A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

Adriana1161 01/05/2023

Cada irmã, um lugar diferente
Terceiro livro da série As sete irmãs.
Série super gostosa de ler!
Cada livro nos leva para um lugar diferente, em um contexto histórico diverso.
Este conta a história de Estrela, a terceira irmã.
Muitos segredos e reviravoltas, volta para a Inglaterra do começo do século XX, e envolve até a realeza!
Um dos cenários é uma livraria, então menciona vários livros e autores, Crônicas de Nárnia, Orlando, Anna Karienina, Guerra e Paz, Beatrix Potter... Orlando, o dono da livraria, tem uma certa fixação por literatura russa!
Animada para ler o próximo!
Personagens: Estrela, Flora, Orlando, Mouse, Marguerite, Rory, Archie, Aurelia, Alice Keppel, Vita, Violet, Sonia, Louise, Tessie, Teddy, "Bertie"
Local: Inglaterra - início do século XX, até 2007
@driperini

LS0 28/04/2023

Muito bom! Maravilhoso!
Terminei o segundo livro e tive que pegar esse logo em seguida para poder conhecer a história da Estrela. Essa saga está sendo maravilhosa, Lucinda Riley tem um talento incrível para escrever.

O desenrolar do livro é ótimo, não achei parado e tudo se encaixa conforme a leitura vai fluindo. Me irritei com a Estrela no início, mas logo ela ganhou meu afeto. Ela é super gentil e bondosa, eu amei o desenvolvimento dela durante a história.

Mouse foi uma surpresa, gostei dele de cara e já shippei horrores ele e a Estrela. Orlando, irmão de Mouse, ele é uma figura e a amizade dele com a Estrela é muito fofa.

Quando comecei a ler a história de Flora, eu já sabia que iria gostar. Me identifiquei com ela e posso dizer que Flora assim como a Estrela, é uma pessoa gentil e bondosa e ainda ama os animais. Então não tinha como não gostar dela.

Mas a família dela, que família chatinha... Eu já queria ver a Flora se vingando de todo mundo. Nossa, ninguém contava nada pra ela, como se ela não tivesse o direito de saber das coisas. A mãe dela é a pior, a Flora passou a vida toda em segundo lugar e nem vergonha na cara teve de fazer aquilo com a menina.

Archie... Olha só ele tinha até um certo potencial para ganhar meu afeto, mas não conseguiu em nenhum momento.

O modo como a autora constrói e liga os pontos do passado e presente é incrível, eu amei. O final foi perfeito, amei cada detalhe.

Kellynha 28/04/2023

Amei reler a irmã da Sombra
Super recomendo a leitura, que livro cativante e que história emocionante, sobre achar a própria identidade, de poder ser quem se é, deixando o medo e a insegurança para trás e sendo livre para viver a vida da melhor maneira possível. Realmente valeu a pena a releitura, sensação de coração quentinho.

SueSouza 23/04/2023

Aprendizado

“Sinto que devo dizer: às vezes na vida é preciso tomar decisões difíceis e frequentemente dolorosas que, na época, você pode achar que magoarão entes queridos. E pode ser que magoem mesmo, pelo menos por um tempo. Muitas vezes, porém, as mudanças provocadas acabarão sendo a melhor coisa para as outras pessoas também”

