O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Gabriel.Alves 07/01/2024

Ficção muito - muito - científica
Premissa super interessante que se perde no seu emaranhado de conceitos científicos. Mas não que seja ruim.

A ideia do livro é super interessante e, se o leitor vai sem ler a sinopse - como eu fui - não entende nada da premissa até a metade do livro. A narrativa é desenvolvida através de duas linhas temporais: no passado, sob o palco da Revolução Cultural da China, e no presente. Somos levados através de varios personagens - com foco em dois - para desvendar o que está assolando as cabeças mais inteligentes da China.

Em se tratando de uma ficção científica, o autor consegue construir de maneira instigante a sua premissa até chegar na sua conclusão. Vai apresentando os conceitos desse universo sob os olhares dos personagens, nos colocando a par, juntamente a eles, sobre o desenrolar de todo o suspense. Entretanto, vindo da escolaridade do autor, e também do que se trata a história, creio que é colocado demasiado enfoque científico, com várias páginas de diálogos e explicações, sobre tudo que estão tentando realizar. Obviamente isso não é ruim, mas dá maneira que é colocado, o leitor mais leigo ou desatento passará por páginas super explicativas e complicadas para, ao final, o autor, através dos personagens, resumirem os seus objetivos. E não é brincadeira. São diálogos e diálogos de 5/15 páginas e, no último parágrafo, eles falam o que querem com isso e tudo fica claro, dando aquela sensação de que toda aquela narração científica fosse desnecessária. Isso acontece mais que o normal.

Novamente, não é ruim. É a verossimilhança da realidade em uma ficção. Apenas torna a leitura deveras maçante.

Sinto que o autor não soube desenvolver certas partes, fazendo com que o livro tenha muitos "altos" bons e baixos recorrentes, porém da página 280 pra frente fica bem divertido - com exceção quando volta ao passado e percorre cenas desinteressantes.

Temo também que as páginas inicias do livro ficaram soltas com relação ao desenvolvido depois, mas deve ser uma sensação minha. Assim como alguns pontos do livro ficaram soltas - como por exemplo a contagem regressiva nos olhos do personagem - (ou eu perdi a explicação? Ou foi resultado dos "Sofons"? Não sei).

Não senti apego por nenhum personagem, mas os que sobraram no final estou na torcida por eles, são boas pessoas.

É um livro muito bom, mas de certa forma, técnico. Por exemplo, questões físicas no livro "Matéria escura" não são tão fáceis e são melhor elaboradas lá. Mas sei lá.

É um 3,75/5.

Osmar Weyh 16/01/2024

Aquece para a série da Netflix
De um lado, uma mulher que viu seu pai morrer pelos horrores do socialismo chinês, sobrevivente deste regime militar e por destino, a primeira humana a fazer um contato com extraterrestres. De outro, um físico, envolto num misterioso caso de assassinatos de vários cientistas, num caso complexo sem explicação. A extinção da humanidade ou um novo salto evolucionário? Até onde o ser humano é capaz de sobreviver ou se sacrificar?

Jhonatan 16/01/2024

Ótimo livro, te prende muito pra saber como vai terminar e o por que das coisas, a leitura não é arrastada nem nos capítulos maiores, a única coisa que me incomoda são os nomes em chinês, acabei decorando uns 3 personagens só, mas de resto uma ótima leitura

Anny277 26/01/2024

...Aqui quem fala é da terra
Vou confessar que a nota que dei foi mais em relação a história em si do que a leitura, porque achei a leitura bem arrastada e cansativa em alguns momentos, mas a base da história, a ideia, é muito boa realmente.
Até um pouco antes da metade do livro parece que são peças soltas de um quebra-cabeça que vão se conectando depois, do meio para o final do livro, então ele é um pouco confuso no inicio, parecem informações desconexas, mas quando você começa a juntar as informações, a história te surpreende.
A parte mais interessante pra mim é o "jogo dos três corpos", é muito detalhado e inclusive estou ansiosa pra ver como vai ser retratado na série que sai agora começo desse ano.

[é possível que a relação entre a humanidade e o mal seja semelhante à relação entre o oceano e um iceberg que flutua em sua superfície?
Tanto o oceano quanto o iceberg são feitos do mesmo material. O iceberg só parece diferente porque tem outra forma. Na realidade é apenas uma parte do vasto oceano.]

