A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Lucas Ferreira 11/08/2023

Bacana, mas nonsense
É um conjunto de poemas muito bem elaborados.

Dante teve muito cuidado em manter a métrica, rimas e tudo que há de bom na poesia, mas cara, ficou extremamente extenso, muito, muito mesmo.
Fica de certa forma entediante e as referências por ser um livro datado, são de dificílima compreensão, mas cara, sinceramente, vale muito a pena a leitura, você consegue sentir o peso que o escritor quis passar seja no inferno, seja no paraíso e entre os dois um purgatório hahahah

Adelson 10/08/2023

Difícil, mas não impossível.
Com uma tradução fácil de ler, porém mesmo assim desafiante A Divina comédia mostra que é uma epopéia gigantes.
Mas! Deve levar em consideração que as vezes o nosso poeta entra em contradição, principalmente no Paraíso.
Alguns fatos históricos e até mesmo "caneladas" do autor são colocadas em excelentes notas de rodapé.
Para aqueles que tem coragem: Meus mais sinceros Boa sorte e boa viagem.

Iago 28/07/2023

Dantesco.
Inferno, Purgatório e Paraíso. O melhor é o Inferno. Esse é mais um livro que carece de releitura. Sinto que não sei o suficiente e não conheço o suficiente de história, religião, filosofia, mitologia, Bíblia e política (muitas coisas) para compreender a Divina Comédia, talvez jamais consiga todo o conhecimento para compreendê-la em sua totalidade. Talvez arrisque essa releitura em italiano, quando aprender italiano. Karnal disse que a Divina Comédia é um desafio para os italianos tanto quanto os Lusíadas e para os falantes de língua portuguesa, então vamos ver se precisarei de uma terceira leitura. Apesar de tudo, reconheço sua grandeza e importância, e vi muitas fontes nesse livro de onde outros autores beberam, bem como a nossa própria cultura para criar a visão de como seremos punidos, purificados e elevados quando esta experiência física terminar. Espero que tenha algo depois daqui.

mariia 25/07/2023

Um verdadeiro tour pelo inferno na visão de Dante, cada um dos novo círculos são muito bem descritos, além de trazer reflexões da busca pela salvação e os pecados. Escrita poética e marcante, esse cara é foda

iammoremylrds 20/07/2023

Uma obra fantástica em tantos níveis, recheada de simbolismos, abordando temas como a busca pela salvação, a própria justiça além de trazer reflexões sobre o pecado, com uma escrita bem marcante e uma poesia muito boa e magnífica

Felipe 18/07/2023

Grande obra
Bastante difícil entendimento, para aqueles que não tem prática de leitura ou um vocabulário extenso, recomendo ler estudando , com pausas e resumos.

Julianne.Santiago 12/07/2023

Inferno Fascinante
Leitura difícil. Importante ter um dicionário à disposição, mas vale a pena.
O detalhe com que inferno, purgatório e paraíso são descritos são de uma inteligência inimaginável.
E o inferno, com certeza é o que mais atrai o leitor.
Dante usou toda sua imaginação e criatividade nessa obra.

mille_milley 12/07/2023

Procurando a comédia
Como já dizia um sábio "A ironia do destino é realmente uma Divina Comédia."
Achei o livro simplesmente magnífico, o jeito que o Dante descreve os lugares e o jeito que ele faz críticas sociais e políticas é maravilhoso.

DouglasPires 09/07/2023

Se já leu a bíblia a leitura será mais fácil.
Dividida em três partes principais: Inferno, Purgatório e Paraíso, cada parte apresenta uma jornada de Dante por diferentes reinos espirituais, retratando as punições e recompensas para as almas de acordo com suas ações em vida.

Uma obra complexa e rica em simbolismo, abordando temas como a busca pela salvação, a justiça divina, a redenção e a natureza do pecado.

laila99 08/07/2023

Intrigante e apaixonante. De início, achei que seria um desafio (e dos grandes) ler o livro todo sem abrir mão no meio do caminho. Porém, a poesia é tão avalassaladora e magnífica, que o número de páginas se tornou um detalhe e o universo de Dante se tornou parte de mim.

Rodrigo509 26/06/2023

O livro A Divina Comédia, do poeta renascentista Dante Alighieri (1265-1321), ganha uma edição brasileira e traduzida, em prosa, sob a tutela do escritor Eugênio Vinci de Moraes, e lançado pela editora LP&M Pocket.

No livro, Dante é um viajante peregrino, exilado de sua cidade Natal, Florença, e se depara com fatos, que misturam fantasia e religião, retratados em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Em diversas companhias, o poeta relata tudo o que viu, como pecados, pessoas ilustres passando provações tenebrosas, até a redenção de seus males.

A obra teve inúmeras adaptações na cultura Pop, sendo que a mais marcante foi a da banda Sepultura, que lançou o disco Dante XXI, de 2006, fazendo uma analogia do livro com a atualidade.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

O que dizer de Dante?
Confesso que li apenas por conta do ?Inferno de Gabriel?, mas me apaixonei pela prosa do livro. Li cantando, cada sonata mais poética que a outra.
Eduardo Rockwell 10/06/2023minha estante
Qual a ligação com "Inferno de Gabriel"?

Pry Salomão | @leitoraredglasses 09/06/2023

Um Bom Clássico de Poesia
A primeira parte desses poemas escritos por DANTE, conta toda a sua decida até o Inferno acompanhando por Virgílio.
O livro é bilíngue português e italiano, a língua mãe de DANTE.
Uma leitura de vagar, porém com uma escrita de fácil entendimento, além de varias notas ao final de cada Canto.
Um bom livro para se conhecer, um clássico interessante para se ler.