O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Cristiano.Konno 05/02/2024

Não é para qualquer gosto
Há algum tempo eu já ensaiava ler “O Problema dos Três Corpos” e o anúncio da vindoura série da Netflix me impulsionou.

Do autor chinês Liu Cixin, o primeiro livro da trilogia “Lembrança do passado da Terra” ganhou o prêmio Hugo de literatura e conta a história de um cientista de Nanotecnologia chamado Wang Miao. Devido às suas descobertas, Wang é forçado a enfrentar uma rede misteriosa que provoca sua inclusão num misterioso projeto. Através de um jogo eletrônico de realidade virtual, Miao tenta descobrir o que está acontecendo e a verdade logo aparece: indícios de uma possível invasão alienígena.

É um romance que necessita de uma certa boa vontade para jogos eletrônicos, computadores e ciência, muito embora o autor tenha dosado a mão de forma satisfatória para que pessoas leigas consigam acompanhar. Embora bem embasado, há também a sensação de fantasia em parte da narrativa.

É um livro bacana, com uma dose de suspense e imagens grandiosas, mas que, no fim, não me cativou tanto quanto eu achei que fosse. O que mais me interessou foi observar o comportamento e um pouco da história da China, através dos acontecimentos confusos iniciais, onde as informações de rodapé são essenciais.

Recomendo com ressalvas, pois é um excelente livro, mas não é para qualquer gosto.

3,5 de 5.

Beatriz 01/05/2024

Achei a ideia como um todo muito interessante, alguns momentos do livro são super instigantes e me deixou super curiosa para ler os próximos e saber todo o desenrolar da situação, porém as partes científicas são extremamente complexas, msm o autor tentando explicar de uma forma bem didática fiquei boiando em vários momentos ?

amandabragad 06/02/2024

Vocês são insetos!!!

Bom, minha opinião não vai ser muito diferente das outras aqui. É um livro bastante interessante pra quem gosta de ficção científica incluindo extraterrestre mas caso você for que nem eu que não entende muito de física, tem horas que você precisa pagar de entendido mas te garanto que no final as coisas se encaixam, porém se torna uma leitura cansativa em algumas explicações. Não sei se vou começar o segundo livro agora mas sei que quero ver a série que a netflix vai lançar.

ghlguilherme 13/02/2024

Ficção científica de alto nível!
A contextualização histórica da revolução chinesa aliada ao clima da época, as consequências de uma decisão individual no passado que afeta toda a humanidade no presente deixam o livro muito mais interessante. O autor tem um grande domínio de física e computação o que ajuda bastante no entendimento de conceitos complexos que aparecem na trama. Várias passagens são até difíceis de imaginar mas a descrição das cenas como os acontecimentos em Trisolaris com seus ciclos de eras caóticas e estáveis, evolução e caracteristicas da população deixam o leitor curioso para entender mais desse mundo e a forma como esse entendimento é revelado foi uma das melhores sacadas de Cixin Liu. É um pouco difícil acostumar com os nomes das personagens por serem chineses. A cena do navio pelo canal do panamá demonstra a criatividade do autor. O final é ótimo e não vejo a hora de ler os outros dois livros da trilogia e acompanhar a série da netflix que sai esse ano.

Maisa @porqueleio 16/02/2024

Resenha / O Problema dos Três Corpos /@porqueleio
Claro que preciso mencionar o excesso acadêmico da história, o que torna a leitura difícil, arrastada, e que obriga o leitor que não tem familiaridade com os termos apresentados a voltar várias vezes no texto. Além disso, os personagens também são bem rasos, à exceção de Ye Wenjie. O personagem mais interessante para mim foi o policial Shi Qiang que, apesar de excessivamente caricato em algumas situações, era o que não tinha conhecimentos teóricos profundos, o que lhe dava o distanciamento necessário para perceber os problemas e até soluções bem surreais.

Com um final corrido, e uma ameaça aparentemente contida, o livro me deixou curiosa pelas possibilidades. Se tirarmos toda a verborragia acadêmica, é possível curtir a trama, e acredito que a série poderá corrigir esses detalhes. Até gostaria de ler os outros dois livros, porque dizem que são muito superiores ao primeiro.

site: https://www.instagram.com/p/C3SlZ4Krqdj/?img_index=1

vicniro 05/05/2024

De fritar o cérebro, mas vale muito a pena!
O livro é MUITO BOM!! Achei a história e a mensagem que ele quer passar muito boa. As partes que ele está no jogo eu achei um pouco cansativa e no começo não estava vendo muito sentido naquilo, mas depois entendi o porquê e achei bem interessante.

Ele tem sim muitos conceitos de física que são essenciais para o entendimento da história, quando acabei de ler até tava sentindo meu cérebro quente, mas se você ler com cuidado prestando atenção dá pra entender o geral porque é explicado de uma forma bem didática. Isso pode fazer com que a leitura fique um pouco cansativa, mas vai por mim, vale muito a pena!

