Cabeças de Ferro

Resenhas - Cabeças de Ferro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Let 15/10/2016

Superou minhas expectativas!
Depois de um compilado de livros drámaticos que li, precisava urgente de um romance alegrinho e ler Cabeças de Ferro, foi um bonus e tanto! A autora já havia me conquistado em Azar o Seu, mas a trama universitária em que se passa esse me livro me fez virar fã da autora.
Com misto de suspense, romance, comédia e até um drama, Carol conta a história dd Malu que sofre um trote da faculdade, mas as coisas saem um pouco - muito - do controle, quando uma caloura sofre um choque anafilático por causa de um liquido que derramam sofre ela, que estava endereçado a Malu.
Confesso que matei a charada do culpado logo, talvez não tão logo assim, mas lá para o meio do livro já tinha minhas apostas. Mesmo assim valeu a pena chegar ao final e ter a certeza. E como não é só de suspense que se vive nesse livro, temos um romance na verdade um triangulo amoroso entre Malu, Nicolas seu melhor amigo apaixonado e o lindo e sexy rival de Malu o Arthur. Só pra constar sou #teamArthur!!!
O final é surpreendente e se me deixou com o coração na mão e só perdou a autora porque sim teremoa continuação e devo acrescentar que já estou louca de ansiedade pelo desenrolar dessa historia.

MiCandeloro 02/11/2016

Divertido e instigante!
Malu era uma menina prodígio. Dotada de uma memória de elefante que remontava ao seu primeiro ano de idade, passava facilmente em qualquer matéria da escola e ficava em primeiro lugar em todos os campeonatos que disputava no colégio. E claro que o fato de ser tão CDF havia lhe rendido alguns inimigos.

Um deles era Artur, que a havia humilhado aos 11 anos por conta de inveja, episódio este que lhe rendeu o apelido jocoso de Pikachu. Desde então, Malu passou a odiá-lo.

Havia chegado a hora de prestar o vestibular. Malu se inscrevera para o curso de Engenharia da Produção, e como não poderia ser diferente, fora a primeira colocada.

Malu descobriu que a Engenharia era famosa por aplicar trotes muito vexatórios nos calouros, mas não era isso que ela temia. De acordo com as regras, Malu deveria receber o trote do veterano que igualmente havia conquistado a primeira posição no semestre anterior que, no caso, era Artur.

Chegara a tão temida noite para a garota. Vestida apenas com trapos, pois imaginava o que a esperava, foi deixada no Bloco 14 da Engenharia pelo seu melhor amigo, Nicolas, para enfrentar o ritual de iniciação da faculdade. Porém, nada a tinha preparado para o que estava por vir.

De posse de uma garrafinha de substância duvidosa, com seu nome etiquetado nela, Artur optou descumprir as regras e despejou tal conteúdo na segunda caloura, Mariana, ao invés de em Malu.

Primeiramente, os veteranos ficaram ultrajados em presenciar tal traição, para em seguida saírem todos correndo do local ao perceber o ocorrido.

Mariana jazia caída no chão, sem respirar, com queimaduras por todo o corpo, cabelos caindo e em choque anafilático. Artur prontamente fez respiração boca a boca, o que salvou a vida da garota.

Malu ainda não acreditava que a vítima deveria ter sido ela, enquanto Artur jurava não ter envolvimento algum com aquilo. O mais curioso é que, contrariando as evidências, Malu acreditava nele.

Após uma análise minuciosa, descobriram que no tal recipiente havia uma quantidade absurda de ácido agressílico. A conclusão mais óbvia é de que alguém havia tentado matar Malu, e candidatos não pareciam faltar.

Agora, Malu teria que se unir ao seu arqui-inimigo para tentar desvendar esse mistério, manter-se viva e limpar a barra de Artur que estava a um passo de ser preso e expulso da UPN. Mas mal sabia ela que essa desventura seria capaz de mudar o seu destino completamente.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Nunca havia lido nada da Carol Sabar e, em uma conversa com a Laís pedindo sugestões de leituras leves, este título me foi indicado. Lembro de ter perguntado se tratava-se de um chick-lit, ao passo que ela respondeu que não sabia categorizar bem a história. Então perguntei se ela havia rido e se a personagem era meio pateta e tinha se metido em confusões. Após responder três vezes que sim, decidi me arriscar na leitura.

