A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

Carol.Cuofano 23/11/2018

Queria ser uma irmã.
Mais uma leitura concluída!
Estou irremediavelmente apaixonada por essa série!
Após a morte do pai adotivo as irmãs buscam sua origem por meio de pistas deixadas. Com isso Lucinda Riley nos leva por viagens por diferentes lugares e por diferentes épocas. A narrativa é sempre envolvente. Difícil parar a leitura, até para coisas essenciais, a curiosidade sempre fala mais alto.
Estrela, a terceira irmã, não é minha personagem preferida. Achei que nesse livro as personagens secundárias tiveram um destaque e um carisma maiores. Mas isso em nada tira o brilho da narrativa.
Pronta para a próxima irmã!

Virgílio César 19/11/2018

Este livro foi o pior dos três até agora. O começo é entediante com o chororô pela morte do pai. Já teve isso no primeiro livro e depois foi repetido praticamente igual no segundo volume. E o pior é que os livros já deram várias pistas de que o pai não morreu. Se o quarto volume começar do mesmo jeito vou pular as páginas iniciais. E também esta história de ficar alternando passado e presente já está cansando. Quando vai ficando interessante, a autora quebra o ritmo passando para outra época.
Marisa.Palma 19/11/2018minha estante
Quero ler

Sarah.Raphaele 20/10/2018

"O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro"
Escrito por Lucinda Riley, “A Irmã da Sombra” é o terceiro livro da série “As Sete Irmãs”. Ainda não li os outros da série, mas a leitura fluiu sem problemas. É uma obra de ficção com fundo histórico (com direito a bibliografia e tudo).

A capa condiz totalmente com o conteúdo, tanto em cor quanto características físicas de quem está estampada. A narrativa varia entre primeira (Estrela) e terceira pessoa (Flora) e possui diálogo bem alternados. Estou encantada com a capacidade da autora transladar de forma tão natural de uma época para outra e de como criou personagens tão interessantes, carismáticos e com personalidades marcantes que complementam toda a narrativa com seus brilhos individuais. Apesar das protagonistas terem algum envolvimento amoroso, o livro não foca em casaizinhos. É uma história sobre família e a busca de autoconhecimento, “o seu lugar no mundo”.

A escrita de Lucinda Riley é única: romance, aventura e temas sociais relevantes. A obra é recheada de temas que te levam a refletir e a ter insights o tempo todo: traição, rejeição, perdão, superação, autoconhecimento, autoconfiança, convivência familiar, questões de gênero, entre outros. A autora ainda aborda, mesmo que de forma leve, a cultura surda e a depressão. A maneira que Lucinda tece as palavras faz com que você seja capaz até de sentir o cheiro da comida sendo preparada. Eu gosto disso. Ela cria rotinas e é fiel a elas. As coisas vão acontecendo sem atropelamentos (e também sem enrolação) e ainda contamos com vários mistérios para as páginas finais.

Estrela não é muito ambiciosa. Gosta de coisas simples: cuidar da casa, cozinhar, jardinar. Possui um exterior calmo impenetrável. A capacidade de escutar é uma de suas maiores forças. Conforme o livro avança, ela começa a sair da concha e cria conexões mais profundas com os outros. Não só ela, mas todos evoluem e amadurecem de alguma forma. Flora também possui uma história muito cativante, cheia de desafios e superação (muitas vezes roubou a cena, deixando Estrela em segundo plano).

O único ponto “negativo”, digamos assim, é que senti que estava lendo dois livros ao mesmo tempo e que as personagens brigavam por atenção (pois são protagonistas igualmente fortes). Particularmente, acredito que deveria ter focado mais em Estrela ao invés de dar tanto espaço para Flora (afinal, é “A História de Estrela”). Também não relata como Pa Salt conseguiu aquelas informações, ele continua muito misterioso (lerei os outros livros pra ver se consigo respostas). No mais, é uma leitura envolvente e muito satisfatória.

Pude compreender a visão de Lucinda através da “Nota da Autora” e me simpatizei ainda mais com ela. Quero o resto dessa série, pois estou bastante curiosa para descobrir o destino (e o passado) das outras irmãs. Uma autora que entrou pras “queridinhas”.

