A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Silas-sama 02/11/2022

Melhor que o filme
Sei que 0% de vocês meus amigos estão chocados com tal afirmação visto que quase nunca (10% generosos) uma obra cinematográfica supera a escrita, e com o Wells não foi diferente.

A narrativa em primeira pessoa do mc, até quando mudou de protagonista, visto que foi um livro escrito pelo mc, deu um toque especial, sem contar o desenrolar sombrio com muito suspense, porções generosas de desespero e insignificância. Frente a invasores simplesmente superiores que viam os humanos como insetos insignificantes, uau, nessa parte que a narrativa pegou de jeito, coisa que infelizmente, não existiu na obra com o Tom, se bem me lembro.

E é isso pessoal, a reviravolta nas últimas oq, 10 páginas? do livro, foi completamente inesperada pois além de esquecer do filme ksks, o desespero já tinha tomado conta de todos inclusive desse que vos fala. Foi adorável ver tudo ficar bem da maneira mais simplória e realista possível, um humor grosseiro, (quando vc lembra que a obra toda discorreu na ficção da vida marciana), quase um toque do divino.

Falando em extraterrestres e humor grosseiro, após esse peguei o grandioso Douglas Adams para ler KKK, supremo.
Jilpole 07/12/2022minha estante
Eu gostei sim do livro, porém achei o desfecho sem desenvolvimento, gostaria de ver a história mais aprofundada. Como você mesmo disse, é possível sentir o desespero e insignificância do ser humano, mas o final não teve a mesma emoção. Pelo menos essa é a minha opinião kkkkkkk

Silas-sama 04/01/2023minha estante
Entendi kkkk, sim, válida. Como vc gostaria de ver/(imaginou ser) um desenvolvimento aceitável?

Gostei do final kkk, achei o resultado brusco e talvez "sem emoção" um toque especial do Wells.

Jilpole 04/01/2023minha estante
Pode parecer meio estranho, mas a partir da metade do livro eu esperava um final dramaticamente triste! Explicando melhor, eu esperava que acontecesse aquela sociedade de que o artilheiro falava (se não me falha a memória, era ele que se referia a essa sociedade). Gostaria de ver a capacidade humana sendo colocada na posição dos animais que a anos escravisamos.
Sabe, como faz pouco que entrei neste universo da leitura, ainda não li um livro sem "final feliz". Apenas livros onde tudo dá certo no final, mas realmente me agradaria ver um final inusitado. O Ser Humano não está acostumado com a derrota, sempre esteve no poder. Na antiguidade, existiam os grandes poderes -como os reis e a realeza em geral- que dominavam o povo, e os ricos dominavam os pobres, e os pobres dominavam os animais. Até hoje é assim, e nós não conhecemos outra maneira. Por isso, eu gostaria muito de ver algo diferente, pois a narrativa diferenciada de Wells me surpreendeu de tal forma que me fez refletir sobre os atos da existência humana e me despertou a vontade de ver, por uma vez que seja, nós como humanidade sofrermos a consequência de nossos atos.
Mas, como disse anteriormente, gostei muito do livro, foi uma experiência e tanto para mim, uma iniciante nesse mundo kkkkkk me fez aumentar meu fascínio por ficção científica e alienígenas, e adorei a escrita, e quero ler outras obras do autor em um futuro próximo.

Silas-sama 05/01/2023minha estante
GENTE! Que comentário lindo! Bom saber que essa terra ganhou mais um, e com bom gosto ainda haha.

Gosto de ver livros com finais depressivos de vez em qnd kkk, 1 pra 15 talvez? Vou indicar-te uns depois, me lembra

Jilpole 06/01/2023minha estante
muito obrigada kkkkk é sempre bom poder compartilhar idéias

Gustavo Rodrigues 10/01/2022

Terminar esse livro foi complicado demais. Se fosse menor, acho que eu teria abandonado. Não sou o senhor da razão, mas vou explicar o porquê de não ter gostado.

Ao ler o título ?Guerra dos Mundos? imaginei algo totalmente diferente do que o livro traz. Achei que o foco seria o combate entre humanos x extraterrestre, talvez sendo narrado por alguém que estivesse na linha de frente e tal. Massss, o livro conta a perspectiva de uma pessoa normal (e não um combatente), mostrando tudo que ela fez pra fugir dos Et?s.

Obviamente o personagem presenciou alguns combates e isso foi retratado, mas não da forma que eu esperava. Grande parte do livro é ele descrevendo que tá escondido, ou se locomovendo entre uma cidade e outra, ou contando as histórias que o irmão viveu (que eu tinha zero interesse em saber ?).

