Confissões de uma máscara

Yukio Mishima

Resenhas - Confissões de uma Máscara

Mandark 23/04/2024

Identificação...
Uma vida não vivida, de mentiras, de fugas, de tentativas e saídas esquivas. Uma vida centrada na tentativa de ser o melhor e passar despercebido. Uma dualidade constante. Uma vida que engendra outros em uma teia de possibilidades inexistentes. Um livro forte, fruto de uma mente jovem e marcada pela dúvida do ser e do não conseguir. Desejo e dor em proporções iguais, em uma existência destinada a simplesmente não ser, em uma eterna busca por normalidade. São tantas as situações e as referências pessoais que a proximidade e a confusão entre leitor e autor reescreve uma história de possibilidades não realizadas na ficção e na realidade.

Nelson.Nogueira 22/04/2024

Uma obra bem introspectiva mas que nos permite identificação imediata com o protagonista que tem que vestir uma máscara para enfrentar a sociedade que não o aceita como ele realmente é.

Samira.Nasc 04/04/2024

Íntimo e singular
Um livro visual. A exposição das cenas são extremamente descritivas e por muitas vezes senti que invadia o espaço físico e a intimidade do protagonista. Suas preferências sexuais são bem peculiares e são incômodas certas descrições, mas é interessante observar que há inclinação para essas preferências desde a infância.
O homem sente prazer em tudo o que remete a morte ou se relaciona com ela.
Torci para que Koo-chan pudesse expressar sua homossexualidade, é triste viver atrás de uma máscara, muito provável que no fim a vida seguiu igual (o que esperar do japao em 1945?). Seu amor sobre Sonoko parece mais um amor de admiração do que amor romântico, ela era sua musa.

Oh céus, a pintura de São Sebastião...

bimbicobimboca 02/04/2024

Vazio sufocante, culpa, inquietação: a prosa de Mishima é repleta de um deleite violento e ardiloso. Palavras ásperas, conflituosas amontoam-se, dando contorno a turvas explosões de guerra. Guerras internas e externas brilham foscas num universo maldito e corrosivo. O texto ecoa na garganta, nódulos, pré-choro; há um tipo de licenciosidade profana e impiedosa que oprime e arde.

isabela_guilhem 26/03/2024

Gostei bastante, me prendeu!
Basicamente, o livro vai tratar da história de um garoto que tem que sempre se disfarçar com ?máscaras? para reprimir a sua sexualidade, e em um momento ele até se obriga a amar uma menina, a Sonoko, porém não sente nenhum desejo por ela? Enfim, ele também é meio sadomasoquista com uns desejos estranhos e peculiares? No geral, um personagem confuso com a vida, com sua própria sexualidade e com o contexto que esta vivendo, e essa confusão permeia o livro todo. Gostei bastante, principalmente da escrita belíssima e envolvente. Só não consegui sentir tanta empatia assim pelo personagem, mas tem muitas questões importantes sendo abordadas.

Maria 19/03/2024

Personagem com muitas camadas
Um livro bastante desafiador, com um protagonista bastante complexo e repleto de camadas. Chegando ao final do livro não pude desvendá-lo por completo. Ainda restaram vários questionamentos sobre o verdadeiro eu do personagem. A máscara realmente impedia o encontro com esse sujeito que passou sua vida lutando para ser outro. Que angústia.
Demorei bastante para ler esse, pois achei a leitura complexa e cansativa por vezes. Descrições extremamente longas, com palavras difíceis e sentimentos que não fui capaz de entendê-los em sua completude.

Ana Lívia 07/03/2024

Peguei esse livro por curiosidade, já tinha ouvido falar sobre. Foi muito interessante acompanhar a história do personagem principal e suas descobertas sobre sua sexualidade e como ele passa por suas questões e preconceitos ao longo da vida. A leitura foi rápida e proveitosa.

