Essa Luz Tão Brilhante

Essa Luz Tão Brilhante Estelle Laure

Resenhas - Essa Luz Tão Brilhante

Queria Estar Lendo 19/05/2017

Resenha: Essa Luz Tão Brilhante
Essa luz tão brilhante é o primeiro livro da autora Estelle Laure e foi publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro. Com uma da capa que é com toda certeza uma das mais bonitas da minha estante e um título tão amorzinho, não é de se estranhar que eu o tenha comprado em um total ato de impulso.

O livro conta a história de Lucille, uma adolescente de 17 anos que vive um momento muito difícil e particular: precisa cuidar sozinha de Wren, sua irmãzinha de 9 anos, e de toda a casa. Lucille não apenas é responsável por cuidar da irmã, como também precisa garantir que as notas dela - e suas - se mantenham estáveis, que sempre exista dinheiro o suficiente para pagar as contas de casa e, principalmente, que ninguém descubra que as duas estão sozinhas. Que foram abandonadas.

"Eu sabia que ela não estava sorrindo porque tudo ficaria bem. Ela estava sorrindo porque não ficaria, e porque não havia mais nada que ela pudesse fazer."

O pai das meninas foi levado embora depois do incidente que aconteceu em uma das noites do último verão, as pessoas não comentam mas sabem o que isso significa: que ele era louco. Depois dessa noite as coisas nunca mais voltaram ao normal, ou melhor, sua mãe não voltou mais ao normal. Ela tentou, dia após dia, até que simplesmente pegou uma mala e saiu pela porta da frente dizendo que precisava de um tempo.

Quando a história começa já faz um mês que a mãe das meninas foi embora sem deixar rastros, ela até enviou uma pequena quantia para garantir o pagamento de algumas das contas da casa, e só. Nenhum telefonema, nenhum sinal de quando iria voltar, se iria voltar. Ajudando Lucille a lidar com toda esta situação está Eden, sua melhor amiga e bailarina que ama livros e citações, e que coincidentemente é irmã gêmea de Digby, o menino por quem o coração dela quase entra em combustão toda vez que o vê.

Digby é perfeito aos olhos de Lucille, até em suas imperfeições, mas é proibido. Porque Digby tem uma namorada, uma garota linda, inteligente e com quem ele tem planos para o futuro. E mais importante do que todo o restante: uma namorada que tem uma vida estável e segura, bem diferente do mar de instabilidade e insegurança que é a vida de Lucille no momento.

"Quero perguntar porque ele está fazendo isso. Quero gritar que está acabando comigo, que precisa parar de tocar em mim se não me quer, que vou me afogar nele e que já estou me afogando."

A história se desenvolve focada na luta da protagonista para garantir uma vida normal e feliz à irmã, enquanto se divide em ser mãe, irmã, amiga e uma simples adolescente apaixonada. Acompanhamos a insistência e a força em não se deixar abater, o peso e a responsabilidade de carregar a sua vida e da irmã nas costas, e o modo como ainda assim, quando se trata de Digby, ela é simplesmente uma menina encantada pelo garoto dos sonhos, pelo garoto proibido.

Por causa dos problemas que enfrenta, Lucille precisa da ajuda de todos com quem possa contar e Éden e o irmão estão dispostos a fazer com que ela supere todas as dificuldades. Essa proximidade acaba aproximando cada vez mais ela e Digby, e o que antes poderia parecer um sentimento unilateral começa a tomar proporções e rumos não esperados. Mas a vida atual de Lucille já é muito confusa, e um romance problemático pode não ser a melhor das escolhas.

"Explique qual é o objetivo de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar."

Essa luz tão brilhante é um livro curto e de uma leitura muito rápida e fácil, a narrativa flui e as páginas passam sem que você se dê conta. Levando em consideração a premissa do livro, é de se esperar que existam momentos de pura indignação. Acredite, eles estão lá. E não são direcionados apenas aos personagens esperados. Mas também estão lá momentos que são uma pequena lição, como Andrew, um dos vizinhos de Lucille, diz no livro: uma coisa bonita por dia.

Gabi 07/09/2016

Delicado e tocante
"Sabe quando as pessoas falam sobre um choro que às vezes parece um monte de ondas quebrando em cima delas? Eu nunca tinha entendido isso até agora, mas, quando a primeira onda me atinge, parece que estou me segurando. Estou me segurando e lutando contra ela. Meus olhos se enchem d'água e não vou deixar as lágrimas me vencerem. Mas aí elas vencem e eu me entrego."

Lucille nunca quis tanto ter 18 anos logo, e não pelos motivos bobos de -falsa - liberdade que todos esperam sentir. Não. Ela PRECISA completar anos. Ela precisa impedir que alguém descubra a verdade, a de que foi abandonada pela própria mãe depois que o pai enlouqueceu e resolveu se esconder em alguma clínica desconhecida. Ela precisa cuidar da irmã mais nova, Wren. E também precisa desesperadamente de Digby Jones, o irmão de sua melhor amiga, Eden. Que por acaso já tem namorada.

