Confissões de uma máscara

Yukio Mishima

Resenhas - Confissões de uma Máscara

Luiz Souza 25/10/2023

Máscara
O livro conta a história de Koo-chan , a narrativa conta desde seu nascimento depois vai morar com a avó por lá adquirir gosto por leitura e história de amor principalmente.

Aos 13 anos se apaixona por Omi um colega da escola.

Na vida adulta ele tenta se apaixonar por Sanoko mas vive um conflito interior em que acaba reprimindo o desejo carnal por pessoas do mesmo sexo.

A escrita do autor é lírica e poética , bem profunda por sinal mas não é cansativa em nenhuma parte.

Ótima leitura.

Daniel Andrade 23/10/2023

Melancólico
Primeiro contato com Yukio Mishima. Gostei bastante, apesar de terminar com um gosto de "quero mais". É uma leitura bem triste, não me causou felicidade ou ~satisfação~ em nenhum momento.

Leonardo Bezerra 22/10/2023

A escrita é tão linda que parece uma escultura feita toda em ouro. Me identifiquei muito com o protagonista em vários aspectos e adorei o tom melancólico do livro.

Neilson.Medeiros 22/10/2023

Segunda leitura que faço de Mishima. Gostei mais desse do que O marinheiro que perdeu as graças do mar. Aqui se vê um personagem que se vale de uma máscara para esconder sua verdadeira face. Acho interessante como o personagem vai criando consciência desse aparato e joga com essa dualidade entre interior e exterior. As nuances, os raios de sol sempre evocados em algumas partes do livro, parecem dar o tom desse jovem complexo: amor platônico, desejo sádico, vontade de viver, vontade de morrer. Guerra e uma ?normalidade? que o assusta mais do que os tempos de bombardeio. Muito bom!

Rosie 24/09/2023

Confissões de uma máscara foi meu 2°livro lido do Yukio Mishima. Após a leitura de “Mar Inquieto” decidi ler mais algumas obras do autor e conhecê-lo um pouco mais, entretanto, fiquei um pouco surpresa com o que me deparei.

Este é o seu primeiro livro escrito, publicado em 1940. Um livro com fundo autobiográfico e que nos trás um lado um tanto quanto obscuro do autor.

Mishima foi para a literatura japonesa foi um homem excepcional. O que me fez quer conhecer suas obras foi a forma como ele demonstra a sexualidade e a sensualidade de um modo sutil e lírico. Mas neste livro, além de nos entregar essa sensação calorosa do amor ele também nos entrega dor e sofrimento na mesma medida – se não uma dose a mais que necessária.

Nesse seu livro de estreia somos apresentados a vida do autor desde novo entre seus 05 anos, sua adolescência entre seus 13-15 anos e o início da sua vida adulta com seus 21-22. Ao mesmo tempo que a história acaba abruptamente – que acredito que o autor já esteja entre seus 23-24 anos o que seja antes de sua vinda ao Brasil com seus 27 anos.

No primeiro capítulo da história, temos o autor entre seus 05-10 anos onde começa seus pensamentos homossexuais (não reconhecidos pelo próprio) e pelo seu desejo e prazer pela dor e morte. Segue uma passagem das descobertas descritas pelo autor com aquela idade: "na minha infância eu lia todo tipo de conto de fadas que me caísse nas mãos, mas não gostava das princesas. Só gostava dos príncipes. E sobretudo daqueles que eram assassinados, ou aos quais o destino reservava a morte. Amava todos os jovens que eram mortos."

Já no segundo capítulo, temos o autor entre seus 13-15 anos e onde ele finalmente tem consciência de seus desejos homo afetivos, mas o interessante é que Mishima nos conta que os desejos homo afetivos era voltado para o desejo carnal, o desejo do toque, o desejo da relação sexual com outro homem. Esse era o sentimento, vulgo um sentimento que o deixaria insaciável e que o deixava desconfortável por todo o tempo. Também continua sendo bem interessante as referências e as comparações que ele usa para ajudar a descrever seus sentimentos e sensações nas ocasiões.

