A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Hubris 28/03/2022

Muito Interessante
H.G Wells criou sem dúvidas uma história muito interessante, e cheias de análises sociais. O único obstáculo pra tornar-se uma leitura mais cativante é a narrativa maçante, principalmente pelo fato de não haver interações entre as figuras da obra, li 55% no Kindle e essa porcentagem não foi muito absorvida, diferente dos outros 45% que fiz uso do audiobook. O final foi simplesmente intrigante e muito especulativo, e ainda assim tive a sensação de não ter entendido toda mensagem desse livro, são poucas páginas porém uma história muito rica de certa forma, me deixa ansioso pra uma releitura.

Joiceane 28/03/2022

Empolgante
Livro empolgante, prende a atenção todo tempo. Leitura tranquila e de fácil entendimento.
O final me surpreendeu.

Walter 28/03/2022

"Toda a superfície da terra parecia ter mudado — liquefazia-se e fluía ante meus olhos.(...) do fundo d'alma tive pena desse último e humilde riacho em que se transformara o caudaloso rio da Humanidade." [28/03/2022]

JR 28/03/2022

Interessante...
O sr. Wells, como bom socialista fabiano que é, descreve sua visão de uma sociedade futurista "cheirosa e limpinha". Interessante como antecipa a idéia de que a tecnologia deixa a humanidade frágil. Por fim, é honesto intelectualmente, pois retoma ao âmago da tese evolucionista da época (a seleção natural).

Diego Lima 27/03/2022

O livro foi um marco na literatura de ficção científica no século dezenove por explorar o uso de um objeto - no caso um máquina do tempo - na realização de uma viagem no tempo (antes disso imaginava-se a ida para o passada ou futuro por meio de sonhos, portais tridimensionais etc.).

O enredo basicamente é um personagem inominado (todos as pessoas citadas não têm nome; são nomeadas pelo cargo o qual ocupam) contando os relatos do Viajante do tempo. Primeiro sobre a existência da máquina cuja função era o levar a viajar no tempo. E segundo, após volta da viagem, sobre os acontecimentos da sua ida ao futuro, mas precisamente 800 mil anos a frente do seu tempo.

A história corre de forma bem simples e objetiva, ou seja, não existe uma construção de personagem. Acompanharemos todo a aventura do Viajante para o futuro, onde encontra uma civilização diferente da nossa, na qual não existe doenças, família, propriedade privada, crença, fome, miséria, dentre outras peculiaridades - evitarei falar para não estragar a leitura. E partir dessa exploração em tempos futurísticos o autor levanta diversas reflexões filosóficas e políticas sobre o destino da humanidade; e foca bastante sua tese no comodismo de uma era sem problemas para serem resolvidos, pelo menos era o que nosso protagonista achava no começo de sua jornada.

O livro é bastante fluído, o autor não quis se prender a divagações desnecessárias, todavia trás uma carga bastante pessimista sobre o desenvolvimento e destino da espécie. E sobre o temas levantados, apesar de vagos pelo tamanho da obra, nos levam a pensar sobre outros possíveis caminhos no quais a humanidade poderá chegar.
Cosmonauta 30/03/2022minha estante
Uma pesada carga das ideias políticas em que o autor acreditava.

Yvi 01/04/2022minha estante
Eu gostei do livro e ao mesmo tempo o achei superficial demais. Poderia ter sido um pouco maior e mais bem desenvolvido em alguns aspectos.

Na minha edição tem o conto os argonautas cósmicos, de onde a máquina do tempo se originou. Admito que gostei muito mais que do livro em si.

LuAs 10/08/2022minha estante
Só a weena tem nome

VeraCyntia 24/03/2022

Uma história de ficção criativa em que retrata a viagem no tempo com milhões de anos à frente da nossa época.
O autor descreve um mundo completamente diferente do que já ouvimos, seja em filmes ou séries.
Livro interessante e gostoso de ler.

