A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Evy 20/01/2011

Deixai toda esperança, vós que entrais
"Quem poderá em palavras sem rima
dizer das chagas e do sangue plenos
que vi, mesmo que muita vez o exprima?".

Ninguém. Penso eu após ler essa obra fantástica. Uma criação única e criativa, apesar de toda dificuldade que encontrei ao ler. Não há como negar que é um clássico da literatura mundial já que abarca toda a cultura e o conhecimento do homem medieval (o texto, apesar de não existirem dados precisos, é aprox. de 1300).

A edição da Coleção Abril traz a tradução ótima de Jorge Wanderley e contém notas bibliográficas para cada um dos 34 cantos (Os 3 livros que compõe A Divina Comédia são divididos em 33 cantos, sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema) e auxiliam na leitura. Mas tenho que confessar que não li todas as notas e mantive a leitura em sua grande maioria apenas nos versos.

Foi a minha primeira, e de maneira alguma a última, leitura dessa obra magistral de Dante Alighieri. Tenho que dizer que não me sinto madura o suficiente para dizer que entendi completamente sua obra, mas compreendi ao menos a estrutura e o sentido das 9 divisões em círculos do Inferno.

O que me levou a ler A Divina Comédia - Inferno? Vai ser difícil de acreditar, mas foi uma personagem de HQ conhecida por Dominó da Marvel Comics. Um amor antigo dessa personagem era apaixonado por este livro e apelidou Dominó de Beatrice por conta do anjo que aparece para auxiliar a viagem de Dante ao Inferno.

Foram quatro estrelas, para um livro que provavelmente darei cinco quando o ler novamente, com calma e a ponto de estudar cada nota bibliográfica num outro momento de minha vida. Afinal, como disse Borges sobre essa obra: "A divina comédia é uma cidade que nunca teremos explorado de todo"...
Maurício Coelho 21/12/2012minha estante
Muito bom sua resenha

gscruz 24/07/2013minha estante
Adorei sua resenha! Mais um motivo para ler a Divina Comédia! =)

Dalila 23/12/2013minha estante
Perfeito Evelyn...
=)

Vicente 02/06/2015minha estante
Evelyn,
já li 3 versões da obra máxima de Dante, incluindo essa. É um livro desafiante e exigente da atenção do leitor. Gostei da sua resenha, só discordei da sua nota. *risos
A minha versão predileta, disparadamente, é da editora Itatiaia com tradução de Cristiano Martins.
Boas leituras

Diony 27/10/2016minha estante
A obra de Dan Brown "Inferno" foi um dos motivos que me propuseram a querer ler A Divina Comédia. Me identifiquei com sua resenha na questão de dificuldade para ler a obra.

RonaldVeiga 03/07/2019minha estante
Eu estava terminando o Inferno, mas nunca continuei. Os livros estão na casa da minha mãe, em outra cidade. Muito difícil a leitura, mas ótima!

Lui 08/03/2020minha estante
Beatrice na vida de Dante foi sua paixão até o fim da vida, pelo jeito bem platônica já que ele foi casado com uma moça a quem foi prometido, já Beatrice, pelo qual era apaixonado morreu cedo (deve ser por isso que ela está no paraíso, ou tambem por isso) e a obra que se intitulava somente "Divina" foi escrita em exílio, foi armado contra ele por questões políticas e o mesmo teve terminar seus dias longe de sua terra natal e de sua família.

Já o li duas vezes, porém a última não entendi patavina, Tradução de José Pedro Xavier Pinheiro (este que morreu em 1882), ou seja, linguagem arcaica de difícil leitura e compreensão, tive que ler Boa parte em voz alta para fazer sentindo.

Consegui um e-book e parece que a editora é "Atena Editora"

Com certeza irei procurar outras edições, inclusive vou procurar pelas mencionadas aqui. Obgd!

Jack 15/08/2021minha estante
Que pensamentos profundos até tocam a alma.