Devo dizer que o terceiro capítulo – e o mais longo da história –, foi um misto de emoções para mim. Mishima estava terminando o colegial, se preparando para faculdade, ao mesmo tempo que a 2° guerra mundial acontecia, ao mesmo tempo que conheceria Sonoko – talvez a primeira e única mulher que ele de fato amou. Tivemos Mishima depressivo, espontâneo, recluso e com vontade de viver. Tivemos muitos autos e baixos, mais baixos que autos, que foi muito difícil continuar com a leitura nesse capítulo.
Em um dos seus momentos depressivos e sádicos, ele escreve “"... estava convencido de que, num futuro não muito distante, também eu seria convocado pelo Exército e morreria em combate, e toda a minha família pereceria nos ataques aéreos, sem que o restasse um único sobrevivente."
A escrita fica com um clima tão pesado entre as páginas 120-130 que pensei que eu não fosse conseguir sair daquele limbo do autor estar em uma fase depressiva; ao mesmo tempo que está ansioso com a guerra acontecendo; ao mesmo tempo que enfiou na cabeça que quer viver um "amor normal".
Entretanto, apesar de toda essa situação dele tentando usar uma máscara para esconder quem ele de fato é, gosto muito das reflexões internas que ele nos conta; como por exemplo: quando ele fala: "...o futuro era um pesado fardo para mim..." Em um outro momento, enquanto ele está se preparando para ir servir o exército ele comenta sobre como seria para ele morrer na guerra "...o que eu buscava era uma espécie de suicídio espontâneo, natural..." Tem também os momentos dele com a Sonoko, irmã de um amigo dele que foi servir na guerra, onde ele acredita que ela seja a pessoa mais bonita que ele já viu na vida dele e como ele quer fazer dela a mulher que o ajudará a se esconder em mais uma de suas máscaras.

No quarto e último capítulo, o menor que temos. Mishima devaneia entre o passado e o futuro; entre seus arrependimentos com Sonoko e o que está por vir pós-guerra.

É um livro bem interessante e o mais interessante – e o que acaba sendo uma incógnita para mim – é pelo qual motivo o autor decidiu iniciar sua estreia na literatura com um livro autobiográfico onde se tinha apenas 20 e poucos anos? Li em alguma matéria mais ou menos assim: “Yukio Mishima era um homem que desejava a morte, mas também deseja a vida”.

“...Esperava que algo fizesse o favor de me matar. O que, em outras palavras, era o mesmo que esperar que algo fizesse o favor de me manter vivo.”

obrigada por ler tudoo isso haha
se cuide, bjinhos!

Oscaraujo 16/09/2023

O homi escreve bem demaisssssdsddd. Cada frase escrita aqui se desenha perfeitamente uma obra de arte, um quadro em minha cabeça, e pra isso Mishima não precisa de 2 páginas de descrição, precisa talvez de duas linhas. Além disso, o tempo inteiro a gente é sugado por essa história tão real e orgânica que eu pensei (e até agora acho) que é um livro autobiográfico. A mistura do tesao e do terror na primeira parte do livro é pecaminosamente deliciosa, e a mistura do sentimento e da culpa na segunda parte é de um prazer maltratante que nem consigo explicar. Um dos livros (talvez O) mais bem escritos que já li.

okin 05/09/2023

Literatura japonesa é muito boa ?
Uma coisa interessante neste livro , é como o escritor trabalha as relações interpessoais do personagem. A família , amigos e interesses amorosos. Com o tempo percebemos como ele se desenvolve , como os pensamentos sadomasoquistas diminuem com o tempo e como a angústia por ser diferente cresce num nível depreciativo. É uma boa leitura , me fez pensar muito sobre como ele se sentia e acredito que ainda vou demorar para compreender o vazio dele.

Noblejie 25/08/2023

Esse livro é um pedido de socorro.
Confesso que eu não esperava que ele fosse abordar as coisas de um jeito tão cru, assim, 100% honesto. Até agora acho esse livro meio bizarro, meio alienígena à mim, é uma perspectiva que eu achei que eu conseguiria entender mais. Ao mesmo tempo que tiveram partes que eu também senti.
Esse livro é um pedido de socorro muito pessoal, a si mesmo, é um ato de coragem (ou talvez loucura, levando em conta a história do Mishima kakakaka)
Leitura surpreendente, de beleza(?) honesta e bruta

Sarah 23/08/2023

Dissimulado e masoquista
Uma vida de farsas.
Me interessei em ler ao ver que Singularity foi inspirado nesse conceito do livro. Não me decepcionei, uma praticamente escancarada autobiografia bem conduzida e sentida, chegando a ser agoniante os momentos em que o protagonista se via num beco sem saída de fingir sobre sua sexualidade. É a prova escrita que uma vida renegando a si mesmo é rodeada de miséria. A abordagem do livro é muito à frente de seu tempo...
SPOILER
Pode-se pensar que ele ficaria mais feliz se finalmente se aceitasse, mas seu masoquismo o destruiria, e que ele possa ter tido uma vida com Sonoko e feito dela feliz, porém seria extremamente infeliz para sua a pessoa e mais se assemelharia a uma prisão.

