Doadores de Sono

Doadores de Sono Karen Russell

Resenhas - Doadores de Sono

KelenDZ 22/02/2024

O livro não é ruim, mas também não é bom.
A premissa da história é muito boa, mas achei que poderia ter sido mais bem desenvolvida.
Algumas divagações de Trish ficam meio fora do contexto, e o final achei um tanto pobre.

edisik 31/10/2023

Infelizmente não consegui me conectar com esse livro. É muito confuso e mal elaborado. Não via a hora de terminar.

Fernanda 06/10/2021

Mediano
Achei a premissa da história incrível porém do meio para o final (principalmente o final) achei que a autora não soube desenvolver mais a história, ela poderia ter feito muito melhor pois ela tinha tudo nas mãos e pareceu que ela que ela só queria acabar o livro logo.

Se você não for com muitas expectativas e não tiver algo mais bem desenvolvido para ler eu "recomendo"

Lucy 09/06/2020

Doadores de sono não é um bom livro, mas também não é ruim. Tá eu deu 3 estrelas, gostei, mas não merece 5 e nem 4 estrelas.
Trata-se de uma epidemia na qual as pessoas deixam de dormir. Trish conta a história de Dori que acredito ser o intuito da autora com o livro: ela deixou se dormir e morreu
Agora eles conseguiram uma bebê, a bebê A para doar sono para os insones (pessoas que não dormem).
Surge o doador Q: ele fez doações, mas causou pesadelos em várias pessoas.
Fazendo uma comparação a outro livro "Os Sonhadores" que as pessoas caiam em um sono profundo e teve um final de como as pessoas acordariam, e eu amei o livro.
Doadores de Sono não tem exatamente um final, mas a autora quis fazer com a Trish que quis dar um destino melhor a outras pessoas do que teve sua irmã Dori.
E os capítulos eram pequenos.

Daniely.Chernioglo 02/03/2020

O livro conta sobre uma epidemia que ocorre e muitas pessoas não conseguem mais dormir, mesmo estando extremamente cansadas.
Com isso, é criada a Corpo do Sono, uma organização sem fins lucrativos que coleta o sono de pessoas saudáveis para os que estão sofrendo de insônia.

Não consegui gostar nem um pouco desse livro.
Não tem nenhuma grande reviravolta e o fim é sem grandes revelações.

Marcela.Silva 02/02/2020

Não é bom e nem ruim. Um livro que poderia ter uma história muito bem contada, porém achei que a autora teve um pouco de preguiça em desenvolver os personagens e o enredo. Acontece tudo muito rápido, muitos furos e de repente, fim.

bloodymary 03/07/2019

Quando pesadelos são reais
Após sofrendo com insônia por algum tempo, me deparo com esse livro em um bazar com outras diversas obras, imaginei que era o destino e o levei para casa.
É um livro pequeno com uma leitura muito rápida, pelo menos até você perceber que a autora conseguiu fazer uma barriga em uma estória de apenas 166 páginas!
E COM CAPÍTULOS DE APENAS DUAS LINHAS!!
"- Oi - diz Jim.
- Oi - respondo. "

Temos a narradora nos explicando o que aconteceu com o mundo (EUA), seu trauma e como ela usa disso para manipular as pessoas, temos a apresentação sem desenvolvimento de personagens secundarios, ha toda uma descrição interessante e inicialmente parece que vai ter uma trama legal, mas de repente metade das coisas são deixadas de lado e o final é sofrível.
Admito que ter um Stephen King falando na capa pesou um pouquinho quando peguei esse livro nas mãos, por outro lado, todo mundo sabe como os finais de muitas estórias do King são bem meia boca (o que me fez pensar em como fui feita de trouxa, por minha própria pessoa).

Tatiana 12/06/2019

Pode ser sufocante
Comprei o livro porque achei uma puta sinopse interessante e estava com um preço bem em conta.

A escrita do livro é densa e pesada, as vezes meio difícil de ler pelo tanto de metáforas, mas nem por isso deixa de ser boa. A protagonista passa por tantos dilemas e seus pensamentos são tão fáceis de seguir que ficou uma história bem interessante.

No começo foi um pouco difícil acompanhar pois a história não segue do começo, a protagonista vai contando primeiro do dia - a dia dela e depois somente o que aconteceu antes é contado.

Os pensamentos da Trish são tão pessimistas, inseguros e confusos que se torna sufocante ler muito tempo. Me pergunto se esse é um dos motivos pelo livro ser curto. Um livro commais páginas, com a trama explicada com todas as pontas presas ficaria pesado com a atmosfera que há?

Porém, meu único porém, é que essa história tem muito potencial mas terminou com muitas pontas soltas e sem um final definitivo. Seria essa mais uma forma de demonstrar o psicológico da personagem, abrupto ?

Um livro interessante, com uma premissa ótima, desenvolvimento bom, mas faltou algo.

Monique 28/01/2019

Doadores de sono
Eu não sei como nem por que histórias como essa ficam entre as finalistas de prêmios Pulitzer. Esse negócio parece estranho demais pra ser literato.
Acho que é naquela vibe de literatura contemporânea que apenas as pessoas inteligentes conseguem ver a sua beleza. Tipo quadro de artes que apenas os sábios conseguem entender?
Essa leitura está nesse nível. Digo isso pelo fato de ficar entre os finalistas de um prêmio.
Se fosse só uma história que a Editora quer divulgar não teria falado tanto ai em cima.

A história decorre devagar e os capítulos são curtos (isso eu aprovei), porém a história deixa muito a desejar. Parece um mundo apocalíptico, mas não tão bem escrito.
Os personagens se desenvolvem rápido e, de repente, alguns tomam atitude que estão fora do contexto e a história se encurta.
Sei lá, não foi uma história boa pra valer um livro, acho que a escritora poderia desenvolver melhor a sua ideia e buscar autores com mais profundidade neste contexto para passar para o papel o que ela gostaria.
Sei lá.

Fernanda 06/10/2021minha estante
Falou tudo que eu pensei.

Raquel.Euphrasio 20/05/2018

Não consegui me conectar.