A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Nath 12/03/2022

Coach?
Como acadêmica de medicina, esperava uma leitura mais técnica e voltada para o tema cuidados paliativos.
Como leitora, achei os temas bem importantes e necessários, porém a abordagem no estilo ?coach? não me agradou muito.
Recomendo mesmo assim a leitura ?

Wacs 22/07/2021

Demorei de ler esse livro porque estou passando por um momento de luto e achei que ele fosse pesar mais pra mim . Mas a autora consegue passar lições ótimas sobre a vida e sobre o bem morrer. Será que vale a pena deixar tudo pra quando se está no leito de morte? A vida não deveria ser bem vivida com esplendor na sua totalidade? O que vale a pena, viver pra agradar o outro ou agradar o seu próprio desejo e vontade? Questionamentos levantados que me fizeram refletir e dar alguns passos pra mudar aspectos na minha vida. Não sou fã de releituras mas esse livro está na lista de livros que precisam ser lidos em alguns anos lá na frente.

Nati 17/10/2023

O que mais gostei nesse livro é o fato dele tratar de maneira bem direta um assunto que é taboo, a morte. Tem algumas reflexões interessantes, e em muitos momentos me fez pensar com outra persoectiva sobre o jeito de levar a vida, sem esquecer que nossa única certeza é a morte. O que pode ser um pouco demais se vc já está numa fase muito ansiosa da vida, por isso acho que não li no momento certo (risos).
Algumas partes me incomodaram, mas no geral eu indico a leitura para pessoas que não estão muito ansiosas e se interessam pelo tema.

Ana 29/08/2023

A vida que vale a pena ser vivida
Maravilhoso! Uma leitura extremamente nescessária para todos e principalmente para os profissionais da área de saúde. Afinal, falar sobre a morte e desmistificá-la é tão importante quanto falar sobre a vida e a Ana Claudia Quintana faz isso com maestria.

Um livro que com certeza pretendo ler mais vezes. Esclarecedor e de muito aprendizado, me fez ter uma nova visão de como lidar com a morte do outro sem levarmos para nós todo o sofrimento do luto e a importância do enfrentamento do mesmo.

Daniel Dornelas 24/12/2021

Uma leitura fundamental!
O livro tão comentado de Ana Claudia Quintana Arantes me foi recomendado inúmeras vezes por professores na universidade e por leitores nas redes sociais.
Em 2021 eu decidi deixar de lado o medo (e o pré-conceito) e encarar uma obra cujo título é por si só intrigante.
Em resumo, a experiência foi engrandecedora.
Falei mais no meu canal do YouTube: https://youtu.be/ydh3kx5jlQ4

site: https://youtu.be/ydh3kx5jlQ4
aline 25/12/2021minha estante
To lendo aqui!

Jaqueline.Iara 24/01/2021

TODO MUNDO TEM QUE LER!!
O livro é perfeito. Todas as pessoas deveriam ler!! Traz à tona questões importantes sobre a vivência da morte que, por causa da nossa cultura, deixamos de lado e evitamos conversar sobre. Conversar sobre o morrer faz com que este momento seja mais leve para o doente e para a família!
Recomendo!!!

Maíra Marques 14/09/2020

Você já pensou sobre a morte?
É um livro, essencialmente, sobre a vida (inclusive nos faz repensar o tempo que passamos com amigos, no trabalho etc.). Não é uma leitura fácil, pois pensar na nossa morte e na de quem amamos requer uma visão desse processo como algo natural, parte de nossa essência como ser humano e ser vivo. Para quem já trabalha na área de cuidados paliativos, ou já leu/discutiu/refletiu sobre a morte talvez o livro não traga nada novo. De qualquer forma, recomendo a leitura, mas reforço que o livro tem alguns gatilhos. Então, antes de ler pense sobre seu estado emocional: Como você está? Como estão seus sentimentos?

beto 06/11/2023

Necessário
Um livro de desenvolvimento pessoal que caiu no meu colo. Titulo muito interessante, assunto mais interessante ainda. O livro nos faz repensar muito em como estamos usufruindo do nosso bem mais precisoso aqui na Terra... o tempo. Uma médica que lida com a morte de paciente praticamente todos os dias, nos traz a reflexão de o que fazer para aproveitar melhor a nossa vida, focar no tempo presente, pequenos cuidados que temo que ter no nosso dia a dia para que não tenhamos pensamentos de arrependimentos, de não ter curtido a vida, de uma energia ruim e etc... e sim, se despedir da vida com um sorriso, abraçar esse quesito que é a única certeza que temos na vida, independente de religião, condição financeira, condições geográficas...