Oii Pockets!
Continuando a série as “Sete irmãs” de Lucinda Riley, temos a “irmã da sombra” onde iremos conhecer a história de Estrela, a irmã que quase não fala e parece viver à sombra de Ceci. Confesso que demorei a conectar-me com Estrela, penso que o fato de eu ser mais agitada, ficava esperando ela tomar as decisões mais rápido, mas entendi que tudo tem o seu tempo.
“Só não esqueça uma coisa : a única responsável pelo seu destino é você. Mas é preciso ajudá-lo a acontecer.”
Estrela é calma, doce e guarda o que pensa para si, mas observa tudo e conhece bem as irmãs. Assim como todas as irmãs, ela também sofreu a perda de Pa Salt, principalmente por pensa que o decepcionou por não ir para faculdade que era seu sonho, mas seguiu Ceci. Estrela não pretende descobrir as suas origens, mas ao se mudarem para Londres ela fica cada vez mais inquieta e irritada, até mesmo com Ceci. Ela passa muito tempo sozinha no apartamento cuidando das suas plantas e fazendo comida. Está finalizando seu curso de culinária, mesmo assim não tem grandes expectativas. Em certo dia por acaso ela acaba ficando de frente com uma livraria, e para a sua surpresa é onde inicia a sua pista que Pa Salt deixou para ela encontrar as suas origens.
“A música é o amor à procura de uma voz”– falei entre os dentes, citando Tolstói. Agora precisava encontrar a minha voz. E também a coragem para usá-la.”
Estrela vai embarcar nessa jornada das suas origens através do diário de Flora MacNichol, e a partir dele vai criar uma amizade e laço inesperado pelos Vaughan, Orlando, Mouse, Marghetite e Rory. Estrela trabalha na livraria com Orlando, mas ela encanta-se por Rory e pela casa deles, ela sente uma alegria e amor pelo ambiente como se fosse o que estava procurando. Embora Estrela tenha uns desentendimentos com Mouse, é por causa dele que ela vai conhecer mais sobre Flora e tudo que aconteceu na sua vida e como ela pode estar ligada a Flora e essa família que a conquistou desde o início.
“As mudanças vêm, quer nós as desejemos ou não, e de inúmeras formas diferentes. Aceitar isso é fundamental para alcançar a alegria de viver neste magnífico planeta”
Eu gosto como a Lucinda apresenta a história das personagens, a intercalação de presente e passado nos faz viajar e vivência a época, a cultura e principalmente os destinos mágicos que os personagens conhecem. Além disso, temos mulheres fortes, que amam, mas que lutam e mostram que podem cuidar de si mesmas.
“Um cômodo sem livros é como um corpo sem alma”

Essa história foi um pouco mais lenta que as outras, mas ao final fiquei com o coração aquecido por Estrela ter se encontrado e mostrar que embora nós mulheres tenhamos conquistado muitas coisas, algumas querem apenas a simplicidade de cuidar da casa, fazer comida e deixar as pessoas que amam felizes, e isso, não diminui a mulher. Um livro sobre autoconhecimento, descobertas, família, amizade, esperanças e principalmente de empoderamento feminino. Lucinda tem me encantado com a história das irmãs e, ao mesmo tempo, me deixando ansiosa para saber mais. Indico essa série de olhos fechados.

Mimila 09/04/2023

Gostei da personagem Estrela, seu jeito introspectivo e sua forma de lidar com o mundo. Igualmente interessante a história dos antepassados. Achei um livro mais cativante que seu antecessor, apesar de a história não ter muitas reviravoltas e ser um pouco previsível.

Ana 06/04/2023

Fazendo releitura desse livro maravilhoso, que fala sobre a terceira irmã, a silenciosa Estrela e as mudanças que vão operando nela aos poucos e fazendo ela se libertar um pouco da sombra da irmã.

Vanessa647 03/04/2023

Preciso falar que é meu preferido até agora?
Estrela é a irmã mais tímida. Suas irmãs se preocupam muito com ela por parecer sempre estar às sombras de Ceci, a irmã que tem a mesma idade.
Ceci sempre foi a voz de Estrela, sempre tomou a frente em tudo. Quando Pa Salt morre, a carta para Estrela continha a indicação de uma livraria e uma pequena estatueta representando um gato preto, junto com a indicação que procurasse saber de uma mulher chamada Flora.
Estrela tem uma "voz" interessante de se acompanhar. Suas respostas, na maioria das vezes, são curtas, não gosta muito de falar, mas se comunica maravilhosamente bem com Rory, um menininho surdo, por meio de sinais (cujo fundamento conheceu quando criança, mas se desenvolve muito bem com a ajuda do garotinho e de seus tios), e por meio da comida, que encanta e conquista.
A viagem ao passado é feita por meio dos diários de Flora, e eles são emocionantes. Amei a presença de figuras históricas como Bertie, o reizinho, Alice Keppel e suas filhas, Violet (a escritora) e Sonia (avó de Camila, rainha da Inglaterra), Vita Sackville-West e por último, e de forma alguma menos importante, Beatrix Potter. O romance permeia um período da literatura inglesa delicioso com referência ótimas.
A história de Estrela a coloca em um ponto de decisão em sua vida: tomá-la em suas mãos ou continuar a deixar que sua irmã, muito amada, resolva tudo por ela? O que a pesquisa sobre seu passado trará?
Preciso falar que amei? Acho que não, né? Esse, até agora, é o meu favorito da série. Muito amor pela Estrela e seus novos amigos.

site: https://www.instagram.com/p/Cqi496QAXfK/

Gabriela.Rivalta 20/03/2023

Esse é o terceiro livro da coleção, e apesar de seguir o mesmo ?molde? dos outros, conseguiu ser interessante em sua própria forma. Recomendo a leitura, q apesar de grande, passou bem depressa.

