realidade que observamos (e escolhemos), acompanhamos o personagem Jason um dia sendo confrontado com o seu sequestro e mistérios envolvendo um antigo projeto seu.

Muito antes de o tema Multiverso virar modinha com a Marvel, Matéria Escura já abordava esse conceito muito bem, afinal, foi lançado pelo menos 3 anos antes de o tema estourar no cinema com os filmes dos heróis.

Mas ainda que apresente infinitas possibilidades, o autor nos proporciona boas reflexões sobre decisão, escolha, arrependimentos e rumos que tomamos na vida. Se cada ação nossa tem uma consequência, então quantas versões e "variantes" de nós podem existir? Milhares? Milhões? Infinitas?

O livro tem um ritmo frenético e você pode muito bem ler ele em um dia apenas se estiver disposto a isso. Mas não posso deixar de pontuar algumas coisas que me incomodaram na releitura. Dessa vez pude notar que as várias versões de universo que Jason e Amanda visitam começam a se tornar um pouco chatas, já que sabemos que não é a realidade ele, então não estamos interessados em perder tempo ali. Além disso, há momentos em que o autor para para tratar mais de romance, do que da tensão em si.

Outra coisa também que acho que fez falta na trama seria mostrar o ponto de vista da Daniela mais vezes, já que aos poucos ela começa a notar as diferenças na sua relação em relação ao que era antes. E o final, bom, igual da primeira vez: poderia ser melhor.

Sabendo que adaptação da Apple TV+ vai ter o autor como produtor e/ou roteirista, estou confiante que vai ser bem feita. Como exemplo, cito a série Silo, onde o autor do livro Hugh Howei, que ficou muito bem feita.

site: instagram.com/livrosepixels

nileverino 03/04/2024

Bom conceito, execução interessante...
O conceito do multiverso, como sempre, me atraiu. Mas se você vem pela parte Sci de um Scifi, não recomendo. A pesquisa científica é rasa e o foco maior é no romance/ação... e tudo bem! Mas serve de aviso. No mais, foi uma leitura interessante, e não ter sido necessariamente *my cup of tea* não interfere. Acredito que o enredo daria um p*ta vídeo game (se já não existe, igual!)

babsismore 25/03/2024

Morno...
No começo achei tudo muito inovador e interessante, gostei do entusiasmo que a história estaca tomando, mas quando chegou na metade do livro, ficou super sem empolgação, virou uma história óbvio... E também não gostei da falta de personalidade da Daniela, ela só ta na história pro Jason tem um enredo, ela nem o CharliIe são personagens deles mesmos, não esperem sentir algo intenso por esses personagens.

UPDATE: Depois de pensar mais e mais na história, e debater com amigos sobre o livro, cheguei a conclusão que o Jason é insuportavelmente imbecil nas suas decisões, tentei passar um pano por ser um. livro muito amado, mas pqp, não deu.

Lendo.Viana 23/02/2024

Amar deveria ser crime
T.W:
- Tortura
- Morte
- Assassinato
- Agulhas

Esse livro me trouxe muitos sentimentos, a maioria deles que me fazem querer chorar encolhida no escuro, e digo isso como um elogio.
Esse livro tem uma escrita boa e fluída, mesmo os capítulos sendo gigantes, você nem percebe, a história te prende de uma forma que é impossível largar o livro (eu inclusive, passei madrugadas lendo).
A obra te engana e choca o tempo inteiro, com diversas situações de grande aflição, essa leitura consiste em ansiedade contínua, com sentimentos conflitantes e reflexões difíceis.
Eu me apaixonei por cada parte desse livro, porém?. Duas coisas me incomodaram:
1- Um professor universitário repentinamente sabe muito bem como fazer uma fuga perfeita em diversas situações? (Inclusive de diversos carros, alguns com armas embutidas, e um de helicóptero) Sendo que no início da história ele foi facilmente rendido por apenas uma arma.
2- Em certa parte, nosso protagonista é assaltado e levam todos seus pertences e dinheiro, e ele descreve como passa fome, sendo obrigado a pedir trocados na rua, porém, do nada, ele consegue dinheiro para itens de higiene pessoal e roupas.
De qualquer forma, todo o livro foi incrível, e me fez questionar o que nos faz torcer pelos protagonistas, o que é justiça e o que torna você você.
Uma ótima leitura, que é muito difícil de digerir e processar.

book_h4ll 26/01/2024

Apple, não estrague isso
Foi quase que instantânea a ligação que tive com Jason.

