A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Soph 28/01/2024

A máquina do tempo
É incrível ler um dos precursores para a viagem no tempo através de uma máquina criada pelo ser humano. Mais incrível ainda é nos deparamos com um futuro onde a humanidade regrediu, uma espécie de mundo pos-apocalipse ou uma utopia bizarra onde a criatividade, inteligência e curiosidade do ser humano foi basicamente extinta.

Leonardo1254 28/01/2024

O início da imaginação sobre o nosso futuro é angustiante!
Como o primeiro livro do meu desafio pessoal de 12 Ficções Científicas para 2024, A Máquina do Tempo apresenta-se como um excelente começo. Estando na gênese da ficção científica, junto com obras como as de Júlio Verne, essa obra demonstra como a nossa imaginação começou a idealizar aventuras pelo tempo já no século XIX. Entretanto, percebe-se, com o decorrer da história, um certo sentimento de pessimismo. Ao avançarmos para tão longe de nossa época, não percebemos uma humanidade distante dos grandes dilemas cientificos e sociais (o que fora uma esperança do viajante do tempo em um primeiro momento), mas um mundo que evoluiu para condições extremas das que vivemos hoje, no que pode ser interpretado como o ápice da estratificação social - o qual se estendeu, inclusive, há uma diferença de espécies descendentes dos humanos. Seu final não é exatamente feliz ou promissor, mesmo que tente desesperamente manter um otimismo em sua última frase
Ele [o final dessa obra] nos deixa com esse sentimento de angústia e com diversos dias de contemplação, endagando se estamos indo pelo esse mesmo caminho tortuoso.

Júlia 27/01/2024

O trágico futuro da humanidade
A Máquina do Tempo de H. G. Wells traz um universo completamente novo e diferente sobre o que muitos veem como o nosso futuro. Com uma população de pequenos e civilizados cidadãos, ele retrata um mundo não tecnológico, nem dominado por robôs ou inteligência artificial, mas sim em que os "Elois" (como ele os chama) não possuem tecnologia, racionalidade, apenas lutam pela sobrevivência contra os Morlocks.

No caminho de reencontrar sua máquina do tempo perdida, ele passa por diversas aventuras que conseguem intrigar o leitor.
Também aborda o final da nossa humanidade e do mundo.

No início, não senti tanta conexão com a leitura, mas ao decorrer me encontrei e me prendi nas palavras. Achei apenas algumas falas meio problemáticas e desnecessárias, porém há de considerar o contexto e a época. Ótimo clássico literário.

Vih 27/01/2024

Meio complicado , mas gostei.
   Achei muito interessante essa premissa de viagem do tempo e os aspectos sociais, por mais que umas partes, achei meio difícil a compreensão, imagino que seja pelo fato de minha pessoa não ler clássicos.

Walber 25/01/2024

O livro oferece uma exploração fascinante e inovadora do conceito de viagem no tempo para a época. No entanto, a escassez de desenvolvimento dos personagens afetou minha conexão emocional com a história.

Elle.Marques 24/01/2024

Um clássico da ficção científica e sua viagem no tempo
O livro narra a aventura através da Máquina do Tempo, onde um cientista que narra esta história parte do século XIX para o ano de 802701, diretamente de um futuro distante, onde temos a descobrerta de que todo sofrimento da humanidade foi transformado em beleza, felicidade e paz.

Toda a história é de prender do início ao fim, e principalmente com o epílogo que faz com que imaginassemos o que mais poderia bom por aí.

MiriA.Lopes 23/01/2024

O livro fala de um cientista do séc XIX, um grupo de homens estão numa sala de jantar de um homem chamado apenas de viajante do tempo. Ele mostra como funciona sua máquina do tempo e depois ele conta sua viajem no tempo.
Eles depara com um mundo totalmente diferente do dele, ele faz várias suposições sobre a realidade do mundo em que ele vê.
Enfim um clássico da ficção científica com viajem no tempo recomendo.

Milena 23/01/2024

Como será o ano de oitocentos e dois mil, setecentos e um?
?E tenho ao meu lado, para meu conforto, duas estranhas flores brancas já murchas, amarronzadas, achatadas e quebradiças - que servem de testemunhas de que; mesmo quando a mente e a força se vão, a gratidão e o afeto mútuo sobrevivem no coração dos homens?

