As Letras do Amor

As Letras do Amor Paula Ottoni

Resenhas - As Letras do Amor

Queria Estar Lendo 13/09/2016

Resenha: As Letras do Amor
O mais recente lançamento da editora Novo Conceito, As Letras do Amor chegou até nós através da parceria. Um romance da literatura nacional contemporânea que promete uma história de amor adorável, mas que escorrega nos clichês atrasados de obras do tipo.

Bianca está de malas prontas para morar na Itália por um tempo. Acompanhada do namorado, um empresário animado com as possibilidades que as terras italianas guardam, Bianca está ansiosa com o que vai poder ver e aprender em um novo mundo. Ela só não esperava que junto às novas experiências surgisse uma nova opção para o seu coração; indecisa quanto às escolhas que deve fazer, o livro acompanha essa jornada da Bianca enquanto ela se apaixona pela Itália e, principalmente, por um certo italiano.

As Letras do Amor tem a premissa de um romance água com açúcar adorável, e pelo menos durante as primeiras cinquenta páginas se sustenta assim. O meu problema com o livro foi o fato de os esteriótipos serem carregados demais, e de os personagens terem sido tão afixados em um só tipo de personalidade - o namorado problemático, a garota virgem perfeitinha, o interesse amoroso sem defeitos - que tornou a leitura enfadonha. Não li nenhum crescimento, nenhum ápice de mudança, nenhuma situação que forçasse a protagonista a se desenvolver. Do início ao fim, você já sabia qual seria o destino final dela. Nunca houve nenhuma dúvida, apesar da promessa de um triângulo amoroso.

"Ele sorri complacente, ao que retribuo. É quase como nosso ritual particular. Se ele sorri, eu sorrio de volta."

Gosto de ler young adult porque, em sua maioria, acompanhamos personagens jovens vivenciando as coisas assustadoras da vida - e por assustadoras não digo monstros e batalhas medievais, mas sim as coisas que realmente dão medo: escolhas, perdas, amores e outras situações que testam o crescimento dessas personagens. Livros contam histórias, contam jornadas, e infelizmente aqui eu não enxerguei nada além de uma grande volta para acabar no mesmo lugar. Sim, a Bianca confrontou alguns momentos tensos, situações desesperadoras, mas ela acabou tal como começou. Só porque é um livro de romance não significa que sua protagonista não vai crescer, muito pelo contrário. Livros que ambientam a realidade precisam de um desenvolvimento forte para mostrar que a história está ali porque ela importa. A Bianca não me convenceu disso. Em todos os seus monólogos interiores, todo o seu laudo psiquiátrico sobre a vida e seus amores, quase nada disso contribuiu para colocar a personagem principal de um patamar acima daquela que havia começado essa história. Por isso minha maior decepção.

Quanto ao triângulo amoroso, aqui ele incomodou demais. Veja bem, amo triângulos amorosos. Quando bem construídos, todo o drama em volta deles é delicioso de se ler. Quando você tem dois amigos e uma garota se apaixonando por ambos, cara, as possibilidades de drama e de reviravoltas são imensuráveis. Aqui, a Bianca já deixou claro sua escolha logo nas primeiras cem páginas, o que levou a uma enrolação completamente desnecessária pelo resto do livro. E eu preciso comentar sobre duas cenas que foram muito incômodas: A) traição não justifica traição. B) "conceder" a sua virgindade é um termo muito errado e ruim e precisa ser evitado, especialmente quando coloca a personagem em uma situação desconfortável.

"Miguel foi a minha primeira escolha, e talvez minha vida pudesse ser uma pilha de erros que surgiram dela. Ou eu poderia escolher o caminho alternativo, Enzo, e enfrentar as dificuldades."

Miguel e Enzo foram caricaturas dos interesses amorosos básicos em histórias que já não conquistam mais como deveriam. De um lado, o cara ausente, avoado, que de repente para de dar atenção para a namorada, o que abre caminho para: o amigo simpático, nerd, companheiro, extremamente cauteloso e atento a tudo. Queria dizer que amei o Enzo, mas toda a perfeição não me comprou, e pelo Miguel eu senti apenas a necessidade de que ele sumisse do mapa depois de duas situações específicas.

"Seus lábios estão sorrindo. Não sei por que, mas algo em meu modo de agir e falar sempre o faz mostrar esse sorriso."