Josy.Natal 16/01/2022minha estante
Ouça os comentários do Prof. José Monir Nasser (in memorian) que explica de forma sintópica e espetacular cada passagem. Ele tem uma lista dos 100 livros clássicos mundiais explicados pelo Expedições pelo Mundo da Cultura e diz que: As pessoas que conseguirem ler esses livros serão - com certeza - serra humanos mais elevados!

Jonathan 01/01/2023minha estante
Irei tonar meu volume de A Divina Comédia como minha primeira leitura do ano,sua resenha colocou um brilho em meus olhos,espero aproveitar tanto como você!

ThiagoGYN 12/01/2023minha estante
Realmente leitura que exige, para mim tambem não foi fácil. Mas sem dúvida ler e terminar é uma sensação única. E nada melhor tb do que uma boa HQ..rsrsrsrs

Miguel30 25/01/2023minha estante
"Deus é o amor que move o sol e as outras estrelas" mas na minha visão o amor de Beatriz por seu amado Dante foi tanto que ela conseguiu mover infernos, purgatório e céus para que não perdesse novamente o seu amado (pois Dante vivia desregradamente, e para se consertar experimentou dessa viagem aos mundos espirituais) haja vista que Dante amou Beatriz na vida real, mas não pode casar-se com ela. o amor e o medo de não viver com seu amado e dessa vez pela eternidade, a fez movimentar certos conhecidos nos mundos para guiar Dante, como foi o caso de Virgílio, amei a obra e tive essa interpretação...?

Duda 06/02/2024minha estante
Qual a melhor edição desse livro?

ELIZ 20/11/2018

Um clássico divino!
Um livro muito denso e rico em detalhes, essa versão que li está em prosa. Ainda vou lê-lo em verso. Pois acredito que este livro dessa magnitude deve ser lido várias vezes. Pois não é tão fácil assim, muitos detalhes de história, religião, etc. Não se pode ter pressa ao ler está obra. Afinal é este é um livro para ser "lido", não terminado.
Alice 20/11/2018minha estante
Já ouvir de algumas pessoas que é muito bom,mas não tive coragem de ler ainda.

ELIZ 20/11/2018minha estante
Ana Alice, confesso que relutei muito antes de pegá-lo, sempre dando preferência a outros livros mais fáceis de ler. Coragem, é um bom incentivo para começar. Leia sem pressa, pare, continue, reflita e volte a ler...

Alice 21/11/2018minha estante
??????

Alice 21/11/2018minha estante
Vou criar essa coragem sim.Obrigada

Vicente Ferreira 24/12/2018minha estante
Eliz.
Li a divina comédia em prosa o entendimento é fácil.
Tudo é explicado de uma maneira que leva o leitor a imaginar um livro de aventura.
Sinceridade não gostei, o livro em prosa é para ser lido cântico por cântico sem pressa.

ELIZ 26/12/2018minha estante
Valeu pelo comentário Vicente. Com certeza têm que ler sem pressa e realmente nem todos gostam. Mas é um livro que é muito citado em outras obras, esculturas, filmes, etc. Então era uma questão de honra lê-lo.
Obrigada pela sinceridade, gostam quando discordam da maioria das opniões. Afinal um debate é sempre muito enriquecedor.

Vicente Ferreira 27/12/2018minha estante
Sou bastante eclético em relação a leitura, leio por volta de 150 livros por ano.
Dediquei minha vida inteira ao conhecimento.
Nunca abandonei um livro.
Já li obras difíceis para os padrões de hoje.
A trabalho também viu?

ELIZ 28/12/2018minha estante
Excelente!!! Parabéns, vc é um dos poucos que consegue. Os brasileiros precisam aprender a ler mais. Seríamos um país muito melhor, com mais ética, respeito e educação.

Fábio 29/07/2011

Obra que nos deixa estático, ou melhor, extático!

A Divina Comédia, nem precisamos aduzir, a própria alcunha Divina , já nos remete o que podemos esperar desta obra, Dante Alighieri é realmente surpreendente em todos os quesitos, desde os versos, as rimas, as descrições até a história em si.