De início, tive um pouco de preconceito quanto à trama. Explico: por versar a respeito de um trote vexatório que quase resultou na morte de uma estudante, queria que a autora tivesse tratado do assunto com mais seriedade, até para passar uma mensagem importante aos universitários. Tive a sensação de que o desenrolar dos fatos estava sendo escrito de maneira muito surreal e inverossímil.

Além disso, impliquei com a composição dos personagens, que julguei serem muito clichês. Malu é a típica CDF que costumamos ver por aí. A diferença é que ela é popular, tem vários amigos e muito é muito bonita e cuida da sua aparência. E é óbvio que possui um crush que é apaixonado por ela desde que se conhece por gente, mas que ela ignora por não querer estragar a amizade. Do outro lado temos o bad boy mais marrento e gostoso da face da Terra, que enerva e abala as estruturas da moça, que se vê dividida entre os dois partidos. Já vimos essa fórmula em vários lugares, né? Contudo, transpassadas as minhas considerações precipitadas, percebi que a Carol trouxe em seu texto elementos interessantes e um tanto quanto inovadores.

A começar pela própria protagonista, que é forte, corajosa, bem resolvida sexualmente, inteligente e que não se deixa rotular, algo que amei. E por mais que haja um triângulo amoroso no ar do qual podemos prever o final, a autora não tomou o caminho mais esperado e gostei bastante de como tudo terminou entre eles.

Além disso, as duas coisas que mais me prenderam na obra foram a narrativa e o mistério contido no enredo. Escrito em primeira pessoa, em formato de diário, Carol me conquistou por completo com o seu linguajar divertido e despretensioso, e me deixou maluca para descobrir o verdadeiro culpado por todos os crimes cometidos.

Palmas para a autora que criou um quebra-cabeças inteligente, sem nenhuma ponta solta e que me confundiu lá pelas tantas e me fez suspeitar de um monte de gente, apesar de eu ter descoberto o criminoso. Iupi.. kkk.

Me diverti um monte lendo Cabeças de Ferro e fiquei com um baita gostinho de quero mais, até porque o desfecho em aberto deixou no ar inúmeras possibilidades. Depois desse exemplar, já fiz a minha listinha dos próximos livros que quero ler de Carol, e fiquei sabendo que haverá uma continuação desta história. Eba!

Cabeças de Ferro fala sobre a difícil tarefa de se aceitar e de se amar num mundo tão radicalmente competitivo, em que muitos buscam por uma aprovação externa e lutam para se encaixar e se sentirem parte de um grupo. Afora isso, também nos mostra o que acontece quando extrapolamos limites éticos e jurídicos para alcançarmos os nossos objetivos com base no orgulho e na cobiça.

Super recomendo para quem quiser passar uma tarde brincando de detive e suspirando pelos boys magia da narrativa.

site: http://www.recantodami.com/

SahRosa 17/11/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Muitas vezes escrever uma nova resenha, pode se tornar uma tarefa muito difícil, as palavras parecem que não veem em nossa mente e não sabemos como expressar o que sentimos ao ler determinado livro, não sei vocês, mas comigo acontece muito isso, principalmente quando gosto de um livro e ao mesmo tempo não gosto, como é o caso de Cabeças de Ferro e explico o motivo, pelo menos espero conseguir ser coerente.

Cabeças de Ferro é novo romance da Carol Sabar e também meu primeiro contato com uma obra da mesma, claro que eu já conhecia outros livros da autora, mas Cabeças de Ferro foi a minha primeira experiência e digo, no quesito escrita, Carol surpreende, pois suas palavras fluem muito bem e a trama envolve facilmente, ou seja, é uma leitura que de fato o leitor aprecia, mas alguns pontos, principalmente em relação aos personagens, de fato podem decepcionar um pouco, até mesmo cheguei a me perguntar: É possível gostar da história e não dos personagens? Pensei que poderia soar incoerente, mas foi o que aconteceu, eu gostei de Cabeças de Ferro, mas não simpatizei com seus personagens, principalmente com a Malu, nossa protagonista e narradora.

