A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Anderson.Lucena 13/10/2022

112 páginas e 10 dias
Cada vez mais eu percebo que não dou sorte com livros do século XIX kkkkkk. Simplesmente levei 10 dias pra ler 112 páginas. Definitivamente diferente e revolucionário pra sua época, mas pros padrões de hoje ele é bem lento pra não falar chato. Só não desisti porque eram poucas páginas, mas foi por muito pouco.

analvia 12/10/2022

A máquina do tempo
Buguei em algumas partes,demorou pra me adaptar com a leitura,depois que peguei o jeito foi bem legal,achei bem bacana,queria uma continuação

Alberto 09/10/2022

Pioneiro na viagem no tempo
H. G. Wells criou esta história quando passava por um período de "vacas magras". Precisando de dinheiro mesmo. A necessidade é realmente a mãe das invenções. No caso, da invenção fictícia da máquina do tempo. A ideia é bem simples, o protagonista, conhecido apenas como "O Viajante do Tempo", utiliza a quarta dimensão para se deslocar no tempo e avançar mais de 800 mil anos no futuro, onde se passa quase toda o enredo.

O foco do livro não são as questões científicas ou as consequências que uma viagem no tempo poderia acarretar. O objetivo foi mostrar, através de duas raças antagônicas (Elois e Morlocks), para onde a humanidade estava se caminhando e ainda criticar o capitalismo da época, bem como exaltar o comunismo, com ressalvas. Então vale a pena aumentar ainda mais a suspensão de descrença e deixar de lado quaisquer furos na trama. Ainda mais considerando que Wells lançou A Máquina do Tempo em 1895, e o livro é considerado "a primeira obra de ficção científica a propor o conceito da viagem no tempo usando um veículo que permite ao seu operador viajar propositadamente e de forma seletiva".

Eu achei o livro interessante na abordagem, mas com pouco desenvolvimento, tanto do enredo em si quanto dos personagens. Foi impossível não comparar com o filme de 2002, com Guy Pearce como protagonista. A obra cinematográfica é bem mais completa, adiciona diversas paradas a mais na viagem, aprofunda os personagens ? que ganham mais peso em suas motivações ? e ainda traz discussões sobre a viagem no tempo em si e seus paradoxos. Há uma considerável quantidade de tempo separando as duas obras e pode ser uma comparação injusta. Mesmo assim, desta vez, o filme foi melhor que o livro, com folga.

Letícia 01/10/2022

É bem estranho lembrar que esse livro foi escrito em 1895, se fizessem um jogo survival baseado nesse livro ia ser muito legal.

gabi¹³ 27/09/2022

A máquina do tempo
Achei meio confuso as reflexões do viajante me deixaram muito perdida mas e um livro legal pra passar o tempo e e bem rapidinho de ler

Aylana Almeida 25/09/2022

Livro INCRÍVEL!
Segunda leitura de Wells e esse autor segue surpreendendo pela genialidade de suas histórias e pelo ritmo envolvendo de sua narrativa. A Máquina do Tempo foi uma leitura fluida, repleta de surpresas e com teorias super interessantes sobre o tema de viagem no tempo. Adorei e recomendo muito!

Cailo 23/09/2022

O tempo é diretamente proporcional ao progresso?
Nessa narrativa de HG, conceitos de viagem do tempo e das quatro dimensões são abordadas fascinantemente. O que a física discute com entusiasmo origina uma obra que interessa e entretém facilmente.
Embora a habilidade de criar personagens cativantes não seja um hábito do autor, nesta obra ele foge dessa norma. O viajante do tempo é humano, cientista e adorável, mesmo quando está envolvido em um genocídio [...]
Sobre o genocídio presente na obra, houve problematização do fato, mas não o suficiente. O foco na aventura impediu que fosse difundido o tema como eu gostaria. Contudo, é bem satisfatório ver a origem daquilo que inspirou os escritores a adaptarem a raça Morlocks aos quadrinhos da Marvel.
A crítica a respeito das relações de trabalho é bem severa e bem escrita. Ainda assim, senti que faltou descrições daquele mundo sobre a problemática para, então, atingir a profundidade de uma opinião tão bem formada e surpreendente.
O narrador é um problema, ele simula o leitor, mas não convence. A curiosidade dele não é bem retratada, parece que faltou confiança ao autor. Assim, entregando um final morno pautado nas observações de um observador medíocre.

Duda 20/09/2022

A Máquina do tempo
Um bom livro que não pude ler por escolha, tive que ler para fazer uma prova.

É realmente uma história interessante mas com o palavreado muito complexo,com o início do livro bem chato. Mas ele não chega a ser ruim.