Lucille tem apenas 17 anos, mas é encantadoramente corajosa e forte.

"Tenho pensado que talvez existam coisas que simplesmente não podem ser explicadas. Que talvez, quando várias coisas ruins acontecem, coisas boas vêm logo em seguida."

Nunca fui muito fã de histórias YA, mas, ultimamente, algumas delas têm me surpreendido. Essa luz tão brilhante é um desses casos. Apesar da premissa ser atrativa eu não esperava sentir aquela vontade de abraçar o livro quando terminasse. (Sim, eu abracei, transitei pelas páginas novamente e reli todas minhas marcações.)

Mas o que este livro pode ter de tão diferente?

Então... Quase tudo e quase nada. No fundo, o que tem de mais conquistador nesta história dramática é a simplicidade. Tudo nela é simples e nem por isso menos tocante.

Ainda assim, nem tudo é flores. Gostei do livro? Amei. No entanto, houve um defeito que me incomodou diversas vezes: a narrativa dinâmica e superficial. Quando você vira a última página a sensação é de "poxa, é lindo mas não consegui sentir nada com intensidade". O leitor até sofre por Lucille, sente raiva da irresponsabilidade dos pais e torce para que tudo dê certo... Mas faz tudo isso de longe. Senti que havia um abismo entre mim e os personagens, os acontecimentos. Só que volto a repetir: isso não faz da história menos tocante, menos linda.

O mais importante é que, apesar deste grande pesar, apesar da narrativa quebrar um pouco a conexão leitor - personagem, é impossível largar Essa Luz tão brilhante antes de chegar ao desfecho. É impossível não sentir aquele gostinho de "quero mais". E é impossível não sentir vontade de abraçar este livro.

"A maior parte das pessoas vacila a vida toda. Nunca se deixam cair, nunca dão a cara a bater. Só seguem com a maré, tentando fazer o que acham que deve ser feito. Nunca tentam encontrar o que é verdadeiro para elas, porque isso significaria ser corajoso de um jeito que as pessoas não são."

Bi Faria 14/06/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura cheia de emoções, com uma pegada jovem bem carismática.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e a história me prendeu e emocionou do início ao fim. Um drama familiar mostrando a força que uma jovem de apenas dezessete anos teve ao se ver diante da perda.
Lucille é uma adolescente de dezessete anos com uma irmã de nove que se viu sozinha, apenas com a irmã. O pai surtou e foi internado, a mãe que sempre ia visitá-lo voltava arrasada pois queria sua família de volta.
Até que em um certo dia ela resolve tirar férias e fala para Lucille que vai voltar, então que a vida das garotas se transforma.
Lucille arruma um emprego no bar para poder sustentar ambas e sua melhor amiga Eden e o irmão Digby a ajudam.
Além de enfrentar uma casa sozinha, estudar, ajudar a irmã, ela ainda se apaixona por Digby, um amor de rapaz, mas comprometido.
Seu medo de perder a irmã caso a assistência social apareça a faz se desdobrar e por mais que esteja cansada ela ainda tem forças para lutar a favor da irmã e contra esse amor que apesar de preenchê-la trairia mais problemas.
Só que quando um acidente acontece e uma vida muito importante fica em coma Lucille desaba e precisa de ainda mais forças para continuar e ter esperanças que a vida pode melhorar.

A autora com uma escrita fluida apresenta uma história jovem com personagens cativantes e a força que o ser humano é capaz de ter em momentos de perda, solidão e o quanto uma amizade verdadeira faz a diferença.
Os irmãos Eden e Digby são carismáticos, ele como possível para romântico é luz e acolhimento. E a história é uma mistura boa de vida, amor, perda, solidão, amizade, força e amadurecimento.

Vênus 17/07/2021

Perda de tempo
Esse livro tenho ctz q entrou pra lista de piores livros q eu já li, ele com certeza está no topo. Odeio final aberto mas tem uns q são bons, mas esse.... É péssimo, não dá nem uma ajudinha pra imaginar sério, nunca mais compro livro pq achei a capa bnt
Ash.Barbosa 28/03/2024minha estante
Por que tem continuação!!!

Rosinha.Correia 09/04/2021

Uma leitura muito leve, apesar de tantos acontecimentos desastrosos. Acredito que alguns pontos poderiam ser mais explorados, e o final poderia ter sido melhor

sirlani.lopes 30/10/2020

Muito boa a leitura!
Achei repentino o final. Embora tenha continuação poderia ter fechado melhor o primeiro livro.