Malu nos narra todos os acontecimentos desde sua entrada na “Universidade dos Cabeças de Ferro”, aonde somente os melhores dos melhores conseguem uma vaga, a princípio, Malu parece ser uma personagem legal, ela tem característica interessantes, é forte, determinada e disposta a ajudar, mas no fundo, infelizmente é uma jovem bem egoísta... Não gostei das atitudes dela, principalmente em relação a Nicolas e Artur, esse clichê do triangulo amoroso é tão fora de moda, que sinceramente, não me conquista, a não ser quando é bem elaborado e nos deixa em dúvida para quem torcer, mas em Cabeças de Ferro, a impressão que tive foi de futilidade, não acreditei nos sentimentos de Malu, seja para um ou outro, o único que poderia passar um sentimento verdadeiro, poderia ser o Nicolas, mas infelizmente, bastou uma única dúvida, que o rapaz já demonstrou que seu amor não era forte o bastante.

Sim, eu sou uma romântica das antigas, gosto do romance puro, daqueles que te faz suspirar e essa modernidade que tem atualmente na literatura, não consegue me conquistar, não gosto do amor disfarçado de ódio, o famoso “eu odeio fulano”, mas no fundo sinto atração ou gosto dele, ou ainda aceitar namorar uma pessoa, mas pensar em outra e ficar no jogo de sedução para esta pessoa, mesmo estando comprometida e julgando estar amando aquele que escolheu namorar...
E este é o foco no romance em Cabeças de Ferro, se fosse apenas uma história com fundo policial teria me agradado mais, pois o mistério em relação a quem foi o culpado em trocar as garrafas no trote e quase matar uma caloura, realmente é bem legal e segue uma linha boa, mesmo que eu tenha descoberto a xarada antes que fosse apresentada, ainda sim, foi um mistério bom e só o romance e seus personagens não conseguiram despertar meu interesse ou simpatia.

Entendo que em um livro NA, os personagens tem essas características, tem o triângulo amoroso, e cenas sensuais, que foram bem descritas em minha opinião, sem serem apelativas, mas não consegui gostar nenhum pouco, mas isto é algo meu, afinal, tenho uma visão diferente em romances e sinceramente, são poucos os livros que esta característica consegue me conquistar. Mas voltando ao mistério, que sem dúvidas é um dos pontos principais, Carol Sabar, nos brinda com um bom quebra-cabeças, que somente um cabeça de ferro poderia desvendar, por tanto, Malu e Artur as principais vítimas do trote, estão dispostos a descobrir as repostas desse mistério. De início, o foco parece ser a mocinha, mas vemos que há muito mais do que os fatos apresentados e gostei desse detalhe, a autora traz temas importantes no livro, como mágoas, bullying, a consequência por uso de drogas e até mesmo inveja, vingança. Cada personagem tem um motivo profundo para fazer o que fez em Cabeças de Ferro, ou seja, a história, a trama desses personagens é um fator interessante e um grande chamariz, somente os condutores disto é que pecam em alguns pontos, deixando até o leitor muitas vezes desconfortável, eu senti sim um pouco de desconforto nas atitudes da Malu e pelo fato dela ser a narradora, isto influenciou muito.

No entanto, como mencionei, este incomodo em relação ao romance e atitude dos personagens, é uma característica minha e não deve ser a veredito final para determinar que o livro é ruim ou não, pois como podem ver a minha avaliação é positiva, pois Cabeças de Ferro tem sim potencial, traz boas lições e me envolveu bastante, mesmo que certos detalhes eu não tenha gostado, mas isto varia de leitor, só que assim mesmo, se você gosta de um bom mistério e histórias NA, Cabeças de Ferro está mais do que recomendado, além disso, a autora nos situa bem no cenário, as descrições são bem feitas e outro ponto ótimo que preciso citar nesta resenha, por isso mesmo falei que seria algo difícil de expor, pois ao mesmo tempo que Cabeças de Ferro me agradou, teve partes que não funcionaram para mim, mas quero ressaltar que sim, é um bom livro, a escrita da Carol é ótima e a trama é orquestrada bem.