A edição da Novo Conceito está impecável. Formato de página e fonte agradáveis, capítulos breves, que não se tornam enfadonhos, e uma trilha sonora ótima. No início de cada capítulo, duas músicas embalam os acontecimentos dele.

A parte que eu mais gostei em todo o livro foi a ambientação. A Paula nos transportou para a Itália com uma narrativa leve e nos apresentou a um cenário bastante real, colocando os personagens em cenários lindos e bem descritos. Se não fossem os pontos citados acima - coisas que podem ser trabalhadas em histórias futuras que combinem o mesmo tema - As Letras do Amor teria sido um livro leve e adorável de se ler, tal como os romances juvenis devem ser.

Mary 03/08/2020

Bom , Para Um Domingo A Tarde.
É um Romance Fofo , Que Aborda alguns temas Como Primeiros relacionamentos , auto descoberta pessoal e profissional , mais contém muita narrativa e isso me incomodou um pouco , acho que se tivesse menos teria sido uma leitura mais cativante.

Jenny 19/03/2020

Maravilhoso!
Entrou fácil nos meus livros NA favoritos! Uma leitura leve, cheia de surpresas. Com uma protagonista em busca do seu próprio eu e sua felicidade.

Carol 26/09/2016

Não rolou...

Bianca está de partida para Roma, irá com o seu namorado Miguel, pois para assumir os negócios da família ele terá que passar alguns meses na capital italiana. Sabe aquela fase que você não sabe o que fazer da sua vida? A garota está assim, então agora se vê animada com uma perspectiva de futuro e novos conhecimentos. Porém o que ela não imagina é que junto com as novas experiências, também virá Enzo, uma nova oportunidade pro seu coração. Uma escolha que pode ser repleta de incertezas, porém que ao mesmo tempo parece ser tão linda quanto os cenários italianos.

Em "As letras do amor" vemos um romance água com açúcar que parece repleto de leveza, suspiros e boas risadas, oferece aqueles clichês e eu adoro clichês, até a página 70, por aí, a leitura fluiu bem. Porém não me identifiquei com esse. Aqui vemos todos aqueles estereótipos que já vimos inúmeras vezes na literatura juntos, já cansativos.

Ao ler o livro não consegui me identificar com os personagens, não consegui me apegar a Bianca desde o início, não vi um amadurecimento da personagem principal e o triângulo amoroso não pode ser chamado de triângulo. Antes de chegar na página 100 você já sabe o final do livro.

Eu amo triângulos amorosos, amo a construção dos mesmos e todo o drama que eles carregam. Porém nesse caso acaba não acontecendo isso e eu realmente não concordo com algumas atitudes tomadas por Bianca, acho que nada justifica algumas coisas que aconteceram.

O que me encantou no livro foi o trabalho da Editora Novo Conceito, a capa é linda, diagramação caprichada e no início de cada capítulo temos uma playlist literária maravilhosa. Conhecer Roma por meio das páginas também foi linda, Ana Paula consegue nos mostrar o melhor da Itália em seu livro de uma forma bem escrita e encantadora.

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

Malucas Por Romances 19/09/2016

Perfeito para ler depois de uma ressaca literária.
Oie gente! Esse mês estou lendo bastante nacionais. As editoras estão apostando na literatura nacional e quem ganha é claro somos nós leitores. Esse mês já li 4 nacionais e com mais dois na lista. Para você que também gosta de nacional, tá rolando um sorteio super bacana no blog com 10 livros nacionais. Vamos parar com a conversa e simbora pra resenha rsrs.

"Olhando para Enzo ali, quase chego à conclusão de que estou apaixonada. Isso me apavora."

As Letras do Amor é o lançamento da Novas Páginas, da autora Paula Ottoni. Já olhando pra capa dá pra perceber que se trata de um triângulo amoroso. Eu sinceramente amo livros assim e não tive dúvidas quando pedi para resenha. O livro tem seus pontos altos e baixos e vou tentar falar aqui todos eles.

O livro conta a história de Bianca, uma jovem de 19 anos que vai para Roma passar 6 meses junto com seu namorado Miguel. Eles vão morar junto com o amigo de Miguel. Enzo é um nerd, tímido, bom amigo e além disso tudo é lindo. Miguel está atolado de trabalho, então deixa a desejar no quesito namoro. Em contra partida seu amigo Enzo que é cheio de qualidades está ali com Bianca, como amigo e consolando. Você já sabe onde tudo isso vai parar, Bianca vai ficar em dúvida com quem ficar e nessa história vamos acompanhar sua decisão.

