Cinco esquinas

Resenhas - Cinco Esquinas

1 | 2 | 3 | 4

drikamath29 30/03/2021

Interessante
O final do livro foi bem interessante. Llosa sempre com uma escrita maravilhosa.

Gisele567 06/01/2021

Cinco esquinas
O título da obra é o nome do um bairro de Lima, no Peru que é onde situa a história que tem como pano de fundo um relato da sociedade peruana, no final do seu regime de ditadura. Nesse cenário ocorre o desenrolar do romance, em meio ao erotismo, história policial e jornalismo marrom.

LairJr 23/12/2020

Uma excelente leitura. Fluída. Nos permite compreender, um pouco, o contexto político social vivido durante a ditadura de Fujimori.

Carolizons 15/07/2020

Livro aparenta ser bem despretensioso a partir do que é dito na orelha, mas me surpreendeu absurdamente! Há crimes, mistérios, cenas de sexo, bastidores políticos e jornalísticos, tudo amarrado de maneira envolvente. Recomendo

Sabrina 11/07/2020

Livro de fácil leitura
Livro de fácil leitura, situado nos anos da ditadura de Fujimori no Peru, mostra o impacto e a manipulação da imprensa marrom e a indústria de fake news.

Ronaldo 25/05/2020

Adorei!
A leitura é tranquila, apesar de haver várias surpresas e reviravoltas, isso te prende na história

@blogcoisasdepaloma 18/05/2020

Vargas Llosa sempre arrasa!
A princípio eu tentei fazer a leitura de A festa do bode, considerado a melhor obra do escritor peruano Mario Vargas Llosa, mas a narrativa é complexa demais para esta leitora não tão experiente no meio político, então me recomendaram começar por este livro mais recente, publicado em 2016, para ter um primeiro contato e me acostumar com a escrita do autor.

Deu certo. Li Cinco Esquinas em apenas duas tardes!

O livro começa com uma cena erótica, na qual duas amigas dormem juntas já que a visitante não podia voltar para casa após o toque de recolher. Marisa e Chabela são amigas há muito tempo e ambas têm maridos adoráveis, e naquela noite enquanto dormiam, Marisa sentiu uma atração física muito forte pela amiga e a beijou, em seguida as duas fazem amor. A partir disso, as mulheres passam a se encontrar escondidas, temendo o que os maridos pensariam dessa atitude.

Nisso, o marido de Chabela recebe em seu escritório o jornalista Rolando, que leva fotografias comprometedoras do rapaz, um segredo que não tem a ver com o relacionamento secreto de sua mulher, mas é algo que destruiria sua carreira. Portanto, o homem tem um problema para resolver o quanto antes.

E, o jornalista Rolando Garro tem uma estagiária, apelidada de baixinha, que o ajuda mesmo quando tudo vai de mal a pior. No entanto, há um amadurecimento enorme desta personagem, que nos surpreende muito no final da história.

O livro tem capítulos narrados por Marisa, outros por Quique, marido de Chabela, outros capítulos por Rolando e alguns pela Baixinha também e, uma das coisas que eu achei mais interessante, é que em determinado momento, o autor narra quatro cenas diferentes no mesmo capítulo, cujo cada parágrafo é um trecho da cena que cada personagem está vivenciando naquele instante.

Além disso, gostei do livro porque aborda vários hábitos e costumes da cultura peruana na década de 1990 e, eu nunca tinha lido algo a respeito. Este foi meu primeiro contato com a literatura latina americana, sem contar a literatura brasileira e, também, foi minha primeira leitura de 2019.

site: https://www.instagram.com/blogcoisasdepaloma/

Mariana 19/01/2020

um forasteiro depravado, um milionário emboscado e a bacanal de Chosica
Eu tô com um azar pra livro esse ano que só deus pai.

O título me chamou atenção por ser do Vargas Llosa - nunca tinha lido nada de literatura peruana - e porque a capa dessa edição da Alfaguara é lindíssima. Cinco Esquinas romanceia, dentro do contexto político da ditadura do peruano Fujimori (que existiu na vida real), sobre uma elite que sofre chantagem da mídia caluniadora.

"Todo o Peru poderia satisfazer sua curiosidade mórbida, seu apetite por bisbilhotice, o prazer imenso dos medíocres, a maioria da humanidade, ao saberem que os famosos, os respeitáveis, as celebridades, os decentes também estão feitos do mesmo barro imundo que todos os outros."

Ele vai nos contar sobre um escândalo que ocorre com um milionário da mineração no Peru, que foi chantageado para não ter a verdade sobre sua vida pessoal exposta. E nesse ínterim vai discutindo sobre como a mídia é manipulada, controlada pelo poder, pelos fortes. Só temas batidos que já estamos cansados de ouvir.