Só não ganha 5 estrelas pois o começo foi meio difícil.
É um bom livro. Objetivo com a história principal, a viagem no tempo.
Ele não se aprofunda nos personagens, tanto é que não sabemos sequer os seus nomes, mas isso não o desabona.
A história do que o viajante no tempo vivenciou no futuro é bem legal, principalmente pra um livro escrito em 1895. Achei fantástico! As criaturas e a ideia do que os seres humanos se tornaram foi simples, mas bem elaborado.
Enfim, livro bom!

Beatriz3345 22/01/2024

Resenha uhuuu
Diferente do convencional, aqui não vemos uma sociedade evoluída tecnologicamente, nada de carros voadores e nem regras de viagem no tempo, diferente de tudo que eu já li, no livros os personagens não tem nomes, são identificados pelos seus trabalhos, leitura fácil e fluida mas senti que deu muita volta e não foi pra lugar nenhum.

Pedro 19/01/2024

Famoso , vai do nada pra lugar algum
O livro realmente é um livro bem pouco complexo, pouca profundidade, personagens 2d, mas com uma ou outra ideia legalzinha. O livro vai do nada pra lugar algum, Não chega a nenhuma conclusão.

Basicamente uma história sem profundidade , que não explica nada e detalha nada, pode ser bom pra quem quer filosofar e pensar baseado em uma história bem aberta

Juba 19/01/2024

Li por ler e achei legal e gera uma reflexão dentro de nós sobre o que estamos preparando para o nosso próprio destino

Lucas1429 17/01/2024

Pioneiro
A Máquina do Tempo de H.G. Wells é o pioneiro no quesito viagem no tempo. Não espere aquelas regras que conhecemos no que se diz respeito a viagem no tempo. Ele é um livro completamente free-style quando se trata do quesito viagem no tempo.

Li ele super rapidinho durante uma viagem, no busão mesmo, e foi muito legal conhecer essa história.

Almir Junior 14/01/2024

E no fim só restará anões
O livro é 90% do tempo o relato de um viajante do tempo para outros homens em uma reunião muito aleatória, já que tem o psicólogo, o médico, o professor etc. Se fosse escrito hoje em dia a reunião teria o influencer, o coach e o tiktoker. A seguir, spoilers: E o relato é bem louco, primeiro porque o cara na primeira vez que vai viajar no tempo já avança milhões de anos para o futuro, ao ponto que a humanidade se dividiu em duas raças bem diferentes, os anões bonitos e as criaturas subterrâneas. Um aspecto interessante dessas criaturas é que as que vivem na superfície são bem burras e com dificuldade de se concentrar; segundo a teoria do nosso viajante esse foi o resultado de milênios de evolução, da extinção da violência e dos males da humanidade, o que tornou os ricos nessa raça besta e os pobres nessa raça sórdida que trabalham para os ricos que vivem na superfície, os dando roupas por exemplo, já que são incapazes de fazê-las por si mesmos, porém quando chega a noite eles saem de seus buracos e sequestram os da raça da superfície para se alimentarem. Uma pena, não é mesmo?

Depois de vários problemas o viajante consegue recuperar sua máquina, avança ainda mais para o futuro, ao ponto da humanidade estar completamente extinta e restar pouquíssimas criaturas vivas. Ele olha pra isso tudo, pro fim de sua raça e decide voltar. Afinal, fazer o quê né?

Óbvio que os homens para os quais o relato está sendo dirigido não acreditam na história, com exceção de um, o homem que está narrando essa história. Não que isso mude grande coisa.

No epílogo o viajante do tempo está desaparecido, viajou com a máquina a 3 anos e não voltou. Pode ter morrido no passado ou no futuro, ou só ter decidido viver em outro tempo mesmo. História bacana, nada além disso.

Alicia 11/01/2024

Achei um ponto negativo do livro na própria contracapa, quando se fala sobre o que é a obra, dá um "spoiler" , uma informação que seria legal deixar para o leitor descobrir durante a leitura. O início é bem enrolado e cansativo, mas depois de umas páginas fiquei completamente viciada e curiosa para descobrir mais e mais. Achei legal como o personagem foi mudando sua perspectiva e pensamento diversas vezes durante o livro junto com o leitor. Também há uma reflexão sobre capitalismo, classe trabalhadora, evolucionismo, etc. É uma leitura leve e gostosa de se fazer.