O livro me tocou de diversas formas. Me fez repensar não no "por que" mas no "para que" e no "como". Em como estou aproveitando o meu tempo, em como estou valorizando o meu trabalho e com quem eu tenho convívio, em como tenho me dedicado a minha vida (um pensamento que todos deveriam ter sem precisar ler livros a respeito disso, mas a rotina, o trabalho, sendo até um pouco amplo demais, o próprio capitalismo, nos faz ser em piloto automático).

Apesar de algumas passagens em termos técnicos (a autora é uma médica), é um livro essencial a todos e um "sacode" pra quem tem sede de viver mas tem perdido tempo. O nosso bem mais precioso.

Sara.Carvalho 26/08/2023

A dignidade da morte
De tempos em tempos eu revejo esse livro pra me lembrar de tudo que ele me ensinou. num processo de luto ele faz ainda mas sentido. é daqueles livros que todo mundo deveria ler. lindo e sensível. trata a morte com muita dignidade e respeito.

Velym 16/06/2021

Sobre morrer
Estamos morrendo a cada instante, mas ainda não temos uma previsão certa da data exata.

Conversar sobre a morte enquntos temos saúde é vital para que o momento seja vívido com mais plenitude.

Questões como se iremos querer a morte natural ou nos apoiaremos em cada ato médico por mínimo que seja o benefício deve ser decidido enquanto temos lucidez.

Como desejamos que seja o nosso dia a dia , cuidados de higiene e funeral completam essas questões.

Porém o mais importante, é como vamos presenciar a morte da pessoa amada sem tomar para nós o sofrimento e ao mesmo tempo nutrirmos nossa compaixão.

E enquanto vivos e jovens termos ciência de que nossas escolhas de agora, como comemos, dormimos trabalhos e socializamos , podem definir como iremos morrer.

Super recomendo o livro, pra alinharmos o nosso propósito de vida com o nosso destino final.
Ingrid.Souza 16/06/2021minha estante
Como faz pra abrir o livro

Pittspin 14/01/2024

Plenamente plena a vida
É egoísmo acreditar que a vida que vivemos até a nossa partida deste mundo seria só felicidades..
A nossa partida e será nossa e a mais importante reflexão de como lidamos com ela ...

Stefanny 16/12/2022

Todos nós precisamos de pessoas capazes de entender a nossa dor e de nos ajudar a transformar o nosso sofrimento em algo que faça sentido.

linibarross 05/01/2021

Maravilhoso e provocativo
Livro necessário, pois provoca muitas reflexões importantes e, de fato, um novo olhar para a vida.
Livro para ler, reler e debater.
É um dos meus queridinhos agora.
Recomendo, fortemente, essa leitura.

Jackeline.Silva 29/05/2021

Morrer é ser esquecido.
Esse livro retrata a perspectiva de uma médica que durante longos anos não aceitou o "não há mais nd a se fazer" quando se trata de um paciente com doença terminal. Com uma escrita suave e envolvente ela demonstra que sempre existe algo a ser feito, e que isso não pode ser reduzido a impossibilidade de restituir a saúde daquele que, certamente, não estará presente fisicamente.

Após a leitura desse livro passarei a encarar a morte como um muro bem alto que simboliza o fim, mas JAMAIS significará a morte das demais coisas deixadas por aquele que se foi.

A vida e morte são análogas a um trem, mas não falarei mais sobre isso, pois creio que você merece ser impactado por essa analogia ao ler esse livro.

Preciso ser franca e dizer que tem pontos da perspectiva da autora que eu discordo, e tudo bem isso acontecer. Como bem disse, se trata de uma PERSPECTIVA moldada em experiências, e experiências não podem ser colocadas em questão, tendo em vista que são individuais de cada um.

Por ser médica e ter propriedade para abordar referido assunto, Ana Cláudia faz críticas necessárias sobre a falta de preparo daqueles que, obrigatoriamente, deveriam saber lidar com a morte e que, infelizmente, foram ensinados a tão somente lidar com doenças (Médicos). O retrocesso existe, mas creio que esse livro é uma boa alternativa para reverter tal situação e ensinar sobre a importância dos cuidados paliativos.

Laryane.Santos 25/07/2021

Um livro que deveria ser obrigatório
Considero esse livro como uma das minhas melhores leituras dentro da área da saúde, onde o mesmo retrata um tema tão importante e tão delicado com uma destreza impecável, trazendo consigo uma sensação de conforto e aceitação. Ao contrário do que se pensa ao ler seu título, esse livro fala, entre tantas coisas, sobre vida, histórias lindas e muito, muito respeito. Deveria ser um livro obrigatório, no mínimo, para todos os profissionais da área da saúde.