A Extravagância do Morto

Agatha Christie

Resenhas - A Extravagância do Morto

Thais.Garrido 22/01/2022

Um espelho da sociedade dos anos 50
Neste livro, a Agatha nos brinda mais uma vez com um mistério muito bem construído e surpreendente, mas não pude deixar de me incomodar com a gritante misoginia acerca dos personagens.
Como a Agatha reflete muito bem as características e os preconceitos da época em seus livros, sempre relevei um comentário ou outro, levando em conta a sociedade e o contexto em que os livros são escritos, e nunca me esquecendo que apesar de a Agatha ser uma escritora vanguardista, ela ainda carregava alguns preceitos consigo.
Mas nesse livro realmente não consegui deixar de lado o modo como ela descreve as mulheres, chegando a literalmente retratar a Hattie como um ornamento, apenas mais uma peça que estacaria a resolução do assassinato. E nem comentar como ela descreve uma mulher que é talvez um pouco alienada pelo dinheiro e vaidosa como uma pessoa mentalmente incapaz.
Esses foram apenas alguns dos pontos que infelizmente, me fizeram desconcentrar totalmente da trama principal do assassinato.

Nicole.Souza 04/04/2022

Que final!
Primeiro livro que leio desse gênero e dessa autora! No começo da leitura estava muito parada, porém quando o assassinato aconteceu acelerou. Leria de novo só para entender os detalhes, muito bom! ( Sempre é o que menos esperamos).

Pedro 25/03/2020

Bom, mas...
Tendo Agatha Christie e Hercule Poirot na mesma obra já é sinônimo de algo bom e com muito mistério, isso é inevitável. O livro é ótimo por esse motivo porém achei o desfecho meio rápido e sem muita resolução, deixando muitas pontas solta, faltou um desfecho digno. O Poirot descobre o assassino e pronto na próxima página já tá escrito FIM. Achei curioso isso, parece que a nossa musa Agatha teve que fazer às pressas esse final. Enfim, fora esse ponto negativo o livro é recomendado.

Felipe 05/04/2020

A Extravagância do Morto
Um assassinato genial, com diversas reviravoltas, um cenário único, com um festival, diversas mentiras e personagens falsos. Um dos mais geniais e difíceis de desvendar.

Isabel.Primo 01/05/2020

Um dos livros mais empolgantes da rainha do crime, do começo ao fim.
Hercule Poirot marca presença nas primeiras páginas do livro, fato esse que já me deixa com expectativa de ver os mistérios que a mente desse belga realmente considera importante. A premissa do livro por se já é muito empolgante, uma brincadeira que segundo Ariadne Oliver pode acabar em tragédia se Poirot não colabora para o desvendamento do que a incomoda.
Assim como em uma caça ao tesouro, a autora deixa diversas pistas para os leitores encontra o assassino, porem como é de costume, a solução é tão fantástica que é improvável que os leitores consigam acerta antes da revelação de Poirot. Porem isso não me desanima em nada em tentar e formular meus próprios palpites. E dessa forma, tentando bancar um detetive, li o livro rapidamente, e se o final não é exatamente satisfatório, não deixa de ser engenhoso.

Biller 19/12/2022

Ok
Todos os personagens são tão odiáveis. Até o Poirot conseguiu ser sem graça nesse livro. As únicas personages um pouco interessante "desaparecem" na metade da história ou simplesmente não aparecem. O resto é aproveitável!

Silvana.Pereira 14/06/2020

Final surpreendente
A pedido de uma escritora, Poirot viaja para a mansão Nasse. Essa escritora foi contratada para planejar uma gincana em que os convidados de uma festa precisam identificar o assassino em meio a pistas e suspeitos fictícios, porém a mesma sente que há algo de ruim que pode acontecer, como se alguém estivesse aproveitando a oportunidade de executar um assassinato de verdade, por isso chama Poirot para descobrir todo o esquema de forma sigilosa.
Infelizmente antes de conseguir descobrir algo, um assassinato e um desaparecimento ocorrem no meio da festa. Agora Poirot terá que descobrir o que aconteceu naquela mansão.
Não consegui nem de perto imaginar toda a trama final do livro, um dos casos mais surpreendentes da rainha do crime.

Bia 10/02/2021

NÃO ACREDITO!!
Confesso que nos primeiros 30% tava muito cansativo, não andava, ninguém morria. E quando começaram as mortes foi uma atrás da outra. Acho que dava pra encurtar o início, mas é a Dona Agatha então vou passar o pano kkkkk.
Nesse eu consegui me conectar muuuito com o Poirot, que cara incrível. Sempre mencionado a frustração de as coisas não estarem andando, e o Toc dele. Incrível, to amando cada vez mais ele.
O final foi inesquecível, nunca eu iria acertar. Muito bem elaborado, amei!

Bruninhabooks 24/02/2023

O brilhante Poirot
GENTE TÔ PASSADA!!!! QUANDO VOCÊ ACHA QUE TAL FULANO OU TAL FULANA, AI BOOM NÃO É NADA DAQUILO QUE VOCÊ ESTAVA DESCONFIANDO!
Simplesmente perfeito esse crime e a resolução dele????

Laís 07/04/2023

No começo fiquei um pouco confusa com o tanto de personagens e uns acontecimentos desnecessários que apareceram no meio da história, mas a reviravolta no final foi surpreendente. Não é o melhor livro da Agatha, mas vale a leitura.

Samuel.Rocha 05/06/2021

Inegavelmente surpreendente
Como é de praxe de Agatha Christie, seus romances policiais são sempre impecáveis, porém ?A Extravagância do Morto? simplesmente me pegou desprevenido.
Naturalmente costumo tentar resolver o mistério durante a leitura, mas não sei se por falta de atenção ou por não ter evidências suficientes para fomentar minhas suspeitas, não consegui adivinhar e muito menos chegar nem perto da real solução de toda nuvem de mistério que pairava sob o enredo.
Sinceramente, um livro esplêndido e Hercule Poirot sempre perspicaz.
Quem tiver a oportunidade de ler, que mergulhe de cabeça. É um livro bastante detalhado, mas nada tão prolixo, então dá para se sentir espectador de toda situação, quase como os olhos de Poirot.