Juliana 08/08/2023

Confissões de uma máscara
Esse é o segundo livro que leio do Mishima. É genial, obviamente. Sua escrita é impecável.
Esse livro, porém, é bastante agoniante. Ao entrarmos na mente do personagem que conta os conflitos do próprio autor, nos deparamos com os mais bizarros fetiches.
O título diz muito sobre a obra, já que a todo momento, o protagonista parece usar uma máscara social e até para si mesmo, negando a sua sexualidade e a sua personalidade.

j.oao 04/08/2023

Livro impactante , sincero de coração.
Após anos escondido nas sombras, no finalzinho do livro, na última linha, o protagonista deixa sua máscara cair por completo, deixando o sol penetrar seu rosto, revelando quem verdadeiramente é. cena sútil mas tão bonita quanto. Fiquei sem chão.

calebefernandes 29/07/2023

Confissões se uma máscara, por Yukio Mishima
(NOTA: É o meu primeiro, de muitos outros, do Mishima e meu segundo romance japonês; apenas fico maravilhado com a intensidade e precisão de sentimentos: aqui há a imersão não só na personagem, contudo em toda a filosofia proposta).

A dualidade aqui é o palco principal que abre leque para duas outras situações que norteiam o que Koo, o protagonista, sentiu, sente e sentirá durante o decorrer da obra:

a) a busca pela "normalidade" ao entender sua "homoafetividade" como imoralidade;

e b) a "anormalidade" como catalisador à procura duma suposta "moralidade".

No final, ambas as situações supracitadas são interdependentes, evidenciam a angústia e determinação do protagonista: "angústia" pois acompanha-se a repreensão violenta de seus desejos singelos devidamente legítimos pelo mesmo sexo e "determinação" porque, a qualquer custo, tentará agarrar-se a uma (des)esperança de que na verdade tudo não passou de um engano da natureza por tê-lo feito de tal forma.

A negação de si mesmo, isto é, a não aceitação de suas tendências homoafetivas, faz com que Koo viva e reviva momentos de pura fachada, uma performance daquilo que não só as pessoas exigiam dele, contudo, consequentemente, ele mesmo o fazia de tal forma que não mais se reconhecia como um indivíduo que mereça a felicidade ou, até mesmo, a vida.

Tem-se aqui um retrato nítido da busca insensante pela dita normalidade ao ocultar a sua imoralidade; o que transparecia de Koo era exatemente aquilo que era irreal e falseado, tudo muito performático!, sendo, entretanto, o seu interior o verossímil, mas que, por razões maiores (e sabemos os motivos, o que é muito espantoso e triste), era, ou pensou-se que era, indígno de avivamento.

@vidaliterata 16/07/2023

A experiência de ser um homossexual reprimido
Meu primeiro contato com a obra do escritor japonês Yukio Mishima, foi através desse romance publicado em 1940. Apesar de ter sido escrito há mais de 70 anos, essa obra ainda consegue dialogar com a sociedade atual, especialmente quem é LGBT+.

Quase como se fosse um diário, o personagem-narrador do livro relembra momentos de sua infância, a descoberta da sexualidade, seus primeiros amores platônicos até sua fase adulta. O protagonista, criado por seus avós, é um rapaz sensível, depressivo e com uma saúde frágil. Quando se descobre homossexual, ele passa a usar uma "máscara" para se esconder perante a sociedade conservadora.

Através de seus relatos, notam-se os seus conflitos internos, carregados de muita culpa e sofrimento com sua própria sexualidade e identidade. Enquanto enfrenta seus conflitos internos por não se adequar às normas tradicionais da sociedade, ele ainda tem que lidar com os conflitos da Segunda Guerra no Japão. Além disso, o protagonista nos revela sobre sua obsessão e fantasias com a morte, a tortura e a guerra.

A narrativa possui muitos elementos autobiográficos do autor: como o personagem, Mishima era nacionalista e contrário a ocidentalização do Japão. Além disso, é descrito no livro, um dos "métodos" que o autor usou para dar fim a sua própria vida, 30 anos depois. Sua escrita é poética, erótica e ao mesmo tempo impactante. Fiquei chocado em vários momentos durante a leitura.

Confesso que a história demorou um pouquinho para me cativar. Mas quando aconteceu, eu não consegui parar mais de ler. É verdade que eu estava esperando uma reviravolta no final do livro. Mas isso não tira o brilho do texto. E quando for ler, se prepare: é uma daquelas leituras que vai te deixar desconfortável, melancólico e reflexivo sobre várias questões atuais.

Por fim, o desconforto daquelas páginas serve para nos lembrar daqueles que vieram antes de nós, e que possibilitaram as muitas conquistas alcançadas pela comunidade LGBT+.

Com certeza vou pegar outros livros do autor para ler em breve.

danriien 15/07/2023

Dps de ler este livro, tenho cada vez mais certeza numa ideia de que existe algo de universal na experiência homossexual... os sentimentos descritos pelo autor são tão relacionáveis, era quase como se partilhássemos a mesma mente..