A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

Maria6043 14/12/2023

Brilho interior ?
Vamos lá, Lucinda Riley para mim é uma inspiração, a forma como ela mistura fatos históricos reais com suas ideias criativas sempre me surpreende, ela é capaz de criar personagens que nos encantam e nos faz pensar se realmente existem. A jornada com a Flora e a Estrela me tocou a alma porque me vi muito nas duas e me encantei com seus pensamentos e suas escolhas, que nem sempre eram certas mas eram de boas intenções. Não é meu livro favorito, o segundo da saga ainda tem meu coração, mas esse tem meu carinho especial! Me encantei com os irmãos e com o pequeno Rory, todos os detalhes e ambientes me levaram a viajar, e é isso que a literatura faz! Indico a saga das Sete irmãs para quem, assim como eu, gosta de história com pitadas de mitologia e romance. Essa é a terceira irmã, em breve vejo você Ceci, e quero entender seu lado.
Até mais.????

Kauane Parra 04/12/2023

Mais uma história envolvente, não foi a minha preferida, mas é interessante. Gosto de livros, filmes e séries que nos transportam para momentos tão diferentes de nossa realidade atual

fernandaugusta 02/12/2023

A Irmã da Sombra - @sabe.aquele.livro
Terceiro livro da série "As Sete Irmãs", conta a história de Astérope, conhecida como Estrela.

Estrela tem uma personalidade muito discreta e gentil, e sua dificuldade em expressar o que sente em palavras desde criança a fez desenvolver uma parceria com sua quarta irmã, Ceci, que sempre foi falante e extrovertida. As duas cresceram como gêmeas, inseparáveis. Viajaram o mundo juntas e agora Ceci decidiu se estabelecer em Londres para estudar Artes. E Estrela, como sempre foi junto. Mas Estrela está inquieta, sentindo-se presa junto a Ceci.

Com a morte de Pa Salt, Estrela também recebeu sua carta e as coordenadas em direção a seu passado. Sua busca começa em uma livraria de Londres, onde livros antigos e um livreiro excêntrico podem ter as informações sobre a misteriosa Flora MacNichol. A amizade instantânea de Estrela com Orlando, o livreiro, a faz ganhar um emprego na livraria. Suas pesquisas sobre Flora e do objeto deixado por Pa Salt envolvem Estrela com a família de Orlando, em especial o rabugento irmão dele, Mouse, seu sobrinho Rory e a casa de High Weald, que exerce um estranho fascínio em Estrela.

Flora foi uma mulher intrigante, que teve vínculos com a realeza. Mas o que ela representa para Estrela:

Este livro até agora foi o que mais gostei, o que a história mais me prendeu e o que mais me emocionou. A luta de Estrela para se fazer independente de Ceci, suas vulnerabilidades e sua gentileza a fazem uma personagem muito cativante. E este é outro ponto forte deste livro, os personagens. Orlando é ótimo, sua excentricidade e seu amor pelos livros conquistam na hora. Rory, o sobrinho surdo de Orlando, é uma criança sensível e talentosa, apaixonante. E o gelado Mouse, que aos poucos se deixa derreter pela generosidade de Estrela, e passa a ser seu principal aliado na descoberta de suas origens.

A melhor personagem do passado está aqui também: Flora. A história de Flora é a de uma mulher forte, que fez o melhor que tinha com as circunstâncias que enfrentava. Aqui também temos o mistério das origens da própria Flora, de seu amor desventurado pelo mesmo homem que casou com sua irmã e sua amizade com a escritora Beatrix Potter, em um enredo em que Lucinda entremeia até o rei Bertie, de maneira impossível de largar o livro. Inegável o talento e o estudo da autora para a ficção histórica, quase impossível distinguir quem existiu de verdade de suas criações., as histórias casam com perfeição em todos os livros.

Estrela sai das sombras, vemos uma nova livraria nascer, e muitos segredos vem à tona. Ceci é quem sofre mais com isso, e inclusive peguei um ranço dela que estou apreensiva se o próximo livro vai conseguir tirar. Mas Lucinda sempre me surpreende, e esta série é digna de todas as recomendações.

P.S.: Eu acho que Pa Salt não morreu, mas ainda faltam 4 livros para descobrir, socorro!

Katia Góes 21/11/2023

Será mesmo que ela vive na sombra?!
Que Lucinda Riley tem o dom da palavra ninguém dúvida! A Irmã da Sombra é o terceiro volume de sua obra prima, As Sete Irmãs. Uma publicação da Editora Arqueiro, aqui no Brasil. Baseada na mitologia das Plêiades, a saga consegue unir os contos mitológicos com nossa realidade atual, de um jeito sublime e credível. Cada Irmã parece absolver bem a personalidade da estrela que lhe dá o nome, e não seria diferente com Asterope.

A narrativa, é intercalada com a vida da protagonista Estrela, em Londres, dos tempos atuais, e com a de Flora, sua ?antepassada?, que viveu em Esthwaite Hall, Cúmbria, em torno de 1909. E aí, acompanhamos as duas tramas, em épocas distintas, como se fossem dois livros dentro de um.