As descrições que Dante faz do Inferno é assombroso, a imaginação para o Purgatório é formidável, e me desculpem os adeptos da primeira parte, mas a terceira, o Paraíso é estupendo, a melhor parte em minha opinião. Difícil acreditar que esta obra foi feita no século XIV por um homem mortal.

Certos fatos, mesmo que um ser humano pudesse voltar ao passado e interferisse, uma hora ou outra esse fato iria se consumar, por exemplo, se impedíssemos Colombo de descobrir a América, ela seria descoberta por outro mais tarde; se matássemos ainda bebê Albert Einstein, nossa Física, estaria atrasada, todavia no futuro iríamos descobrir o que Einstein antecipou. Mas se impedíssemos Dante de escrever este livro, ai sim, conseguiríamos atacar algo irreversível, a possibilidade de outra obra como esta aparecer futuramente é infinitesimal.

E mesmo que aparecesse depois, não teria a magia e a perícia em que Dante, 200 anos antes que os navegadores da Renascença vissem, faz uma descrição do Cruzeiro do Sul, sendo considerada, por vários autores, a primeira referencia da literatura ocidental à constelação.

Ademais, a influencia que A Divina Comédia exerceu ao longo dos séculos, sobre autores, músicos, pintores, filmes, desenhos, etc; é incalculável, até hoje ela é motivo de inspiração, sendo recentemente criado um jogo de videogame (Dante's Inferno).

Em cada verso descobrimos desde o mais portentoso lugar do inferno, até o mais feérico sítio do paraíso; indubitável livro imperecedoiro.

Dalila 23/12/2013minha estante
Adorei sua resenha =)

Fábio 17/01/2014minha estante
Obrigado Dalila :D

Luh Costa 18/11/2014minha estante
O senhor arrasa! :*
Estou esperando o meu exemplar chegar.

Ted 31/05/2018minha estante
Realmente a parte do Paraíso é, de longe, a melhor, pois é um deleite para os leitores, principalmente aos católicos, que se sentem admirados ao homenagear os santos.

E prova que, ao contrário do senso comum, a cultura medieval era riquíssima, no qual recebeu diversas influências culturais de vários lugares do Velho Mundo.

Carolina.Gomes 01/02/2021minha estante
Só li o Inferno. Terei q ler tudo novamente. Gostei da resenha!

Fábio 02/07/2021minha estante
Carolina.Gomes Obrigado! fico feliz de ter seu comentário aqui exatamente 10 anos depois que escrevi essa resenha!

Giovanna.Terranova 22/11/2020

A Divina Comédia - Inferno
Dante, ainda em vida, sonha que está sendo atacado por um felino e, ao fugir, acaba se perdendo.
Momentos depois encontra o poeta romano Virgílio, que explica que lhe foi concedida a graça de conhecer o mundo dps mortos e que ele será seu guia nas visitas aos círculos do Inferno e ao Purgatório.
Juntos eles passam por cada um dos diferentes círculos infernais onde diferentes tipos de pecadores são punidos de acordo com seus pecados e encontram muitas figuras famosas, diversos demônios e até mesmo Lúcifer.
Rubens Beserra 22/11/2020minha estante
Já li. É um texto denso, difícil de entender, mas é um clássico da literatura ocidental que todos deveriam conhecer.

katz 23/11/2020minha estante
eu li a versão pra HQ esses dias! caso queira ter uma versão visual, tem na net pra baixar.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Rubens Bezerra, também achei bem complicado, mas muito bom. Estava lendo em português e italiano, pra entender melhor.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Katz, em HQ deve ser uma experiência incrível também, hein!
Quero sim! Você tem o link? *-*

Vlw! Vou baixar ?

