Dark Matter

Resenhas - Dark Matter

1 | 2 | 3 | 4

Erica 13/07/2023

Dark Matter
Pessoalmente não me agradou muito, achei bastante secante a certo ponto da leitura, mas tem potencial.

oBrunoFarias 03/06/2023

Um físico (talvez) brilhante
O autor consegue criar um ambiente de tensão e expectativa digno de thriller, é daqueles que você não quer parar, a próxima página nunca é suficiente. Passa-se muita raiva, mas é impossível largar.

É uma boa trama, mas falha nos ápices, que poderiam ser tão detalhados e aproveitados como outros momentos menos importantes nos quais ele desdobra descrições, detalhes. Esperei que a física quântica fosse mais presente, e que desse mais tangibilidade em possíveis soluções, possíveis caminhos.

(A quem quiser ler em inglês, pois está esgotado em português no momento, é tranquilo, não há muitos termos técnicos)

Felipe Juan 09/05/2023

Um pouquinho de tudo que gosta num bom ficção-científica
"É inovador e revolucionário? Não. Mas, durante aquela meia hora, cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante [...]"
- Isabela Boscov

Não acredito que tenha uma melhor forma de descrever o que achei desse livro, senão essa frase da Boscov em seu vídeo sobre Ted Lasso.

Dark Matter tem absolutamente nada de inovador - o que verá aqui, não é nada como se uma outra obra nunca tivesse feito. Se já viu uma meia dúzia de obras de multiverso e viagem no tempo (mesmo que não tenha nesse livro), os conceitos e ideias aqui não teriam como ser mais familiares para você.

Acredito que a mistura de vários elementos comuns nesse tipo de conflito de uma forma tão homogênea, que não consigo nada a não ser apenas adorar a leitura.

O autor sobre o que quer contar, os conflitos que tem ou que não precisam ter. A história não é uma mistureba, muito menos fica sobrecarregada. Nada complicada - bem pelo contrário, o mistério é em torno sobre pelo que o personagem agora vai passar / como vai enfrentar.

Simples, o suficiente para concentrar apenas na trama; nada de ficar confuso, se distraindo com conceitos novos desnecessariamente complexos, porque acredita que tem que fazer algo diferente com isso.

Por fim, possivelmente a parte com o maior antagonismo nessa obra - o pensamento do "e se eu tivesse-" sobre as nossas escolhas. Por onde que são capazes de nos levar, e por que devemos aceitar.

Dayanne Porto 28/04/2023

Envolvente e muito bonito
Dark Matter já começa num ritmo super acelerado, com várias coisas acontecendo, tudo muito confuso e interessante ao mesmo tempo.
Fiquei muito investida na história na maior parte da leitura (mas o livro tem sim suas barriguinhas, na minha opinião).
No geral, é uma história muito envolvente, interessante, emocionante e, no fim, bonita. Nos faz pensar sobre como nós somos a soma de tudo que escolhemos, e até do que não escolhemos.

Marcela 24/02/2023

Parece um roteiro de ação genérico produzido pelo Tom Cruise e estrelado por ele mesmo
Muita gente reclama dos parágrafos quebrados, já que o autor escreve no máximo duas frases por linha, mas isso foi o de menos. Eu acho que combinou com a história, manteve o rítmo frenético do que estava acontecendo e, assumindo que foi intencional, achei acertado.

O conceito do livro - a parte de ficção científica - é super legal. A ideia de que poderiamos explorar mundos paralelos ao nosso, como no Bosque Entre Mundos do C.S. Lewis, mas atrelados a nossas escolhas. Só nossas escolhas? Incluria animais? Incluria seres de outros mundos? É realmente fascinante e me fez questionar quais os limites da infinitude das decisões, mas infelizmente nunca chegamos perto de alguma resposta concreta a qualquer uma dessas questões ou a qualquer coisa que não seja "o que deixaria um machão tristinho?".

O Jason é o tipo de personagem que todo mundo já viu em qualquer filme de ação meia boca. Ele deveria ser interpretado por um ator bem alto, meio feio - feio não! MACHO - e dirigo pelo Christopher Nolan, sendo incapaz de expressar sentimentos complexos como, sei lá, timidez. A esposa dele é uma típica Esposa Latina e o filho é Um Adolescente. A doutorazinha é Uma Mulher Independente. São todos super aprofundados e interessantes, lembro muito bem de todos enquanto eles faziam coisas relevantes pra história.