Conhecer a história de Estrela e sua jornada de autoconhecimento é uma experiência maravilhosa, sem falar no contexto histórico cheio de referências, um enredo rico e detalhado, que nos transporta para o início do século XX e todo o requinte e sedução da sociedade eduardiana. Embora as protagonistas tenham seus envolvimentos amorosos, temos uma história sobre família e a busca de autoconhecimento, ?o seu lugar no mundo?.

A mensagem que absorvi deste livro é de que, de nada adianta tomar uma decisão errada por causa do sentimento de culpa. Devemos assumir nossos erros com a mesma coragem que temos para cometê-los. Que nada dura para sempre, embora os humanos esperem que sim. Tudo o que podemos fazer é aproveitar as situações enquanto possível. Que não devemos perder as pequenas alegrias, aguardando a grande felicidade. Um ser humano sem amor é como um botão de rosa sem água: sobrevive por um tempo, mas nunca desabrocha por inteiro. E, que é normal, em alguns momentos, nos sentirmos como uma folha sendo soprada pelo vento, totalmente impotente para controlar o próprio destino.

Enfim, os leitores que buscam histórias bem construídas, com tramas interligadas, momentos de passado e presente juntos, personagens maravilhosos, muitas reviravoltas e um enredo de tirar o fôlego, não pode deixar de embarcar nesta grande viagem que é esta série: ?As Sete Irmãs?.

Espero que tenha curtido e, até a próxima! ?

Maitê 18/11/2023

Fraco
Achei bem fraco esse livro. A parte do passado deixa interessante.. mas os descendentes só vão piorando um pior que o outro. Achei bem cafona

Adriana261 16/11/2023

Acho que adquiri um vicio
Terceiro livro da série em sequencia. No início tinha achado a personagem meio fraca, mas a história do passado me pegou, daí depois a história do presente ficou mais interessante que a do passado. Enfim, não sei se é pq estou numa entre-safra de seriados, mas não consegui parar de ler. Vamos a quarta irmã agora

Ranking Serie 7 Irmãs (até agora)
Livro 2
Livro 3
Livro 1

Bruna 18/10/2023

O negócio é o seguinte?você procura um ótimo livro com uma escrita primorosa, que vai a fundo na identidade de cada personagem e te faz aprender além da história? Lucinda Riley não é esse livro. Procure Tolstoi, Dostoievski, Gabo?mas não Lucinda Riley. Agora se você procura um livro de 500 páginas que vai ler em 1 semana como se tivesse 50 páginas e parar tudo que estiver fazendo só para ler mais um capítulo, ESSE É SEU LIVRO!!! Esse é o terceiro da saga das 7 irmãs e até agora o mais fraco na minha opinião, mas de qualquer forma, um verdadeiro chiclete nas mãos, onde simplesmente não conseguimos largar.

Jussara Marcossi 18/10/2023

Eu simplesmente odiei Estrela!
Que mulher fraca, submissa, dependente! Detestei a história da Estrela e da Flora. Só Rory é minimamente cativante na história toda. Perdi a vontade de ler os outros livros da série. Paciência pra esquecer essa molenga e seguir até descobrir o mistério de Pa Salt.

Bellac2 16/10/2023

O que começou maçante, terminou de forma incrível e ...
Merecia muito mais da relação dela com ...(ai, não posso dar spoiler). Mas enfim, a história me encantou devido ao universo literário envolvido em toda a narrativa, como a formação de Estrela em literarura, seu trabalho em uma livraria/biblioteca histórica, o passado de seus descendentes e os excêntricos parentes descobertos e como ela de forma singular, ajudou a todos a resolverem seus conflitos e não só isso embarcou em uma alto descoberta, saindo da sombra de sua irmã. Agora estou em dúvida qual é meu livro favorito até o momento da série, se esse ou o primeiro! Mas sigamos...

Lika.Tanaka 15/10/2023

Estrela D'Aplièse  está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.

Samyra16 13/10/2023

Só posso dizer leiam, vale muito a pena!!!
Estou amando essa série!
A cada livro uma descoberta, fico imaginando como deve ser vc ter mais cinco irmãs mas todas vcs serem adotadas, e agora cada uma delas está descobrindo o que está se passando como foi seu passado e talvez quem sabe conhecer sua família biológica!!!

Angela.Aline 04/10/2023

Um livro bom, a melhor parte são os diários de Flora, cheio de surpresas, Rei, filha perdida, e muitas coisas que deixam a história incrível, a ligação com o Archer é toda a vida dela, de Beatrix e da família. Star é meio quieta e a história dela não nos trás coisas tão geniosas assim, mas por ter muito do diário de Flora a história flui muito bem....

Wilza.Mary 18/09/2023

Amei
Gostei demais dessa história. A cada livro lido uma história é apresentada e juntamente uma outra também.