Sofi 28/02/2023

Astérope
Gostei muito, mais do que o segundo!! A ambientação em uma livraria foi tudo pra mim, me cativou muito. Sigo ainda intrigada com a personagem da Estrela, sabendo que ela é literalmente a sombra da irmã e que talvez teria muitos traços de personalidade que não são revelados ou desenvolvidos. Também senti que alguns personagens, como Shanti, poderiam ter mais presença ou relevância... Parecem soltos no livro. Já a personalidade da família Forbes é extremamente complexa, e ainda fico me questionando o que levou eles a serem assim...
Alguns pontos sem nó, mas a história é realmente muito boa, e a parte história envolvendo a família real é chocante.

Brunaavargas 23/02/2023

Eu tenho a impressão que a cada livro que leio das 7 irmãs penso: não, esse é o meu preferido. Eu estava muito curiosa e intrigada pra conhecer a história da Estrela e entendera sua personalidade e, me surpreendi muito positivamente. Lucinda é capaz de nos prender no livro de um jeito?

Patricia.Rosa 17/02/2023

Nesse terceiro livro da série As sete irmãs, temos a encantadora história de Estrela.
Com seu jeito introspectivo, pouco manifestava seus desejos e falava o mínimo possível, passou a infância e parte da vida adulta vivendo como se fosse uma sombra de sua irmã Ceci.
Aos 27 anos, após a morte de Pa Salt sentiu a necessidade de se encontrar e para isso mesmo sem ter muita certeza de que esse realmente seria o caminho, abriu a carta deixada por seu pai adotivo e começou a sua jornada em busca de sua origem.
A partir daí ela vive momentos de conflito entre continuar sua busca e aceitar que estava encontrando a liberdade para ser quem era e a tristeza de ir se separando de Ceci.
Como nos demais livros ao buscar sua origem, cada irmã se depara com a história de seus antepassados o que torna a série mais fantástica ainda...
Estou apaixonada por esses livros !!

Bruna.Ciesielski 26/01/2023

Estrela
Assim como todos os livros, sem palavras para exaltar o magnífico trabalho de Lucinda Riley. Mas voltando a Estrela, muito me identifiquei com sua personalidade, com seu cuidado para com o próximo, muitas vezes fazendo mais pelos outros do que por ela mesma. Mas ao decorrer da trama, ela consegue sair da concha e dar voz aos seus sentimentos.

Até o momento, Estrela é minha irmã favorita!! ?

"A coragem silenciosa, a gentileza e a força interior passam despercebidas. Ela não transfornou o mundo, mas tocou as vidas de quem estava à sua volta e as mudou pra melhor". Lucida Riley

Diocely 26/01/2023

"O cipreste não cresce a sombra do carvalho"
Estrela precisa encontrar sua própria voz, depois da morte de Pa Salt ela, cansada da vida em meio aos edifícios de Londres começa sua busca por suas origens o que a leva a Kent e a uma casa com muita poeira embaixo do tapete.

Pati Rocha 20/01/2023

"O carvalho e o cipreste não crescem a sombra um do outro."
Uma história sobre se encontrar, sobre saber seu caminho. Não é o mais emocionante da série que li até hoje, mas muito bom.

Lara.Basoni 19/12/2022

Esse foi meu livro favorito da série até agora! A escrita e a trama criada pela a autora nos faz praticamente devorar o livro para descobrir logo a origem da personagem. Tanto a história de Flora quanto de Estrela me encantou e gostei muito do romance, acho que o melhor até agora. Uma história emocionante e cativante.
_San_ 30/01/2023minha estante
Eu me encantei mais com a história da Flora do que com a da Estrela ?????