Para finalizar, vou falar um pouco do trabalho editorial da Jangada, que está digno de aplausos. Não encontrei um único erro de revisão, a diagramação interna possui detalhes ótimos, são simples, porém fundamentais para um charme ao livro, a capa condiz bastante com a proposta de Cabeças de Ferro. Sem mais, Cabeças de Ferro é uma leitura que indico aos fãs de NA ou para aqueles que gostam de um bom mistério.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/10/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Janine 03/12/2016

Leitura gostosa e envolvente. No começo não gostei muito da Malu, ela é muito "sou inteligente, sei disso é desculpa mundo" mas depois isso fica meio de lado. Achei o mistério legalzinho, eu imaginei quem seriam os culpados, mas não dei muita moral pra minha imaginação, o que no fim das contas me deixou surpresa, hahaha!
Gosto de livros brasileiro que envolvem faculdade, as coisas aqui são tão diferentes do que costumamos ver em livros, que só pelo fato de ver nossos costumes retratados em um livro já é legal. Por isso que tbm gosto dos livros da Graciela Mayrink.
E depois de três livros legais da Carol Sabar, posso dizer que ela ganhou uma fiel leitora. :)

Debyh 01/01/2017

Este foi o segundo livro que li dessa autora e confesso que sim, eu esperava muito dele, já que me diverti tanto em Azar o Seu. Mesmo que certas coisas fossem bem diferentes do outro livro, minha expectativa estava lá em cima. Então isso deve ter atrapalhado um pouco eu me envolver com os personagens.
Malu acabou de entrar na faculdade, mas isso é o menor dos problemas dela já que na mesma faculdade também estuda seu arqui inimigo e também ela mal entrou e já se meteu numa confusão a qual quase matou alguém.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/cabecas-de-ferro-1-carol-sabar/

Cuida bem 16/07/2018

Um livro em sete dias, por Ana
Já adianto que Carol Sabar escreveu “Cabeças de ferro” (eu li a 1º edição, da Jangada) para ser meu romance jovem nacional favorito. Bom, foi isso que aconteceu.

Sinopse: Malu foi aprovada no vestibular e prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. Afinal Artur, seu arqui-inimigo de infância, será seu veterano. No dia, ele despeja uma gosma na cabeça de outra caloura, que sofre um choque anafilático e todos fogem. Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser se unir para desvendar este mistério. Por que a gosma da garrafa despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que as outras garrafas desapareceram? Alguém estaria tentando ocultar provas? Será que os estudantes estão na mira de um assassino?

Julgamos o livro pelo título e pela capa: Para uma amante de giz (é sério), a capa é bem bonita. O título foge um pouco do convencional e é curioso. Gosto!

Sobre o autor: Carol Sabar é boa de enredo, escrita e criativa que só. Inventa uma porção de coisas (cidade, universidade, drogas) para fazer sua história acontecer, e melhora tudo inserindo as criações em um universo muito verossímil.

Protagonista: Nem toda mocinha é protagonista. Malu é. Uma atípica, mas que conduz o livro muito bem. Como ela mesma se diz, é uma CDF (“C” de cabeça, rs) bonita e sociável. E usa tudo isso a seu favor, nem sempre (quase nunca) de forma ética. Ah, estabilidade emocional também não é seu forte.

Coadjuvantes: Os meninos se destacam entre os coadjuvantes da história, mas muitas vezes achei completos embustes. Não tira o mérito (pelo contrário) da Carol, que me confundiu várias vezes.

Trama: Esta é uma história principalmente de suspense (que começa com um crime bem construído) e aventura (com uma saga cheia de reviravoltas), em que o romance flui naturalmente (e envolve). Para mim, a balança foi perfeita e garantiu um livro movimentado do início ao fim.