Achei que algumas questões ficaram sem resposta, mas acho que ele vai trabalhar melhor nos próximos livros. Fiquei intrigadíssima com o que pode acontecer e estou doida pra já começar a ler o segundo. Só não dei 5 estrelas por causa de alguns pontos que ficaram em aberto ou fiquei com dúvida e porque a parte do jogo foi um pouco cansativa. Enfim, recomendo demaaaaais.

P.S. achei o posfácio do autor maravilhoso! O jeito como ele explica o interesse dele e reflete sobre as ações humanas é de arrepiar! Virei fã.

Fagundes 29/02/2024

Realmente uma ficção científica pesada
Quando comecei a ler este livro, li bastante a respeito da ciência por trás do livro. Muitos descrevem este livro com ficção científica pesada. E, de fato, é.
A história é boa, pesada e bem envolvente... A ciência descrita no livro não fica atrás.

Leo 05/03/2024

Terra Firme, Personagens Frágeis
O Problema dos Três corpos me convenceu de que eu embarcaria numa super história diante de tudo que acabei lendo sobre o mesmo. Porém, o livro peca em alguns aspectos (e alguns até básico) O Inicio do livro é um pouco maçante e confuso, embora tenhamos alguns significados e explicações de alguns acontecimentos, os pulos temporais em tão poucas páginas me deixou um pouco lelê da cuca.

O Livro peca no seu desenvolvimento de personagem, personagens entram e saem sem desenvolvimento deixando tudo mais confuso ainda, Os protagonistas muitas vezes parecem unidimensionais e carentes de profundidade emocional, o que dificulta a conexão do leitor com suas jornadas. Além disso, a narrativa pode parecer excessivamente técnica em certos pontos, tornando-a menos acessível para aqueles que não têm um interesse profundo em física e ciência.

A estrutura do enredo também pode ser considerada irregular, com certas partes da trama se arrastando enquanto outras são abruptamente resolvidas.

Porém o final do seu primeiro livro me empolgou um pouco, o que me fez pensar em dar uma segunda chance para a continuação dessa história, quem sabe em breve...

No mais, não curti muito a minha ''estadia'' lendo O Problema dos Três Corpos.

Jean407 06/03/2024

UMA BOA HISTÓRIA MAL CONTADA
O problema dos três corpos surge com uma ótima premissa. Seus primeiros capítulos conseguiram me deixa completamente instigado com os questionamentos levantados, os mistérios e os novos conceitos de ficção. Porém foi no meio do livro que eu percebi o problema.
A história é mal contada. O personagem principal é completamente sem carisma e não faz a trama se mover. A única personagem bem escrita tem sua história contada em "flashbacks" dividos pelo livro que acabam por dificultar o apego à ela.
O desenvolvimento e conclusão são fracos e não existe um climax ou conflito ou qualquer outra coisa do tipo.
Uma pena.

Soterradaporlivros 10/03/2024

O problema é o problema
Eu fiquei muito feliz que a companhia das letras disponibilizou novamente esse livro, já que eu queria muito ler antes da estreia da série no Netflix.

A história é interessante, os personagens complexos, mas eu não amei. Eu não sei se o estilo de escrita do autor me incomodou, afinal, mesmo traduzido, a voz do autor deve ser bem diferente do que estamos acostumados.

Eu não gostei muito do artifício do jogo no contexto da história. Não quero entrar em detalhes pra não dar spoilers, mas se o jogo fosse real eu não entenderia como se joga.

Mas os personagens e suas relações, sua história (presente e passada), suas personalidades, tudo isso me cativou bastante.

Além disso, a história é intrigante e te faz querer saber o que vem a seguir.

Roberta Pereira 15/03/2024

Ótima ideia, mal desenvolvida (?)
Eu achei que a história é boa, mas não a forma como foi contada. A primeira parte é uma base histórica. Não curti, quase desisti pensando que ia continuar assim. Tem ainda muitas passagens teóricas sobre a física da coisa, e de tudo - do espaço, dos prótons, das dimensões de um computador, de relatório.... achei um tédio. Totalmente desestimulante.
Eu diria que é muito teórico pra pouca história propriamente dita - que só melhora já perto do final. E a história me deu raiva pela forma como a invasão se originou.
Não sei. Talvez eu apenas não tenha me identificado com as personagens, e nem a escrita do autor,
Ainda não tenho certeza se pretendo ler o resto da trilogia.

Junior.Dias 07/05/2024

Uma boa história.
Confesso que fiquei meio com o pé atrás para ler essa obra.
Porém, ela me cativou. A parte do jogo é maravilhosa, a forma com que o autor narra os acontecimentos te deixa preso à leitura.

Andrea141 21/03/2024

Muita paciência e persistência para este aqui
Demorei para me empolgar com este livro, mas quando veio.. veio.. Precisa ter muita paciência com as explicações sobre a física porque, mais para frente, tudo se encaixa (especialmente o jogo!).

JoãoLer 29/04/2024

Eu adorei
Simplesmente incrível, como essa historia conseguiu me prender e refletir mais sobre o universo em que vivemos, sobre os humanos que são bem defeituosos, e se realmente estamos sozinhos nesse universo?