Wallison.RodriguAs 20/09/2022

Futuro
A máquina do tempo de H.G Wells realmente me surpreendeu, não sou de ler muitos livros de ficção científica, talvez por eu não conseguir ter muito foco nas aulas pra ler esses livros com temas mais bem elaborados, porém fiquei bem surpreso como esse livro apresenta uma leitura fácil e imersa, acompanhar o viajante do tempo explorando o futuro e expondo suas hipóteses é muito contagiante fazendo com que eu realmente tenha curiosidade de continuar lendo o livro. Em fim, um excelente livro

Kevin 18/09/2022

H.G. Wells foi um dos precursores da ficção científica e este livro foi um dos primeiros que o escritor publicou. Além disso, é importante salientar que o autor possuía um viés político para uma esquerda socialista e isso acaba influenciando suas obras.

Sobre o livro, A Máquina do Tempo, achei a ideia e intenção do autor muito interessante, porém não gostei muito do desenvolvimento da história, com personagens pouco empolgantes. Porém ao decorrer da obra percebi que o autor foca mais na ideologia por trás da história do que pela história em si. Então, acho que o livro se torna mais interessante nessa perspectiva.

Sendo assim, sem querer dar muito spoiler, o autor utiliza a ideia de viagem no tempo para tentar fazer uma abordagem de como será a humanidade no futuro. Tanto na perspectiva ambiental do planeta, quanto na evolução biológica da espécie (é percebido uma influência da seleção natural de Darwin que era muito recente na época de publicação da obra, 1895), mas principalmente em relação divisão de classes sociais. Assim, é interessante observar as ideias de como possivelmente uma sociedade capitalista ou socialista poderiam influenciar o futuro da humanidade e do planeta.

"O vigor é o produto da necessidade; a segurança é um convite ao enfraquecimento".

Natalia 15/09/2022

Muito a frente de sua época !
Apesar de ser muito a frente sua época, H.G.Wells não me ganhou, achei que ele divaga muito sobre a sociedade, imaginei que teria mais teorias científicas, as minhas partes preferidas foram sobre a viagem no tempo de fato, os momentos que ele esteve na máquina, e viu o mundo sendo alterado ao seu redor, os últimos capítulos são os melhores e foi o que salvou a história.
Recomendo que leiam sem expectativas.

Tiago.Araujo 15/09/2022

Um futuro muito distante que um sociedade um tanto curiosa ,a reflexão presente nesse livro é a seguinte ,para onde vamos o que faremos quando chegarmos lá...

Clara.Tavares 15/09/2022

Acalentador
Não sei se de fato esse é o melhor momento para escrever sobre esse livro, pois terminei faz pouco tempo, não sei se achei meu autor favorito de ficção científica ou tô ficando louca de paixão apenas, eu amo esse tipo de livro, a construção de personagens é algo que me fascina, mas ver como o autor é principalmente o personagem tem essa visão de futuro e o que de fato pra ele é una sociedade desenvolvida ou até mesmo o que é de fato que o futuro da humano tem a nos trazer, amei esse autor pois as referências científicas que foram mostradas eram necessárias e não apenas pra encher o ego do autor e mostrar como ele sabe X, Y ou Z coisas, deixando a leitura tediosa(como já me aconteceu em algumas leituras), esse livro foi tão gostoso e leve, não só pelo seu tamanho, mas sem dúvidas por como é conduzido, se já tinha amado o homem invisível, esse aqui então amei d+++, recomendo horrores, essa descrença no outro, a dúvida do que de fato é evolução está aqui.

Gisinha 13/09/2022

Muito impactante!
Essa é a resenha da leitura do meu segundo livro do autor H. G. Wells, que faz alusão a temas bem complexos, como a própria viagem no tempo em si, tema central da narrativa, Teoria das cordas (os fãs de The Big Bang Theory vão gostar da leitura) e a própria existência da humanidade e seu ápice, algo que me incomodou muito durante a leitura. Além de algumas opiniões que não gostei. Mas deixo essa para o leitor.

Em "A máquina do tempo", A bordo de sua Máquina do Tempo, um cientista parte do século XIX para o ano de 802701. Nesse futuro distante, ele se vê diante de um cenário futuro da humanidade, transformado em beleza, felicidade e paz. A Terra é habitada pelos dóceis Eloi, uma espécie que descende dos seres humanos e já formou uma antiga e enorme civilização. Contudo, a impressão inicial sobre esse cenário paradisíaco cai por terra ao descobrir que os Eloi servem de alimento para os Morlocks, habitantes dos túneis subterrâneos e seus maiores inimigos. Quando a Máquina do Tempo que levou o Viajante some, ele é obrigado a descer às profundezas para recuperá-la e voltar ao presente.

Confesso que a ideia de viagem no tempo é o suficiente para me prender a uma leitura, mas a premissa é um pouco prejudicada pelo arrastar da narrativa em alguns momentos (estou sentindo isso em A guerra dos mundos, também). A história engrena de verdade quando o Viajante no tempo começa a se planejar para sair em busca de sua máquina, passando a agir com a objetividade que todo cientista deveria ter. É bem curtinho, mas não se enganem, a leitura é de uma profundidade surpreendente. Vocês vão ver.