Eu imaginei erroneamente que pelo livro prosear sobre a relação entre duas mulheres em um meio elitizado e conservador ele teria algo de crítico e inovador. Mas no final só me pareceu que o autor era um homem qualquer fetichizando a relação homossexual entre duas moças bonitas, que por fim acaba por incluir o marido de uma delas. Praxe né.

O ritmo da história é gostoso de ler, confesso, tem um quê de thriller e de descobertas que te deixa ansiosa pela próxima página. Mas no geral explora pouquíssimo o contexto político para focar em uma subjetividade rasa da elite peruana (que é rasa não por ser elite, mas pelos personagens serem mal construídos) que se resume em fins de semana em Miami e almoços em restaurantes caros.

No final, é só isso. Um livro bonzinho de ler, que não te diz muita coisa, com temas batidos e personagens pobres. Entretenimento apenas.

ElisaCazorla 13/12/2018

Alea iacta est
Eu não sou uma fã de Mario Vargas Llosa. Seus livros sempre me decepcionam no final embora me mantenham presa até o desfecho.
Este livro me agradou mais do que os outros que li dele. Gostei da trama, gostei dos personagens, gostei muito da prosa envolvente e interessante. Fiquei muito absorta na trama que me prendeu até a última página.
Este é uma boa opção para uma leitura divertida. Entretenimento de primeira qualidade.
regifreitas 13/12/2018minha estante
você já leu 'Pantaleão e as visitadoras'? adorei essa obra quando li há uns anos atrás. achei uma edição em um sebo mês passado. estou guardando para relê-lo nas férias.

Silvana (@delivroemlivro) 13/12/2018minha estante
"Pantaleão e as visitadoras" é o meu preferido dele.

regifreitas 14/12/2018minha estante
foi o primeiro dele que li, Silvana, e as outras obras não conseguiram superá-la ainda. gosto muito também de 'A guerra do fim do mundo'. as outras que li achei somente OK.

ElisaCazorla 14/12/2018minha estante
Ah puxa, não li nenhum dos dois citados aqui. Eu li apenas Travessuras da Menina Má e O Herói Discreto. Vou colocar Pantaleão e as Visitadoras em minha lista :) Obrigada pela dica, Regi!

Biblioteca Álvaro Guerra 11/04/2018

"Cinco Esquinas, o novo romance de Mario Vargas Llosa, é um retrato do Peru doa anos 1990, estremecida pela violência do Sendero Luminoso, sacudido pela corrupção do governo Fujimori e escandalizado pelo jornalismo sensacionalista." - Letras Libres

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556520227

Sammi 21/01/2018

As vezes um jornalista pode ser útil e também perigoso
Um enredo fluído e envolvente, Mario Vargas Llosa nos presenteia com uma história, que a principio, narra a descoberta sexual de duas amigas, mas em poucas páginas, se torna em um trama policial. Como pano de fund,o Llosa utiliza os últimos anos do governo Fujimori no Perú, que utilizou-se da impressa como arma política.

jvsalles 03/01/2018

Interessante
Primeiro livro de Llosa que li. Bastante interessante. Llosa faz bastantes referências históricas e o momento político/econômico que o Peru passava na época, se misturando com a história principal. Pela sinopse inicial, não espere um livro do tipo 50 tons de cinza, isso fica em segundo plano.

Nana 10/11/2017

Começou bem mas se perdeu no caminho...
O livro iniciou bem interessante com assuntos girando em torno da política Peruana, da imprensa marrom e com uma pitada de erotismo que não estava prejudicando o conteúdo geral da trama. Mas da metade em diante começou a ficar muito apelativo com cenas de sexo desnecessárias e vulgares, perdeu a qualidade e infelizmente virou uma estória obscena. Vou avaliar com 03 estrelas porque o enredo me prendeu mantendo a curiosidade sobre o que iria acontecer com a parte da políitica, mas para a apelação de sexo dou nota zero!
Um escritor reconhecido que ganhou premio Nobel não precisa se rebaixar com este tipo de literatura para vender livros, deixa estas baixarias para os livros destinados a este estilo de público.

Rafael.Martins 17/09/2017

Um livro extremamente bem escrito. Bem escrito e fácil de ler. Bem escrito, fácil de ler e envolvente. A história, não é um primor. É, na verdade, uma história bem mediana. Contudo, a maneira como Vargas Llosa a conta é sensacional: capítulos curtos, cortes de cenas e personagens, suspense, sensualidade. Ingredientes que, juntos, fazem com que o leitor devore o livro e o termine em poucos dias (ou horas, dependendo).

1 | 2 | 3 | 4