Já nas primeiras páginas a autora nos apresenta uma Roma linda, cheia de detalhes. Me senti lá lendo esse livro. Cada esquina, cada monumento, cada comida detalhada pela autora com perfeição. Foi contagiante a alegria de Bianca está em um pais novo, amizades novas, novo trabalho, enfim nova vida. Mas depois da página 60 ficou claro com quem Bianca iria terminar. O livro começou a ficar previsível e com isso comecei a gostar menos de Bianca.

"Eli sorri complacente, ao que retribuo. É quase como nosso ritual particular. Se ele sorri, eu sorrio de volta."

Mas Ana você não disse que gosta de triângulo amoroso? Sim adoro!! É normal nesses casos eu odiar a mocinha, mas nesse livro as situações foram tão previsíveis, que eu já sabia onde cada ação ia levar. Faltou aquele "tchan" para diferenciar dos demais triângulos amorosos.

Resenha Completa no Blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/09/resenha-as-letras-do-amor.html

Vinicius.Correa 15/02/2020

A sinopse por si só já faz um resumo bem detalhado do livro, pois como diz ai em cima, a história começa com Bianca, uma adolescente de 19 anos que mantém uma ótima relação com Miguel. Contudo, ainda muito indecisa do que quer fazer da vida, Bianca resolve abandonar o curso de pedagogia, e como se não bastasse isso, sua casa está uma verdadeira bagunça com o típico clima de um casal prestes a se divorciar. Entretanto, eis que surge Miguel, o seu namorado perfeito, para lhe salvar. Miguel é filho de um empresário muito bem sucedido e que é mandado pelo pai para Roma, com a missão de abrir uma filial da empresa lá. Um último teste antes dele começar a administrar os bens da família sozinho. O sucesso dessa filial em Roma decidiria seu futuro. E para lhe dar apoio ele convida Bianca para ir lá com ele e lhe dar apoio durante 6 meses, tempo em que seria necessário para a inauguração da loja.

Bianca apesar de em dúvida se seria certo ou não, resolve aceitar o convite e seguir em frente. Rumo a Roma. Rumo a novos horizontes. Rumo à uma vida nova, por pelo menos seis meses. O casal estava combinado de ficar em um quarto no apartamento de Enzo, um velho amigo de Miguel. Enzo é um cara tímido, inteligente e extremamente atraente, com uma personalidade muito calma e pacifica. Já Bianca é uma pessoa ainda em transformação, com muitas dúvidas ainda com 19 anos. Logo que chegou a Roma e conheceu Enzo, ela já se tornou uma grande amiga dele. Com o passar do tempo, Miguel ficou cada vez mais envolvido com a montagem da loja, e consequentemente, mais afastado de Bianca. Passando menos tempo com ela. Menos tempo do que ela gostaria. Enquanto ele estava ausente, Bianca acabou tornando-se uma grande companheira de Enzo, jogando video game com ele e até mesmo indo visitar os pontos turísticos da cidade. Pouco a pouco, ambos foram percebendo o que estava acontecendo. Os sentimentos de Bianca por Miguel já não eram mais os mesmos, e o namorado tão perfeito de antes, acabou por perder seu brilho. Entretanto, Bianca e Miguel foram sensatos e não deixaram-se possuir-se pelo pecado. Acabaram por afastarem-se um do outro (ainda que morassem no mesmo apartamento... Mas ah, vocês me entenderam! Diminuir as conversas, se ver menos, essas coisas ai...).

Bianca dedicou-se inteiramente ao curso de Italiano, já que ela tinha profundas raízes italianas em seu sangue. Inclusive tinha cidadania Italiana, já que seu pai era um Italiano, por mais que há muito tempo não visitasse sua cidade natal. Já sua filha, não se envolvia muito com esses assuntos, mas encontrou nesta viagem a suas origens uma vontade inexplicável de tornar-se digna de possuir tal cidadania, e para isso, é claro, é obrigação saber falar o Italiano. Enzo voltou a ter as aulas da sua faculdade de Engenharia e mantém-se muito ocupado. Já Miguel, notou que algo não estava normal, mas por confiar cegamente em seu melhor amigo, Enzo, não deu bola. Entretanto seu relacionamento com Bianca só piorava. Ele chegava tarde do trabalho, mal se cumprimentavam e ele já dormia. Bianca sentia-se na obrigação de não deixar acabar um relacionamento que já tinha lhe feito tão bem anteriormente, e insistia na relação, iludindo-se a sí mesmo de que a antiga paixão que tinha por Miguel voltaria, já que largar tudo e ficar com Enzo era inquestionável. Havia muitas coisas em jogo nessa história, e muitas pessoas sairiam feridas.