O autor se alonga nas descrições, e a leitura fica leeeeenta demais em certos momentos. Quase não tem diálogos, o que só piora a situação.

Enfim, pelo título imaginei uma coisa totalmente diferente. De toda forma indico a leitura, já que você pode ler e gostar. Vai na fé ?
Dani 11/01/2022minha estante
Huuummm! Acho que vou enrolar mais um pouquinho! Quem sabe uma leitura de final do ano? ?

Gustavo Rodrigues 11/01/2022minha estante
Esse aí você pode enrolar um pouco mais ??

Raquel.Santos 17/01/2022minha estante
Cara, estou enrolando para terminar. ?

Karol 09/03/2022minha estante
Assim como você, eu esperava mais desse livro. Porém ele ser narrado por uma pessoa comum não é o que mais me incomoda, acho que isso faz a gente se por mais facilmente no lugar do personagem, já que a maioria de nós somos pessoas comuns e não combatentes. Como assisti o filme do Tom Cruise antes de ler o livro também acabei achando ele arrastado e com poucas partes de ação e tensão. Mas no geral não é ruim, eu daria três estrelas.

Thalezito 27/03/2022minha estante
Você esperava que ele narrasse a história como um jogo de videogame? Os marcianos possuem uma tecnologia muito superior ao dos humanos, se ele fosse para o frente de batalha contra os aliens ele estaria morto em segundos. As descrições do autor servem para explicar a situação que o protagonista vive, rodeado de terror e medo, em face de um inimigo superior em todos os aspectos. Essa critica que você fez vem de uma mentalidade rasa, que espera que os livros tenham que seguir uma linha de narrativa similar aos filmes medíocres de ação hollywoodiano. Guerra dos Mundos é um clássico da ficção ciêntifica, com temas complexos e profundos, que tocam bem fundo no ego da sociedade britânica da época. A sua incapacidade de ver o brilhantismo dessa obra de arte apenas afirma seu valor como obra cultural.

Leanderson 29/03/2022minha estante
O livro tem mais de 100 anos, e dada a época em que foi escrito, H.G. Wells foi incrivelmente criativo e inovador, além de determinar o pilar para muitas futuras adaptações e histórias do gênero. Além de que ele entrega muito bem o que eu esperava a descrição de uma invasão alienígena do ponto de vista de pessoas comuns, e a aparente desolação dos seres humanos frente à uma ameaça implacável. Ele teve todas essas ideias de como a terra seria invadida numa época onde nem mesmo aviões e o conceito de robôs existiam. E acertou demais.
Não era uma história para perder tempo com romances bestas ou papo furado, se tratava de uma invasão repentina e sem aviso de uma raça incompreensível ao ser humano.

Emerson318 25/06/2022minha estante
Entendo. Mas a narrativa segue o estilo da época, aliás, era bem dinâmica práquelez dias.

Emerson318 25/06/2022minha estante
***práqueles dias; hj as pessoas vivem em outro ritmo. O livro parece arrastado, mas só é diferente

Inalda 08/10/2022minha estante
Assisti ao filme. Estou muito querendo ler o livro.

skuser02844 26/11/2022minha estante
Muito interessante seu ponto de vista, eu até concordo em alguns pontos com você, mas precisamos entender que ler esse livro mais de 100 anos depois que ele foi escrito, merece uma super chance de ser aceito para os dias atuais, o autor deve ser um viajante do tempo.??

Inalda 26/11/2022minha estante
O ano de publicação foi 1898 para a época está ótimo.

William LGZ 13/09/2022

Alienígenas, caos e destruição
É um livro revolucionário para sua época com uma história de invasão alienígena bastante caótica, que parece até ter saído direto dos anos 2000, porém que não conseguiu realmente me suscitar nenhuma emoção tão profunda pela falta de personagens interessantes.

Pode até ser que isso não fosse realmente necessário para o que o autor estava propondo, entretanto, apesar do fascinante tema e as tensas situações criadas foi difícil me importar com o desenrolar da trama acompanhando pessoas que não me importavam nem um pouco.

O brilho da obra, para mim, esteve no trabalho minucioso do escritor em relação aos alienígenas marcianos onde se preocupou com coisas que poucas pessoas teriam sequer levado em conta. O final foi um excelente exemplo disto, além de também ter sido uma reviravolta sensacional.

