A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

skartili 21/02/2022

"A morte é um dia que vale a pena viver"
Terminei essa livro ontem é tô até agora pensando sobre a vida. É um livro incrível, o jeito que ele aborda e faz a gente vê a "morte" como algo muito além do que apenas "perder a vida" é surreal. Tem momentos e frases que você lê que te "pega" de jeito. É livro super com uma temática super importante é o jeito que ele trata isso é mais ainda. Você não precisa ter medo da morte, você precisa entender ela.
Recomendo, principalmente pra que for da área da saúde, está passando por algum luto ou simplesmente acha o tema interessante.
tem partes que tem que ler com muita atenção, senão você se perde.
único defeito - no final, não entendi o que ela tinha, pois em certo momentos parecia que ela ia revelar ter descoberto alguma doença ou algo do tipo.

"Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o amor merece a imortalidade dentro de nós"

Stella F.. 27/04/2022

Morte Digna
A Morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes – 2019 – Editora Sextante

Pensar na sua própria morte parece mórbido, é um tabu. No dia a dia procuramos não nos dar conta da nossa finitude, do que pode acontecer caso fiquemos doentes e não haja retorno, nem cura para nossa enfermidade.

Pensando nisso tudo a autora fez uma trajetória onde se encontrou e se realizou, apesar de ser julgada por muitos. Mas para isso trabalhou muito, estudando, criando regras e estabelecendo critérios científicos e constitucionais que dessem respaldo ao que acreditava ser o certo a fazer.

Estudou medicina, e durante seus estágios e depois de formada, nos seus plantões, não ficava satisfeita como os médicos eram ensinados a só dar atenção à doença, sem pensar no paciente como pessoa. Isso a transtornava e a fazia pensar como poderia fazer diferente. Abandonou a carreira por um tempo, e foi se interessando pelos “Cuidados Paliativos”, o que a levou a participar de um TED sobre o assunto, que foi muito visualizado e que gerou esse livro.

“Cuidados Paliativos consistem na assistência, promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.” (Organização Mundial d Saúde, 2002) (pg. 41)

A autora nos mostra que é possível pensar na morte digna, sem sedação final, nos casos de doenças incuráveis, onde levar um doente para o CTI é uma tortura desnecessária e fútil. Deve haver um consentimento do paciente que através dos Cuidados Paliativos, com respaldo na lei, na constituição e com suas próprias regulamentações dentro da medicina, deve deixar claro à equipe médica e aos familiares os seus desejos.

“Cuidados paliativos é tratar e escutar o paciente e a família, é dizer ‘sim, sempre há algo que pode ser feito’ da forma mais sublime e amorosa que pode existir. É um avanço da medicina.” (Mensagem de agradecimento deixada por uma filha que acompanhou a morte do pai) (pg. 51)

O livro vai nos falando da sua trajetória, como escolheu essa especialidade e no que ela consta, todos os pormenores, desde conversar com o paciente sobre sua doença, sobre seus sentimentos e arrependimentos, sempre incluindo a família nesse movimento de aceitação, compreensão e de ajuda nesse processo final, tão sofrido, mas muitas vezes necessário, sem volta. E o diferencial, que adorei, foi a abertura dos capítulos, com citações lindíssimas, e pertinentes ao assunto.

"Não tenho medo da morte
mas medo de morrer, sim
a morte é depois de mim
mas quem vai morrer sou eu
o derradeiro ato meu
e eu terei de estar presente
assim como um presidente
dando posse ao sucessor
terei que morrer vivendo
sabendo que já me vou." (Gilberto Gil) (abertura do capítulo Medo da Morte, Medo da Vida pg. 57)

Complexo, difícil, sofrido, mas ao mesmo tempo belo! Morrer com dignidade. Corajosa!

“Aceito a morte como parte da vida e tomo todas as providências e condutas para oferecer ao meu paciente a saúde, definida aqui como o bem-estar resultante do conforto físico, emocional, familiar, social e espiritual." (pg. 49)

E no Brasil estamos engatinhando nesse assunto. Quando o livro foi escrito, havia “cerca de 180 serviços de Cuidados Paliativos, a maioria deles públicos, enquanto nos Estados Unidos há mais de 4 mil.” (pg. 186)
si_vallenca 27/04/2022minha estante
já li! muito bom!