Alana.Freitas 22/11/2016

Isso é só um comentário!
Acho que esse foi o livro que mais detestei no mês. Li em um dia somente porque é rápido e porque eu queria terminar logo e são poucas páginas. Tinha ficado curiosa por essa obra porque trata de uma garota gostar do amigo e eles acabarem traindo alguém por causa de tais sentimentos. Como nunca li nada assim de forma aprofundada - o tema chave da obra - queria ver como a estória terminava para ver se encontraria coerência no desfecho e ver se me afeiçoaria ao enredo e as questões que a autora apresentaria. A minha primeira decepção foi a escrita da autora. Eu nem sei explicar bem o que, mas ela parece não manusear bem as palavras, e seu texto é escrito de forma muito simples e nem um pouco aprofundada ou cativante o que justifica as poucas páginas. Outro ponto é a protagonista insuportável que parece respirar pelo outro – seu crush – e não tem amor próprio. Não curto protagonista que diz que respira o outro e só vivo pelo outro e blá blá blá. Acho que a pessoa tem que ter autoestima e viver por si e largar as bengalas. E não só isso, as atitudes da protagonista eram bastante imaturas para alguém de sua idade, ela agia de forma egoísta, e mesmo com o problema que ela estava vivendo, devido a seu comportamento eu não consegui sentir empatia por ela, mas sim pela sua irmã mais nova. No geral a gente pode acabar detestando a protagonista, mas gostando do crush, mas nem isso aconteceu. Na verdade eu não consegui gostar de ninguém nessa estória, porque são personagens esquecíveis, fracos e muito mal aproveitados pela autora. Por tudo que ela colocou poderia ter trabalhado mais profundamente a estória mas não o fez. Há situações na estória que foram muito forçadas e me lembraram de Bela Maldade. Contextos que a gente sabe que não acontece de forma alguma na vida real. Eu fingia ignorar tudo isso só para continuar e terminar e talvez gostar. O final do livro foi o mais previsível possível e não me agradou em nada. Essa luz tão brilhante foi uma leitura sofrida para mim.

site: http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2016/11/so-comentarios-5.html
Lu Oliveira 22/11/2016minha estante
Também não gostei. Não curto muito livros em que rola traição.

Quel 05/02/2017minha estante
Querida, tudo que eu falei na minha resenhar, você citou. Estava relendo minha resenha e de repente me perguntei se foi só eu que achei a escrita e o romance deste Young sem sentido, e a personagem mais ainda. Adorei seu comentário!

Observação esse romance é o romance de estreia de Estella, por isso foi tão superficial.. ruim.

Juliana (: 15/02/2017minha estante
Concordo com tudo isso. Tô sofrendo muito ´pra terminar, está difícil.

Kauani 21/11/2022

achei ruim
entretem uma criança de 11 anos mais que isso procura um médico vai le diário de um banana q eh melhor
Nina.Chermont 21/11/2022minha estante
Talvez o livro não seja pra sua idade

Ash.Barbosa 28/03/2024minha estante
Eu tenho quase 14 e amei! Talvez você realmente não curte esse tipo de livro, fora que tem partes que não, uma criança de 11 não deveria ler!

Suzana 02/06/2021

Gostei do livro, leitura bem fácil. Fiquei com pena em alguns trechos, a protagonista bem guerreira. Achei que poderia ter um final mais claro sobre alguns personagens, mas ficou bom também como terminou. Recomendo a leitura.

Anne 17/07/2020

Achei o livro bem fofo, e a relação entre as irmãs é linda. Tudo o que ela fez... ela é simplesmente poderosa!

Bonnyetta 14/06/2020

É uma merda em formato de livro
A personagem passa o livro todo correndo atrás de homem. Ela tá lascada do pé a cabeça, mas importante é o garoto q ela gosta (sendo q ele tem namorada), e ela fica se jogando em cima dele (ela pegou a autoestima, pisou em cima e queimou). Terminei na força do ódio. Nao leia é horrível (a não ser, q vc queira passar raiva)

Jaque 14/07/2020

Leitura agradável é fácil.
Achei a história muito interessante. Aqui temos uma personagem muito nova, mas igualmente forte. Destemida, corajosa. Lucille enfrenta o que for para conseguir manter tudo em ordem e impedir que falte qualquer coisa a irmã. A trama é boa, mas senti que a autora deixou algumas pontas soltas.

Ane 24/06/2020

Frases para Lembrar
"Lembra o que eu disse sobre esquecer as coisas? Isso é real. Você precisa de concentrar para manter as coisas próximas."

"Ela sabe que a vida é um travesseiro que está sobre o meu rosto, quase me sufocando. Mas a pessoa que está segurando o travesseiro, quem quer que seja, me deixa respirar só o suficiente para eu não morrer [...]. Talvez todo mundo tenha um travesseiro desses."

"Com a mesma rapidez e a mesmo força que vieram, as lágrimas vão embora e me deixam em paz. Estou vazia. A onda levou algo consigo."