Alexy4 23/03/2022

Um futuro para se pensar
Quando pensamos no futuro, esperamos que o mundo esteja perfeito, desejamos paz mundial, fim das guerras e da fome, segurança e estabilidade para toda a sociedade, avanços na tecnologia e a preservação da Natureza. Essa é Utopia da qual o personagem que é intitulado de "o viajante do tempo" sonha ao construir sua máquina do tempo. E após uma pequena demonstração ao seu grupo de amigos, ele marca um jantar na semana seguinte para contar a todos que ela está finalmente pronta e que logo verá esse futuro maravilhoso com seus próprios olhos.

Os convidados ainda desconfiados chegam a sua casa, exatamente no horário marcado, mas o viajante está atrasado. Até que de repente, ouvem um barulho no andar de cima e logo o homem aparece, sujo, vestidos em trapos e com um cara que sua alma foi sugada pelo tempo. E realmente foi, ele pede para que sirvam o jantar com um grande bife pois esta morrendo de fome e com simpatia, pede para que seus convidados esperem um pouco para contar que sua máquina estava pronta e que ela funcionou, que foi de carne e osso para uma aventura de 8 semanas que jamais saberia descrever os sentimentos do qual presenciou.

Lendo seu relato, é incapaz de se distrair ao menos um minuto. Toda a experiência da viagem ao futuro, de conhecer a nova humanidade, seus costumes e seus medos. Da desilusão, da curiosidade, do pavor da descoberta e das deduções de como o planeta e a sociedade acabou daquele jeito. Sentimentos de perto a alegria, a dor, o medo, a solidão, o mistério, a agonia e por fim, a paz, até acordamos novamente em seu laboratório, tendo passado tudo aquilo sem saber se aceitaria o futuro que tanto almejou conhecer ou se julgaria como um sonho ruim. Foi um livro que me fez pensar e refletir, me divertir e também me emocionar. Adorei do começo ao fim.

Andros.Farias 22/03/2022

Fui com muita sede ao pote
Depois de ler a ilha de dr moreu fiquei encantado com wells, esperava algo tão maravilhoso desse quanto o anterior. Porém o que encontrei foi uma ficção sobre um cientista que não chega muito a lugar nenhum. Não é ruim, mas achei o panorama explorado não tão interessante

AmandaVM 20/03/2022

Ficção científica nunca esteve nos meus interesses de leitura (embora eu goste de filmes sobre viagens no tempo), mas essa capa da Editora Principis me conquistou e resolvi tentar esse livro (ok, não me julguem... quem nunca comprou um livro pela capa?).
E foi então que eu descobri que esse livro é uma interessantíssima crítica social em forma de história sobre a viagem no tempo. Que livrinho mais incrível! (não tomem por mal, chamei de "livrinho" pela quantidade de páginas: 112, nessa edição).
Um livro escrito em 1895! E com uma análise tão realista da evolução humana e social por que passamos desde então. E uma projeção bem assustadora do futuro.
Duas lições saltam das palavras de H.G.Wells:
- nossas diferenças sociais nos desumanizam e nos afastam tanto que podemos nem mais nos reconhecer como humanos; e
- dificuldades, somadas ao empenho de um bom trabalho, resultam em inteligência e evolução, mas é preciso que todos estejam incluídos nesse processo, e sejam respeitados alguns limites.

ELIOMAR.MIGUEL 17/03/2022

Não gostei muito do livro, achei o começo muito enroscado, após a metade que fica mais claro um pouco os fatos. Não indicaria.

Keiti0 16/03/2022

Viagens no tempo costumam falar de futuros distópicos ou de passados quebrados, e muitas vezes sobre a força de mudar o que foi pré determinado. A Máquina do Tempo traz uma outra visão, que nos obriga a pensar sobre o futuro a que chegamos, paradoxos e inevitabilidade.

alex 10/03/2022

A máquina do tempo, de H. G. Wells (1895)
O cara conseguiu dar a mais simples explicação que eu já vi sobre a 4a dimensão (comprimento, largura, profundidade e o tempo). E isso de forma didática nas primeiras 4 páginas do livro. Só por isso já deveria ser um fenômeno! Rs

Livro bom, com uma visão bastante negativa sobre o futuro da humanidade.

Publicado 2 anos antes do livro "O homem invisível", que tem uma temática bem diferente (embora também com pitadas de filosofia), "A máquina do tempo" me faz crer que o autor realmente tinha um excelente repertório.