A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Lucas.Menezes 10/03/2024

Uma ótima primeira experiência com HG wells
Essa é a primeira obra que leio do autor, e tive uma excelente experiência. O autor traz uma interessante e empolgante história de ficção, juntamente com algumas críticas e observações em alguns contextos sociais, porém de um jeito que consegue manter a leitura leve. Me tornei fã do autor e pretendo ler mais obras do mesmo. Recomendo!

Derick.Renan 10/03/2024

Uma verdadeira viagem no tempo!
Não só pelo pioneirismo cientifico acerca desse tema - que inclusive foi o que nos trouxe o termo ?maquina do tempo? - mas pela exploração temporal que o livro faz sem se levar à sério demais.

Aqui temos uma clara intensidade ao pensamento darwinista contemporâneo da época, explorado de uma maneira quase fantástica, trazendo um novo mundo dentro do nosso e criando uma sensação de algo tão distante que suas críticas se aproximam de nós.

Contrariando tudo o que temos hoje na literatura voltado para viagens temporais, esse livro não se importa nem um pouco com paradoxos ou questões complexas demais. A ideia da viagem no tempo aqui é utilizada para criticas sociais e para demonstrar o pensamento científico da época acerca do que se tinha de descobrimento físico e biológico.

A falta de aprofundamento dos personagens pode, à princípio, incomodar MUITO quem ta acostumado com livros muito descritivos quando se trata de pessoas, mas é algo que pode facilmente ser deixado de lado caso você se apegue a aventura do viajante do tempo. Caso você queira detalhes de fato, ficará tão distante do viajante quanto os personagens que estão dentro do livro, e isso pode sim afetar sua impressão no fim.

O livro tem algumas mensagens claras e deve ter sido maior quando saiu do que é hoje. Não é o
melhor livro que ja li sobre viagem do tempo e nem o melhor que já li esse ano, mas é divertido pra se ler nas horas vagas e, por vezes, você se percebe imerso no mundo criado por Wells.

Matteus5 08/03/2024

Um passado de um futuro caído
Este livro me pegou mais do que eu esperava. Ele retrata coisas complicadas para os dias atuais, visto as crescentes mudanças que nos afligem e que podem acarretar num momento aterrador

Em "a máquina do tempo", H. G. Wells retrata um cientista inovador, que, com sua descoberta mirabolante, experimenta viajar para um futuro distante no ano de 802701. Lá ele se depara com um mundo completamente diferente do esperado: uma terra com uma natureza vasta e criaturas ? que circundam na linha da ignorância ? infantis e diferentes. A razão humana foi destruída, tudo que sobrou foram dois possíveis descendentes da espécie: Os Eloi, seres rosados, pequenos e rechonchudos; e os Morlocks, seres do subsolo, carnívoros e, aparentemente, predadores do Elois.

Ao meu ver, o livro, nesse espaço narrativo, faz uma crítica ao modo de vida capitalista, visto que faz a separação entre os Morlocks e os Elois de maneira a separar Burgueses e Proletários. Mas, a corrente é mais profunda e mais complexa; os Morlocks aparentam ter uma espécie de consciência daquilo que fazem e, em contrapartida do Eloi, possuem uma racionalidade mais difundida. Há alguns mistérios que o livro deixa em aberto, como exemplo das máquinas as quais os Morlocks coordenam, a esfinge branca, como aqueles seres se formaram, o que realmente aconteceu com a humanidade e com os demais animais, em virtude de existirem apenas aquelas duas espécies no mundo.

No entanto, aquilo que mais expressa um sentido forte de angústia na obra é o final. O viajante do tempo vai a uma era além da concepção humana, o fim do sistema solar. Aquele sentimento de fragilidade e de efemeridade permeia esse final e, atrelado à fala do narrador, isso colapsa: "[...] O futuro é escuro e vazio, é uma ignorância vasta [...]". Assim, o livro difunde aquele sentimento maldito de inconstância e dor, atenuadas pelo medo do futuro e pela falta de consciência no presente.

Em síntese: Uma obra espetacular, porém, que deixa muito a pensar.

stephanerm 04/03/2024

Futuro
Livro legalzinho, é rápido de ler e interessante. Porém, não me prendeu tanto no enredo. Também não é ruim, mas não é excepcional. Mediano.