Rafael Zanini Francucci 13/09/2016

Uma obra de um mestre.
Para mim, o aspecto que mais me marcou no livro, foi a genialidade artística de Dante no manuseio da língua. Já não bastasse a impressionante extensão de seu vocabulário, somado ao ritmo agradável de sua prosa, a originalidade da obra é invejável.
Juntando toda essa dificuldade entre conciliar a abstração de conceitos retidos em sua mente, com a boa comunicação ao mesmo tempo que torna a obra inteligível é de cair o queixo.
Leitura obrigatória em vários sentidos, linguísticos, históricos, religiosos, morais, etc...Trata-se de um clássico artístico do ocidente, que influenciou vários grandes escritores, e até hoje é uma obra estudada por vários especialistas, que não deixam de encontrar novos significados em seus textos.
Dante é digno de ser chamado de mestre e merecedor do legado que deixou ao ocidente.
Thais.Pereira 15/02/2017minha estante
undefined

Rafael Zanini Francucci 15/02/2017minha estante
???

Thais.Pereira 16/02/2017minha estante
Kkkk foi sozinho, desculpa. Só li a resenha mesmo, nao era pra comentar nada

Rafael Zanini Francucci 16/02/2017minha estante
Hheheh, tudo bem :).

Pedro Evaristo 06/12/2017minha estante
Falou muito bem sobre o livro.
A Divina Comédia é realmente uma obra extraordinária!

Ted 31/05/2018minha estante
Realmente é uma obra-prima completíssima! E demonstra que, ao contrário do senso comum, a cultura medieval era riquíssima.

Joao.Alessandre 27/05/2023

Percepções e sentimentos da viagem com Dante
Não é uma resenha. Tenho total noção de minha insuficiência para agregar na análise de uma obra onde mentes brilhantes se debruçaram desde o período medieval até nossos tempos. O objetivo seria apenas deixar um registro breve das percepções e sentimentos que aos quais fui instado no evoluir da leitura.
Dante conseguiu imaginar a vida 'post mortem' entrelaçando uma visão espiritual com particularidades do momento político italiano do início do século 14.
De uma forma perfeita, elegante, foi capaz de desnudar o inferno onde a complexidade dos pecados são punidos sempiternamente com grau de sofrimento  em escala. Nos apresenta o purgatório com alívio na medida em que redenção é certa, porém o caminho é instável e os suplícios crescentes. Finalmente o paraíso se impõe fulgurante, acolhedor... lá encontra anjos, beatos, santos, Nossa Senhora resplandecente e, no derradeiro canto, a deslumbrante imagem de Deus.
Estes meses acompanhado pela  Divina comédia foram inesquecíveis, ricos, surpreendentes. Apesar dos percalços,  sequências obscuras e momentos de incompreensão o brilhantismo prevalece. A força desses versos é mobilizadora de uma forma indescritível. Nas páginas finais a sensação de esperança de que tudo não acaba produz conforto e consolida a vontade de viver cada momento como se fosse o termo de nossas vidas ...
Nyllaine 27/05/2023minha estante
??????????????????

Carolina.Gomes 28/05/2023minha estante
Ainda vou ler. Vc assistiu as aulas da UFPR no youtube?

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Sim. É um material muito interessante, completo. O professor Ernani tem uma didática ímpar. Não vi tudo porque são muitas horas mas o que consegui acompanhar ajudou bastante.

Cris 28/05/2023minha estante
???? adorei sua percepção. Assim que finalizei a 1ª parte pensei o mesmo: como posso resenhar uma maravilha dessa? Impossível rs.

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Oi Cris. Obrigado! Impossível resenhar mesmo. Companhias como Dante, Virgílio, Beatriz, santos e "influencers"? da época tornam a leitura uma viagem conturbada mas extraordinária.

Beatriz Almeida 29/01/2009

Lindo! Lindo! Lindo! um romance real e verdadeiro, que prova que o verdadeiro amor está além da morte!
Aline 05/03/2012minha estante
Vc realmente LEU o livro?!

Rafael Roza 11/10/2013minha estante
COMO?

Guilherme Amaro 30/09/2014minha estante
Tah xarope essa mina? Por favor Bia vai ler seus romances mesmo.

Josy 20/04/2021

Belíssimo!
Queria ter entendido metade do que Dante escreveu nas entrelinhas desses versos! Livro que faz crescer o leitor... sinto que terei que fazer várias releituras para assimilar esse belíssimo conteúdo! ?
Paah 24/06/2021minha estante
Esse livro ele é bom ?????