As Letras do Amor é um livro extremamente clichê, um daqueles que tem um final previsível mas que ainda assim tem o espetacular poder de nos prender em sua história. A maneira com que tudo se desenvolve é de uma forma tão simples que se torna algo bom de ler, resultando em uma leitura rápida e gostosa. Mas, apesar de ser um livro bom, a história não é muito complexa, então não espere um livro com revelações e reviravoltas de cair o fôlego, mas esteja ciente, de que é um livro com um clichê muito bem produzido pra agradar a todos.

Em relação ao personagens, achei o Enzo uma ótima pessoa. Equilibrado, calmo e engraçado. Já Bianca, é ainda uma pessoa muito indecisa, que ainda tem muitas dúvidas e que nas horas do "vamo ver" fica fazendo muito mimimi em vez de dar a cara a tapa e ser realmente uma adulta formada. Entretanto, não deixa de ser uma personagem encantadora, que ao final do livro se demonstra ser uma pessoa totalmente diferente devido a sua temporada em Roma. Já com Miguel, eu não o considero como o vilão da história. Poxa, o cara errou sim, mas também teve seus motivos. Poderia ter sido diferente, mas não foi. Na vida real acontece a mesma coisa, então não devemos esperar que aconteça algo diferente por aqui.

Já sobre o acabamento, estou sem palavras. A diagramação do livro está perfeita e adorei terem escolhido uma playlist para cada capitulo. Mas confesso que não escutei nenhuma das musicas, só gostei da idéia mesmo, pois muita gente gosta de ler enquanto ouve musica, dai assim, traria uma experiência maravilhosa ao leitor. Sobre a capa, gostei, mas não tanto assim...

Concluindo, não deixe de ler este livro. Perda de tempo ele não é. É uma leitura extremamente agradável e perfeita para ser lida após um livro muito denso, pois teria um contraste ideal para equilibrar nosso cérebro, já que o teor de sua história é leve e tranquilo, apesar de ter uns momentos de tensão... ueheuheuh

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/09/resenha-as-letras-do-amor-paula-ottoni.html

Michelle Trevisani 12/09/2016

Um romance juvenil
Boa tarde pessoal! Hoje a resenha é desse livro lançamento da Novas Páginas, selo da editora Novo Conceito, As Letras do Amor, escrito por Paula Ottoni.

Neste livro vamos conhecer a história de Bianca. Os pais de Bianca só brigam - e Bianca prevê uma separação entre os dois logo, logo. Seus irmãos também são duas pestes, então quando o namorado de Bianca, Miguel, propõe que o acompanhe até Roma por alguns meses para começar a trabalhar na empresa de seu pai, Bianca não pensa duas vezes.

Aliás, Bianca até pensa - afinal tem 19 anos, e ir morar sozinha em Roma com Miguel (apesar de que vão dividir o apartamento com um amigo de Miguel que já mora em Roma) significa um passo importante no namoro dos dois. Vão estar vivendo como realmente um casal, e Bianca não sabe se está pronta para este tipo de relacionamento (eles estão juntos há um ano, mas ainda nem tiveram relações, apenas uns beijos mais quentes e tal). Mas como a situação na sua casa está insuportável, Bianca anuncia sua decisão enquanto janta com seus pais e, apensar de protestarem um pouco em relação a decisão de Bianca, decidem deixar a filha tentar. Afinal, Bianca está em busca do seu amadurecimento e seus pais acreditam que essa experiência será valiosa, já que Bianca também é cidadã italiana e nunca viveu na Itália.

Felizes da vida, Miguel e Bianca partem para a linda Itália. E quem recepciona os dois no aeroporto quando chegam é Enzo, melhor amigo de Miguel e que será o novo companheiro de apartamento dos dois. Enzo parece ser um cara legal, e Bianca já está adorando tudo na cidade Italiana.