“Não é incrível como se pode caminhar pelo raso durante anos, sem que nada mude, e então, do nada, um maremoto de acontecimentos empurra você para o mar aberto ou traz você suavemente até a praia?” (p. 430)

Se a autora quis passar alguma mensagem, acredito que seja:

De nada adianta tomar uma decisão errada por causa do sentimento de culpa. Assuma seus erros com a mesma coragem que teve pra cometê-los. Nada dura para sempre, embora os humanos esperem que sim. Tudo o que se pode fazer é aproveitar as situações enquanto possível. Não perca as pequenas alegrias aguardando a grande felicidade. O amor não machuca, a perda dele o faz. O amor acende a pessoa por dentro. Um ser humano sem amor é como um botão de rosa sem água: sobrevive por um tempo, mas nunca desabrocha por inteiro. Às vezes nos sentimos como uma folha sendo soprada pelo vento, totalmente impotente para controlar o próprio destino. É muito fácil se convencer a não mudar a situação pra melhor, sobretudo quando a mudança nos amedronta. Aprecie a mudança. É precisa ser valente se quiser que a vida mude. Nunca é tarde para mudar nosso destino. O único responsável pelo seu destino é você, é preciso ajudá-lo a acontecer.

Jamile.Baliza 28/08/2018

Que livro lindo! Cada um melhor do que o outro, a autora se supera a cada obra! Encantada!

Erikinha 27/04/2018

Tocante
Esse com certeza é meu livro preferido da série e o segunda da Lucinda, só perde pra Rosa da meia noite.
Extremamente encantada com essa leitura, que história envolvente e tocante.

Mila 18/03/2018

Livro 3
Cada livro uma surpresa melhor. Estou amando As Sete Irmãs. A história de Maia foi maravilhosa, a de Ally foi muito emocionante e agora, a de Estrela foi envolvente. Se o personagem de Estrela me cativou por sua bondade o de Flora MacNichol roubou a cena!! Flora uma mulher forte, de caráter, amorosa, e principalmente amante dos animais, vc tem que conhecer Flora!!!!
Só elogios para Lucinda Riley!!! E que venham os próximos... estou ansiosa para que os mistérios que envolvem Pa Salt comecem a ser desvendados!!

Galáxia de Ideias 16/03/2018

De longe meu favorito até agora

*** Postado originalmente no blog Galáxia de Ideias ***

Não há outra maneira de começar a expor minhas impressões acerca do terceiro livro das Sete Irmãs, senão dizendo que ele foi, de longe, o meu favorito da série até agora. Isto pode ser comprovado pelo fato de que eu realizei a leitura em uma única noite.

A personalidade constantemente fechada e reclusa de Estrela, aparente nos livros anteriores, foi algo que me fez partir para este livro coberta de expectativas. "Ela vai surpreender..." era o que eu imaginava. E surpreendeu mesmo! Sua determinação e vivacidade demonstradas ao longo da história eram características com as quais eu não contava, e que me cativaram logo no início. Sua sensibilidade, doçura e uma certa inocência tornaram-na minha irmã preferida. Senti vontade de chaqualhá-la algumas vezes, claro, devido a seu jeito cabeça dura, mas nada grave. Por outro lado, nossa segunda protagonista, Flora, não me envolveu assim tão rápido. Não que não tenha gostado dela, apenas levei um tempo maior para me conectar com sua história e a pessoa em si. Após alguns acontecimentos, porém, Flora passa a demonstrar uma força incrível que nos faz torcer e vibrar por ela a cada página. Quanto às personagens secundárias, de ambas as histórias, só tenho a dizer que foram todas extremamente bem desenvolvidas. Orlando, Mouse e Rory são os meus favoritos, aqueles por quem eu criei um imenso carinho e empatia ao longo dos capítulos. Orlando é temperamental, mas dono de um coração gigante e muito divertido. Mouse é o típico mocinho aparentemente babaca, mas que nos desperta um enorme instinto de proteção e cuidado. E Rory é encantador, não há melhor definição.

Ainda a respeito das personagens, outro ítem que considerei importante neste livro foi que, apesar de não contar a história de Ceci, ele nos aproxima mais da garota que Estrela costuma seguir. E isto, particularmente, me foi muito bem vindo, já que os livros anteriores haviam me deixado com uma impressão um tanto quanto ruim de Ceci, pensamentos de que ela era uma pessoa egoísta e tudo mais. Esta ideia, porém, modificou-se ao longo deste terceiro livro, o que me levará a ler o p´róximo, a história de Ceci, com muito mais entusiasmo.

