A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Ingrid 21/04/2023

Só não é cinco estrelas por conta da abordagem da espiritualidade. Esse pequeno ponto achei confuso. O restante todo é FORA DE SÉRIE de necessário. Apenas leiam.

julia5648 08/12/2022

Cansativo, escrita mecânica, repetitivo.
O título faz pensar que é um livro com uma visão "poética" da morte/vida mas na verdade trata de assuntos paliativos, ou seja, é bem puxado pra área profissional, se você não é da saúde provavelmente vai achar uma leitura bem chata como eu também achei.
Tem 2 ou 3 capítulos que realmente são legais, mas o livro em si não me chamou muito a atenção.
"Histórias Lindas de Morrer" é um pouco melhor que esse aqui.
Pittspin 11/12/2022minha estante
Quero ler

Camila 13/12/2022minha estante
Tive a mesma impressão ?

Tabata.Vieira 07/12/2021

Esse livro além de trazer uma temática super importante: que é a Morte, nos faz refletir muito sobre a Vida que estamos vivendo!

Sim, falar sobre a Morte não é um tema fácil, e que não nos incomode. Dói! Queremos e ansiamos por uma Vida que não acabe..

A grande questão do livro é: Será que estamos mesmo Vivendo? Vivendo uma vida plena e que nos faça sentindo. Porque de todas as coisas que não temos certeza na vida, nossa única certeza é a Morte de nosso corpo físico.
Até que esse dia não chegue (porque não podemos prever quando será) que vivamos uma vida plena de sentindo. Uma vida que vale a pena ser vivida!

E que saibamos:
-Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós.

Sobre a morte e perdas:
-Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia.

Dica para psis:
Esse livro é ótimo para trabalhar valores com os pacientes em ACT.

Bjos

Nunai 18/08/2022

Um conforto diferenciado
Fiz essa releitura que fiquei meio pensativo em realizar, já que esse livro eu li realmente em uma época de luto e só o começo dele, mas enfim ele foi confortante pra aquele momento e também acho que nós faz ver formas diferentes das coisas e até sobre a morte que é algo muito pouco conversado e um assunto fácil, mas eu amo esse livro e sempre que puder a releitura dele é bem vinda.

Matheus 18/10/2022

essencial
esse livro é perfeito em todos os quesitos, falar sobre cuidados paliativos é super importante e o jeito que esse assunto é abordado é perfeito, a Ana Cláudia é perfeita, apenas isso

Wynny0 03/01/2022

um tema importantíssimo!
desde que comecei a procurar por livros que trouxessem uma temática psicológica sobre luto e assuntos decorrentes, sempre me deparei com esse livro da Ana Claudia Quintana, e, confesso que só o título já me chamou muito a atenção.

A morte é um dia que vale a pena viver é um livro que me trouxe uma perspectiva diferente sobre o assunto 'morte', assim como a maioria das pessoas, fui inserida em uma pré determinação de um sistema social e cultural sobre o que seria a morte, luto e afins. mas, após sofrer o luto de perto, me deparei com a curiosidade de tentar entender o que isso significa para mim e tentar enxergar esse processo natural pelo qual passamos.

a autora é um médica geriatra, então ela traz bastante enfoque sobre Cuidados Paliativos, ela esclarece o que é isso de fato e a importância dele. confesso que não fazia ideia sobre do que se tratava esse assunto, mas em diversos capítulos o meu conhecimento se expandiu, e pesquisando mais, pude perceber a relevância desses cuidados nos momentos finais da vida de uma pessoa ? sem romantizar o assunto.

o livro me ajudou a entender melhor a visão sobre o fim da vida que muitos não têm, sobre entender o processo de luto ? por mais dolorido que seja ? e, principalmente, me fez questionar pontos da minha vida. sobre o legado que deixarei algum dia, sobre o desejo de viver intensamente, sobre liberar perdão, a importância de Deus na minha vida (ps. o livro não dita religião - é algo pessoal meu) e, do ponto de vista psicológico, o reconhecimento de enxergar esse tema como algo que faz parte de nossas vidas e refletirmos se estamos vivendo ou somente existindo.