Josy 24/06/2021minha estante
Sim, é um livro muito bom, mas um pouco complexo... Acredito que tem muitas referências que precisaria de mais estudos e leituras para ser plenamente entendido... ??

Paah 24/06/2021minha estante
Okraaay vou acheiii acha que pelo o título e bom mesmo obrigada pela o comentário é tbm por me aceita aqui

@PinkLemonade 10/12/2020

Não gostei muito
Parte final das viagens de Dante. Achei chatinho mas é aquela leitura que se tem de fazer em alguma fase da vida haha
Sidney.Muniz 18/12/2020minha estante
Ainda pretendo ler depois ele rs.

@PinkLemonade 18/12/2020minha estante
Pois é. É uma daquelas "paradas obrigatórias" da viagem de leitor. Pode não gostar, mas tem de parar. Kkk

Sidney.Muniz 19/12/2020minha estante
Kkk

Lucas 24/01/2018

Dante gênio
Quem disse que entendeu A Divina Comédia mente e mente feio é necessário ter conhecimento de história, filosofia,política entre outros para entender apenas uma parte desse livro que passa de geração em geração.
Sem dúvida é preciso ler várias vezes para que uma luz nos mostre no mínimo 10% de todo significado desta grande obra.
Agnaldo Alexandre 27/03/2018minha estante
Sério, isso aí é resenha? Ainda bem que o desmerecimento alheio não é um pecado capital, se não já sabe onde ia parar né.

Lucas 27/03/2018minha estante
Não quis desmerecer ninguém.
Porém sabemos que essa obra foi escrita faz mais de 700 anos e como eu disse a pessoa têm que te conhecimento de história, teologia, filosofia e política entre outros.
Tenho certeza que muitas pessoas entenderam o livro mas boa parte que ler não entende e eu estou incluso nesse grupo.
Boa tarde,brother.
E boa leitura pra todos nós.

@clubethebookonthetable 20/06/2018minha estante
Gente, fiquei com medo agora. Mas vou tentar. Acredito que deva ser desafiador mesmo, mas é isso aí! Bora sair da nossa zona de conforto né.

laiscunhaf 22/01/2024

"Abandonai, ó vós que entrais, toda esperança ".
A narrativa segue Dante, o protagonista, guiado pelo poeta romano Virgílio e pela amada Beatriz, em sua busca por redenção espiritual e compreensão do divino.

No "Inferno", Dante explora os diferentes círculos do submundo, cada um reservado para punir diferentes tipos de pecadores. O "Purgatório" oferece a oportunidade de expiação, enquanto o "Paraíso" revela a visão celestial da divindade.

É uma obra fascinante, não me esquecerei.

[2022]
Maria Clara 22/01/2024minha estante
Pois é menina, agora só falta eu eu ter ele fisico.

gralbuquer 03/02/2024minha estante
amg, essa edição é tranquila de ler? tem notas explicando termos?

laiscunhaf 04/02/2024minha estante
ei Gra, então, a tradução é num português bem antigo. E não tem notas, mas tem um estudo introdutório muito útil.

Tais Morena 28/02/2016

Inferno, Purgatório e o Paraíso
O livro narra a aventura de Dante pelo:
Inferno: Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba.

Purgatório: Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito.

Paraíso: O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual. A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile – o céu cristalino e último círculo da matéria.

Ao longo da historia acontece varias coisas que fazem Dante pensar.
Lull 25/05/2020minha estante
Que orgulho dessa menina MDS

Tais Morena 21/06/2020minha estante
Rsrs ?

Fernando Lafaiete 13/06/2017

A Divina Comédia: O que dizer desta obra prima?

A Divina Comédia "publicada" originalmente somente como Comédia é considerado por muitos como sendo o poema épico mais importante da literatura mundial e o mesmo marca o nascimento da literatura italiana. Esta obra prima foi escrita por Dante Alighieri que não só é o autor ,como é também o personagem principal da história.