Sarinha 16/07/2020

Pq a morte não precisa ser triste!
Nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos, isto é fato, mas como conduzir esse intervalo?!O que os 4 elementos tem haver com a morte?! Este livro leva o leitor a essa reflexão.
Leitura obrigatória para profissionais da área da saúde.
Aborda o tema eutanásia x cuidados paliativos, melhora da morte e principalmente como aproveitar a vida.
Ivna Holanda Varela 16/07/2020minha estante
Livro maravilhoso, e o outro da autora é ainda melhor, na minha opinião (Histórias lindas de morrer). ?

Sarinha 16/08/2020minha estante
Eu tbm achei a escrita dela muito boa, vi quem esse q mencionou, vou procurar lêr esse tbm

Nirley 13/12/2021

Um novo olhar para vida
Esse livro é muito necessário para o SER humano, os dias vão passando e conseguimos esquecer completamente nossa finitude.

Eu queria poder comprar um exemplar desse livro para todos os meus amigos, gostaria também de falar sobre a morte sem ser taxada de mórbida!

Enfim, leiam esse livro?

Rodrigo de Lorenzi 07/02/2022

O segundo livro da Ana Cláudia (Histórias lindas de morrer) é melhor do que esse, mas acredito que "A morte é um dia que vale a pena viver" é para ler em momentos diferentes da vida. Em um primeiro momento, a obra pode parecer um livro de autoajuda barato, em outros um livro de autoajuda que realmente nos ajuda, e em outros pode ser de fato um bálsamo, especialmente se você está passando por um processo de luto, cuidando de alguém doente ou enfrentando uma doença grave. É a visão da autora, portanto não sei se cabe a mim julgá-la por suas crenças a respeito das nossas escolhas na vida, já que temos a impressão de que ela nos julga caso levemos uma vida sem propósito.

Mas minha realidade, e creio que a da maioria de quem lê esse livro, é muito diferente da realidade de quem acompanha pessoas em seus momentos finais de vida. Portanto, acredito muito no que a autora diz, que esses indíviduos se arrependem do que fizeram ou não fizeram ao longo da vida (ter trabalhado demais, ter se doado demais etc) e que a visão de quem acompanha esses momentos finais é ampliada.

Mas aí também temos que pensar no contexto social de cada um e do país e de quem nem sempre conseguimos escolher o melhor caminho para termos uma boa vida. Mas novamente: nossa visão é limitada, porque boa parte de nós não estamos doentes ou cuidando de alguém que está morrendo.

Quando fiquei de acompanhante da minha tia no hospital por 15 dias, eu tive contato com tantas famílias e pessoas doentes que, de fato, nossa visão de mundo se altera, se amplia e tudo o que acreditamos vai por água abaixo. Por isso entendo quando ela diz que vivemos de maneira errada, mas também acredito que só vamos nos dar conta disso quando estivermos na frente do muro, que é a morte iminente. A questão é se vamos estar em paz com nossas escolhas, mesmo que essas escolhas tenham sido feitas por causa de um contexto, muitas vezes inerente a nós.

De qualquer forma, esse livro é uma forma de mostrar que falar sobre a morte é uma das maneiras de viver melhor.

site: https://www.tiktok.com/@rodrigodelorenzi
Joana Maciel 24/08/2022minha estante
Esse eu abandonei!!! Não sei pq tava fluindo

Beatriz1285 13/02/2023

É um livro gostoso de ler, fala sobre um novo olhar para a vida ao invés da morte, ressalta também a importância dos cuidados paliativos, sobre nossa visão espiritual.

