Marcos606 22/03/2023
O poema conta a jornada de Dante pelos três reinos dos mortos, desde a noite anterior à Sexta-feira Santa até a quarta-feira após a Páscoa na primavera de 1300. O poeta romano Virgílio o guia pelo Inferno e Purgatório; Beatriz, a mulher ideal de Dante, o guia pelo céu. Beatriz era uma mulher florentina que ele conheceu na infância e admirou de longe no modo da então moda tradição do amor cortês, que é destacado na obra anterior de Dante, La Vita Nuova.
A estrutura dos três reinos segue um padrão numérico comum de 9 mais 1, para um total de 10: 9 círculos do Inferno, seguidos por Lúcifer contido em sua parte inferior; 9 anéis do Monte Purgatório, seguidos pelo Jardim do Éden coroando seu cume; e os 9 corpos celestes do Paraíso, seguidos pelo Empíreo contendo a própria essência de Deus. Dentro de cada grupo de 9, 7 elementos correspondem a um esquema moral específico, subdividido em três subcategorias, enquanto outros 2 de maior particularidade se somam ao total de nove. Por exemplo, os sete pecados capitais da Igreja Católica que são purificados no Purgatório são unidos por reinos especiais para os últimos arrependidos e os excomungados pela igreja. Os sete pecados principais dentro do Purgatório correspondem a um esquema moral de amor pervertido, subdividido em três grupos correspondentes ao amor excessivo (luxúria, gula, ganância), amor deficiente (preguiça) e amor malicioso (ira, inveja, orgulho).
Na luta política da Itália central entre guelfos e gibelinos, Dante fazia parte dos guelfos, que em geral favoreciam o papado em detrimento do Sacro Imperador Romano. Os Guelphs de Florença se dividiram em facções por volta de 1300 – os Guelphs Brancos e os Guelphs Negros. Dante estava entre os Guelphs Brancos que foram exilados em 1302 pelo Prefeito Cante de' Gabrielli di Gubbio, depois que as tropas comandadas por Carlos de Valois entraram na cidade, a pedido do Papa Bonifácio VIII, que apoiou os Guelphs Negros. Este exílio, que durou o resto da vida de Dante, mostra sua influência em muitas partes da Comédia, desde as profecias do exílio de Dante até as opiniões de Dante sobre a política, até a condenação eterna de alguns de seus oponentes.
"A meio caminho da nossa vida". Dante tem trinta e cinco anos, metade da vida bíblica de 70, perdido em uma floresta escura assaltado por bestas das quais ele não pode fugir e incapaz de encontrar o "caminho certo" para a salvação. Consciente de que está se arruinando e caindo em um "lugar baixo" onde o sol se cala, Dante é finalmente resgatado por Virgílio, e os dois iniciam sua jornada para o submundo. A punição de cada pecado no Inferno é um contrapasso, uma instância simbólica da justiça poética.
O inferno representa a alma cristã vendo o pecado como ele realmente é, e as três bestas representam três tipos de pecado: o autoindulgente, o violento e o malicioso. Esses três tipos de pecado também fornecem as três divisões principais do Inferno de Dante: Inferno Superior, fora da cidade de Dis, para os quatro pecados de indulgência (luxúria, gula, avareza, raiva); Círculo 7 para os pecados de violência; e Círculos 8 e 9 para os pecados de fraude e traição. Acrescente-se a elas duas categorias diferentes que são especificamente espirituais: Limbo, no Círculo 1, contém os pagãos virtuosos que não eram pecadores, mas ignoravam Cristo, e o Círculo 6 contém os hereges que contradiziam a doutrina e confundiam o espírito de Cristo.
Tendo sobrevivido às profundezas do Inferno, Dante e Virgílio sobem das trevas para a Montanha do Purgatório no outro lado do mundo. A Montanha está em uma ilha, a única terra no Hemisfério Sul, criada pelo deslocamento de rocha que resultou quando a queda de Satanás criou o Inferno. A montanha tem sete terraços, correspondentes aos sete pecados capitais. A classificação do pecado aqui é mais psicológica do que a do Inferno, sendo baseada em motivos, ao invés de ações. Também é extraído principalmente da teologia cristã, e não de fontes clássicas. No entanto, os exemplos ilustrativos de pecado e virtude de Dante baseiam-se em fontes clássicas, bem como na Bíblia e em eventos contemporâneos.
O amor, tema de toda a Divina Comédia, é particularmente importante para o enquadramento do pecado na Montanha do Purgatório. Embora o amor que flui de Deus seja puro, pode se tornar pecaminoso à medida que flui através da humanidade.
O Purgatório representa a vida cristã.
Beatriz guia Dante pelas nove esferas celestiais. Estes são concêntricos e esféricos, como na cosmologia aristotélica e ptolemaica. Enquanto as estruturas do Inferno e do Purgatório foram baseadas em diferentes classificações de pecado, a estrutura do Paraíso é baseada nas quatro virtudes cardeais e nas três virtudes teologais.