Sofia Meneghel 03/01/2024

Dolorosamente sincero
?Todos dizem que a vida é como um palco. Não acho, porém, que haja muitas pessoas como eu, que, desde o final da infância, tenham tido a consciência de que a vida é, de fato, um palco.?
Choi jin ri (fã da Sulli) bianca 03/01/2024minha estante
Amei essa frase ??

cyberenjeru 28/12/2023

Apesar de gostar da escrita do Yukio este livro é um pouco cansativo, isso que é curto, pelas extensas e repetitivas descrições de rapazes e as punhetas do protagonista. Fica mais interessante quando ele se torna adulto e descreve seus sentimentos em relação a guerra e seus medos quanto ao futuro.

Matheus945 17/12/2023

Uma agradável surpresa no fim do ano. Um belíssimo livro de Mishima, o segundo que leio do autor e primeiro que favorito, que enreda ramos dentro de pessoas que passaram por experiências parecidas com a do protagonista do livro. O livro mostra como as pressões sociais criam essa necessidade de se usar uma máscara, principalmente de pessoas que estão num momento de exploração ou descobrimento sexual, e de como elas nos afetam com recalques psicológicos. No caso do protagonista do livro, a repressão dos sentimentos sexuais que nutria por outros homens resultava no desejo de ver mortes gloriosas e honradas, como no caso de São Sebastião, e também no desejo de homens com certo ar de brutalidade e coragem, o completo oposto do protagonista frágil, franzino e arredio.

A narrativa depois se envereda na vontade que o protagonista nutre, sem resultados, de se apaixonar e viver uma vida "normal" ao lado de uma mulher. O resultado disso não poderia ser diferente: o dano emocional que ele se auto-infringe para se adequar o torna depressivo e suicida. Além disso, a história se passa durante a 2a Guerra Mundial, isso para o personagem surge de forma quase que a solucionar os problemas que sentia, e contempla por longos momentos a possiblidade de morrer durante algum ataque ao Japão.

Uma leitura espetacular, que esmiuça toda a natureza dos sentimentos humanos, de que forma eles surgem, dos questionamentos que eles trazem, de como nos desdobramos para entendê-los, do dito e do não-dito, do amor e sua falta de simplicidade. Além disso, me identifiquei muito com o protagonista durante esses momentos da descoberta da sexualidade, a cena em que ele chegava fantasiado de uma atriz de teatro para a família pensando que os divertiria e sendo repudiado por isso é uma cena simbólica para nós que fomos crianças viadas. Durante muito tempo na minha vida me percebi como o protagonista, de que o que eu sentia era errado, que eu seria rejeitado pela minha família se seguisse o que eu queria, de que eu deveria fingir ser o que não era para agradar, e isso causa uma marca permanente na alma.

Recomendo muito! Livraço curtinho.

duca nascente 12/12/2023

Simplesmente encantador o que este livro traz, por pouco eu não coloco ele entre os meus favoritos, aqui é de uma voracidade sem tamanho, cada capítulo vemos uma evolução diferente no Koo-chan e seu gosto sádico.

Com certeza quero relê-lo em alguma oportunidade.

Caio738 17/11/2023

Breve e brutal
Texto bastante enxuto, que consegue potencializar o efeito doloroso que permeia a história. As cenas e metáforas são cuidadosamente selecionadas e conseguem causar grande impressão sobre o tema principal da obra: a homossexualidade e o sofrimento de um jovem na sociedade japonesa.

Luiz Souza 25/10/2023

Máscara
O livro conta a história de Koo-chan , a narrativa conta desde seu nascimento depois vai morar com a avó por lá adquirir gosto por leitura e história de amor principalmente.

Aos 13 anos se apaixona por Omi um colega da escola.

Na vida adulta ele tenta se apaixonar por Sanoko mas vive um conflito interior em que acaba reprimindo o desejo carnal por pessoas do mesmo sexo.

A escrita do autor é lírica e poética , bem profunda por sinal mas não é cansativa em nenhuma parte.

Ótima leitura.

Daniel Andrade 23/10/2023

Melancólico
Primeiro contato com Yukio Mishima. Gostei bastante, apesar de terminar com um gosto de "quero mais". É uma leitura bem triste, não me causou felicidade ou ~satisfação~ em nenhum momento.