A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Alex.Starick 10/02/2023

A história começa um pouco arrastada mas com o desenvolver acaba por te prender... é interessante a forma como é narrada a invasão dos marcianos nessa ficção científica pois percebemos uma crítica ao comportamento humano e como somos comparados a animais ao enfrentar tamanha ameaça ao invés de focar apenas na destruição em massa... a invasão é mundial mas focada em Londres o que incomoda um pouco já que o autor em bem descritivo com relação a nome de ruas, praças e etc.

Roberta 08/02/2023

Chatinho...
Tenho que confessar que essa foi a primeira vez que gostei mais da adaptação do que da obra original. Apesar de ser curtinho, demorei pra concluir a leitura, o autor passa muito tempo citando nomes de ruas, praças, cidades e outras localidades e pouco tempo falando sobre o evento "principal" que é a guerra com os invasores. Enfim, três estrelas e meia pro livro e cinco estrelas e favoritado (rs) pro filme.

Suzana.Kawai 05/02/2023

Os primórdios do fim do mundo
Contada em um programa de rádio, "A guerra dos mundos" distribuiu o pânico entre os americanos. Eles ignoraram os alertas para obra de ficção e saíram desesperados às ruas, crentes de que seu país fora invadido por marcianos. Ora, claro que sempre tive curiosidade de ler um livro com tamanho potencial.
Na história de Wells, a invasão marciana ocorre na Inglaterra, em Londres e arredores, não nos EUA. Como o protagonista narra as memórias do que viveu naqueles dias, já no primeiro terço de leitura, só me importava saber como a humanidade conseguira se livrar dos tais alienígenas.
Leitores do século XXI como nós, sobreviventes de uma pandemia e fãs das histórias apocalípticas de zumbis, não chegarão a se surpreender com as imagens de destruição urbana e ambiental ou do caos. As várias cenas de fuga nos farão lembrar de Atlanta (The Walking Dead), New York (Eu sou a lenda) ou The last of us (Boston?). Se você, como eu, curte essas histórias, vai gostar de conhecer um dos pilares dessa tradição.
Obrigada, H.G.Wells.

Dante51 04/02/2023

Um livro com poucas páginas e muitos acontecimentos
O que falar deste livro? Li sem grandes expectativas mas já no começo dos eventos minhas expectativas foram às alturas. Simplesmente genial a forma que o autor escolheu para narrar os tensos e horripilantes acontecimentos desde a chegada dos marcianos e a destruição que se seguiu apartar daí. Os relatos em primeira pessoa torna tudo mais vivo e podemos sentir o terror e o suspenses. Recomendo este clássico da ficção científica!

thiagocarrera 04/02/2023

Otimo!
Ficção científica lançada no fim do século XIX muito bem feita!

O relato em primeira pessoa é rico, excelente, por vezes claustrofóbico.

Para saborear corretamente esse livro, tente se imaginar na Londres da época, pegue referências ambientais de filmes, sei lá. Daí é possível ver a grande criatividade do autor.

Clássico!

sthebc0 01/02/2023

A guerra dos mundos
livro fluído, tem muita emoção, os personagens são bons também. é um livro bom.
não dei 4 estrelas por que começou a ficar muito monótono a partir da página 130 e a emoção foi embora, então ficou um pouquinho cansativo para terminar de ler.
em resumo, eu gostei da leitura.

Letizinha 31/01/2023

Desinteressante
Em suma, o livro é bom, no entanto, o autor propõe um texto MUITO detalhado, o que torna a narrativa, estilo jornalística com um quê de matéria, muito cansativa de se ler.