Mas com o passar dos dias, Bianca começa a se sentir meio inútil. Não quer atrapalhar Miguel, que está tentando aprender o máximo possível com seu pai sobre as coisas da empresa, para depois poder tocar os negócios na filial do Brasil. Bianca até tentou alguns empregos, mas que não deram certo. Então se vê na maioria dos dias sozinha no apartamento, com Enzo que está de férias dos estudos e trabalha bem menos que Miguel - que ultimamente Bianca só vê na hora de dormir. E essa relação com Enzo cresce. Os dois começam a fazer várias coisas sozinhos, descobrem o quanto são parecidos um com o outro. E Miguel, para ajudar, pensa que não deve muitas satisfações à Bianca quando o assunto é dar uma esticada na noite com seus amigos.

Leia o restante da resenha no meu blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/09/resenha-as-letras-do-amor-de-paula.html

Carol 17/09/2016

Mais no blog Virando Amor
"Apesar de ser um romance bem clichê com um final previsível, eu consegui me identificar muito com a personagem. O ponto principal do livro não é romance, em minha opinião, e sim todo o conflito que ela passa pra tentar se encontrar, decidir o que fazer com o futuro. Creio que todos que já passaram por situações semelhantes irão adorar o livro."

Mais no blog Virando Amor

site: http://www.virandoamor.com/2016/09/resenha-as-letras-do-amor-de-paula-ottoni.html

Oceano 12/11/2020

É um livro ok. Não diria que é um dos melhores, embora não me arrependa de ler. Um ponto positivo do livro é que a personagem principal e seus interesses amorosos são bem fáceis de gostar, mas a leitura não me foi tão envolvente quanto poderia ter sido. Mas a escritora é talentosa.

Bruna 06/10/2016

Até que ponto vale a pena lutar pelo amor?
Até que ponto você iria para ter a sua felicidade? Será que para viver o verdadeiro amor vale a pena magoar a todos que são mais importantes para você? Bianca, ao viajar para Roma com seu namorado, Miguel, poderá acabar descobrindo mais sobre ela mesma do que jamais imaginou, mas será que ela está pronta para crescer e enfrentar o que irá acontecer? Em As Letras do Amor da autora Paula Ottoni e publicado pela Editora Novo Conceito, você irá se deparar com uma história linda de amor, descobertas e amadurecimento. Prepare seu coração porque será impossível não se apaixonar por essa história.

Bianca é uma jovem linda de dezenove anos, estudante de pedagogia, e com um namorado que sempre desejou e uma grande família formada por seus pais e seus dois irmãos mais novos. Mas ao contrario do que se poderia esperar a vida dela está bem longe de ser perfeita... Ao largar os estudos depois de descobrir que Pedagogia não tinha nada haver com ela, seus pais viverem brigando e estarem prestes a se divorciar e seu namorado querer viver 6 meses com ela em Roma como se fossem um casal, digamos que tudo que ela menos tem em sua vida é a certeza sobre algo ou sobre o seu próximo passo!
Decidida a mudar essa dependência que possuí e quem sabe descobrir o que deseja para o resto de sua vida, ela se dispõe a mudar com Miguel Nogueira – seu namorado – para Roma enquanto ele abre a nova filial da empresa de seu pai e sua futura empresa durante seis meses. Ela só não imaginaria que essa viagem e principalmente que um certo melhor amigo, nerd e encantandor - e dono da casa onde eles ficariam - poderia mostrar sentimentos e sensações que ela não havia sentido antes.

“Tenho de confessar que Enzo é um cara atraente. Não só pelo seu rosto e corpo em forma, mas também pelo modo como se veste, como se entendesse consideravelmente de moda.”

Enzo é um típico Italiano e melhor amigo de Miguel, tanto que quando esse pergunta se ele pode morar em seu apartamento por um tempo – ainda mais agora que esta sem companheiro de quarto – com sua namorada ele logo aceita. No entanto, sem ter conhecido Bianca anteriormente ele não imaginava o que estava por vir.
O que tinha tudo para ser uma incrível oportunidade dela passar mais tempo com Miguel acaba se tornando um pesadelo. Ele sempre ocupado com o trabalho e querendo aproveitar seu tempo livre para curtir como se não houvesse amanha, faz com que Bianca comece a se ressentir com ele e o relacionamento que antes era bom e perfeito passe a apresentar diversos defeitos.
É então que ela e Enzo, que acabam passando mais tempo juntos, começam a formar uma grande e especial amizade. Talvez seja o fato dele estar sempre disponível enquanto Miguel não, ou simplesmente pelo fato de que ambos possuem personalidades tão parecidas que se completam, mas os dois passam a criar um vinculo surgindo uma grande amizade e os fazendo viver uma grande aventura a cada dia.

“– Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. – Ele me olha de relance, então continua encarando a rua. – E, às vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós.”

No entanto, o que começou com uma simples amizade pode vir a ser algo mais profundo e intenso... Mas com tantas pessoas envolvidas, eles estariam dispostos a magoar aqueles com quem mais se importam para viver esse sentimento? Ou só se trata de mais um daqueles casos de querer o que não se pode ter?
Em As Letras do Amor nos deparamos com uma história intensa e gostosa e com uma importante lição sobre: amizade, perdão, conhecimento sobre si mesmo e sobre mudanças. Com uma playslist especial para capa capítulo prepare-se para se sentir dentro do enredo e para se apaixonar pelos personagens. O perfeito equilíbrio entre uma história simples e intensa, divertida e dramática, clichê e apaixonante para todas as idades.

“Parece que, de uns tempos para cá, toda vez que um filme romântico acaba, naquela cena habitual do beijo ou do casamento – você sabe, com a musica épica, os sinos tocando e a coisa toda -, eu me pergunto: “Tá, e agora?”.”

Obra mais do que recomendada, já entrou até para as minhas favoritas! Espero que possam agradar a vocês, tanto quanto me agradou. Mas é como eu sempre digo, peguem e leiam e tirem suas conclusões, posso dar uma ideia para vocês e dizer sobre o que aconteceu comigo durante a leitura, mas só por si mesmo vocês poderão formar a sua opinião!

site: www.brookebells.com

Thami | @professorathami 18/10/2016

As Letras do Amor
Se o que você procura é uma leitura leve e que valha como distração, As Letras do Amor é uma ótima escolha. O livro foi cedido ao blog em parceria com a editora Novo Conceito.

Paula Ottoni nos apresenta a personagem Bianca, uma jovem de dezenove anos que decide se mudar para Roma com o namorado, Miguel. O motivo da ida a Roma é que Miguel está trabalhando para montar uma empresa, e ele acredita que Bianca seria uma boa companhia e o ajudaria muito. Bianca aceita ir, pois acabou de largar a faculdade de Pedagogia e precisa de um espaço para pensar a respeito do seu futuro. Apesar do medo de se tornar a dona de casa muito cedo, Bianca acaba cedendo ao pedido do namorado para acompanhá-lo. Mas eles não vão morar sozinhos. Enzo, o melhor amigo de Miguel dividirá seu apartamento com o casal.

De forma natural, Bianca acaba se aproximando de Enzo e se distanciando de Miguel. Então, em meio aos empregos perdidos e as dúvidas de Bianca sobre o futuro, o livro se desenvolve.

"Todos temos muitas faces, anjos e demônios dentro de nós."

As Letras do Amor é narrado em primeira pessoa pela protagonista Bianca. A edição está muito bonita, pois a fonte é de bom tamanho e de formato agradável, e as páginas são amareladas. O livro possui 224 páginas e levando em conta a linguagem dele, é possível lê-lo em um curto período de tempo.

Você não vai encontrar grandes lições nas páginas de As Letras do Amor, então não espere por isso. De modo geral, o que há nele são as dúvidas de uma jovem de dezenove anos, um relacionamento fofo nascendo e um relacionamento complicado se complicando ainda mais. E por se passar quase que integralmente em Roma, há muitas descrições acerca do lugar, o que é muito bacana para conhecermos um pouquinho de lá.

Não me aproximei de Bianca, pois, apesar dos grandes elogios que ela recebe de Miguel e de Enzo, eu não a considerei tão adulta e tão controlada assim. Mas, quem é, em todos os momentos da vida, tão adulto e tão controlado assim? Poucas pessoas. O fato é que, apesar das minhas considerações, não simpatizei tanto assim com a protagonista. Mas isso não é uma crítica ao livro, é apenas a minha opinião. Quanto aos outros personagens, estou encantada por Enzo e com muita raiva de Miguel. Já, nos primeiros deslizes de Miguel, eu comecei a detestá-lo.