E por isso não a dei uma nota que representasse de forma tão fiel o que achei lendo durante a maior parte do tempo, pois foi uma distinta história que apesar de tudo vale muito a pena ser conferida pelo esmero no seu foco principal e pelas suas características visionárias. Além de eu também achar que tenha sido um pouco impaciente em me conectar à mesma, por isso a sugiro para que vocês mesmos possam tirar a opinião de vocês.
Raimundo.Sales 27/09/2022minha estante
Belíssima análise William! Parabéns!

William LGZ 29/09/2022minha estante
Obrigadão ??

Nado 30/05/2020

Uma boa ficção
Boa história, bem desenvolvida e com certeza marcou muito na época de sua publicação. Não esperam a mesma história do filme com Tom Cruise que tem o mesmo nome. Recomendo a leitura.
Carola Shimoki 01/06/2020minha estante
Melhor do que o filme? Sempre quis ler, mas, fiquei bem com essa dúvida. Se seria parecido, melhor ou completamente diferente do filme.

Nado 01/06/2020minha estante
É melhor, mesmo considerando que no livro os personagens principais não são os mesmos.

Carola Shimoki 02/06/2020minha estante
Ual! E só agora que vi 4?

Cida.Avivamento 09/04/2021minha estante
Não estou conseguindo abrir o livro... Alguem pode mim judar por favor...

@tigloko 09/07/2023

Como se lida com uma invasão alienígena?
Um livro com um começo bem dinâmico, até para os padrões da época. Muito frenético, sem perder tempo em estabelecer a ameaça dos Marcianos. E o perigo constante, o aspecto sombrio da invasão, elementos que não acreditei que se manteriam ao longo do livro, foram sempre colocados nos pensamentos de medo do protagonista e nos momentos de batalha até o fim.

Gostei das partes em que o autor trabalhou a desinformação durante a invasão. Mesmo levando em consideração a comunicação limitada, as pessoas escolhem não acreditar, ainda que com provas incontestáveis, é genial essas partes. Até a reação das autoridades ao caos é realista no livro.

Eu não enxergava como seria possível derrotar essa ameaça, tendo em vista o poder avançado dos Marcianos contra o armamento terrestre. Mas a sacada do autor, algo plantado desde o início da história, fez muito sentido com o que vinha sendo apresentado. Gostei do desfecho ser mais realista do que algo mais mirabolante, mesmo sendo uma ficção-científica.

Abaixei uma estrela pela segunda parte do livro, senti ela mais parada em relação a primeira. Mesmo assim gostei muito do livro.

Pedro 14/04/2023minha estante
Esse livro foi o primeiro a mostrar uma invasão alienígena. Hoje pode até ser algo comum, mas naquela época foi bem chocante.

DeniseSC 14/04/2023minha estante
Siiim!!! Com certeza influenciou todos os autores que vieram depois!

Pedro 23/09/2021

Uma obra à frente do seu tempo!
Em A Guerra dos Mundos, H.G. Wells nos mostra como seria uma invasão alienígena há 150 anos, quando a tecnologia ainda estava em processo de desenvolvimento.
O livro é narrado em primeira pessoa e tem pouquíssimos diálogos. A história é contada quase integralmente através de narrativa, o que deixa a leitura um pouco cansativa e difícil.
Entretanto, o livro vale muito a pena. E o final é simplesmente genial e surpreendente.

Bruno Malini 07/09/2021

Gostei do modo da escrita, um estilo que lembra crônica com reportagem, interessante. Mas espera muito mais
Gleice 15/12/2021minha estante
Ganhei esse no skeelo esse mês, estou ansiosa pra tirar minhas conclusões também. ?

Bruno Malini 15/12/2021minha estante
Parabéns

Rodrigo Digão 25/07/2020

Percebemos através da escrita que trata-se de um livro clássico, estilo pouco estranho, porem uma história boa, como numa montanha russa tem seus momentos altos e baixos. Contudo vale a pena a leitura até para conhecer este grande autor.