Cristiano.Konno 05/02/2024

Não é para qualquer gosto
Há algum tempo eu já ensaiava ler “O Problema dos Três Corpos” e o anúncio da vindoura série da Netflix me impulsionou.

Do autor chinês Liu Cixin, o primeiro livro da trilogia “Lembrança do passado da Terra” ganhou o prêmio Hugo de literatura e conta a história de um cientista de Nanotecnologia chamado Wang Miao. Devido às suas descobertas, Wang é forçado a enfrentar uma rede misteriosa que provoca sua inclusão num misterioso projeto. Através de um jogo eletrônico de realidade virtual, Miao tenta descobrir o que está acontecendo e a verdade logo aparece: indícios de uma possível invasão alienígena.

É um romance que necessita de uma certa boa vontade para jogos eletrônicos, computadores e ciência, muito embora o autor tenha dosado a mão de forma satisfatória para que pessoas leigas consigam acompanhar. Embora bem embasado, há também a sensação de fantasia em parte da narrativa.

É um livro bacana, com uma dose de suspense e imagens grandiosas, mas que, no fim, não me cativou tanto quanto eu achei que fosse. O que mais me interessou foi observar o comportamento e um pouco da história da China, através dos acontecimentos confusos iniciais, onde as informações de rodapé são essenciais.

Recomendo com ressalvas, pois é um excelente livro, mas não é para qualquer gosto.

3,5 de 5.

amandabragad 06/02/2024

Vocês são insetos!!!

Bom, minha opinião não vai ser muito diferente das outras aqui. É um livro bastante interessante pra quem gosta de ficção científica incluindo extraterrestre mas caso você for que nem eu que não entende muito de física, tem horas que você precisa pagar de entendido mas te garanto que no final as coisas se encaixam, porém se torna uma leitura cansativa em algumas explicações. Não sei se vou começar o segundo livro agora mas sei que quero ver a série que a netflix vai lançar.

ghlguilherme 13/02/2024

Ficção científica de alto nível!
A contextualização histórica da revolução chinesa aliada ao clima da época, as consequências de uma decisão individual no passado que afeta toda a humanidade no presente deixam o livro muito mais interessante. O autor tem um grande domínio de física e computação o que ajuda bastante no entendimento de conceitos complexos que aparecem na trama. Várias passagens são até difíceis de imaginar mas a descrição das cenas como os acontecimentos em Trisolaris com seus ciclos de eras caóticas e estáveis, evolução e caracteristicas da população deixam o leitor curioso para entender mais desse mundo e a forma como esse entendimento é revelado foi uma das melhores sacadas de Cixin Liu. É um pouco difícil acostumar com os nomes das personagens por serem chineses. A cena do navio pelo canal do panamá demonstra a criatividade do autor. O final é ótimo e não vejo a hora de ler os outros dois livros da trilogia e acompanhar a série da netflix que sai esse ano.

Maisa @porqueleio 16/02/2024

Resenha / O Problema dos Três Corpos /@porqueleio
Claro que preciso mencionar o excesso acadêmico da história, o que torna a leitura difícil, arrastada, e que obriga o leitor que não tem familiaridade com os termos apresentados a voltar várias vezes no texto. Além disso, os personagens também são bem rasos, à exceção de Ye Wenjie. O personagem mais interessante para mim foi o policial Shi Qiang que, apesar de excessivamente caricato em algumas situações, era o que não tinha conhecimentos teóricos profundos, o que lhe dava o distanciamento necessário para perceber os problemas e até soluções bem surreais.

Com um final corrido, e uma ameaça aparentemente contida, o livro me deixou curiosa pelas possibilidades. Se tirarmos toda a verborragia acadêmica, é possível curtir a trama, e acredito que a série poderá corrigir esses detalhes. Até gostaria de ler os outros dois livros, porque dizem que são muito superiores ao primeiro.

site: https://www.instagram.com/p/C3SlZ4Krqdj/?img_index=1

Manu 26/04/2024

Livro quase histórico
Achei uma história bem original e super interessante, com muita base científica (que eu não entendi bulhufas, mas tudo bem).

Mas eu entendo que não vai ser um livro para todos, especialmente pelo jeito que é escrito, lembra muito a narração de um livro de história/apostila.