Este é sem sombras de dúvidas o livro mais difícil e gratificante que tive a oportunidade de ler. É um livro que exige muito e ensina muito ao leitor. Alighieri nos apresenta um poema escrito de forma tão simétrica que chegou a me deixar de queixo caído. O livro é uma trilogia, composta por Inferno, Purgatório e Paraíso, dividido em cantos, compostos por tercetos. Toda a composição do poema é baseada no simbolismo do número 3 que remete à Santíssima Trindade (O Pai. O filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo).

Muitos consideram a obra de Dante como um poema político e outros como um poema teológico. Eu acredito que ele é a junção dos dois, tamanho o seu conteúdo histórico, politico, teológico e filosófico. Neste livro vamos acompanhar a jornada de Dante pelos mundos espirituais, onde ele será guiado por Virgílio, o autor de Eneida, que o guiará pelo Inferno, depois pelo Purgatório e terminará entregando Dante à Beatriz que o guiará pelo Paraíso.

Tudo começa quando Dante se perde em uma floresta e é impedido por 3 animais a retornar ao mundo dos homens. Estes animais eram a Onça (a Razão), o Leão (a Humanidade) e a Loba (A Fé). A floresta é tida como a personificação da sociedade em que o autor vivia e que o estava desviando do caminho de Deus, levando a conhecer o caminho do pecado.

O autor nos apresenta uma história fascinante, dominada por alegorias que é um dos principais pontos que faz com que ler esta obra seja um desafio. Em muitos momentos eu me senti um analfabeto funcional. Pois lia alguns cantos mais de 10 vezes e continuava não entendo boa parte do que estava escrito. Por isso, precisei ler a obra com a ajuda de milhares de textos de apoio, e minha experiência de leitura foi um processo exaustivo de pesquisa e de estudo aprofundado.

Como dizia o próprio autor: " O sentido desta obra não é simples, ao contrário, ela é "polisensa", pois outro é o sentido literal, outro aquele das coisas significadas."

É impressionante como A Divina Comédia nos choca, nos ensina e nos emociona. Durante a Jornada de Dante, nos chocamos como ele, que ao caminhar pelos 9 círculos do Inferno, fica horrorizado com tudo que vê. É impossível não entender uma das poucos mensagens explicitas deixada pelo autor. "A Justiça de Deus tarda mas não falha." Se você não pagar em vida pelos seus pecados, pagará após a morte. E como não aprender com Virgílio (a sabedoria humana) que vai explicando ao personagem central que Deus é justo, mas que esta justiça é vista por muitos como crueldade.

Dante (o reflexo da humanidade) é um personagem que aprende muito e que cresce ao longo da narrativa. Ele se apieda dos pecadores, mas termina entendendo que os castigos aplicados aos mesmos nada mais são do que o que eles realmente mereciam. Mas ele não deixa de questionar o tempo inteiro a justiça divina (Deus), que castiga alguns papas e perdoa prostitutas.

A jornada de Dante pelo Purgatório me decepcionou um pouco por eu achar algumas partes arrastadas e desinteressantes. Mas mesmo assim, é um momento onde os ensinamentos transbordam das páginas e eu terminei essa segunda parte arrepiado de perceber o quanto o personagem havia crescido como pessoa.

O momento em que Dante se despede de Virgílio e é entregue à Beatriz (A sabedoria divina), é um dos momentos mais emocionantes do poema. Terminei o canto em que este momento acontece, com lágrimas nos olhos. A jornada de Dante pelo Paraíso, foi meio estranha no começo, devido a divisão geométrica apresentada pelo autor. Mas esta terceira e última parte do livro é emocionante ao ponto de eu ter terminado a leitura não só arrepiado como em prantos.

Glória ao pai! Glória ao filho! ao Espírito Santo!
Uníssono entoava o paraíso:
3. Senti-me inebriado ao doce canto.

Pareceu-me o que eu via um doce riso
Do universo: tomava me a ebriedade
6. Pelos olhos e ouvidos o Juízo
(...)