"[...] vamos nos distanciando do "ser" pelo caminho do "fazer". Pensamos então que uma vida boa é uma vida que nos levou a ter coisas e a fazer coisas. Mas quando chega o tempo da doença não podemos mais fazer nada. E quando deixamos de fazer, pensamos que isso é morrer, mas não é ainda. A ideia de "ser" humano é simplesmente existir e fazer diferença no lugar onde estamos, por ser quem somos." p. 78

Carmine.Antes 09/04/2021

Não se deixe levar pelo título
Apesar do título assustar muita gente, esse livro fala mais da vida do que da morte.
É deveras curioso como a única certeza na nossa vida é um momento que muitos não gostam de pensar e nem de planejar.
E quem o faz é chamado de mórbido. Esse livro faz cair os tabus sobre a questão morte, e nos mostra que devemos aproveitar enquanto estamos aqui.

Cleony.Cristina 14/05/2020

A morte é um dia que vale a pena viver
Sob o olhar da médica geriátrica Ana Cláudia Quintana Arantes, esse livro traz uma visão da morte como um processo natural. Atuante de uma ala de oncologia com doentes terminais de câncer e lidando diretamente com a morte todos os dias, a autora aborda a importância dos "cuidados paleativos " e mostra que é possível encarar esse momento com tranquilidade, provando que mesmo nos últimos momentos de vida é possível VIVER!
Trecho ➡️: "Para estar ao lado de alguém que está morrendo, precisamos saber como ajudar a pessoa a viver até o dia que a morte dela chegar. Apesar de muitos escolherem viver de um jeito morto, todos têm o direito de morrer vivos. Quando chegar a minha vez, quero terminar a minha vida de um jeito bom: quero estar viva nesse dia."

Lobo 22/07/2023

Muita responsabilidade Lara tocar num assunto tão sensível.
Ana Cláudia traz no seu livro uma abordagem num assunto tão importante que não deveria ser tabu e nem carregar tantos estigmas: a morte.
Todos nós um dia morreremos, porquê tanto medo de morrer, vivemos como zumbis e não queremos nunca um abraço da morte.
A morte é como.uma.amiga, as vezes chega do nada, mas as vezes informa que está vindo, e devemos.aprender a recebe-la, pois a sua visitar uma hora chega, é inevitável.

Aline 11/04/2021

"Temos direito a uma morte digna, tanto quanto temos direito a uma vida digna"
O livro começa em ritmo excelente, mostrando a escolha da autora pela medicina desde criança, os anos de faculdade e os primeiros anos de formada. A grande empatia de Ana Claudia Arantes muitas vezes deixava de ser uma qualidade e passava a ser a vilã de sua própria vida. Até que ela entende a diferença entre empatia e compaixão e passa a viver tranquila com sua escolha de ajudar pessoas que possuem doenças terminais. A partir daí o ritmo da narrativa cai e a autora começa a fazer muitas reflexões sobre os últimos dias de vida de seus pacientes. Apesar de muito importantes, essas reflexões são feitas com absoluta leveza. Acredito que por eu não ter tido ainda a experiência de conviver com alguém querido que está em estágio terminal (graças a Deus!), essa parte do livro não me prendeu. Mas outras pessoas da minha família que já tinham vivido este luto bem recentemente gostaram especialmente desta parte do livro.

memarinap 07/08/2023

A leveza da partida
"tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós."

esse livro me tocou de uma forma diferente, me levou a pensar sobre questões que eu mantinha enterradas dentro de mim, por serem dolorosas demais.
quando coloquei na minha lista não esperava que fosse um relato real, mas isso tornou ainda mais real a experiência pra mim. muito bom!

giulliana 26/09/2022

Livro lindo e necessário
Livro lindo e necessário. Um novo olhar de como gastamos (ou ganhamos) nosso tempo. Vale a pena encarar a leitura sobre um tema tão delicado. ".. não morremos somente no dia da nossa morte. Morremos a cada dia que vivemos consciente ou não de estarmos vivos.."

Caio 11/04/2021

Faz pensar em coisas
Gostei muito do livro. Me fez pensar em certas coisas. Fiz muitas anotações e achei uma leitura rápida e gostosa. Recomendo.

Idma 07/02/2022

Que livro incrível!
Sei q a ideia de falar sobre a morte assusta muitas pessoas, mas isso não precisa ser uma experiência triste e ruim. Afinal, a única certeza que temos na vida é de que um dia todos iremos partir para sempre. Essa leitura foi uma viagem encantadora, por isso a recomendo fortemente !
Sabe qdo vc fecha o livro, mas o q leu ainda fica ecoando dentro de vc? Então... Já sei q vou relê-lo mtas vezes hahahah
Diego 07/02/2022minha estante
Obrigado pelo comentário.
Tenho este livro em casa e algumas vezes pensei se não valeria a pena lê-lo.
Um dia, lerei. Provavelmente, em breve? ???

Idma 07/02/2022minha estante
??