Acho que nem preciso dizer que, assim como todos os outros livros da autora que já li, este já me ganhou só pela descrição detalhada dos lugares e situações. Era como se eu pudesse sentir o cheiro dos livros vez ou outra foleados por Estrela e Orlando, bem como o aroma do campo por onde Flora costumava perambular, ouvir os sons feitos por seus tantos bichinhos de estimação.

Considero A Irmã da Sombra um enredo comovente, escrito com sensibilidade, recheado de lealdade e muito, muito amor. Eu recomendo para qualquer um que curta romances na medida certa, histórias de amizade e de famílias que sabem como aquecer o coração de quem as acompanha.

site: http://www.galaxiadeideias.com/2018/01/resenha-irma-da-sombra-por-lucinda-riley.html

Vanessa Vieira 16/02/2018

A Irmã da Sombra - Lucinda Riley
Em A Irmã da Sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, da irlandesa Lucinda Riley - autora com mais de 8 milhões de livros vendidos -, acompanhamos a fascinante história de Estrela D'Aplièse. Ao contrário dos demais livros, a história se inicia a partir do momento em que Estrela está lidando com a dor do luto pela morte de Pa Salt, o que tornou o enredo menos repetitivo e mais emocionante. Diferente de suas irmãs, a história sobre o seu passado remete à própria Inglaterra, norteada por literatura, amor, perdão e superação.

Após a morte do pai adotivo, Estrela D'Aplièse se encontra em uma verdadeira encruzilhada. Para seguir as pistas que remontam a sua origem, ela precisa sair de sua zona de conforto e abrir mão da segurança de sua vida atual. Intrigante e bastante introspectiva, ela sempre se apoiou na sua irmã Ceci - tal como se ela fosse uma espécie de muleta -, seguindo-a para onde quer que ela fosse. Quando as duas resolvem dividir um apartamento em Londres, logo Estrela se sente desconfortável por notar que a residência não tem o mesmo contato com a natureza e a tranquilidade do lar onde ela cresceu. Insatisfeita e extremamente curiosa, ela decide se desgarrar da irmã e seguir as pistas que se referem ao seu nascimento.

Durante a sua busca, Estrela se depara com uma livraria recheada de obras raras, de propriedade de Orlando - um homem apaixonado pela literatura e dono de modos um tanto quanto metódicos. O que ela não poderia imaginar era que o bucólico recanto literário seria responsável por sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, há um século atrás, morou na pacata região de Lake District e que teve como sua fonte de inspiração a escritora de livros infantis Beatrix Porter. Cada vez mais mergulhada e inebriada com a história de Flora, Estrela vai se identificando, pouco a pouco, com a sua trajetória de vida e assim saindo da sombra de sua irmã superprotetora e encontrando o verdadeiro amor.

A Irmã da Sombra, tal como os volumes anteriores da série, sintetiza passado e presente como num passe de mágica, em uma mescla formidável de brilhantismo, beleza e esplendor. Acompanhamos a história de duas mulheres fortes e empoderadas, separadas por um século de distância, entretanto unidas pela determinação, coragem e ousadia. Narrado em primeira e terceira pessoa por Estrela, de um modo encantador e apaixonante, o livro conseguiu me cativar do início ao fim, principalmente por nos mostrar uma lagarta se despindo de seu casulo e se transformando docilmente em uma borboleta.

"O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro."

Desde os livros anteriores, é possível notar o quanto Estrela vivia à margem de Ceci, não fazendo valer a sua voz e se deixando ser facilmente persuadida pela irmã. Foi necessária a dor do luto e uma revelação instigante sobre o seu passado para que a personagem adquirisse suas cores verdadeiras e fosse atrás de seus sonhos e objetivos. Acompanhar essa transformação foi muito gratificante e mostrou toda a força e a garra da protagonista, que permaneceram por tantos anos sufocadas. A história de amor vivida por Estrela na trama foi muito bem elaborada e tal como remete aos seus antepassados, se mostrou dotada de perdão, recomeço e superação. Quando ela ingressa no seio da família Forbes-Vaughan, logo se encanta com os seus membros - especialmente pelo livreiro Orlando -, entretanto ela não consegue se afeiçoar com o primogênito Mouse e com todo o seu amargor. A transformação que ocorre entre eles é muito bonita e tem até mesmo traços "elizabetanos e darcyanos".

"Um ser humano sem amor é como uma botão de rosa sem água. Sobrevive por um tempo, mas nunca desabrocha por inteiro."