Ponto forte: As quebras de expectativas são o melhor deste livro, mas isto abrange quase tudo: o emocional da protagonista, a imperfeição dos coadjuvantes, o desenvolvimento da trama. Mas destaco que é muito difícil adivinhar os finais da história: no suspense ou no amor. E isso é bem legal.

Um livro para: conhecer pessoas diferentes.

site: www.cuidabemdomeulivro.com.br

Anne 28/02/2017

Tiradas divertidas e excelentes referências são o que definem esse livro
As letras são grandes e as páginas amareladas, gostei dos detalhes no início de cada capítulo. Carol me conquistou pela sua escrita simples e fluida, nem dá para sentir o avançar da leitura, suas referências muito bem colocadas, escolha das músicas, sua culpa por pensamentos maldosos e é claro, Harry Potter me deixaram bem feliz. Vamos a resenha?!

Cabeças de Ferro tem como protagonista a Maria Luíza, ou Malu, uma nerd que consegue o primeiro lugar em tudo, menos direção rsrsrs e não é diferente quando presta o Vestibular para cursar Engenharia na UPN (Universidade de Ponto sem Nó), conhecida como “Universidade dos Cabeças de Ferro”, devido ao seu alto nível.
Mas a pior parte ainda está por vir, passar pelo temível trote da Engenharia, ela sabe que vai ser humilhante, e está preparada para isso, mas o problema é que os alunos que passaram no vestibular anterior comandam a “execução” por ordem de classificação, ou seja, Malu vai levar o trote da pessoa que tirou primeiro lugar no semestre anterior, e que por azar do destino é seu arqui-inimigo, Arthur Cantisani, que era seu amigo, até humilhá-la aos 11 anos e lhe render o apelido de Pikachu. Mas com o apoio de Nicolas, seu melhor amigo, que quer ser muito mais, ela vai fundo, e algo inacreditável acontece.

" - Cabeças de Ferro, eis a nossa obrigação!
- Levar esses calouros à completa humilhação! - os veteranos responderam.
- Cinco, quatro, três, dois, um! Manda ver Cantisani!
Tudo aconteceu muito rápido.
De olhos bem fechados, esperei pela enxurrada de misturas fedorentas que Arthur jogaria em mim. Pude ouvir o som do líquido sendo derramado da garrafa. Mas meu cabelo e minhas roupas continuaram secos.
Então abri os olhos.
Arthur havia despejado o líquido na garota japonesa ao meu lado. Não em mim."
Pág.: 22

A “garota japonesa” se chama Mariana, e acaba tendo um choque anafilático, além de perder todo o cabelo e vai parar no hospital. Malu, Arthur e Nicolas são os únicos que ficam para ajudar e como consequência precisam prestar depoimentos a polícia e a reitoria da UPN. Arthur acaba sendo acusado e pode não só ser expulso da universidade por praticar um trote vexatório, como também pode ser preso devido as substâncias que estavam na garrafa. Desesperado ele busca a ajuda de Malu, que é claro se recusa a ajudar, até que…

"… falou as palavras que certamente me fariam mudar de opinião:
- A única garrafa contaminada com Agressílico era a que eu deveria ter despejado em você. Sabotaram o trote da Engenharia. Alguém queria matar você."
Pág.: 39

Então o livro decorre com Arthur e Malu tentando desvendar o culpado dessa intrincada trama, cheia de suspeitos e de loucuras desse campus universitário. Temos vários personagens secundários que dão vida e perspectiva ao enredo, admito que desvendei parte do mistério, mas não o todo. Apesar do livro terminar sem pontas soltas, o final me deixou com gostinho de quero mais. Espero que curtam a história e se divirtam tanto quanto eu com as referências e os pensamentos da nossa protagonista.

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2017/02/cabecas-de-ferro-resenha.html

Raffafust 14/04/2017

Foi a primeira vez que li algo de Carol Sabar. A conheci na Bienal de 2013, comprei seu livro Azar o seu mas até hoje ele continua enfeitando a estante e somente esse ano quando ganhei Cabeças de Ferro conheci a escrita dela. Para minha alegria o resultado foi super positivo.Ela mistura a história com diálogos bem humorados e isso para mim já ganha muitos pontos.

