A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Mila 24/10/2022

Achei entediante.
Poema não é pra mim. Achei muuuuuito difícil de ler, insisti porque não consigo deixar nada pela metade e queria ler a obra completa. Mas a linguagem é bem complicada e não faz meu estilo de leitura. A maioria dos personagens citados não fazemos a mínima ideia de quem são rs. Apesar disso é interessante a descrição das pessoas encontradas no inferno.

Lucas 13/10/2022

Jesus é foda e o diabo é otário ??
Tem comédia no nome, mas não achei graça alguma. Quem vai me devolver os dias que eu gastei lendo este livro?
Letícia.Forte 14/11/2022minha estante
Hahahaha melhor título ?

Rafaela 06/12/2022minha estante
"Comédia" como gênero dessa obra não se trata de dar risadas, mas sim ser o oposto de tragédia. Diferente de Romeu e Julieta, por exemplo, que começa bem e termina mal, as obras chamadas de comédia são aquelas que terminam mal (parte do interno e purgatório) e terminam bem (paraíso). Sobre o título, adorei kkk

Ana 08/10/2022

Trilogia finalizada com sucesso!
A divina comédia foi o livro com a linguagem mais difícil que li até agora.
E gostei mais da primeira parte, a do Inferno. Pois achei no mínimo intrigante e criativo. :)

Edmar.Michiles 02/10/2022

A obra prima de Dante Alighieri.
Dante pintou a si mesmo, visitando o Inferno e o Purgatório, guiado por Virgílio. E por fim, visitou o Paraíso, guiado por Beatriz, sua paixão de infância, a qual Dante lembrava como um símbolo de pureza.

Ana 01/10/2022

Gente li em 5 minutos
Ótimo para conhecer a obra, uma versão ilustrada e simples, muito bom para começar a ler esse tipo de leitura mas ainda quero reler de outra edição.

pagina_liter 29/09/2022

A Comédia, poema épico e obra prima de Dante Alighieri, foi escrita provavelmente entre 1307 e 1321, o poema passou a ser conhecido como Divina Comédia apenas em sua primeira edição impressa, em 1555.
A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas.
Mas o que mais me encanta é a bela sonoridade (as rimas) das estrofes, tanto que as vezes paro de prestar atenção no que realmente está acontecendo na história contada, e passo a me concentrar automaticamente apenas nas rimas. E fico me perguntando o quão maravilhoso deve ser ler essa obra prima no original.
A obra é estruturada em 100 cantos, cada canto é composto de 130 a 140 versos em terça rima (versos divididos em grupos de três).
Lendo alguns artigos sobre, percebi que muitos que estudam a obra têm-se A Divina Comédia caracterizada por um fortíssimo sentido moralizante, pela reafirmação dos princípios cristãos e pelo desejo de renovação espiritual. Sua força narrativa reside na firmeza de caráter de Dante, enquanto personagem, ao lidar com algumas das questões mais fundamentais da condição humana.

rodolfofelix_x 21/09/2022

Deslumbrante
Engraçado que cheguei nesse livro a partir de um filme de serial killer que debocha das convenções de bem e mal criadas, em parte, pela igreja e terminei quase um devoto. Acho que livros como esse, com lições a serem aprendidas a partir de exemplos de personagens bíblicos, seriam melhores aproveitados se não fossem tratados à risca. Gostei muito de como o autor mistura mitologoa cristã com mitologia romana. É possível ler trechos em que se faz referência a Jesus e a Jasão na mesma frase. O trabalho é extremamente minucioso que, misturando a saga de Dante, consegue fazer crítica à igreja e ao estado contribuindo tanto para o imaginário de inferno, purgatório e paraíso quanto a como um país se degenera quando outros objetivos são almejados em troca do bem estar do povo.
Fabi 22/09/2022minha estante
amg, você não tá falando de Hannibal, tá? KKKKKK

rodolfofelix_x 23/09/2022minha estante
não kkk mas quero assistir tbm. foi "a casa que jack construiu".

Icaro 07/09/2022

Épico
Dante e sua viagem pelo inferno, purgatório e céu. Um dos livros mais incríveis da literatura mundial! Muito lindo e épico!

Jordy.Hericles 07/09/2022

Capítulo final d'A Comédia, Paraíso relata a ascensão de Dante junto a Beatriz.
É a parte mais "lenta", dado que não há muitos acontecimentos dentro dos círculos e estes sendo espirituais, também não há muito a ser visto no ambiente.
Como no restante é uma grande aula de história, mas também é o que mais demanda conhecimento prévio/estudo para conseguir acompanhar já que deixa de utilizar mitologia pra utilizar personagens reais/bíblicos com nomenclaturas diversas a comum.

Como um todo A Comédia é uma grande história com grandes ensinamentos, independentemente de religião.
Priscila 07/09/2022minha estante
Que experiência maravilhosa, o terceiro volume "Paraíso" é o mais desfiador, eu amei!

Jordy.Hericles 04/09/2022

(Resenha atrasada, finalizado em 01/22)

Menos conhecido que Inferno, Purgatório traz uma visão bem interessante sobre o que seria esse local e sobre seus habitantes, assim como a primeira parte também é uma grande aula de história e mitologias.
Um pouco mais lento e com ambientação comum a todos os níveis, se torna uma experiência diferente mas tão interessante quanto a primeira parte d'A Comédia.

Nataly 02/09/2022

Perfeito
É incrível como mesmo sendo um livro por vezes difícil de ler ainda assim te prende do começo ao fim, a cada momento você se vê querendo saber sobre tudo e completamente preso a narrativa, impecável

Nataly 02/09/2022

Vamos lá, eu gostei mais de inferno e não tenho o que discutir sobre isso, o livro é bom mas não me pegou tanto quanto a primeira parte

Eder 02/09/2022

Perfeito!
Esse é um dos livros que eu li e que, com gosto, posso dizer: É perfeito!
Não tenho nenhuma crítica, tudo foi feito da melhor maneira possível. Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos da vida, e sei que me lembrarei dele sempre, até meus ultimos dias nesse mundo. Apesar de ser uma leitura que demanda um pouco de esforço e dedicação vale cada canto lido. Preciso dizer que recomendo?

Júlia 29/08/2022

Maravilhoso, mas também bastante cansativo. Nesta obra grandiosa de mais de 700 anos, Dante, guiado por Virgílio, é levado para uma viagem pelo inferno, purgatório e, deixado por Virgílio e agora guiado por seu amor, Beatriz, pelo paraíso. O primeiro livro, Inferno, é viciante e caótico, o mais estimulante de se ler, sem dúvidas. O Purgatório foi o mais reflexivo das três partes, e até o mais assustador pelas semelhanças com o que se vive hoje. O Paraíso, o descanso e triunfo do viajante e do leitor, foi o mais penoso, seja pela tranquilidade da narrativa, seja pelo cansaço de ler a trilogia em sequência e sem intervalo.
Mesmo com todas as dificuldades em terminar, é uma obra que deveria ser leitura obrigatória para todos. A visão de mundo que temos muda completamente depois de embarcarmos com Dante nessa árdua, porém maravilhosa, viagem.