Joao_Allef 31/01/2023

Sou muito fissurado com questões e narrativas acerca de ficção científica, principalmente quando envolve conflito entre raças ou catástrofes subumanas. O que eu amo dessa obra é justamente o que mais criticam, que é o final e a forma como tudo se resolveu de uma forma bem plausível, mas mesmo assim, inesperada para quem curte massacres.
Acho incrível, tambem, a contagem dos fatos pela perspectiva do autor e como ele se enquadrava em cada situação mostrando alguns fatos mesmo de forma parcial. Foi bastante instigante.
Nadson Cauã 31/01/2023minha estante
Acho que tu que você ia gostar de Octavia E. Butler

@rafadeodato_ 31/01/2023minha estante
Menino adorei essa resenha. Vou adicionar na lista

Bu 29/01/2023

Um verdadeiro survival
Frenético do início ao fim, a todo momento temos a sensação de que vai dar merda, hahahahah, muito bom, só que achei no fim muito otimista, quando se trata de invasão e de tecnologias superiores sabe.

Marcelo Martins 20/01/2023

Me prendeu
Muita gente fala que Wells é um excelente contador de histórias. Eu estou de acordo. Li A Máquina do Tempo e me prendeu. Achei muito bom. E não foi diferente com A Guerra dos Mundos.

No meu ver, a história não teve enrolação. Dado que o livro foi inicialmente publicado em 1898, o cenário de defesa contra uma invasão alienígena à época era limitadíssimo. O material bélico da humanidade ainda pouco se desenvolvera. Nota-se cavalos e charretes sendo mencionadas no livro. O avião ainda não havia sido inventado, tampouco para fins militares. Realmente, um cenário desesperador de imaginar.

Uma narrativa muito bem construída, bem desenvolvida e que tem seu clímax e um bom desfecho. Não é tão fácil encontrar um livro que tenha uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e desfecho tão coesa.

Para mim, foi uma ótima experiência. Li em 3 dias. Recomendo.

Bea - Be 19/01/2023

O tema é bom
Gostei muito do tema retratado na obra, a forma como o autor fez os humanos se encontrarem na mesma posição que os animais. Sendo sincera cheguei até a me surpreender com o mesmo.
Esse pra mim, foi o ponto forte da obra. Na minha opinião, a mesma foi bastante cansativa, de forma que só conseguir começar a me interessar no livro 2.
Acredito que houve um foco excessivo no pânico da população, na destruição da França e muito pouco nos marcianos, nas suas intenções, capacidades, fisionomias e mesmo em suas ações.
Não achei um livro horrível, só não me agradou muito a forma como a temática fora retratada.

Dávila 18/01/2023

Os marcianos chegaram!
H.G. Welles e Júlio Verne anteciparam várias das reflexões na área da ficção científica.
E melhor ainda, com histórias sensacionais e, felizmente ainda muito atuais.
Pense na influência duradoura na cultura pop dessa narrativa
eletrizante.

Charmssss 16/01/2023

Homens = Formigas
Meu primeiro livro deste autor e eu simplesmente adorei! O livro tem uma leitura fácil e que flui muito bem. Aqui vemos o planeta Terra ser atacado por marcianos e todas as consequências disso tanto para os humanos quanto para esses seres de Marte. Eu achei incrível como o livro consegue passar uma sensação de desespero do tipo de te deixar assustado e te fazer pensar como você reagiria estando ali naquele lugar. Ao mesmo tempo adorei a forma como o autor vai comparando os ataques dos marcianos aos ataques que os terráqueos também já realizaram, seja contra os animais ou seja contra eles mesmos. O final não me surpreendeu muito por já ter pesquisado exatamente sobre isso, mas eu acredito que quem não é muito fã de aliens vai se surpreender com certeza.

Euler Pereira 09/01/2023

"ula, ula, ula"
O arrependimento em mim é muito forte nesse momento. Ao lembrar que esse livro ficou tanto tempo por aqui guardado, intocável, sinto-me um pouco ingênuo e ainda relativamente burro por "julgar um livro pela capa". É uma história promissora e traz, de fato, questionamentos importantes durante a aventura que passa, por meio da narrativa incrível de Wells, apressadamente.
"Pois os homens não vivem nem morrem em vão"