Divina Comédia

Divina Comédia Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia


540 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Gabrielsouza1378@ 05/02/2022

Dante escreveu sobre sua época, mas também problematizou temas que transcendem o espaço geográfico e histórico. Dante foi um agudo examinador da condição humana, por isso que ele é um clássico, lê-lo nos mostra o paradoxo de nossas tensões, limites e de nossas infinitas possibilidades.
comentários(0)comente



juuh.carol.3 05/02/2022

Clássico italiano para público juvenil
A divina comédia é um livro que se passa em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso, explicando o que o autor encontrou neles em sua passagem por cada um. Ele é guiado aos dois primeiros por Virgílio, autor de Eneida, e encontra muitas figuras da bíblia e da mitologia.
Dante explica os três da seguinte forma: O purgatório seria o meio do caminho, onde as pessoas esperariam para serem encaminhadas ao Inferno ou ao Paraíso e o retrata como o "reino do perdão". O inferno é o destino dos maiores pecadores, que não possuiam a chance do arrependimento, tamanhos erros haviam cometido. E o paraíso é o local das pessoas boas em vida e, assim como os anteriores, também é dividido em diversas partes.
Não posso explicar muito mais do que isso, pois a adaptação que li é muito fininha e conta rapidamente sobre locais e os motivos pelos quais as pessoas eram levadas para lá. O inferno é onde tem mais ramificação e mesmo o livro sendo pequeno eu tive que ler três vezes essa parte para conseguir prestar atenção.
Eu recomendo que leiam a obra original, pois é mais completa. Não a escolhi pois é narrada em cantos, em forma de poema e eu sempre tive dificuldade para ler esse tipo de livro, pois me perco fácil. O livro que eu li, adaptado por Cecília Casas, é em formato de romance, pois é direcionado ao público juvenil. Mas, se forem como eu, não percam a oportunidade de ler um clássico como esse, mesmo que adaptado.

site: https://www.instagram.com/p/BemCLHpBEEO/
comentários(0)comente



Alisson 03/02/2022

Beatriz e a faca da cozinha
Inferno e purgatório são partes muito interessantes, mas o paraíso... Beatriz é mt chata rsrsrs muito embora as passagens referentes à Maria e aos tronos ao redor dela sejam belíssimas...
Não entendo o pq de certas figuras de outras mitologias serem condenadas ao passo que outras são exaltadas (como Apolo)... o Cristianismo condena TUDO o que tem a ver com outros deuses...
Esta versão específica conta com uma tradução bastante dificultosa, embora seja a mais fiel ao original, e certamente deve chover de pseudointelectuais fazendo resenhas sobre o quão maravilhosa ela é... risos...
Em um livro com tantos personagens históricos é bem fácil se perder e perder, com isso, muito do peso de cada sofrimento a que cada um padece... mas vale a pena.
Se não fosse Beatriz e seu blá blá blá monótono eu daria 5 estrelas...
comentários(0)comente



ViniciusM. 30/01/2022

Obra prima
Melhor livro que eu já li, Dante é sensacional e a leitura é super fluida, o canto 3 é simplesmente uma das melhores coisas já escritas.
comentários(0)comente



vflocatelli 29/01/2022

a ironia do destino é realmente uma divina comédia
Um dos livros mais difíceis que eu já li, se não O mais. Comecei-o porque meu amigo não parava de falar sobre o RPG do Cellbit, onde o personagem Dante - ironicamente - tem grande afinidade com a obra.
Confesso que fiquei irritada com as excessivas referências bíblicas ou católicas, Dante me lembrou de um crente, mas, por conta de descrição tão minuciosa eu conseguia praticamente ver os cenários na minha frente. Com certeza vou entender mais sobre essa jornada ao passar do tempo.
comentários(0)comente



Pudim.Frango 23/01/2022

"A ironia do destino é realmente uma Divina comédia..."
Minha história com este livro é engraçada. Tudo começou com um personagem de uma série de RPG, e passou a um dos livros mais marcantes da minha vida.

Bom, tive interesse justamente por cont deste personagem, e depois de um pouco de pesquisa, fiquei mais interessado, e ainda no mesmo dia, entrei no YouTube e um vídeo: 9 motivos para ler Divina Comédia. Foi o que me deu a certeza que deveria ler

Alguns dias depois, fui com uma amiga até uma livraria, perguntei sobre o livro, mas não tinha nenhum exemplar à venda.

Ficamos mais um pouco vendo outros livros, e logo quando saíamos uma vendedora aparece correndo com um livrinho na mão: "Acabou de chegar, o moço mal desembalou. Eu, bobo nem nada, fui ver quanto custava o bendito, e por fim, tinha dinheiro para pagar. Mas nossa, como eu não esperava a dificuldade desse livro.

Inferno: Abandonai a esperança vós que entrais.

Para muitos, a melhor parte da Comédia, mas por estar me adaptando ao ritmo da leitura, sinto que perdi muito da mensagem que estava presente alí. Que é incrível, certamente, e conseguia imaginar tudo o que se passava com cores e sentimentos, era fascinante e aterrorizante ao mesmo tempo. E claro, Virgílio. Grande personagem que trouxe o melhor personagem para essa obra. Talvez até pelo fato de me apegar tanto a ele que não gostei do papel da Beatriz no livro.

Purgatório: Por que te distrais assim a ponto de afrouxares teus passos? E que te importa o que murmura essa gente?

