A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Gerlan3 04/07/2022

Fabuloso
Leitura super rápida. Nele você descobre o que acontece quando se viaja no tempo e perde a máquina pra voltar pra casa. Conhece o futuro de uma forma totalmente diferente do que imaginamos, e os humanos, já não são humanos e uma caixa de fósforos é uma grande arma, porque tem fogo e os do futuro desconhece o calor da combustão...

Andre 30/06/2022

H. G. Wells rivaliza diretamente com Júlio Verne pelo título de pai da ficção científica. E tem uma lista de clássicos e tanto pra defender sua posição como Guerra dos Mundos, o Homem invisível, a ilha do dr Moreau e a máquina do tempo.

Aqui acompanhamos o viajante do tempo em sua aventura quase 1 milhão de anos no futuro quando a humanidade se dividiu em um duas raças: os eloi e os morlocks.

A relação delas pode ser vista como uma crítica direta à divisão de classes sociais e ao fim terrível que isso pode levar para a raça humana.

Um livro curto, rápido mas muito mais profundo do que parece

auroras 24/06/2022

Um clássico da ficção científica.
"Olhamos um para o outro. Então, minhas ideias voltaram a se pôr em movimento.
- Será que o sr.... saiu por essa porta? - perguntei.
- Não, senhor. Ninguém saiu por aqui. Pensei que ele estivesse aqui dentro."

O livro traz a narrativa da jornada de um cientista inglês a um mundo no futuro, mais precisamente 800 mil anos, onde ele se depara com um mundo desconhecido e perigoso.
Herbert George Wells, mais conhecido como H.G.Wells nos contempla com uma escrita muito inteligente, mas sem ficar trazendo teorias e pensamentos desnecessários para ficarem deixando a história muito saturada. O livro flui tranquilamente de forma simples e objetiva ao trazer reflexões futurísticas, críticas sobre a sociedade e a descoberta de uma nova civilização que não tem a mesma crença, costumes e hábitos alimentares. Sempre li muito sobre viagens no tempo e ler esse livro, por mais simples que ele seja, ainda traz muita reflexão de até onde a humanidade vai chegar e a interrogação que fica é: será que acontecerá da mesma forma que é descrito no livro? Esse é o poder de um bom livro, atiçar a curiosidade e reflexões. Bom, demorei um pouco para terminar de ler por conta da semana de provas finais da faculdade, mas esse livro é de fácil leitura, não é complicado e falo isso sendo uma completa curiosa e fascinada por viagens temporais, se for do seu interesse ou tenha despertado a curiosa, super recomendo a leitura.

Curiosidade: O livro tem algumas adaptações cinematográficas, mas a que chama mais atenção foi a de 2002, o filme foi dirigido pelo bisneto do autor, Simon Wells.
masochistic lion 24/06/2022minha estante
Sempre que leio alguma resenha sua, tenho certeza de que não tem como você melhorar mais e olha só, aqui estou eu me surpreendendo mais uma vez. Saber que esse livro mereceu uma nota 5 sua, uma fã de viagens no tempo, me deixou muito curioso para conhecer mais da história. E você tem razão, não tem coisa melhor do que um bom livro que nos faz refletir. Obrigada pela sua resenha incrível, por nunca nos dar spoiler e por sempre dizer o suficiente só para plantar a semente da curiosidade. ?

Núbia Cortinhas 26/06/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ??????

auroras 26/06/2022minha estante
Obrigada, Núbia! Fico feliz que tenha gostado. ?

Naldo.Vieira 15/06/2022

A máquina do tempo
A história é bem similar ao filme, menos pelo motivo.
Capítulos curtinhos e rápidos de ler, é uma boa leitura pra passar o tempo.
Achei interessante o fato do personagem não ter nome, alias, quase nenhum tinha, também gostei de ver uma narrativa de uma narrativa.
Tô numa boa maré de livros bons e esse eu gostei bastante.

João 14/06/2022

Uma satisfação enorme estar podendo ler essa obra tão incrível do escritor H.G. Wells que traz para os meus olhos uma história envolvendo viagem no tempo que, particularmente, sempre foi algo que faz minha imaginação explodir de ideias

iara 13/06/2022

Chato
A maior parte do livro são descrições dos personagens e do cenário ao invés de aprofundar as discussões. Passa muito tempo falando da máquina perdida ?