Lorena 26/08/2021

Sinopse
?Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção com que a autora sempre sonhou. Ousando despraticar as normas, agindo diferente do convencional, ela mostra a todos nós como podemos encher de significado a própria vida, a fim de que a morte seja um dia que valha a pena ser vivido.?
malu 19/09/2021minha estante
linda

Debora 12/04/2021

Excelentes reflexões
A autora é uma médica brasileira especializada em geriatria e cuidados paliativos - prática ainda não muito disseminada no país, mas que, em suma, consiste em técnicas para ajudar pacientes terminais a não sofrerem muito no fim de suas vidas (ATENÇÂO, não tem nada a ver com eutanásia, mas sim em cuidados contra a dor e o desconforto).
Neste livro ela fala de sua especialidade, mas, também, ela aborda caminhos para menos arrependimento na hora da morte. E acho que este é o ponto que mais me atraiu. São preceitos simples, no sentido de uma vida mais plena de sentido.
Gostei mais ainda do livro porque alguns pontos dele coincidiram com recomendações anteriores que eu já tinha recebido ou com algumas experiências pessoais.
É um livro de não ficção, que pode ser localizado como de desenvolvimento pessoal, muito simples e tocante. E, na minha opinião, muito importante também.

#Caju 10/11/2021

Quebrando tabus sobre a morte
Excelente livro desta médica muito aplicada em cuidados paliativas e preocupadas com todos os temas que norteiam a morte, isso não inclui apenas a pessoa q esta sofrendo de uma doença incurável mas tbm de seus entes queridos. Ela trata do luto em dois parâmetros, das pessoas mortas-vivas de um modo suave, de arrependimentos, de qualidade de vida, de autoconhecimento, enfim, é um livro fácil de ler e muito acessível, eu indico muito a todos.

Natieli Wenzel 16/07/2023

A morte é um assunto que vale a pena falar
Uma palavra definiria esse livro: NECESSÁRIO

Pode parecer um livro difícil, por falar sobre esse assunto que tanto intimida, mas a própria autora traz justamente essa questão, sobre a morte não ser um assunto confortável e por vezes ser evitado.

Mas se falássemos mais sobre isso, se pensássemos mais sobre isso, será que não viveríamos a vida de uma maneira mais VIVA?

Esse livro foi um tapa na minha cara, mas também um quentinho pro coração. Perdi minha avó recentemente e pude pensar nisso com maior racionalidade e menor dor.

E como a autora coloca: ?tudo pode morrer, exceto o amor. Só o amor merece a imortalidade dentro de nós!?.

Pou 24/01/2021

a morte é um dia que vale a pena viver
um livro que ensina muito! já tinha um tempo que eu queria lê-lo, mas foi muito especial que isso tenha acontecido nesse momento exatamente! a escrita é leve, fácil de ler, porém, agarrei um pouco pois não sou muito fã desse gênero, sou mais das histórias hahaha mas vale muito a pena, recomendo a todos, profissionais da saúde ou não.

Monique70 04/08/2022

Todo mundo deveria ler esse livro
Acho que a frase que eu mais falei nesses dias quando comentava sobre essa leitura foi que todo mundo deveria ler! Cheguei até ele devido à minha vivência profissional, porém salvo os momentos em que a autora fala de alguns termos intrínsecos da área da saúde, ele é completamente acessível e transformador para todos. Um livro que me reconectou a muitas coisas, fortaleceu minha fé e minha compaixão pelo próximo. Recomendo fortemente ?
Vic 04/08/2022minha estante
quero muito ler esse ?

LeonardoGS89 25/03/2023

Tema evitado e negado, mas extremamente importante de ser discutido e pensando, a autora introduz o tema de um jeito leve e reflexivo, sob a ótica dos cuidados paliativos, nos ensina e nos lembra o quanto devemos aproveitar e desfrutar da vida, a autora cita em como muitas pessoas na hora de encontrar seu muro (como ela se refere a morte) se arrependem de não terem aproveitado mais a vida, em terem se importado tanto com a opinião alheia, entre outros, são coisas óbvias da finitude da vida, mas acaba sendo relevante relembrar isso de tempos em tempos...
A escrita da autora é muito fluida, fazendo com que o livro seja rápido de ler.

Laura.Dias 20/01/2021

Necessário
Amei o livro! Muito interessante, principalmente para quem é da área da saúde. Um novo olhar sobre a morte, os cuidados paliativos e o processo de perda de alguém importante para nós. A leitura é muito fluída!