A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Carmine.Antes 09/04/2021

Não se deixe levar pelo título
Apesar do título assustar muita gente, esse livro fala mais da vida do que da morte.
É deveras curioso como a única certeza na nossa vida é um momento que muitos não gostam de pensar e nem de planejar.
E quem o faz é chamado de mórbido. Esse livro faz cair os tabus sobre a questão morte, e nos mostra que devemos aproveitar enquanto estamos aqui.

Aline 11/04/2021

"Temos direito a uma morte digna, tanto quanto temos direito a uma vida digna"
O livro começa em ritmo excelente, mostrando a escolha da autora pela medicina desde criança, os anos de faculdade e os primeiros anos de formada. A grande empatia de Ana Claudia Arantes muitas vezes deixava de ser uma qualidade e passava a ser a vilã de sua própria vida. Até que ela entende a diferença entre empatia e compaixão e passa a viver tranquila com sua escolha de ajudar pessoas que possuem doenças terminais. A partir daí o ritmo da narrativa cai e a autora começa a fazer muitas reflexões sobre os últimos dias de vida de seus pacientes. Apesar de muito importantes, essas reflexões são feitas com absoluta leveza. Acredito que por eu não ter tido ainda a experiência de conviver com alguém querido que está em estágio terminal (graças a Deus!), essa parte do livro não me prendeu. Mas outras pessoas da minha família que já tinham vivido este luto bem recentemente gostaram especialmente desta parte do livro.

Cavalcante10 11/02/2023

Relatos Reais
Confesso que por mais incrível que o livro tenha sido, senti uma certa dificuldade em terminá-lo, talvez o modo de escrita, mas o enredo é cru, duro e real. Somos humanos, mas perdemos a nossa sensibilidade por questões bobas, como o dinheiro, nos tornamos desumanos quando não cuidamos devidamente nossos iguais, e somos egoístas quando negligenciamos a verdade: todos nós morreremos.

Lucas Pio. 01/03/2023

A morte é um dia eu que vale a pena viver
A autora conta sua historia de como foi trabalhar com os cuidados paliativos, ou seja, pessoas que ja tinham a morte agendada, e é lindo o jeito que ela cita essas histórias e como a autora faz a gente valorizar coisas que a gente nunca tinha pensado junto de algumas críticas sociais. Ele é um ótimo livro pra você ter outra visão da vida e pra quem está com algum parente em cuidados paliativos não so entender melhor o tratamento mas entender o porque que as pessoas estão cuidando de outras que ja vão morrer. Queria terminar essa resenha com um trecho do livro que eu gosto muito e que me tocou na hora que li. ?Sempre há oque se fazer mesmo quando a medicina diz que não há nada a se fazer?

Ale Giannini 24/08/2020

Tão humano quanto viver...
Uma abordagem franca, nua, realista de que todos os seres vivos irão morrer um dia mas que, mais importante que nos assustarmos com esse inegável fato, é o legado que iremos deixar em quem tocarmos em vida.

naju2n 14/09/2022

QUE LIVRO. PQP
cara, eu não sou mias a mesma depois dessa experiência lucida e incrível que eu tive lendo isto. claudinha conseguiu mudar minha mente e descontruir conceitos da morte que nem eu sabia que tinha. hoje essa certeza; morte, é muita mias próxima no meu dia a dia e muito mais incluída na minha mente. obrigada ana. um dos meus livros fav do ano.

Matheus 18/10/2022

essencial
esse livro é perfeito em todos os quesitos, falar sobre cuidados paliativos é super importante e o jeito que esse assunto é abordado é perfeito, a Ana Cláudia é perfeita, apenas isso

Thabs 25/04/2021

gostei muito! recomendo pra todos
Gostei muito desse livro pelo título e pela capa, sendo sincera foi por esse motivo que comprei.
No entanto ele me surpreendeu muito. A autora fala sobre seu trabalho, cuidados paliativos, e seus aprendizados a partir de sua rotina com os pacientes.
Ainda nao presenciei nenhuma morte muito marcante e, mesmo assim o livro foi super impactante pra mim. Imagino que se voce ja vivenciou alguma pessoa próxima de voce ir-se, aprenderá e refletirá muito com a autora nesse livro.
De qualquer forma, indico esse livro pra qualquer um, tendo presenciado alguma morte ou nao, pois nao é só sobre isso que o livro se trata. Também há ensinamentos muito validos sobre o tempo que ainda estamos vivos e "broncas" do que nao fazer para nao chegarmos arrependidos em nossos momentos finais. O livro também é uma maneira de a autora quebrar o tabu sobre a conversa da morte, tão rejeitada pela sociedade.
Tenho certeza que relerei esse livro mais vezes, e nelas terei outros pontos de vista sobre o que está escrito, pois assim como todo livro, esse também nos afetará de maneira diferente dependendo em que momento da vida estamos.
Algumas frases favoritas que tiro do livro:

- "teimosia ou determinação dizem respeito à mesma energia, mas são identificadas somente no fim da história. Se deu errado, era teimosia. Se deu certo, era determinação." (p.44)

- "o que o sofrimento tem a nos dizer antes de ir embora, o que ele nos conta a respeito da vida que vivemos" (p. 48)

- "se nunca viveram com sentido, dificilmente terão a chance de viver a morte com sentido" (p.50)

- "quando começa o drama do "eu deveria" ou do "eu poderia", é a hora de pegar o espelho e dizer: "nao faça essa sacanagem com voce mesmo"" (p.147)
vivi 25/04/2021minha estante
culta, amei

Mari Sorrah 09/05/2023

Necessário
O início do livro me tocou bem mais, senti que o final foi meio arrastado, não conversou tanto comigo, talvez seja pelo momento da vida que estou.

Mas vale muito a pena! É um tema muito necessário e que a nossa cultura peca em ignorar.

Marquei vários trechos pra ler depois.

Andre Luis 03/07/2022

Um livro para ajudar a viver melhor
Com lucidez, respeito e muita compaixão, a autora nos leva a refletir e entender o processo de morte, que é um grande tabu.

E uma lição importante do livro (não a única) é que a dor do luto é proporcional à intensidade do amor vivido na relação interrompida pela morte, e que é por meio desse amor que conseguiremos reconstruir-nos.

Galindo 17/05/2021

Precisamos falar sobre a morte
Finalizei a obra bastante reflexivo sobre a aceitação das pequenas mortes da nossa vida. A morte é um tema tabu da nossa sociedade, assim como a inteligência emocional, e ao fazer o link entre a morte como o encerramento de ciclos (trabalho, amor, etc) e não apenas como a finitude da vida, a autora me arrebata. Vamos falar sobre carreira, casamento, filhos, amor, desejos, mas não vamos esquecer de falar como queremos morrer, se desejamos doar nossos órgãos, pois discutir sobre esse momento com lucidez pode tirar um fardo das costas dos nossos entes queridos.

Mari 23/05/2022

Todo mundo devia ler
Esse livro é maravilhoso, é uma leitura rápida e dinâmica, mas profunda e te faz pensar.

Eu acredito fielmente que todo mundo deveria ler esse livro, ele foca mais em mortes que são esperadas (como de pacientes terminais) pela autora ser uma médica especializada em cuidados paliativos, mas de qualquer modo ele é uma grande ajuda para qualquer um que não sabe lidar com a morte e o luto (como eu)?

O que precisamos lembrar é: ?Não morremos somente no dia da nossa morte. Morremos a cada dia que vivemos, conscientes ou não de estarmos vivos. Mas morremos mais depressa a cada dia que vivemos privados dessa consciência. Morremos antes da morte quando nos abandonamos. Morremos depois da morte quando nos esquecerem.?

Anna Santos 05/10/2021

Sobre viver
Desde que meus aniversários vinham carregados de mais responsabilidades do que presentes, comecei a pensar? sobre a vida, sobre o fim da vida? é inquietante. Alguns me julgam estranha por essa curiosidade tão mórbida, e sempre penso na frase de Clarice : E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar. Esse livro não acalmou meus medos, não trouxe conforto para as minhas dúvidas, não me deu colo.
Esse livro me trouxe vontade de me preparar para a morte que um dia vai chegar, e ela vai chegar para mim que estou escrevendo e você que está lendo? aí você se pergunta, como assim?. Se preparar para morrer. Me preparar para morrer é viver, é sentir a vida passando por mim e passar por ela. É ser verdadeiramente humana, é me permitir ser frágil pois só na fragilidade é possível sentir e ser sentido?
A fragilidade é um mérito, não é fácil ser digna dela.

Bia Medeiros 27/05/2021

Todo mundo PRECISA ler esse livro uma vez na vida
Não sei nem o que escrever sobre esse livro. É o tipo de livro que todo mundo precisa ler ao menos uma vez na vida. Ele traz um relato de uma médica que trabalha com cuidados paliativos sobre sua trajetória e aprendizados durante a carreira. No começo ela explica o trabalho dela como médica e a partir do meio do livro ela traz situações e reflexões que vão mudar totalmente a sua maneira de enxergar a vida. Vale muito a pena