Jean Lopes 08/06/2022

Resenha
Simplesmente perfeito, viajem no tempo, críticas sobre a sociedade, teorias futuristas, comecei a ler as obras dele depois de ler o homem invisível, lendo percebi que preciso ler os outros livros, recomendo muito.

rebecbs 04/06/2022

ÓTIMO
O primeiro livro que li do autor foi "O homem invisível" - e por sinal, eu odiei o livro. - Eu, particularmente, não me conformei com o final.

Mas, "A máquina do tempo" me fez ter uma experiência totalmente diferente com a que eu tive com o primeiro que eu li.

O livro, como seu próprio título diz, fala sobre um viajante no tempo (que não tem nome, afinal, nenhum personagem tem nome e/ou desenvolvimento em especial) que viaja para 800 mil anos a frente de seu tempo, usando a máquina que ele mesmo criou. O autor não se aprofundou sobre como a máquina funciona, ou algo do tipo. O que ficou bem vago, mas ao mesmo tempo não fez falta ao longo do livro.

O autor fala sobre como era o mundo, e como as duas raças que poderiam ser nossos descendentes, se relacionavam entre si.

De certa forma, o autor fez várias alusões ao comunismo, e interpretei as duas raças como a classe operária e a burguesia.

Eu adorei o livro, e sinceramente provavelmente vou ler mais livros do autor.

Maju 03/06/2022

nada como um clássico.
a máquina do tempo é um clássico da literatura e da ficção científica. é a premissa tão conhecida de viagem no tempo, o cientista considerado maluco, o planeta terra alternativo, os cenários mais extraordinários e mais terríveis do nosso possível futuro. e é maravilhoso. qualquer fã de ficção científica vai gostar, é inevitável. tem tudo que a gente ama nesse gênero que não advinha o futuro, mas que o imagina a partir da realidade presente, nos seus piores e melhores traços.

eu achei particularmente interessante ler uma ficção científica mais antiga, por que ela diz muito sobre o mundo em que o autor viveu, tão diferente do meu, e dos autores do séc. xx que já li mais, como ray bradbury e george orwell.

em suma, vale a pena demais, é curto e dinâmico, com um enredo quase universal.

Bersot 30/05/2022

"É uma lei da natureza que ignoramos, o fato de a versatilidade intelectual ser a compensação da mudança, do perigo e dos problemas. Um animal em perfeita harmonia com seu meio ambiente é um mecanismo perfeito. A natureza nunca recorre à inteligencia, até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligencia onde não há mudança ou necessidade de mudança. Somente os animais que precisam lidar com uma enorme variedade de necessidades e problemas desenvolvem a inteligência."

Página 101

Yasmin.Braga 30/05/2022

Nesse livro clássico de ficção científica participamos de uma roda de conversa com um cientista que conta suas aventuras ao viajar em sua máquina do tempo. O autor nos mostra uma sociedade com seres totalmente diferentes, porém ao decorrer da história descobrimos que muito é consequência da sociedade do presente e a relação do homem com as máquinas e a natureza.

Camilarf 30/05/2022

Cansativo, mas muito bom
Tinha acabado de ler o homem invisível quando comecei a ler este, porque tinha gostado da experiência que tive com o autor. Porém, achei que a narrativa se tornou muito cansativa e arrastada em um ponto porque o personagem começou a passar pelas mesmas situações de novo e de novo, dia após dia; Fora a isso, levando apenas o plot da história em consideração, a tacada é genial e à frente de seu tempo, e as lições de moral que nós, na atualidade, podemos levar com isso são infinitas.

"...mesmo depois que a inteligência e a força tiverem desaparecido, a gratidão e uma ternura mútua ainda perduravam no coração dos seres humanos."

thiagocarrera 24/05/2022

Um clássico gostoso de ler!
Acho interessante a mente desses caras que imaginam realidades distantes, há anos atrás onde sequer qualquer coisa minimamente tecnológica a nossos olhos existia.

De onde tiravam as ideias? De onde vinham os elementos que compõem os cenários?

Nós hoje temos parâmetro, esses caras, como o H.G.Wells não tinham, e isso que torna a coisa mágica.

É um livro bem escrito, ágil, com um apego a detalhes interessantes, como por exemplo o movimento dos corpos celestes que, no futuro bem distante, formariam constelações distintas das que conhecemos.

Foi uma grata surpresa, e merece o adjetivo de "clássico".