O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

Belle 17/10/2020

como sempre, o incrível Sherlock Holmes. Só fiquei triste porque ele tem que tomar doses de cocaína para se manter ativo enquanto não está resolvendo casos complicados (o que pode fazer mal à saúde dele) e porque ele disse que nunca vai poder se casar, porque o amor é o completo oposto da frieza com que ele tem que lidar com os casos (#coraçãopartido?) .
Mas ai eu lembro que ele é só um personagem que nunca existiu e ai eu me acalmo (ou será que não?)...
Lohan 17/10/2020minha estante
O Holmes tem uns hábitos bem autodestrutivos, mas a loucura dele é tão contagiante.

Belle 17/10/2020minha estante
verdade! por isso eu amo ele!

Beatriz 29/10/2020minha estante
Hahaahha bem isso! Assiste a série Sherlock, é muito boa e mostra essa personalidade louca dele

Belle 31/10/2020minha estante
Será que eu iria gostar?

Beatriz 03/11/2020minha estante
Creio que sim! A série é muito boa! Tem na netflix

MellNavarro 01/10/2021

Sinceramente, não me prendeu...
A história é o clássico policial com um mistério que parece impossível e apenas a mente brilhante de sherlock holmes consegue desvendar!
Não é ruim, mas também não é nada demais

Beto | @beto_anderson 19/06/2020

Faltou um grande mistério
Apesar de ser uma boa história e a gente conhecer um pouco mais da personalidade de Holmes e Watson, faltou um grande mistério, um grande suspense que prendesse a gente.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Michele Soares 01/01/2021

Mais um episódio de Sherlock e Watson
Em dado momento dessa história, quando se depara com uma pista interessante, Sherlock comenta como ela "impediu que o caso fosse o belo problema intelectual que prometia ser". É óbvio que quando ele diz é pra se exibir, claro. A essa altura do campeonato, quem já leu alguma outra coisa do Conan Doyle captou algo do comportamento do personagem e como ele trata qualquer mistério, qualquer pista hermética, qualquer decisão estranha como se fosse uma coisa óbvia, como se rindo de uma piada interna que ninguém mais entende. Porém, no caso dessa história, eu realmente tive a impressão de que ela é menos instigadora que o romance anterior de Doyle, "Um Estudo em Vermelho". Na verdade, após a leitura d'Um Estudo, acredito que o leitor vá pescando alguns padrões entre os dois romances e acho que foi isso que matou um pouco da carga misteriosa e dramática ? tive essa primeira impressão de estar lendo algo que já vi antes e num intervalo bem curto de tempo já que li praticamente devorei os dois romances em sequência. Tenho algumas hipóteses sobre esses paralelos, mas, em geral, ficou também pra mim essa sensação de coisa frustrada. Outras coisas me incomodaram e para isso vale lembrar que essa é uma história escrita no século XIX.

Numa outra resenha para "Um estudo em vermelho" eu cheguei a mencionar a presença de uma ode ao racionalismo perpassando a narrativa, sobretudo, a figura de Sherlock, que é seu emblema máximo. Bom, o que na outra história é característica de um personagem específico, aqui assume um papel bem decisivo no enredo, profundamente marcado pelo pensamento positivista do séc. XIX e que vem acompanhado de um discurso com altas doses de racismo. Como uma mulher negra, lendo isso em pleno século XXI, é claro que me causou incômodo e acredito que contribuiu para que eu gostasse ainda menos da trama. Entretanto, também vou assinalar que a leitura de Sherlock vale a pena e apesar de não ter me cativado como narrativa, sempre me cativam os personagens principais, os conhecidos ? Sherlock, Watson ? e também alguns novos.

Ah, um adendo: Pra quem assistiu a série "Sherlock" (BBC/Netflix), essa narrativa traz um título semelhante ao de um episódio da série "O sinal dos três", mas não se engane, de forma alguma, ao imaginar que o livro guarda maiores semelhanças com o episódio. Certamente, a série recuperou alguns elementos do livro, mas o enredo é muito diferente, é claro. Há quem tire algum prazer de ambos, mas deixo isso e mais detalhes para o julgamento de cada um.

Camijuv 24/01/2021

Está segunda grande aventura de Sherlock Holmes. Cheio de suspense revira-volta.
Recomendo fortemente pegar esse livro em áudio book.
A experiência vai ser incrível.

Bebela 19/08/2022

Amei. Maravilhoso, a história é ótima, amei com todas as minhas forças! ??????????????????

melina30 03/09/2022

signo dos quatros
tenho que admitir que eu pensava que ia ser pior. o livro é rápido de se ler, tem uma história legal e um protagonista (sherlock) muito sábio, porém eu li o livro só por conta da escola, então foi uma leitura forçada.

Carol 22/04/2021

Diversão Pura
Mais um livro de Sir Arthur Conan Doyle. Mais um romance de nosso queridíssimo Sherlock Holmes. E mais uma narrativa do nosso amado Dr. Watson.

Nesse livro encontramos um Sherlock completamente entediado. Sem absolutamente nenhum estímulo à sua mente brilhante.

Mas... Logo uma charmosa senhorita Mary Morstan vai em busca de nossa dupla favorita na Baker Street.

E ela não apenas está em busca de ajuda. Mas traz consigo um pequeno mistério um tanto peculiar. Ou será que não será tão pequeno assim?

Bom, elementar, meu caro. A única coisa que podemos ter plena certeza é de que teremos uma aventura e tanto!

Studies.livros 19/01/2022

Não espera isso
Um grande detetive, incrível. Investiga, deduz e acerta. Como gente?? Me expliquem?

Ele acaba depressivo e injetando coisas no braço. Por que?????????????????

Cassio 28/02/2022

Sherlock novamente
Um bom livro,melhor que o primeiro,uma leitura até que bem fluida,tem seu pontos demoradinhos mais tem partes super bouas de ler,um bom clássico de misterio

Leah 29/10/2020

Elementar, porém nem tanto.
Um dos grandes pecados das obras de Arthur Doyle com Sherlock Holmes, é a falta da abertura para a interação do leitor com os casos. As pistas são frias para nós que não temos muitas informações, e no fim, nos tornando submissos as deduções surpreendentes e jogadas de Holmes, e a uma explicação maçante dos fatos que só vem ao final da obra.

Pedro 16/01/2021

"Para mim fica a garrafa de cocaína que está ali"
Não gostei da história, não me prendeu a atenção nem o interesse. Achei a construção do mistério e o desenrolar da trama pouco atrativos, principalmente comparados ao romance anterior. Mas vale a leitura para acompanhar uma Londres Vitoriana e os célebres personagens.

Noanony 18/06/2021

Resenha
Intrigante, achei que este livro foi mais ?direto? no caso do que o primeiro, mas manteve o mesmo nível. Gostei.

Mel 07/01/2022

Sherlockquinho
Novamente sherlock e seu amigo Watson vão desvendar misterios, mas agora vamos descobrir que o sherloquinho faz uso de drogas e o doutor Watson não aprova nada isso.
Miss Mary Morstan tem um caso misterioso para Sherlock sobre o pai dela, mas talvez isso acabe em um romance entre ela e o Watson, que são muito fofos juntos. Contudo nada vai ser tão fácil 1° que o caso é mais difícil do que parece e segundo que Mary é uma empregada que agora pode se tornar milionária e óbvio que o doutor Watson não quer parecer um aproveitador.
Ass.: Mel Carvalho