Alias, a história! A coisa que mais me indigna é que as prioridades de todo mundo, especialmente do Jason, são ridículas, absurdas. São varias escolhas que levam a eventos forçados que só estão ali pra me convencer que o Jason tem, ora ora, SENTIMENTOS! Que ele AMA!!! A esposa dele!!! Gente,, e eu com isso? Se depender de mim, ele e a esposa latina dele podem ser catapultados pra dimensão do frio congelante, pouco me importa. O ponto alto pra mim foi quando, no meio de uma situação totalmente surreal no final da história, a preocupação do cara é SE A MULHER TINHA DADO PRO CLONE MALIGNO! É INACREDITAVEL! QUEM DIABOS TERIA ESSE TIPO DE PRIORIDADE NUMA SITUAÇÃO DESSAS??

Eu nunca procurei, mas eu tenho certeza que tem fanfics soltas por este mundo que executam melhor o mundo oferecido pelo sr. Blake Crouch que ele mesmo. Diante do infinito de possibilidades, a única coisa que este livro tem a oferecer é um vislumbre do que poderia ter sido. Uma espiadinha na porta em que ele soube executar a própria ideia além das limitações da vida de um homenzinho mediano.

Marcela 24/02/2023

isalvetti 22/02/2023

Ansiosa pela série, talvez seja melhor que o livro?
Confesso que eu esperava bem mais desse livro

Achei que ia encontrar grandes conversas filosóficas ao longo do livro, mas dá pra contar nos dedos quantas vezes elas foram mencionadas

O que acho que me quebrou as pernas mesmo foram os furos na história, principalmente na parte de ficção científica da coisa

Apesar de tudo, é um livro de ação, o que acho que vai ficar bem melhor em áudio-visual

Em uma época que a gente fala tanto de multiverso (Dr Estranho, Homem-Aranha, Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, Biblioteca da Meia-Noite) achei essa história em específico meio fraca

Não sei se recomendaria a outros, apesar de ser um bom entretenimento literário

lkmachado 14/02/2023

Dark Matter é um suspense que conta com sci-fi como pano de fundo pro desenrolar de discussões acerca de escolhas e suas consequências. Muito bem escrito, todas as pontas se conectam e o enredo é tão bem alicerçado na lógica que se o leitor querer muito, consegue chegar nas conclusões antes mesmo de o livro as revelar. Isso, no entanto, não significa que você não é surpreendido no desenrolar da história, uma vez que Crouch consegue atingir aquele equilíbrio delicioso entre nos dar enbasamento suficiente para conseguir fazer as ligações necessárias, sabendo dosar perfeitamente aonde e de que forma é mais intrigante pra história revela-las. Vindo de alguém que não consome muito suspense mas ama de paixão sci-fi e drama familiar, esse livro talvez seja o incentivo que me faltava para mergulhar no gênero de cabeça.

Thamih 29/11/2022

Livro incrível!
O livro não parou de me surpreender por inteiro! Além do tema ser incrível, me abriu para novas visões e análises. É super envolvente.

Robs 19/09/2022

Massa!
Blake Crouch desmistificou livros de ficção científica pra mim.
Uma leitura gostosa, que flui rápido e fácil de entender.
Gostei muito!
Mais um daqueles livros "e se eu tivesse feito isso ao invés daquilo?".

Yasmin.Braga 01/06/2022

Um livro que faz reflexões importantíssimas sobre nossas decisões da vida enquanto explica conceitos físicos e científicos. Fiquei horas só refletindo minha existência quando terminei.

Apenas perfeito! Não conseguia largar de jeito nenhum!

natbrodrigues 24/05/2022

Provavelmente meu favorito do ano.
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Uma obra prima de ficção científica que te prende do início ao fim!
Eu sou completamente suspeita para falar de ficção científica, pois amo e esse livro em prendeu de um jeito tão maravilhoso que li super rápido.
Não dá pra falar muito sobre a trama sem dar spoilers, então vou falar apenas isso: LEIAM ESSE LIVRO, é meu favorito até o momento é tem grandes chances de ser meu favorito do ano.

1 | 2 | 3 | 4