Flora foi uma personagem encantadora. Amante da natureza e de seus recantos isolados, ela sempre apreciou a solidão e sempre sonhou em viver solteira e reclusa. Entretanto, quando ela é enviada a Londres pela família para trabalhar, logo se vê em um grande dilema: dividida entre o amor por um homem, Archie e entre a lealdade e o dever para com os seus parentes. Quando menos imagina, a jovem se vê praticamente como um peão em um tabuleiro de xadrez, onde todos conhecem as regras, menos ela e passa por inúmeras provações, que a desestabilizam totalmente. Acompanhar a jornada da personagem foi muito edificante, além de ter enaltecido todos os valores e qualidades do amor verdadeiro, tais como perseverança, abnegação e fé.

Em suma, A Irmã das Sombras é um livro fascinante e se mostrou uma viagem encantadora entre o passado e o presente de várias gerações, além de ressaltar suas maiores características e crenças. Tanto Flora quanto Estrela são mulheres fortes, destemidas e apaixonadas e tornaram a história ainda mais especial e tocante. A capa do livro é belíssima e nos traz a imagem de uma moça envolta por um jardim e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2018/02/resenha-irma-da-sombra-lucinda-riley.html?m=1

maiaagnes 04/02/2018

leitura envolvente
Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.
Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.
Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.
Uma leitura excelente. Leitura envolvente e deliciosa. Essa ligação entre passado e presente que ela faz nessa série me deixa sempre curiosa e querendo saber o que acontecerá no próximo capítulo.

Lucile.Souza 19/01/2018

Estrela delicada
Um livro lindo e uma estrela delicada, não esperava menos dessa história

Ananda.anandareads 12/01/2018

Encontre sua voz!
Em a irmã da sombra, conhecemos a terceira das seis irmãs adotadas por Pa Salt, Estrela. Estrela vive a sombra da sua irmã Ceci, e é uma moça quieta, muito tímida e de poucas palavras. Quando seu pai morre repentinamente e deixa uma carta para ela e para as outras irmãs com instruções sobre onde começar a busca pela suas origens, relutantemente Estrela resolve sair da sua zona de conforto e começa a sua jornada em busca de respostas sobre o seu passado e sua família. Quando começa a trabalhar numa livraria - primeiro lugar onde as coordenadas deixadas por seu pai indicam que ela deveria ir - Estrela mergulha de cabeça na história de sua antepassada Flora MacNichol.

Flora é uma garota do campo, ela ama cuidar dos animais que resgata e da fazenda onde mora, mas vive a sombra da estonteante irmã mais nova - Aurélia. Ao contrário de Flora, Aurélia é muito bonita e está prestes a debutar na sociedade londrina em busca de um bom partido, e seu futuro possível pretendente é nada mais nada menos que Archie Vaughan, um rapaz com quem Flora não simpatiza muito desde a infância quando os dois tiveram um breve desentendimento de criança. Quando Flora e Archie se reencontram repentinamente, o sentimento dos dois logo colidem e ambos precisam fazer escolhas difíceis se quiserem ficar juntos. Uma reviravolta acontece e Flora precisa fazer uma mudança drástica contra a sua vontade.

Os capítulos se intercalam entre o passado nos mostrando Flora, e o presente com Estrela até chegar ao ponto crucial em que descobrimos quem é a família de Estrela e qual é a relação dela com Flora. A Irmã da sombra fala sobre ter voz, sobre descobrir sua própria voz, sobre como as vezes precisamos sair de nossa zona de conforto se quisermos nos encontrar. É um livro lindo, envolvente, romântico, Lucinda Riley mais uma vez acertou em cheio, estou me acostumando cada vez mais com a escrita dela e já anseio pelos próximos livros.

Como na resenha anterior queria ressaltar que é importante ler os dois primeiros livros para entender esse daqui, gostei de como as coisas foram se desenvolvendo e estava muito curiosa a respeito de Estrela, ela é uma garota forte, gentil, determinada. Gostei dos personagens que a rodearam nesse livro, principalmente o Rory, e também gostei de como o relacionamento sufocante de Estrela e Ceci deu uma mudada drástica. Enfim, super recomendo essa série, mais uma vez estou fascinada com essa autora e já quero o próximo livro!

