A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Rosana 22/07/2023

Independente de crenças religiosas, para quem já viveu um luto próximo e, principalmente, para quem vive a expectativa do luto, esse livro é alento e cura, na medida que dá outra perspectiva à mote e à perda de um ente querido. Recomendo muito.
Alex404 14/09/2023minha estante
Se recomenda, por que a nota ZERO ?

Chris Silveira 12/10/2021

Cuidados paliativos
A autora é médica e atua com Cuidados Paliativos, praticando a ortotanásia, termo que eu nunca tinha ouvido falar, que é a permissão para morte natural, o que representa a preservação da dignidade humana nessa hora tão difícil e que chegará para todos.
O fim do livro, que trata sobre o luto, me emocionou, pois todos já perdemos ou iremos perder alguém que amamos.
Enfim, vale a leitura, a reflexão, dar de presente a quem amamos.

Mari Sorrah 09/05/2023

Necessário
O início do livro me tocou bem mais, senti que o final foi meio arrastado, não conversou tanto comigo, talvez seja pelo momento da vida que estou.

Mas vale muito a pena! É um tema muito necessário e que a nossa cultura peca em ignorar.

Marquei vários trechos pra ler depois.

Tamara 20/06/2021

Essencial para uma vida com mais vida
Leitura essencial para quem for ser humano, logo mortal. A autora traz um tema ainda tabu com muita leveza e riqueza de exemplos. Muitas lições sobre como enxergar a vida - a nossa e das pessoas a nossa volta - com outro olhar. A missão deste livro é "fazer as pessoas pensarem na morte com mais vida"; para mim cumpre essa função com louvor!

"Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós."

site: https://linktr.ee/tamara.psi

Ju` 08/08/2023

Mudou minha vida
Esse livro me fez chorar e me questionar sobre muitas coisas. Para além da morte, ele trata da vida, da vida antes, durante e depois do processo de morrer.
Krys 08/08/2023minha estante
Aiw!!! Sua resenha me fez repensar nessa leitura. Acredito que deve ser incrível ??

Carol 14/06/2020

Lindo, forte e sensível
Sempre me questionei sobre o que mais poderia ser feito para minimizar o sofrimento existente naquele período que antecede a chegada da morte.
Não há uma fórmula mágica mas, o livro nos dá algumas respostas e, planta algumas boas sementinhas sobre o assunto.
Um livro que deveria ser lido por todos.

Ricardo Tavares 30/10/2021

"A MORTE CHEGA, MAS A VIDA PREVALECE"
Resenha da editora
Um livro que propõe um novo olhar para a vida

Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.

MINHA OPINIÃO

Quando comecei a leitura pensei que era um livro de crônicas. Não é um romance, não são contos. Não é Literatura no sentido lato.
É um livro de reflexões sobre a morte a partir das reflexões sobre a experiência da autora como médica dedicada a Cuidados Paliativos. Trata-se de um ramo da medicina que cuida de pacientes com doenças terminais, como o câncer, por exemplo.
As reflexões nos permitem encarar a morte sob uma nova perspectiva e a lidarmos com os doentes sem fazê-los sofrer, compreendo que se pode morrer com dignidade, além de mostrar que a morte é inevitável e adiá-la pode não ser a melhor opção.
No último capítulo também reflete sobre o luto.
Não é uma leitura fácil. Todavia, foi uma leitura enriquecedora.
Recomendo a leitura a todos os leitores que não sabem como lidar com a morte.
Não há spoiler, já que esse livro não conta histórias.

Day Santos 06/09/2022

Vale a pena viver
O livro fala sobre cuidados paliativos, cuidado com quem está doente, cuidados com a vida que se leva e nos faz refletir sobre não se levar nada...
Não é uma leitura densa, mas não posso que sai dessa leitura do mesmo jeito que entrei... ele traz a nossa memória, se é que podemos chamar assim, que estamos morrendo todos os dias um pouquinho... a questão é como decidimos fazer isso...

Mari 04/10/2021

?O amor sempre permanece?
?Temos direito a uma morte digna, tanto quanto temos direito a uma vida digna?.

Livro extremamente necessário! Em um país em que a morte é um tema tão pouco abordado, Ana Cláudia Quintana traz da melhor forma possível esse assunto! O modo como ela nos mostra a importância de olhar mais para essa fase da vida, de olhar mais para os Cuidados Paliativos, é arte! Um livro de uma sensibilidade que nos toca em vários momentos!
Que livro! Todo mundo precisa ler!

Mari 23/05/2022

Todo mundo devia ler
Esse livro é maravilhoso, é uma leitura rápida e dinâmica, mas profunda e te faz pensar.

Eu acredito fielmente que todo mundo deveria ler esse livro, ele foca mais em mortes que são esperadas (como de pacientes terminais) pela autora ser uma médica especializada em cuidados paliativos, mas de qualquer modo ele é uma grande ajuda para qualquer um que não sabe lidar com a morte e o luto (como eu)?

O que precisamos lembrar é: ?Não morremos somente no dia da nossa morte. Morremos a cada dia que vivemos, conscientes ou não de estarmos vivos. Mas morremos mais depressa a cada dia que vivemos privados dessa consciência. Morremos antes da morte quando nos abandonamos. Morremos depois da morte quando nos esquecerem.?

Marina 10/07/2023

Bom, o que dizer desse livro? não sei, eu fiquei realmente muito mexida com ele, faz pouco tempo que perdi minha mãe e ela passou por cuidados paliativos. a cada página era um choro novo lembrando dos momentos que passei com ela. esse livro vale muito a pena, acho que todo mundo deveria ler, mesmo que não esteja passando por momentos assim.

Bia Medeiros 27/05/2021

Todo mundo PRECISA ler esse livro uma vez na vida
Não sei nem o que escrever sobre esse livro. É o tipo de livro que todo mundo precisa ler ao menos uma vez na vida. Ele traz um relato de uma médica que trabalha com cuidados paliativos sobre sua trajetória e aprendizados durante a carreira. No começo ela explica o trabalho dela como médica e a partir do meio do livro ela traz situações e reflexões que vão mudar totalmente a sua maneira de enxergar a vida. Vale muito a pena

Galindo 17/05/2021

Precisamos falar sobre a morte
Finalizei a obra bastante reflexivo sobre a aceitação das pequenas mortes da nossa vida. A morte é um tema tabu da nossa sociedade, assim como a inteligência emocional, e ao fazer o link entre a morte como o encerramento de ciclos (trabalho, amor, etc) e não apenas como a finitude da vida, a autora me arrebata. Vamos falar sobre carreira, casamento, filhos, amor, desejos, mas não vamos esquecer de falar como queremos morrer, se desejamos doar nossos órgãos, pois discutir sobre esse momento com lucidez pode tirar um fardo das costas dos nossos entes queridos.

Tayná 12/03/2021

Pode parecer auto-ajuda, mas traz reflexões importantes que instigam a gente a pensar profundamente sobre a morte e, principalmente, sobre a vida.

yasmimsca 17/07/2023

Simplesmente sensacional.
Sempre que alguém pedir uma indicação, vou apresentar a autora sem pensar.
Nem sei quantas vezes precisei parar, fechar o livro e pensar ?meu Deus, o que é isso?!?
Tive muitos momentos de reflexão sobre a pessoa que eu estava sendo antes da leitura e posso dizer que mudei nem que tenha sido 1% depois desse livro.
Ele oferece uma perspectiva sobre a finitude humana tão importante, e eu nunca tinha parado pra pensar nisso, ainda bem que tive a oportunidade de ler essa obra incrível!