A leitura é muito agradável, mas o livro é bastante previsível. Não precisamos chegar na metade para imaginar o desfecho. Então, se você gosta de surpresas, eu não indicaria As Letras do Amor para você. Para falar a verdade, eu acredito que As Letras do Amor é uma leitura para quem quer se distrair, dar alguns suspiros (pois, em vários momentos, eu me envolvi bastante com os acontecimentos) e praticar o ato da leitura.

O final, como eu já disse, apesar de previsível, foi muito agradável. Eu gostei de todo o desenvolvimento e todos os desfechos, exceto o que envolve a amiga de Bianca, Mari. A amizade é algo muito importante para mim e eu fiquei entristecida com a forma como as coisas terminaram nesse caso. Fora isso, foi bem gostosinho ler o livro e se envolver nessa estória de descobertas pessoais e muito amor.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Dicas Literárias 15/11/2016

#Resenha 90, As Letras do Amor, da autora Paula Ottoni.
Sinopse: Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

#RESENHA

Para quem já sabe, sou apaixonado por livros de romance e, quando vi esse lançamento no site da Editora Novo Conceito, pensei: preciso ler. Não demorou muito para a cortesia chegasse em minha casa e rapidamente comecei a leitura.
As letras do Amor é um romance nacional, escrito pela autora Paula Ottoni. Para ser sincero eu gostei muito da história. Um romance curto, livro fino, mas muito atrativo!
Bom, a história rola entre três pessoas, Bianca, Miguel e Enzo. Três personagens que são apresentados logo nas primeiras páginas do livro. Confesso que me apaixonei pela escrita da autora, ela conta a história pelos olhos de Bianca, sua protagonista.
Bianca é uma jovem cheia de expectativas, ainda tem aquele sonho que viver com o namorado é um conto de fadas, ser independente também, viver sua vida do jeito que quiser sem ter consequência alguma. Porém, sabemos que não é assim. Miguel é um filhinho de papai, que vai para a Itália abrir uma empresa para começar a administração, se der certo, estará nos negócios principais das empresas do pai.
Enzo é o personagem que conquista o leitor. A autora conseguiu escrever um rapaz sem ser cachorro, como muitas autoras colocam. Ele é atencioso, educado, não trata as mulheres com desrespeito. Porém, claro, não é aberto para relacionamentos, coisa que intriga rapidamente Bianca.
O romance irá se desenrolar na linda Roma, quando Bianca começa a curtir a cidade, a ter um emprego temporário e começar a passear com Enzo, que é melhor amigo do seu namorado. E lá ela realmente conhece a pessoa em quem confiava.
Alguns blogueiros não gostaram da história, pois acharam clichê e tal. Eu só queria deixar claro: a vida é clichê. A história é muito bem escrita, construída e tal. O que as vezes percebo é que tem pessoas que desejam personagens soltos, que gostam de sempre enfrentar o perigo, destemido, todo poderoso, mas esquecem que os personagens de um livro têm muito em comum com o autor que o escreve. OPS! Isso não quer dizer que é IDÊNTICO, entendam. O autor só escreve aquilo que ele conhece, então se ele acha e entender que a forma de amor é daquela forma, doce, clichê é o ACHAR dele, então respeitem!
Por isso eu parabenizo a autora, pois gostei da obra, é um romance lindo que as vezes sinto falta em muitos livros. A história parece muito com alguns filmes americanos de comédia romântica.
Para quem procura uma boa leitura aproveita!

Resenhado por Tony

site: http://dicassliterarias.blogspot.com.br/2016/10/resenha-90-as-letras-do-amor-da-autora.html

Mari Scotti 15/11/2016

Resenha no Blog Coração de Papel
Resenha completa no blog, em 16/11/2016

“As letras do amor” nos apresenta Bianca, uma jovem sonhadora, que está de mudança para a Itália para acompanhar o namorado, Miguel, que abrirá uma filial da empresa do pai, em Roma. Sua escolha de ir está diretamente relacionada a família de quem ela quer se afastar e também porque deseja manter o relacionamento com Miguel.

Como a maioria das personagens aventureiras, Bianca está ansiosa, principalmente, com o que irá aprender em terras estrangeiras. Desde a língua até a cultura local. O que ela não esperava era dar de cara com um possível novo amor e esse amor ser o melhor amigo do seu namorado.