Como me encantaram essas páginas tão vívidas, e mais sobre a amizade tão rápida criada entre Dante e Virgílio. Ver todo o sofrimento em busca de perdoar os próprios erros era um tanto quanto admirável, mesmo sabendo que não tinham outra opção. "Ver" tantas almas era uma sensação estranha, e me fez refletir, e assim se tornou minha parte favorita.

Paraíso: Não acreditais, portanto, dona Maria e seu José, que o juízo divino já está decretado ao verdes alguém roubando e outro dando esmolas, pois pode suceder que o primeiro se reerga e o segundo caia.

Talvez simplesmente não tenha palavras para descrever. Não sei se era muita expectativa ou falta de Virgílio (apesar de Beatriz se mostrar incrível), mas foi... Diferente, talvez estranho.

Digo de passagem que eu dou 4.5 agora, pois afirmo que não entendi mais de metade da obra, talvez daqui um tempo, quando estiver relendo, perceba coisas que deixei passar e volte para comentar, e claro, melhor avaliar essa perfeição em forma de livro.
vflocatelli 29/01/2022minha estante
também li por causa do rpg!!


Pudim.Frango 29/01/2022minha estante
Hsushsauhd, aí ss




purestxheroine 22/01/2022

aventuras de dante
aqui findou minha inspiração; mas o amor ? esse que move sol e estrelas ? tomava já as rédeas do meu querer, guiando-o a seu talante.
comentários(0)comente



Gabimelos 21/01/2022

Divina Comédia
1) o livro é bom, mas a leitura é mto complicada, precisa de muita atenção e a narrativa se da por poesias.
Dante está perdido na vida e Virgílio (um poeta) aparece e se oferece a tirá-lo dessa perdição guiando ele pelo INFERNO e pelo PURGATÓRIO, e quando chegarem ao paraíso Beatriz (a mulher que Dante amava irá guia-lo).
comentários(0)comente



Paula Renata 08/01/2022

A visão do inferno em poesia
Como uma pessoa consegue relatar as dores e sofrimentos do inferno em poesia? Dante conseguiu!
De poesia o inferno não tem é nada! O relato de Dante nos serve de alerta para mudarmos as nossas ações e os nossos corações antes que o inferno seja a nossa última estação dessa viagem chamada VIDA.
comentários(0)comente



Ed Carvalho 17/12/2021

Minha primeira epopeia
É sem dúvidas um livro maravilhoso, com uma cosmologia fantástica e interessante, porém de leitura difícil e cansativa. As notas, ao mesmo tempo que atrapalham o andar da leitura, são muito muito úteis. Os textos de introdução aos cantos são muito necessários para uma melhor compreensão do texto. Achei muito interessante a associação da mitologia greco-romana com o universo do cristianismo cristianismo e seus personagens históricos, mas as partes que citam os personagens de Florença e outros semelhantes não fazem muito sentido para o leitor contemporâneo, mesmo que as notas ajudem a entender quem foi cada um. Por fim, sinto-me satisfeito por ter conhecido esta obra clássica da literatura.
comentários(0)comente



Raphael Milão 14/12/2021

Mais um para lista
A parte de inferno é a melhor de todas, por ser mais detalhada, já o purgatório e o céu é pouco massante
comentários(0)comente



Omae 09/12/2021

A ironia da 'Comédia' numa obra trágica se dá ao compreender que não há nada mais humano que o amor, mesmo que signifique caminhar pelo inferno.
comentários(0)comente



calixxverse 04/12/2021

a ironia do destino é realmente uma divina comédia.
Embora eu tenha terminado a leitura de Paraíso em um livro físico, não pude resistir à tentação de também ler o desse PDF apenas para também poder apreciar cada uma das ilustrações que sempre foram algo que gostei desde Inferno, por ajudarem ainda mais a trazer as imagens vislumbradas por Dante durante todo o seu caminho de ida e volta, que são todas magníficas por si só.
Ainda assim, mantenho a minha ordem de favoritos em um geral: Inferno para mim foi o melhor de todos, desde as ilustrações para cada uma das palavras narradas ali. Foi de longe o mais imersivo dos três, embora Purgatório venha em seguida pela maneira como conseguiu fazer com que eu refletisse ainda mais do que o anterior. E Paraíso, creio que tenha sido o encerramento perfeito e majestoso digno da Divina Comédia.
comentários(0)comente



lalaliz mavitorie 05/11/2021

Os versos e a alta porém perfeita descrição deixam a leitura um pouco maçante e convenhamos que não conheci nem metade dos célebres citados mais ainda assim é tudo de bom.
comentários(0)comente



João 28/10/2021

Que viagem...
Recomendo à todos que tiverem um tempinho pra se deliciar na precisão métrica da poesia de Dante e suas inúmeras metáforas visuais. Foi como uma longa viagem: de início fiquei maravilhada com as imagens torpes e grotescas do Inferno e temi que o restante não pudesse se equiparar. Tive momentos descanso e tédio(culpa da minha própria ignorância) ao ver muitos nomes sendo citados no Purgatório e no Paraíso que nunca ouvi falar. Me peguei recitando passagens em e italiano e distraída pensando em cantar, outras eu só lia atentamente tentando desvendar o que Dante queria dizer com tudo aquilo. E então quando menos eu esperava, a viagem acabou. Você sente a queda. Deixa o Empíreo, as escadas, a montanha do Purgatório e cai de volta na terra, que já não é mais o centro do universo pois você vive no século XXI.
João 28/10/2021minha estante
Pra ser 5 estrelas tem que no mínimo me fazer chorar, malz aí Dante




540 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR