Cabeças de Ferro

Cabeças de Ferro Carol Sabar

Resenhas - Cabeças de Ferro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anne 28/02/2017

Tiradas divertidas e excelentes referências são o que definem esse livro
As letras são grandes e as páginas amareladas, gostei dos detalhes no início de cada capítulo. Carol me conquistou pela sua escrita simples e fluida, nem dá para sentir o avançar da leitura, suas referências muito bem colocadas, escolha das músicas, sua culpa por pensamentos maldosos e é claro, Harry Potter me deixaram bem feliz. Vamos a resenha?!

Cabeças de Ferro tem como protagonista a Maria Luíza, ou Malu, uma nerd que consegue o primeiro lugar em tudo, menos direção rsrsrs e não é diferente quando presta o Vestibular para cursar Engenharia na UPN (Universidade de Ponto sem Nó), conhecida como “Universidade dos Cabeças de Ferro”, devido ao seu alto nível.
Mas a pior parte ainda está por vir, passar pelo temível trote da Engenharia, ela sabe que vai ser humilhante, e está preparada para isso, mas o problema é que os alunos que passaram no vestibular anterior comandam a “execução” por ordem de classificação, ou seja, Malu vai levar o trote da pessoa que tirou primeiro lugar no semestre anterior, e que por azar do destino é seu arqui-inimigo, Arthur Cantisani, que era seu amigo, até humilhá-la aos 11 anos e lhe render o apelido de Pikachu. Mas com o apoio de Nicolas, seu melhor amigo, que quer ser muito mais, ela vai fundo, e algo inacreditável acontece.

" - Cabeças de Ferro, eis a nossa obrigação!
- Levar esses calouros à completa humilhação! - os veteranos responderam.
- Cinco, quatro, três, dois, um! Manda ver Cantisani!
Tudo aconteceu muito rápido.
De olhos bem fechados, esperei pela enxurrada de misturas fedorentas que Arthur jogaria em mim. Pude ouvir o som do líquido sendo derramado da garrafa. Mas meu cabelo e minhas roupas continuaram secos.
Então abri os olhos.
Arthur havia despejado o líquido na garota japonesa ao meu lado. Não em mim."
Pág.: 22

A “garota japonesa” se chama Mariana, e acaba tendo um choque anafilático, além de perder todo o cabelo e vai parar no hospital. Malu, Arthur e Nicolas são os únicos que ficam para ajudar e como consequência precisam prestar depoimentos a polícia e a reitoria da UPN. Arthur acaba sendo acusado e pode não só ser expulso da universidade por praticar um trote vexatório, como também pode ser preso devido as substâncias que estavam na garrafa. Desesperado ele busca a ajuda de Malu, que é claro se recusa a ajudar, até que…

"… falou as palavras que certamente me fariam mudar de opinião:
- A única garrafa contaminada com Agressílico era a que eu deveria ter despejado em você. Sabotaram o trote da Engenharia. Alguém queria matar você."
Pág.: 39

Então o livro decorre com Arthur e Malu tentando desvendar o culpado dessa intrincada trama, cheia de suspeitos e de loucuras desse campus universitário. Temos vários personagens secundários que dão vida e perspectiva ao enredo, admito que desvendei parte do mistério, mas não o todo. Apesar do livro terminar sem pontas soltas, o final me deixou com gostinho de quero mais. Espero que curtam a história e se divirtam tanto quanto eu com as referências e os pensamentos da nossa protagonista.

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2017/02/cabecas-de-ferro-resenha.html

Raffafust 14/04/2017

Foi a primeira vez que li algo de Carol Sabar. A conheci na Bienal de 2013, comprei seu livro Azar o seu mas até hoje ele continua enfeitando a estante e somente esse ano quando ganhei Cabeças de Ferro conheci a escrita dela. Para minha alegria o resultado foi super positivo.Ela mistura a história com diálogos bem humorados e isso para mim já ganha muitos pontos.

Vamos à história: nossa protagonista se chama Malu e é uma menina bem pra cima,sem papas na língua e como disse acima ela é extremamente divertida, para ela não tem tempo ruim,outra coisa bacana é que ela é também inteligente.
Malu sabe matemática para caramba, ao contrário de mim, que já pego a calculadora para somar tudo. Ela inclusive tem muitas medalhas daquelas competições vexatórias para quem não ganha, de medição de inteligência. O nome do livro é exatamente por isso, ela é um CDF, nem sabia se ainda chamavam assim quem gostava de estudar ou fosse muito inteligente. Foi com saber. A autora foi bem em vários quesitos nesse livro, já que abordou o fato de que nem sempre ganahr medalhas de melhores em algo nos faz sentir mais capazes e principalmente mais felizes. Ponto para ela.
O que acontece com Malu é que ela vai passar no vestibular - ou ENEM, sei lá como chama essas coisas hoje em dia- para Engenharia de Produção e não vai achar a faculdade a melhor época da vida não (#tamosjuntas).
Para piorar tudo, vem aquele maldito trote que sou contra até hoje e tenho trauma do meu, sabe o que é A Hora do Pesadelo? Quando ela descobre que quem vai participar como veterano é seu "inimigo"dos tempos de escola, aquelas pessoas que te odeiam e você mal sabe o porquê.
Essa brincadeira sem graça - só para angariar fundos para bebedeira- vai gerar um super mal entendido que acabará em caso de polícia com um dos envolvidos podendo perder sua vaga na faculdade e em um sonhado programa de intercâmbio.
O tal inimigo vai se juntar a Malu na busca pela verdade, Arthur Cantisani, e claro que vai virar crush com o tempo.
Bem escrita e super interessante, a história nos prende do início ao fim e é fácil se apaixonar pelos personagens criados por Carol.A autora soube deixar o romance mais ágil com esse pequeno mistério o que fez com que a leitura fosse muito legal.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-cabecas-de-ferro.html

Bia Santana | Viciados em Leitura 22/05/2017

Divertido
Cabeças de Ferro é o recente trabalho da autora Carol Sabar, e o segundo que eu li dela. Eu já tinha lido o Azar o Seu, que rolou até Clube do Livro dos Viciados.
Nele nós vamos conhecer a Malu, uma personagem muito legal, que eu adorei, estudante de engenharia que acabou de passar para uma das melhores universidades do Brasil, a UPN. Nós já começamos o livro naquela loucura que é o trote, e seguindo a ordem da UPN, o veterano que passou em primeiro lugar deve aplicar o trote no calouro que também passou em primeiro lugar. Aqui no caso, Malu iria sofrer o trote por ninguém mais que o seu inimigo de infância, Arthur.

Só que algo bem esquisito acontece. Por um motivo, que até então ninguém sabe e entende, Arthur muda a ordem da execução do trote, e acaba jogando um líquido estranho em outra estudante, a Mariana, que acaba sofrendo um choque anafilático em reação a tal substância. Assustados, a maioria dos universitários fogem, ficando só Arthur, Malu e Nicolas - o melhor amigo de Malu que nutre uma paixão por ela desde quando eles eram crianças - para socorrerem Mariana.

Depois desse fatídico dia do trote, muita coisa acontece e Malu tem sua vida virada de cabeça para baixo. Achando que alguém queria matá-la, ela encabeça uma investigação, por conta própria, com ajuda do seu até então inimigo, o Arthur, que também tem sua vida virada de ponta cabeça e precisa urgentemente limpar sua barra, tanto com a universidade, quanto com o seu pai. Só que nada é fácil, é treta atrás de treta, e para completar, Malu tem que lidar com a atração que sente pelo gostosão do Arthur, e com a paixão do amigo Nicolas.

Eu gostei bastante dos personagens, Nicolas me chateou em alguns momentos, Guilherme - “namorado” de Angélica, amiga de Malu - eu já não fui com a cara desde o começo, Arthur é aquele estilo bad boy, mas mega inteligente que te deixa doida rsrs, e Malu é uma figuraça, daquelas personagens que você gostaria de ser amiga.

Cabeças de Ferro tem uma narrativa muito fácil, leve e divertida, assim como foi em Azar o Seu. Uma característica muito bacana da Malu é que ela adora fazer listas e em todo momento ela listava alguma coisa. A lista mais cômica, com certeza, foi a das varinhas que ela já viu na vida hahahahah. Sim, é exatamente isso que você está pensando. =P

O final foi bacana, mas nada muito inesperado, eu já desconfiava e acertei. Mas mesmo assim é um ótimo livro que eu super recomendo, ele com certeza te fará dar boas risadas.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2017/03/resenha-262-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Portal JuLund 11/08/2017

Cabeças de Ferro, @grupopensamento
Definitivamente um livro que me surpreendeu. Outro livro que li da Carol Sabar foi o “Azar o Seu!”, uma leitura gostosa e cheia de bom humor. Esse livro não poderia ser diferente, há humor e romance, porém a grande novidade que adorei o suspense/mistério e investigação contidos no livro, fantástico.
Em “Cabeças de Ferro” conhecemos a Malu que passou em primeiro lugar na UPN (Universidade de Ponta sem Nó), a universidade dos cabeças de ferro. A Malu passou em Engenharia de Produção, e para mim, que não sou de um curso de exatas, achei que poderia não ser tão interessante ler informações que não tenho ideia do que significam, porém a Carol Sabar soube muito bem desenvolver a sua personagem e relação com seu curso. A Malu é inteligente e gostei bastante de como é madura.
A trama tem inicio com o primeiro dia de aula da Malu, na verdade o dia do trote na universidade. O trote é feito por alunos veteranos aos novos alunos (conhecidos como feras/calouros), em alguns lugares é proibido, e no caso da universidade da Malu, também é. Por isso, o trote não é feito na universidade.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-cabecas-de-ferro-grupopensamento

Vanessa Vieira 01/10/2017

Cabeças de Ferro - Carol Sabar
O livro Cabeças de Ferro, da autora mineira Carol Sabar, nos traz um romance divertido e extremamente contagiante sobre o ingresso de uma jovem na faculdade e todos os seus percalços e descobertas. Com uma narrativa envolvente e fluída e personagens espontâneos e bem desenvolvidos, o livro conseguiu me agradar em cheio e me propiciar uma leitura leve e descontraída.

Malu sempre sonhou em começar a faculdade, mas não poderia imaginar que o seu ingresso nela seria tão tumultuado e tenso. Ela foi aprovada no vestibular da notável Universidade dos Cabeças de Ferro e ao lado do melhor amigo Nicolas - que sonha em ser muito mais do que simplesmente uma amizade - se prepara para o temido trote da equipe de Engenharia.

O veterano que recebeu a tarefa de aplicar o trote em Malu é Artur Cantisani, um dos maiores inimigos da jovem e o responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade na frente de todo o colégio. De forma inesperada, quando o trote começa, Artur despeja uma gosma estranha não em Malu mas em uma outra caloura, que acaba sofrendo um choque anafilático. Na correria, tanto calouros quanto veteranos fogem, deixando na cena do crime apenas Artur, Malu e Nicolas.

Vários mistérios acabam emergindo como o fato da gosma despejada na caloura ter uma coloração diferente das demais e também o motivo das outras garrafas que contém a substância terem sumido misteriosamente. Parece que alguém está tentando ocultar provas e que os estudantes de Engenharia podem estar na mira de um assassino...Envolvidos até o pescoço, Artur e Malu não tem outra saída a não ser vencer a inimizade que os cerca e unirem os seus cérebros brilhantes para desvendar o mistério que circunda a Universidade dos Cabeças de Ferro...

Cabeças de Ferro é um livro divertido e descontraído, com uma linguagem abrangente e extremamente envolvente. Os personagens criados pela Carol Sabar possuem um carisma peculiar e uma espontaneidade ímpar, tornando o enredo leve, fluído e contagiante. Narrado em primeira pessoa pela Malu, de uma forma bem extrovertida e cômica, o livro conseguiu me cativar e me propiciar uma leitura muito gostosa e cativante.

"Talvez seja simplesmente isso, afinal; talvez seja simples. Talvez o tempo não exista para as coisas do coração; a matemática dos ponteiros desafiada pela irracionalidade do que, para mim, parecia um sonho, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a gente nunca sabe direito quando as coisas começam... Nem quando terminam."

Malu é uma personagem inteligente, cômica e bem resolvida. Seus devaneios são hilários e é impossível não se divertir com as situações vividas pela protagonista, principalmente com a cena que a consagrou com o codinome de "Pikachu". Ela é muito intensa e tem um senso de justiça apurado, tanto que não sossega enquanto não descobre os mistérios da Universidade Cabeças de Ferro, mesmo contra tudo e contra todos.

Apesar da imagem de bom moço do Nicolas, confesso que o personagem não me agradou tanto quanto eu gostaria. Ele é um bom amigo para Malu, mas fica forçando a barra toda hora, além ser muito pegajoso. Entretanto já simpatizei bastante com o Artur, que apesar de ostentar a imagem de bad boy, tem um grande coração e revela pouco a pouco os seus sentimentos para Malu, sem pressioná-la e deixando tudo acontecer naturalmente.

Em síntese, Cabeças de Ferro é um livro divertido, descontraído e que nos proporciona boas gargalhadas. Carol Sabar desenvolveu uma história cativante, repleta de adrenalina, romance e suspense e norteada por várias referências contemporâneas, tornando o enredo assimilável e incrivelmente cômico. A capa é bem descolada e nos traz um quadro negro com ilustrações de gráficos, equações, dentre outras figuras e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/10/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Beca 08/12/2017

Um romance diferente, me identifiquei muito com a personagem principal. Só queria um epilogo ou algo assim.. o final não é muito conclusivo sobre o que aconteceu com a malu e o arthur.

Marlene C. 24/01/2018

[ Resenha ] Cabeças de Ferro
Sabe aquela história que te prende do início ao fim? História essa que as páginas passam voando? E você só se dá conta quando acaba? Assim foi Cabeças de Ferro para mim.
Já tinha ouvido falar da autora e do seu livro “Azar o seu!” mas ainda não tinha lido nada de sua autoria, até Cabeças de Ferro, que foi minha primeira leitura do ano, e pelo jeito comecei muito bem.
"Talvez seja simples.
Talvez o tempo não exista para as coisas do coração."
Malu é uma estudante de engenharia que passou em primeiro lugar em uma das melhores Universidades do Brasil, inicialmente somos introduzidos ao trote que Malu e outros jovens que entraram na Universidade irão sofrer. Pela ordem, o veterano que passou em primeiro lugar irá aplicar o trote ao calouro que também passou em primeiro, nesse caso para infelicidade de Malu, o responsável pelo seu trote será Arthur seu inimigo de infância.

Porém, Arthur por um motivo desconhecido não segue a ordem e ao invés de jogar a substância estranha em Malu, ele joga em Mariana que sofre um choque anafilático, e precisa de primeiros socorros. Os universitários vendo a confusão em que se meteram fogem, deixando apenas Arthur, Malu e Nicolas, que é seu melhor amigo e que nutre uma paixão muito grande por ela.

A partir daí, a vida de Malu vira de ponta a cabeça, já que alguém tentou matá-la, fora o fato de que alguém roubou os frascos com as substâncias do trote, deixando-a sem provas para mostrar que o único frasco contaminado era destinado a ela.
E para piorar uma situação já muito ruim, ela também tem que lidar com o sexy Arthur, com quem se alia para tentar desvendar esse mistério e descobrir quem é o culpado, e Nicolas que não aceita ser só seu amigo, e que não perde a chance de deixar esse fato conhecido.

Malu é o tipo de personagem divertida, que o leitor não consegue não se apegar e torcer para que tudo dê certo no final, ela é um pouco atrapalhada e também é muito inteligente e consegue se meter em uma confusão como ninguém.
Nicolas é um tanto que bipolar, suas ações são um pouco contraditórias, ele é o típico menino bonito da casa ao lado, e tem uma queda, não, tem um penhasco por Malu, ela tenta não dar muita esperança para ele, mas ele é bem determinado. Ao contrário de Arthur, que é um bad boy assumido, ele é bastante mulherengo também, e tem uma atitude indiferente com Malu, mas na verdade, não é tão indiferente assim.

Cabeças de ferro tem uma narrativa clichê, mas é bem divertida e fluída, a autora soube desenvolver muito bem as partes de suspense e investigação, assim como o romance. Usando a quantidade certa para deixar o leitor ainda mais curioso par saber o que aconteceria a seguir.

Foi divertido ver os pensamentos de Malu a respeito de Arthur e Nicolas, outra coisa que adorei foi que ela é muito argumentativa, isso por vezes me fez rir, fiquei um pouco decepcionada com o final, no fundo eu esperava um pouco mais, mas gostei e entendo as atitudes da personagem e não tiro sua razão.

A edição é simples, folhas amareladas e letras confortáveis, o que torna a leitura ainda mais agradável a capa é muito bonita e tem alguns cálculos nela o que tem tudo a ver com a história, não sei se vocês perceberam, mas Cabeças de Ferro, forma a sigla CDF que faz uma referência aos jovens da Universidade, por que lá só estuda os melhores e mais inteligentes.

Enfim se você gosta de um New Adult, com suspense, ação e romance não deixem de conferir Cabeças de Ferro.

Cuida bem 16/07/2018

Um livro em sete dias, por Ana
Já adianto que Carol Sabar escreveu “Cabeças de ferro” (eu li a 1º edição, da Jangada) para ser meu romance jovem nacional favorito. Bom, foi isso que aconteceu.

Sinopse: Malu foi aprovada no vestibular e prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. Afinal Artur, seu arqui-inimigo de infância, será seu veterano. No dia, ele despeja uma gosma na cabeça de outra caloura, que sofre um choque anafilático e todos fogem. Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser se unir para desvendar este mistério. Por que a gosma da garrafa despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que as outras garrafas desapareceram? Alguém estaria tentando ocultar provas? Será que os estudantes estão na mira de um assassino?

Julgamos o livro pelo título e pela capa: Para uma amante de giz (é sério), a capa é bem bonita. O título foge um pouco do convencional e é curioso. Gosto!

Sobre o autor: Carol Sabar é boa de enredo, escrita e criativa que só. Inventa uma porção de coisas (cidade, universidade, drogas) para fazer sua história acontecer, e melhora tudo inserindo as criações em um universo muito verossímil.

Protagonista: Nem toda mocinha é protagonista. Malu é. Uma atípica, mas que conduz o livro muito bem. Como ela mesma se diz, é uma CDF (“C” de cabeça, rs) bonita e sociável. E usa tudo isso a seu favor, nem sempre (quase nunca) de forma ética. Ah, estabilidade emocional também não é seu forte.

Coadjuvantes: Os meninos se destacam entre os coadjuvantes da história, mas muitas vezes achei completos embustes. Não tira o mérito (pelo contrário) da Carol, que me confundiu várias vezes.

Trama: Esta é uma história principalmente de suspense (que começa com um crime bem construído) e aventura (com uma saga cheia de reviravoltas), em que o romance flui naturalmente (e envolve). Para mim, a balança foi perfeita e garantiu um livro movimentado do início ao fim.

Ponto forte: As quebras de expectativas são o melhor deste livro, mas isto abrange quase tudo: o emocional da protagonista, a imperfeição dos coadjuvantes, o desenvolvimento da trama. Mas destaco que é muito difícil adivinhar os finais da história: no suspense ou no amor. E isso é bem legal.

Um livro para: conhecer pessoas diferentes.

site: www.cuidabemdomeulivro.com.br

Autora: Carol Sabar
Editora: @editorajangada
Ano: 2016
Páginas: 304
"Se finais felizes são chatos, mais chato ainda é não chegar ao final."
Sabe aquelas novelas da Globo da década de 90 ? Aquelas que levantavam um sensacionalismo doido na TV e que até hoje são citadas nas conversas de família ? Como: "Quem matou Odete Roitman ?" Ou "Quem é o pai do Tonho da lua ?". O tipo de mistério que durava meses e que, mesmo a gente pensando que sabia a verdade, no final não sabia era de nada e ficávamos chocados com a tal revelação?
Cabeças de ferro te transporta para isso. Malu ( Sim, eu comprei o livro por ter meu nome nele, me julguem.) é uma jovem de dezenove anos que passou em primeiro lugar no vestibular para engenharia de produção. da UPN - universidade de ponto sem nó - uma das universidades mais dificeis do pais, conhecida como berço dos Cabeça de ferro, os tais CDF. Após passar alguns meses estudando inglês na Califórnia, Malu chega para o receber seu trote vexatório, uma espécie de tradição da engenharia.
O veterano que deve aplicar o trote em Malu é Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade e a deixou conhecida por Pikachu. Acontece que na hora do trote Artur joga a gosma que deveria ser despejada em Malu em outra caloura que sofre um choque anafilático! Nesse momento todos fogem deixando Malu, Artur e Nicolas - amigo de Malu que deseja ser mais que isso e que estava esperando ela sair do trote - sozinhos no local.
O livro é uma mistura de mistério, investigação, romance e uma veia cômica ali no meio. Eu ri muito, principalmente quando as páginas do diário de Malu aparecem nos capítulos. A narrativa do livro é ágil, mostra o que precisa e te deixa querendo cada vez mais. A autora soube conduzir a história para o final fechando cada ponta aberta ao decorrer do enredo. Com personagens bem construídos essa autora soube me surpreender. Esse livro é aquele mix de clichês escancarados e coisas inesperadas que criam uma leitura gostosa, cheia de referências a livros (Harry Potter principalmente), séries e desenhos. Uma história bem feita e que te entrega o prometido.

Ivy (De repente, no último livro) 11/10/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Cabeças de ferro é um juvenil divertido e gostosinho de ler, perfeito pra quando estamos à toa, em busca de uma leitura que nos faça sorrir em momentos inesperados com um toque de mistério pra nos prender na história tentando desvendar o final.

A história nos narra a entrada de Malu na faculdade da UPN (Universidade Ponto sem Nó), uma instituição onde apenas os mais inteligentes conseguem entrar. Malu aprovou em primeiro lugar para o curso de engenharia e, no dia de seu temido trote, ela está duplamente apavorada pois além das brincadeiras nada agradáveis aplicadas pelos veteranos aos calouros, Malu deverá suportar ser alvo de ninguém menos que Arthur Cantisani, um ex-amigo, que foi o responsável por um dos maiores vexames que a garota passou na vida, quando ainda estava entrando na adolescência.
Tudo se complica quando ocorre uma tentativa de assassinato em pleno trote. Alguém tinha a intenção de ferir Malu? Ou será que alguém estava tentando prejudicar Arthur? Pode se tratar de que ambos tenham sido apenas alvos aleatórios de uma espécie de psicopata que, por debaixo da fachada de bom estudante, está disposto a eliminar a concorrência na universidade?
Seja como for, agora Malu e Arthur se vêem no olho de furacão, tendo de prestar contas à reitoria da Universidade, aos amigos, à família e à policia sobre o que realmente aconteceu no trote de Engenharia.
Quando os dois decidem embarcar em uma investigação secreta, com o objetivo de limpar seus nomes, ambos se verão obrigados a esquecer as rivalidades do passado e atuar em equipe, para salvar seus próprios futuros na universidade. No meio de tudo isso ainda há Nicolas, o melhor amigo de Malu, apaixonado por ela e alguém por quem a garota não consegue definir exatamente oque sente. Enquanto Malu tenta desvendar um caso de tentativa de assassinato, ela também terá que escolher entre o ex inimigo bonitão e o melhor amigo leal, sabendo que no meio de tudo isso alguém com certeza sairá de coração partido.

A premissa de Cabeças de Ferro me conquistou desde a sinopse. Adoro mistérios ambientados na universidade, todos os livros que li com temática semelhante me divertiram bastante e, apesar de não nutrir muitas expectativas com relação à Cabeças de Ferro (por conta de resenhas negativas que havia lido), o livro me surpreendeu positivamente, resultando em mais uma daquelas leituras inesperadas que ao finalizar nos deixam com um sorriso de satisfação no rosto.
Me lembro que uma das resenhas negativas que li apontava que a narração do livro era infantil, juvenil demais para uma história ambientada em um ambiente universitário.
Eu sinceramente não senti isso. Pelo contrário, aliás. Achei a narrativa super leve e divertida. Obviamente não dá pra ler o livro esperando aquela seriedade de um New Adult, até porque ele nem é um NA. Eu catalogaria Cabeças de Ferro como um chick lit juvenil, portanto, pra quem curte essas leituras mais levinhas, com umas piadinhas irreverentes no enredo e um toque de doçura típica de romances juvenis, Cabeças de Ferro é um livro que super recomendo.

Os personagens são carismáticos, possuem um toque de deboche e descontração que encaixa com perfeição nesse ambiente universitário retratado por Carol Sabar. Aliás, eu adorei a ambientação de Ponto Sem Nó. Acho que nunca tinha lido nada ambientado em Minas Gerais e gostei bastante das descrições oferecidas pela autora. O ambiente da universidade, com suas festas e euforia, desperta nostalgia no leitor que já passou por isso. É tudo bem realista nesse sentido, e eu gostei de me ver transportada à essa realidade mais parecida com a nossa.
Quanto aos protagonistas, teremos Malu, Arthur e Nicholas. Eu gostei da Malu, apesar de certas atitudes dela me tirarem um pouco do sério. Malu é inteligente, bem humorada, especial. Porém, é confusa e não sabe escolher com quem quer ficar. Então é aquele caso típico da protagonista que namora um, mas se sente atraída pelo outro durante quase toda a leitura. Isso cansa um pouco, porque parece que a garota está sempre dividida.
Arthur, ao meu ver, é o melhor dos três protagonistas. Ele é mais coerente, e também mais interessante, possuí um charme e uma fragilidade que conquistam o leitor.
Nicolas, pelo contrário, foi o que menos simpatizei. Por mais que a autora ressaltasse na narrativa o quanto Nicolas é fofo, lindo e carinhoso, achei o personagem um verdadeiro porre de chatice. Seu personagem é necessário e fundamental, ele é parte do tal triângulo amoroso. Porém, comparado aos outros dois protagonistas, Nicholas não tem carisma e encanto pra prender o leitor na história.

Os secundários são bem legais também. Teremos as amigas de Malu, Clarissa e Angélica, que são simplesmente geniais. Ambas agregam um ar divertido à história, e eu gostei da amizade que une as três meninas. Além delas teremos todo o rol de alunos e professores de Ponto sem Nó, que estarão na trama em momentos necessários, desempenhando papéis cruciais no mistério desenvolvido por Carol Sabar.

Eu li o livro em nada. Me durou 2 ou 3 dias apenas. Embora não seja exatamente uma história fenomenal, a narrativa da autora é encantadora. Eu gostei porque é um livro leve, despretensioso, que consegue captar o interesse do leitor até o final. É o tipo de história que, aliás, renderia uma boa adaptação pois possuí uma trama ágil e personagens com astúcia e carisma.

Fica a dica pra quem quer embarcar em um pouco de literatura nacional buscando uma história divertida que, apesar de sua ambientação comum, se torna uma leitura deliciosa pra qualquer momento.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/09/review-241-cabecas-de-ferro.html

Comenta Livros 07/06/2019

Um livro sobre o trote na faculdade
Você já foi calouro ou caloura na faculdade? Leia esse livro e descubra coisas terríveis e incríveis.

site: http://comentalivros.com/cabecas-de-ferro-carol-sabar/

Glaucia 16/07/2019

Misterioso, intrigante e envolvente
Apesar de todos os problemas ocorridos nos últimos tempos, tirei o meu domingo para Ler Cabeças de ferro.
Carol Sabar é uma das minhas Divas nacionais (tenho poucas, por falta de tempo para explorar novos autores).
O livro tem o humor característico da autora, que é uma das coisas que AMO. Eu me identifico com personagens engraçadas e com um "Q" de loucura.
Aqui temos Malu, uma nerd que ganhou todos os concursos que já participou. Quando ela entra para a Universidade, pela ordem deve sofrer o trote do primeiro lugar no vestibular anterior. O problema é que Arthur Cantisani (acho que é isso) é seu maior inimigo de todos os tempos. Mas as invés dele jogar o líquido da garrafa em Malu, joga na segunda colocada, Mariana.
Merda feita! A menina entra em choque, sofre queimaduras, fica careca, todos fogem e os dois, junto com Nicolas (amigo de Malu) salvam a garota.
A coisa vira um pandemônio, com repórteres, investigação, Conselho disciplinar e os 3 são os excluídos da Universidade.
Malu e Arthur começam, secretamente, uma investigação e descobrem que o único frasco envenenado era o dela. Surge uma conexão e o início de uma amizade. Shippei muito, mas Malu acaba namorando Nicolas. 😢
Enfim, mistério, investigação, uma atração muito forte, cenas engraçadas (Malu é um pouco doida) e um livro delicioso para degustar.
O final não foi exatamente esperado, apesar de tudo esclarecido. Mesmo assim já mandei mensagens para Carol Saber pedindo continuar.
Esse não foi meu favorito, mas meu momento atual não anda muito propício, mas para minha Diva mineira vai ⭐⭐⭐⭐💋😘

Conchego das Letras 14/09/2016

Resenha Completa
Oi, pessoal!

Estava precisando ler algo leve e que pudesse dar algumas risadas, então não pensei duas vezes e comecei Cabeças de Ferro. Já tinha lido outro livro da autora, Azar o seu!, e tinha amado a narrativa.

Neste livro, vamos conhecer Malu, uma jovem que estava começando o curso de engenharia na melhor faculdade do país. Quem passava na conceituada faculdade, era chamado de Cabeça de Ferro. A história começa bem no momento em que Malu está indo para a sua aula inaugural, onde costuma ter o famoso trote, acompanhada do seu melhor amigo, Nicolas.

Malu não estava preocupada com o trote e sim em encontrar o seu arqui-inimigo, Artur Cantisani. No passado, eles estudaram juntos e Artur fez uma humilhação com a Malu em público, perante toda a escola, quando ela tinha apenas 11 anos. Agora ele seria o responsável por aplicar o trote na Malu.

Há muitos anos, os veteranos jogam uma gosma fedorenta nos calouros e Malu está prestes a ficar toda suja. Artur foi o primeiro colocado no vestibular anterior, então é o primeiro a começar a brincadeira jogando na primeira colocada do vestibular daquele ano, Malu. Todos observam e esperam, mas o inesperado acontece, ele joga a gosma na caloura que está atrás de Malu e a garota sofre um choque anafilático. Com a situação complicada, todos fogem, ficando somente Artur, Malu e Nicolas para ajudar a menina a sobreviver, dando os primeiros socorros e aguardando a chegada da emergência.

Antes de Artur jogar a gosma, percebeu que a garrafa dele era a única com a cor diferente. Com isso na cabeça, resolve voltar ao local que tudo aconteceu para pegar uma amostra do líquido e se surpreende ao perceber que todas as outras garrafas sumiram. A partir daí, procura Malu para tentarem descobrir se tem alguém querendo matar ou prejudicar os alunos de Engenharia.

Mesmo contra a sua vontade, Malu vai se envolver nessa busca, tentando encontrar provas com Artur. Juntos, vão se envolver em cada situação embaraçosa, deixando o leitor curioso para desvendar esse mistério e ainda se divertir com a narrativa da autora, que deixou a sua marca registrada (o seu lado bem-humorado).

Eu sou péssima para desvendar os mistérios de uma história, então não fiquei naquela preocupação de saber quem era a pessoa responsável pelas armações contra Artur e Malu, fui deixando a narrativa me levar. rs.

Li esse livro em poucas horas e não largá-lo até chegar ao final, queria saber o que ia acontecer e ainda me divertia com a personagem principal. Malu conversa muito com o leitor, mostrando os seus medos e as suas vontades. Fiquei encantada e apaixonada por ela.

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/09/resenha-cabecas-de-ferro.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5