Vamos à história: nossa protagonista se chama Malu e é uma menina bem pra cima,sem papas na língua e como disse acima ela é extremamente divertida, para ela não tem tempo ruim,outra coisa bacana é que ela é também inteligente.
Malu sabe matemática para caramba, ao contrário de mim, que já pego a calculadora para somar tudo. Ela inclusive tem muitas medalhas daquelas competições vexatórias para quem não ganha, de medição de inteligência. O nome do livro é exatamente por isso, ela é um CDF, nem sabia se ainda chamavam assim quem gostava de estudar ou fosse muito inteligente. Foi com saber. A autora foi bem em vários quesitos nesse livro, já que abordou o fato de que nem sempre ganahr medalhas de melhores em algo nos faz sentir mais capazes e principalmente mais felizes. Ponto para ela.
O que acontece com Malu é que ela vai passar no vestibular - ou ENEM, sei lá como chama essas coisas hoje em dia- para Engenharia de Produção e não vai achar a faculdade a melhor época da vida não (#tamosjuntas).
Para piorar tudo, vem aquele maldito trote que sou contra até hoje e tenho trauma do meu, sabe o que é A Hora do Pesadelo? Quando ela descobre que quem vai participar como veterano é seu "inimigo"dos tempos de escola, aquelas pessoas que te odeiam e você mal sabe o porquê.
Essa brincadeira sem graça - só para angariar fundos para bebedeira- vai gerar um super mal entendido que acabará em caso de polícia com um dos envolvidos podendo perder sua vaga na faculdade e em um sonhado programa de intercâmbio.
O tal inimigo vai se juntar a Malu na busca pela verdade, Arthur Cantisani, e claro que vai virar crush com o tempo.
Bem escrita e super interessante, a história nos prende do início ao fim e é fácil se apaixonar pelos personagens criados por Carol.A autora soube deixar o romance mais ágil com esse pequeno mistério o que fez com que a leitura fosse muito legal.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-cabecas-de-ferro.html

Paty 14/05/2017

"Sempre confie na lógica quantitativa."
Esse é o terceiro livro de Carol Sabar e é o terceiro que eu leio. Aqui no blog tem resenha de Como Quase Namorei Robert Pattinson e Azar o Seu!
Mas minha experiência aqui foi totalmente diferente das leituras anteriores, continue lendo a resenha e saiba o motivo.

O básico do enredo é o seguinte: Malu acabou de entrar pra faculdade, e o que é que aguarda todo calouro quando começa a aulas? O temido e cruel trote que os veteranos preparam.
A moça foi acompanhada de seu melhor amigo Nico que ficou à distância pra assistir.
Mas o que mais estava incomodando Malu era o fato de uma parte do seu trote ser aplicada por alguém que ela odiava e conhecia desde o jardim de infância: Artur.
Algo muito cruel e assustador aconteceu nesse trote, e uma caloura sofreu terríveis consequências de uma 'brincadeira' de extremo mal gosto. Porém, a verdadeira vítima desse trote deveria ter sido aquela que foi aprovada com a nota mais alta, que passou em primeiro lugar, no caso, nossa protagonista. Mas quem seria o responsável pela maldade e qual seria o motivo? E porque o trote não se aplicou a quem deveria?
E é aí, que os dois inimigos vão se unir pra solucionar a questão...já que estão atolados até o pescoço.
Três personagens são destaques aqui: Malu, Artur e Nicolas.
Nicolas é o melhor amigo de Malu, e apaixonado desde sempre pela amiga.
Artur tornou-se o inimigo na infância, aquela coisinha de criança, mas que traumatizou a protagonista e levaram isso pra vida.
Malu? O que falar de Malu? Não gostei muito dela viu, certinha demais, perfeitinha demais, irreal demais...inteligente? nem tanto. Egoísta?...muito.
Triângulo amoroso? Sim.