Um cara simples, que valoriza a família e deseja uma vida tranquila ao lado da esposa e do filho. E o que esses tipos de protagonistas costumam ter em comum? É o amor incondicional e o forte senso moral que os leva a se tornarem excelentes peças em narrativas frenéticas, como é em Matéria Escura.

Aqui, logo de início, acompanhamos Jason, sendo arrancado de sua vida, e de sua realidade, pelas mãos de um homem mascarado que o sequestra em uma noite qualquer. Ele está rapidamente perdendo a consciência em um lugar estranho, está drogado e desorientado, e tudo que ele pensa é: "Preciso voltar para minha família". A partir daí, cada pensamento e ação dele giram em torno desse desejo urgente de estar em segurança junto das pessoas que ama.

É uma jornada de desespero, marcada pelo amor profundo desse homem. As camadas emocionais do protagonista, aliadas a uma ficção científica de qualidade, fazem de "Matéria Escura" uma experiência única. Mesmo se você não é fã do gênero, acredite, essa jornada vai te envolver.

Seus sentimentos se entrelaçam aos de Jason, e você sente aquele impulso súbito de entrar nas páginas e ajudá-lo a voltar para casa.

Melissa 04/12/2023

É um livro já escrito
Me recomendaram esse livro e como boa curiosa fui ler. Certamente é um livro já escrito. De que forma? Porque o autor claramente se embolou na hora de desenvolver melhor o protagonista e suas intenções. Ele descreve o cara como alguém super inteligente, no entanto, todas as vezes que precisou tomar decisões para se proteger ou a história avançar suas escolhas foram burras, na melhor das hipóteses.

Como assim você vende seu personagem como alguém super inteligente e todas as decisões que ele toma são burras e ilogicas? Poderia até deixar isso passar se o próprio autor não tivesse feito questão de lá no final do livro colocar o próprio protagonista afirmando isso. Como ele era inteligente era melhor pensar antes de agir.

No mais o começo do livro é promissor, o meio é um nó sem qualquer sentido e completamente descartável e o final é apenas ok. Para mim ficou claro que o autor tinha uma noção bem objetiva de como ele queria começar sua história e como ela iria terminar e aí o meio, o grosso, o desenvolvimento ele apenas não se importou em trabalhar direito.

Wilson 15/10/2023

Leitura fácil e boa narrativa
Ótimo livro, recomendo muito pra quem gosta de ficção. Livro bem escrito e costura bem todos os pontos levantados no meio da história. Achei que fosse demorar mais para ler, mas não consegui parar de ler. Show de bola!

Samya.Domingues 29/08/2023

Adoro distopia, ficção científica e multiverso. sou com certeza o público alvo desse livro, sendo interestelar um dos meus filmes favoritos.
bem desenvolvido, eu leria facilmente muito mais capítulos das explorações pelos diferentes mundos.
virou um dos meus preferidos, não dou 5 estrelas pq não senti que foi 100% perfeito, dava pra explorar muita coisa a mais, mas com tudo o que eu senti lendo, virou meu queridinho. leitura favorita do mês de agosto ?

Valéria 24/08/2023

Gostei da ideia mas não da execução
Toda a ideia por trás do livro é interessante, ela é explicada de uma forma muito boa e tem ótimos personagens secundários MAS
Eu detestei o Jason, não consegui simpatizar com ele como personagem e achei a narrativa dele muito cansativa e ele um personagem fraco.
Acho que tem várias coisas boas no livro, que não são executadas com a profundidade que tornariam o livro interessante pra mim.

Erica 13/07/2023

Dark Matter
Pessoalmente não me agradou muito, achei bastante secante a certo ponto da leitura, mas tem potencial.