Ah sim, não faz sentido NENHUM a série da Netflix tirar a história da China, acho que perde muitossssss contextos ali.

Dayson.Cordeiro 19/04/2024

Teoria do inseto
Eu comecei a ler e perceber relações entre a história e o livro "o homem que calculava", com as histórias dos cientistas famosos e os encontros, mas explora bem o contexto extraterrestre e aplicações da ciência. Usando a imaginação e licença poética, obviamente, não dá pra ler sendo crítico reclamando de tudo.

Fagundes 29/02/2024

Realmente uma ficção científica pesada
Quando comecei a ler este livro, li bastante a respeito da ciência por trás do livro. Muitos descrevem este livro com ficção científica pesada. E, de fato, é.
A história é boa, pesada e bem envolvente... A ciência descrita no livro não fica atrás.

Leo 05/03/2024

Terra Firme, Personagens Frágeis
O Problema dos Três corpos me convenceu de que eu embarcaria numa super história diante de tudo que acabei lendo sobre o mesmo. Porém, o livro peca em alguns aspectos (e alguns até básico) O Inicio do livro é um pouco maçante e confuso, embora tenhamos alguns significados e explicações de alguns acontecimentos, os pulos temporais em tão poucas páginas me deixou um pouco lelê da cuca.

O Livro peca no seu desenvolvimento de personagem, personagens entram e saem sem desenvolvimento deixando tudo mais confuso ainda, Os protagonistas muitas vezes parecem unidimensionais e carentes de profundidade emocional, o que dificulta a conexão do leitor com suas jornadas. Além disso, a narrativa pode parecer excessivamente técnica em certos pontos, tornando-a menos acessível para aqueles que não têm um interesse profundo em física e ciência.

A estrutura do enredo também pode ser considerada irregular, com certas partes da trama se arrastando enquanto outras são abruptamente resolvidas.

Porém o final do seu primeiro livro me empolgou um pouco, o que me fez pensar em dar uma segunda chance para a continuação dessa história, quem sabe em breve...

No mais, não curti muito a minha ''estadia'' lendo O Problema dos Três Corpos.

Jean407 06/03/2024

UMA BOA HISTÓRIA MAL CONTADA
O problema dos três corpos surge com uma ótima premissa. Seus primeiros capítulos conseguiram me deixa completamente instigado com os questionamentos levantados, os mistérios e os novos conceitos de ficção. Porém foi no meio do livro que eu percebi o problema.
A história é mal contada. O personagem principal é completamente sem carisma e não faz a trama se mover. A única personagem bem escrita tem sua história contada em "flashbacks" dividos pelo livro que acabam por dificultar o apego à ela.
O desenvolvimento e conclusão são fracos e não existe um climax ou conflito ou qualquer outra coisa do tipo.
Uma pena.

Soterradaporlivros 10/03/2024

O problema é o problema
Eu fiquei muito feliz que a companhia das letras disponibilizou novamente esse livro, já que eu queria muito ler antes da estreia da série no Netflix.

A história é interessante, os personagens complexos, mas eu não amei. Eu não sei se o estilo de escrita do autor me incomodou, afinal, mesmo traduzido, a voz do autor deve ser bem diferente do que estamos acostumados.

Eu não gostei muito do artifício do jogo no contexto da história. Não quero entrar em detalhes pra não dar spoilers, mas se o jogo fosse real eu não entenderia como se joga.

Mas os personagens e suas relações, sua história (presente e passada), suas personalidades, tudo isso me cativou bastante.

Além disso, a história é intrigante e te faz querer saber o que vem a seguir.

Roberta Pereira 15/03/2024

Ótima ideia, mal desenvolvida (?)
Eu achei que a história é boa, mas não a forma como foi contada. A primeira parte é uma base histórica. Não curti, quase desisti pensando que ia continuar assim. Tem ainda muitas passagens teóricas sobre a física da coisa, e de tudo - do espaço, dos prótons, das dimensões de um computador, de relatório.... achei um tédio. Totalmente desestimulante.
Eu diria que é muito teórico pra pouca história propriamente dita - que só melhora já perto do final. E a história me deu raiva pela forma como a invasão se originou.
Não sei. Talvez eu apenas não tenha me identificado com as personagens, e nem a escrita do autor,
Ainda não tenho certeza se pretendo ler o resto da trilogia.