Confira a resenha completa no link.

site: http://www.leiturasdapaty.com.br/2017/03/resenha-cabecas-de-ferro.html

Bia Santana | Viciados em Leitura 22/05/2017

Divertido
Cabeças de Ferro é o recente trabalho da autora Carol Sabar, e o segundo que eu li dela. Eu já tinha lido o Azar o Seu, que rolou até Clube do Livro dos Viciados.
Nele nós vamos conhecer a Malu, uma personagem muito legal, que eu adorei, estudante de engenharia que acabou de passar para uma das melhores universidades do Brasil, a UPN. Nós já começamos o livro naquela loucura que é o trote, e seguindo a ordem da UPN, o veterano que passou em primeiro lugar deve aplicar o trote no calouro que também passou em primeiro lugar. Aqui no caso, Malu iria sofrer o trote por ninguém mais que o seu inimigo de infância, Arthur.

Só que algo bem esquisito acontece. Por um motivo, que até então ninguém sabe e entende, Arthur muda a ordem da execução do trote, e acaba jogando um líquido estranho em outra estudante, a Mariana, que acaba sofrendo um choque anafilático em reação a tal substância. Assustados, a maioria dos universitários fogem, ficando só Arthur, Malu e Nicolas - o melhor amigo de Malu que nutre uma paixão por ela desde quando eles eram crianças - para socorrerem Mariana.

Depois desse fatídico dia do trote, muita coisa acontece e Malu tem sua vida virada de cabeça para baixo. Achando que alguém queria matá-la, ela encabeça uma investigação, por conta própria, com ajuda do seu até então inimigo, o Arthur, que também tem sua vida virada de ponta cabeça e precisa urgentemente limpar sua barra, tanto com a universidade, quanto com o seu pai. Só que nada é fácil, é treta atrás de treta, e para completar, Malu tem que lidar com a atração que sente pelo gostosão do Arthur, e com a paixão do amigo Nicolas.

Eu gostei bastante dos personagens, Nicolas me chateou em alguns momentos, Guilherme - “namorado” de Angélica, amiga de Malu - eu já não fui com a cara desde o começo, Arthur é aquele estilo bad boy, mas mega inteligente que te deixa doida rsrs, e Malu é uma figuraça, daquelas personagens que você gostaria de ser amiga.

Cabeças de Ferro tem uma narrativa muito fácil, leve e divertida, assim como foi em Azar o Seu. Uma característica muito bacana da Malu é que ela adora fazer listas e em todo momento ela listava alguma coisa. A lista mais cômica, com certeza, foi a das varinhas que ela já viu na vida hahahahah. Sim, é exatamente isso que você está pensando. =P

O final foi bacana, mas nada muito inesperado, eu já desconfiava e acertei. Mas mesmo assim é um ótimo livro que eu super recomendo, ele com certeza te fará dar boas risadas.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2017/03/resenha-262-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Portal JuLund 11/08/2017

Cabeças de Ferro, @grupopensamento
Definitivamente um livro que me surpreendeu. Outro livro que li da Carol Sabar foi o “Azar o Seu!”, uma leitura gostosa e cheia de bom humor. Esse livro não poderia ser diferente, há humor e romance, porém a grande novidade que adorei o suspense/mistério e investigação contidos no livro, fantástico.
Em “Cabeças de Ferro” conhecemos a Malu que passou em primeiro lugar na UPN (Universidade de Ponta sem Nó), a universidade dos cabeças de ferro. A Malu passou em Engenharia de Produção, e para mim, que não sou de um curso de exatas, achei que poderia não ser tão interessante ler informações que não tenho ideia do que significam, porém a Carol Sabar soube muito bem desenvolver a sua personagem e relação com seu curso. A Malu é inteligente e gostei bastante de como é madura.
A trama tem inicio com o primeiro dia de aula da Malu, na verdade o dia do trote na universidade. O trote é feito por alunos veteranos aos novos alunos (conhecidos como feras/calouros), em alguns lugares é proibido, e no caso da universidade da Malu, também é. Por isso, o trote não é feito na universidade.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-cabecas-de-ferro-grupopensamento

Vanessa Vieira 01/10/2017

Cabeças de Ferro - Carol Sabar
O livro Cabeças de Ferro, da autora mineira Carol Sabar, nos traz um romance divertido e extremamente contagiante sobre o ingresso de uma jovem na faculdade e todos os seus percalços e descobertas. Com uma narrativa envolvente e fluída e personagens espontâneos e bem desenvolvidos, o livro conseguiu me agradar em cheio e me propiciar uma leitura leve e descontraída.

Malu sempre sonhou em começar a faculdade, mas não poderia imaginar que o seu ingresso nela seria tão tumultuado e tenso. Ela foi aprovada no vestibular da notável Universidade dos Cabeças de Ferro e ao lado do melhor amigo Nicolas - que sonha em ser muito mais do que simplesmente uma amizade - se prepara para o temido trote da equipe de Engenharia.

O veterano que recebeu a tarefa de aplicar o trote em Malu é Artur Cantisani, um dos maiores inimigos da jovem e o responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade na frente de todo o colégio. De forma inesperada, quando o trote começa, Artur despeja uma gosma estranha não em Malu mas em uma outra caloura, que acaba sofrendo um choque anafilático. Na correria, tanto calouros quanto veteranos fogem, deixando na cena do crime apenas Artur, Malu e Nicolas.

Vários mistérios acabam emergindo como o fato da gosma despejada na caloura ter uma coloração diferente das demais e também o motivo das outras garrafas que contém a substância terem sumido misteriosamente. Parece que alguém está tentando ocultar provas e que os estudantes de Engenharia podem estar na mira de um assassino...Envolvidos até o pescoço, Artur e Malu não tem outra saída a não ser vencer a inimizade que os cerca e unirem os seus cérebros brilhantes para desvendar o mistério que circunda a Universidade dos Cabeças de Ferro...

Cabeças de Ferro é um livro divertido e descontraído, com uma linguagem abrangente e extremamente envolvente. Os personagens criados pela Carol Sabar possuem um carisma peculiar e uma espontaneidade ímpar, tornando o enredo leve, fluído e contagiante. Narrado em primeira pessoa pela Malu, de uma forma bem extrovertida e cômica, o livro conseguiu me cativar e me propiciar uma leitura muito gostosa e cativante.

"Talvez seja simplesmente isso, afinal; talvez seja simples. Talvez o tempo não exista para as coisas do coração; a matemática dos ponteiros desafiada pela irracionalidade do que, para mim, parecia um sonho, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a gente nunca sabe direito quando as coisas começam... Nem quando terminam."

Malu é uma personagem inteligente, cômica e bem resolvida. Seus devaneios são hilários e é impossível não se divertir com as situações vividas pela protagonista, principalmente com a cena que a consagrou com o codinome de "Pikachu". Ela é muito intensa e tem um senso de justiça apurado, tanto que não sossega enquanto não descobre os mistérios da Universidade Cabeças de Ferro, mesmo contra tudo e contra todos.

Apesar da imagem de bom moço do Nicolas, confesso que o personagem não me agradou tanto quanto eu gostaria. Ele é um bom amigo para Malu, mas fica forçando a barra toda hora, além ser muito pegajoso. Entretanto já simpatizei bastante com o Artur, que apesar de ostentar a imagem de bad boy, tem um grande coração e revela pouco a pouco os seus sentimentos para Malu, sem pressioná-la e deixando tudo acontecer naturalmente.

Em síntese, Cabeças de Ferro é um livro divertido, descontraído e que nos proporciona boas gargalhadas. Carol Sabar desenvolveu uma história cativante, repleta de adrenalina, romance e suspense e norteada por várias referências contemporâneas, tornando o enredo assimilável e incrivelmente cômico. A capa é bem descolada e nos traz um quadro negro com ilustrações de gráficos, equações, dentre outras figuras e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/10/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Beca 08/12/2017

Um romance diferente, me identifiquei muito com a personagem principal. Só queria um epilogo ou algo assim.. o final não é muito conclusivo sobre o que aconteceu com a malu e o arthur.

1 | 2 | 3 | 4 | 5