Larissa 03/09/2017

A Irmã da Sombra
Lucinda Riley surpreende neste livro novamente. Apesar de alguns desfechos serem totalmente previsíveis, a autora consegue surpreender com maestria. Havia ganhados os 3 livros, e digo que talvez eu mesma não os tivesse comprado. Porém, estes foram capazes de me encantar ainda mais do que alguns que eu mesma escolhi. Ou seja, quero dizer que vale cada centavo investido nesta série. E aguardo ansiosa o lançamento do quarto livro, A Irmã da Pérola

Denise Barbosa 24/06/2017

Maravilhoso!
Mais uma vez Lucinda Riley me deixou encantada. O terceiro livro da série As Sete Irmãs é cativante.
Sheron.Fernandes 22/07/2017minha estante
Oi... Tenho apenas o 3, preciso ler todos em sequência?

Denise Barbosa 24/07/2017minha estante
Acho que não. No terceiro livro ela apenas menciona algumas coisas passadas, mas nada que comprometa o entendimento da história.

Sheron.Fernandes 25/07/2017minha estante
Aí obrigada... Vou voltar a ler então ?

ViagensdePapel 21/06/2017

Quem gosta do gênero romance, não pode deixar de ler a autora Lucinda Riley. Ela tem o dom de construir histórias maravilhosas, misturando presente e passado e entrelaçando caminhos. Seus livros geralmente possuem bastante páginas, mas a leitura flui tão bem que em poucos dias você termina e ainda fica pedindo por mais, de tanto que os personagens cativam e a história é envolvente. Ainda não li tantas de suas obras, mas sou completamente apaixonada pela série As sete irmãs. Em cada livro, a autora conta a história de uma das irmãs, que foram adotadas por Pa Salt e cada uma recebeu o nome de uma plêiade.

Logo no início de cada livro, a autora mostra como cada uma recebe a notícia da morte do pai. Como uma despedida, ele deixa uma carta para cada filha dando pistas de suas origens e as coordenadas de onde foram adotadas. No primeiro livro, conhecemos a história de Maia, que foi até o Rio de Janeiro em busca de seus antepassados. No segundo, somos apresentados a Ally, que foi levada até a Noruega. Agora, em A irmã da sombra, acompanhamos a incrível jornada de Astérope D’Aplièse, apelidada de Estrela.

Estrela sempre foi muito grudada à sua irmã Ceci. Juntas, elas seguiam todos os passos e não se separavam. Enquanto Ceci é bastante evasiva e falante, Estrela é enigmática e introspectiva, sempre ficando à sombra da irmã. Essa forte ligação preocupava os familiares, que achavam que Estrela devia seguir seu próprio caminho. Agora, as duas estão em Londres, mas Estrela não se sente confortável na casa que a irmã comprou e acha que precisa trilhar uma nova jornada. Assim, decide ir em busca de suas origens.

A pista que Pa Salt deixa para ela não a leva muito longe. O primeiro lugar que ela deve procurar é uma pequena livraria em Londres. Lá, ela conhece um pouco da história de Flora MacNichol, que viveu há mais de cem anos, e descobre que sua história pode estar ligada a essa família. Flora morou na bucólica região de Lake District e tinha uma grande paixão por animais e pelos jardins da propriedade de sua família. Deixada sempre de lado em detrimento da irmã, ela vive uma grande paixão mas coloca sua felicidade de lado para fazer o que considera ser o certo. Suas escolhas fazem com que ela trilhe um caminho completamente diferente do que imaginava, cercado de escândalos e o glamour da sociedade londrina da época.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/16/resenha-a-irma-da-sombra-a-historia-de-estrela-as-sete-irmas-3-de-lucinda-riley/

Eliane Maria 28/03/2017

O que eu achei do romance.
Nesse terceiro livro da série das Sete Irmãs, eu me senti um pouco frustrada, pois não revelou o envolvimento de Pa com o passado de Estrela.
Como que Pa conseguiu a estatueta do gato de Flora?
Que ligação ele tinha com a família da escritora, mãe de Estrela?
Enfim, ficaram muitas perguntas no ar. Que talvez Lucinda responda no próximo romance que vai contar a vida de Ceci.
Mas por hora Pa só deu pistas que as levaram até a livraria, e na mesma, ela conseguiu os diários de Flora, que se transformaram nesse lindo romance que foi a vida dos antepassados de Estrela, permeado de muitos segredos, aventuras, traições, paixões etc
E também no momento presente o desabrochar de uma linda mulher, que sempre viveu sobre a sombra de sua irmã, mas que consegue criar vida própria e se libertar de um sentimento opressivo, mesmo sendo de amor fraternal.
Enfim, ela consegue respirar com o seu próprio nariz.