É importante ressaltar que Beatriz não só é uma das guias de Alighieri, como foi em vida a mulher que ele mais amou. Ele a retrata no livro como uma divindade, que irá guiá-lo por um caminho que lhe trará a paz divina. Para entendermos ainda mais o final, é importante frisar também que o nome Beatriz tem um significado simbólico em latim. Pois "Triz" na língua supra citada, significa "aquela que se doa - a que proporciona algo à alguém - personificação da benevolência". Entender o nome desta importante personagem é crucial pra entendermos toda a amplitude do que ela de fato proporciona ao poeta Dante Alighieri.

A leitura foi algo que me marcou tanto, que eu termino dizendo que este é um livro de dificuldade tremenda, mas que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Sei que minha "resenha" está medíocre, mas acredito que diante desta obra prima da literatura, é quase impossível escrever alguma coisa que consiga transmitir a magnitude de tudo que Dante nos proporciona.

A literatura serve para nos mostrar o reflexo de algum momento histórico juntamente com a essência de quem escreve algo. Aristóteles (considerado por muitos como o pai dos estudos literários) afirmava que a literatura apesar de muito semelhante com os estudos históricos, é inegavelmente superior a história, por nos proporcionar não só emoção, como um conhecimento que nos ajuda a entender melhor o mundo e o comportamento das pessoas de maneira mais profunda. Pois a mesma não se preocupa apenas no registro de fatos, mas também na transmissão de sentimentos que junto com os fatos registrados, irá mostrar para quem decidir ler uma obra como A Divina Comédia, que o conhecimento é libertador!
Thaís Damasceno 05/03/2018minha estante
Parabéns pela resenha Fernando, ficou ótimo...E obrigada por falar da dificuldade da leitura também, por ser um livro um pouco difícil...Mas o legal desse tipo de livro é o desafio também ahahaha...quando eu for pegar pra ler te aviso sobre ele. :)

Fernando Lafaiete 05/03/2018minha estante
Leia mesmo e não desista quando se deparar com a dificuldade. Livro maravilhoso. Ficarei na torcida para que você ame tanto quanto eu.

Vivi 19/02/2021

A Divina Comédia
É um clássico da literatura mundial, Dante Alighieri começou a obra em 1307, trabalhou nela a vida toda e só após sua morte o clássico foi publicado.

No poema épico o poeta descreve sua viagem espiritual ao inferno, purgatório e paraíso com detalhes minuciosos!
De forma única Dante descreve o inferno com 9 círculos, um para cada pecado. O purgatório com 7 círculos, que representam os 7 pecados capitais e o Paraíso com 9 esferas e o céu empírico que representam a parte material e a parte espiritual respectivamente.
A obra é muito simbólica, durante a trajetória Dante cita, grandes poetas, papas, políticos, filósofos e etc.
Além do conteúdo ser magnífico, a estrutura do poema é literalmente perfeita, o poeta fez tudo com a simetria do número 3. O poema em si é divido em 3 partes, 3 cânticos com 33 cantos (o inferno tem um canto introdutório) e no total se soma 100 cantos que é número da perfeição.

É difícil notar tudo isso com uma leitura tão difícil, perdi a conta de quantas vezes entendi somente as notas ( graças a deus estavam ali). Apesar da dificuldade da leitura, fiquei encantada com as descrições de Dante ( pelo menos as que entendi) dos lugares e das conversas que ele tem com vários personagens importantes da nossa história. Em outro momento espero ler com mais atenção e entender cada vez mais esse clássico.
gigi 20/02/2021minha estante
ela faz a resenha dela

Vivi 20/02/2021minha estante
claroh

Cynthia Leite 09/09/2020

Eu levei anos pra começar, e 4 meses para completar a leitura.
Simplesmente maravilhoso!! Maravilhoso! O melhor livro da minha vida!
tatireads 06/10/2020minha estante
Tão maravilhoso assim??? Já quero!

Cynthia Leite 06/11/2020minha estante
Sim!!