Apesar de seu carinho e paixão por Miguel, Enzo consegue, quase que instantaneamente, roubar a cena. Ele é o típico “príncipe encantado”: perfeito, atencioso, sorridente, galante, educado e, para a surpresa do leitor, não quer ter um relacionamento amoroso.

Miguel já é o típico rico que está em busca de aprovação do pai e por isso segue a carreira, administrando a nova empresa em Roma e sem tempo para a namorada. Ele demonstrou certa arrogância em alguns momentos, o que já era esperado para a personalidade criada para ele.

Eu gosto de triângulos amorosos e, geralmente, torço pelo cara errado. Nesse livro, eu fiquei torcendo para ela escolher a si mesma, parar de calcular tanto cada passo e pensar sem parar em suas escolhas, e conhecer outro alguém deixando os dois para trás. Não sei se eu esperava muito, mas foi tanto clichê sobre clichê (eu amo e escrevo clichês, não me entendam mal!), que após as primeiras cinquenta páginas eu tive a impressão que já sabia tudo o que viria e quase nada me surpreendeu.

site: www.mariscotti.blogspot.com.br

Bru | @umoceanodehistorias_ 16/11/2016

As Letras do Amor é um livro nacional que pode ser definido como amorzinho e clichê. Nessa obra conhecemos a história de Bianca, uma jovem de 19 anos que acabou de largar o curso de graduação que estava fazendo e vive com seus pais que brigam o tempo todo e estão na iminência do divórcio. Miguel, seu namorado, lhe apresenta uma proposta incrível: viver alguns meses em Roma para ajudá-lo com a abertura de uma loja da empresa de seu pai.

Para fugir do que sua vida é no momento, Bianca decide partir com Miguel para Roma e testar como seria viver uma vida de casado. Eles irão mora junto do amigo de Miguel, Enzo, um rapaz muito inteligente – um nerd –, lindo e recatado.

Bianca está fazendo o possível para se encaixar, começou um curso de italiano, busca um emprego, mas Miguel está cada vez mais distante e Enzo mais próximo e isso não tem ajudado, pois diversas dúvidas surgem em sua mente. Seria possível ela não estar mais apaixonada por seu namorado, mas por seu melhor amigo? Como ela deverá lidar com isso?

“- Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. – Ele me olha de relance, então continua encarando a rua. – E, às vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós.”

O livro é clichê e totalmente previsível. Você já sabe, antes da metade do livro, qual será a escolha de Bianca, então, o resto da leitura fica um pouco cansativa, mesmo com alguns acontecimentos aqui e ali.

O que me fez não gostar tanto assim da história não foi sua previsibilidade ou o triângulo amoroso, mas, sim, umas escolhas que os protagonistas tomaram que são inaceitáveis para mim. Além disso, Miguel foi um personagem odioso. Não consegui simpatizar com ele. Quem leva a namorada para um lugar, alega gostar dela e a deixa solta para o melhor amigo cuidar? Ele entregou a Bianca nas mãos do Enzo e não deveria ter do que reclamar!

“Miguel sempre foi um garoto atraente para as meninas, me lembro bem, e até nas fotos que vi de quando ele era mais novo, ele parecia de algum modo encantador para um adolescente. Sou ciumenta e acabo ficando um pouco decepcionada por ele não demonstrar o mesmo. Não que eu queira um cara superciumento pegando no meu pé, ah, não, mas o sentimento de ciúme demonstra que a pessoa se importa e gosta, não? Às vezes acho que Miguel no fundo gosta quando outras caras me acham bonita. Como se isso fosse uma espécie de autoafirmação para ele, sei lá.

Apesar disso, a leitura é leve e envolvente. Você começa a ler e quando percebe já terminou e está abraçando o livro, pois a ambientação é incrível. A Paula escreve com muita propriedade sobre os lugares e você se sente visitando Roma e vivendo junto dos personagens, que foram todos muito bem construídos, por sinal.

Recomendo essa leitura para quem gosta de uma história clichê e leve para ler entre livros densos ou num final de semana chuvoso.

“Porque a gente pode até ficar atraída pelo físico, mas, quando se descobre que o que há por dentro daquela pessoa é o que você quer, a sensação é completamente diferente.”

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/10/resenha-as-letras-do-amor-paula-ottoni.html