Arlindo.Ramos 29/02/2024

A Máquina do Tempo
Amei esse livro. Nunca tinha lido nada do autor, agora já quero ler todos os livros dele. Que delícia de livro, aquele que te prende do início ao fim. Recomendo.

lucas!! 25/02/2024

Esperava um pouco mais da ideia principal do livro. sinto que demora muito até ser comentado sobre toda a divisão de classes do novo mundo, e quando finalmente o assunto chega, ele é tratado por algumas páginas e a história segue no seu curso. porém, a ideia em si me interessou muito, principalmente levando em conta a época em que foi escrito, só senti falta de um aprofundamento maior. apesar de tudo um livro bom, curto e com reflexões importantes.

salles27 20/02/2024

Voltaria no tempo para xingar o autor
Foi a primeira vez que li uma história de viagem no tempo que fosse insuportável. O livro é curto, mas dava pra ser mais curto ainda, tipo: Um cara faz uma máquina do tempo, explica pra galera, vai pro futuro, ve uns bicho escroto e volta.

@Estantedelivrosdamylla 18/02/2024

Wells inovador
Não me considero uma fã de ficção científica, mas os grandes clássicos sempre merecem um espaço especial na lista de livros. Depois de ter lido "O homem invisível" e achado bem bom, resolvi ler "A maquina do tempo" do mesmo autor, e posso dizer que gostei.

Achei a narrativa bem curta, mas capaz de provocar suspense e curiosidade. O viajante do tempo é um curioso bem inteligente e corajoso, capaz de enfrentar seus medos em prol de saciar sua sede intelectual.

Adorei a visão do autor sobre o futuro, e sobre as pessoas do futuro. Os pontos levantados acerca das diferenças de classes e do caminho que a humanidade poderia estar tomando em razão do seu sistema capitalista foi algo bem inteligente e que eu não esperava me deparar nessa história.

Curta e direta, é uma obra intrigante e inteligente. Vale a pena dar uma lida.

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/

Janaina 13/02/2024

Muito interessante.
Ficção científica escrita no finalzinho da era vitoriana, foi realmente uma leitura deliciosa. Recomendo!

Carol2103 07/02/2024

Uma viajem e tanto
A máquina do tempo é um livro que conta a história de um cientista que inventou uma máquina do tempo e viaja para o futuro e lá encontra um mundo que jamais imaginou. Quando volta, conta para seu grupo de amigos, mas nenhum deles acredita nele. No livro, temos a visão de um dos amigos do cientista diante dele, contando a história. O livro tem algumas palavras que é necessário pesquisar, mas, em geral, é uma leitura rápida. Um livro bem descritivo, na minha opinião. Eu não gostou muito de livros que têm muitas descrições. Se você gosta dessa área, mais ficção científica e viagens do tempo, você vai gostar bastante.

Aninha 03/02/2024

É um livro bem basiquinho se comparar com outros livros de ficção científica, mas quando pensamos sob a perspectiva histórica, ele é extraordinário
Henryss 04/02/2024minha estante
Basiquinho? Ele foi o primeiro livro a criar esse universo de viagens no tempo basicamente. Se você levar em conta a data de seu lançamento, ele estava muito além de sua era, por isso é injusto comparar clássicos da literatura que foram pioneiros da ficção científica com os de hoje em dia.

ca ;) 02/02/2024

Maravilhoso. já tinha lido mas foi como se fosse a primeira vez. livro maravilhoso, n fiquei impressionada com a capacidade do autor de escrever um livro tão complexo, quando se haviam pouco ou nada da ficção científica na literatura?

julia 01/02/2024

A máquina do tempo
O livro conta uma história bem interessante sobre viajem no tempo porém a escrita é chata. Tive que ler ouvindo um áudiobook para conseguir entender e me concentrar melhor

Elena 30/01/2024

Bom mas raso
Eu gostei do livro mas nossa, faltou muito trabalhar com as questões sociais que são sempre pertinentes nas ficções científicas. A ideia de ir 800k anos no futuro é doida por si só, e senti que, muito provavelmente pela época que foi escrito, o livro não explorou todo o potencial que tinha. foi raso, e a forma como o personagem leu todas as mudanças cívicas me deixou meio wtf??? "ricos tinham sua riquezas e trabalhadores seus trabalhos e tudo estava bem" poxa amg vc jura? eu entendi o ponto levantado, inclusive é um ótimo ponto de discussão sobre evolução, gostei da analogia do fósforo, e também de como pertencemos a nossa época, e o quão perturbador pode ser ir milhões de anos pro futuro, mas não é nada incrível.
Além da visão leviana, apresentou alguns erros de narrativa - como por exemplo, como o viajante descobriu os nomes da espécies.
mas é um bom livro pra se ler numa sentada e com certeza traz bons questionamentos e reflexões.

alesc83 29/01/2024

Demorei bastante p ler mas no final o livro é realmente bom, não deixa a desejar, não é meu favorito mas ainda assim é uma leitura que vale a pena, também por ser rápida, facilmente algo q se começa e termina em um só dia