Vania :) 25/09/2009

Humanidade...
Cansativo, por vezes desinteressante.
No final, parece que vai ficar bom, mas o autor caí na mesmice e fica chato de novo. Apesar de tudo, não acho que tenha sido uma leitura inútil. Gostei da suposição de uma invasão de extraterrestres e da preocupação com o que se está fazendo com as outras criaturas existentes; no sentido de que as formigas, por exemplo, têm uma sociedade, uma organização, mas chega um humano e simplesmente destrói o formigueiro. Assim aconteceu com os marcianos, chegaram como se as pessoas fossem formigas (porém, neste caso, eram alimento) e destruíram tudo o que havia sido feito e organizado até em tão. Para pensar.
Wesley 22/05/2013minha estante
Não tanto pelo lembrete ecológico, mas o livro mostra o que o ser humano faz com o próprio ser humano tbem

Thaís Furlan 12/01/2016minha estante
Ótimo, não me sinto sozinha. A ideia é interessante, mas o autor narra tudo sem grande emoção, então a leitura se torna cansativa e pouco envolvente

Paulo.Cesar 10/02/2020minha estante
Concordo plenamente com vocês, galera! Leitura arrastada, sem muita emoção.

Luciano.Silva 17/04/2020minha estante
Tava me.sentindo mal de achar o livro chato. Já tinha lido outras obras do autor, mas esse tá arrastado e sem emoção. Ainda não terminei. Vou até o fim, não gosto de abandonar livro.

Vinicios0 31/10/2023

Revolucionário
Imaginar uma estória sobre alienígenas invadindo a Terra com máquinas superpoderosas no final do século XIX é algo realmente surpreendente.
O livro as vezes entra numa super explicação de detalhes desnecessários o que faz a estória ficar maçante em alguns momentos.
De um todo é bom e da ótimos momentos de entretenimento.

@LuanLuan7 11/05/2021

Um clássico!
?Ninguém teria acreditado, nos últimos anos do século XIX, que este mundo era atenta e minuciosamente observado por inteligências superiores à do homem??

E foi nesse clima de tranquilidade que a Inglaterra viu tudo mudar de uma hora para outra.
Após a queda de ?estrelas cadentes?, viu-se a chegada de seres de outro mundo a borde de grandes ?robôs?, com tentáculos e pernas triplas, de metal.

O livro é narrado por uma testemunha do caso.

Algo interessante é notar que os marcianos tratam os humanos da mesma forma que tratamos os demais animais, como a vaca (por exemplo).

A obra apresenta bastantes detalhes a respeito da aparência da nave, dos marcianos e até mesmo sobre a constituição biológica deles, que não possuem sistema digestório (ponto importantíssimo da história).

Ao longo da obra eu já estava convencido da derrota da humanidade. Porém um acontecimento trás uma chama de esperança aos escorraçados londrinos.

Um ponto relevante é o fato de a obra ter sido escrita em 1898 (apenas 10 anos depois da Lei Áurea!). O que demostra a criatividade do autor em prever um futuro tão caótico para a humanidade.

Andre.Vieira 14/01/2022

Gostei muito do início, o autor foi muito a frente do seu tempo. Gostei de ver como funcionava um pouco a sociedade da época. Realmente eu adorei ver o ambiente em Pânico por causa de uma guerra. Eu sempre tive uma curiosidade de saber como funcionava a sociedade e geral em tempo de crise, já que as obras costumam focar nos fronts, soldados, a batalha, apesar desse livro ser um clássico das antigas, aqui fugiu disso. Porém o livro é todo narrado o início ao fim, pouquíssimas conversações, isso foi um saco, eu já não sou fã de livros digitais e pegar um tipo de livro assim, foi um pouco decepcionante para mim.
Mas para quem curte clássicos vale a pena.

N.I.X. 15/08/2023

Uma obra-prima acessível a todos os públicos
Primeiro, uma curiosidade...
Um radialista estadunidense fez a leitura de A Guerra dos Mundos durante o Halloween e causou um surto coletivo, várias pessoas acreditaram ser verdade (mesmo que ele repetisse várias vezes que era fictício). Parte dessa histeria se deu pela linguagem de cunho informativa que o livro traz, muito parecida com um jornal.

Sinopse: este não foi o primeiro livro sobre marcianos, mas foi o primeiro em que marcianos não vieram em missão de paz ou como grandes salvadores. Além dessa premissa inovadora na ficção científica, toda a motivação dos alienígenas é posta em paralelo com a humana, não como forma de humanizá-los, mas como forma de nos demonizar.

Não dei 5 estrelas porque a diagramação foi horrível, parece que quem desenhou nem sequer leu. Marcianos devorando a cabeça de um humano? Nunca fizeram isso no livro inteiro. Fora que os desenhos por vezes aparecem antes mesmo do assunto ser abordado, dando spoilers irreais ou até verdadeiros. Mas, como não costumo baixar apenas por diagramação, não acho que essa seja a melhor obra de Wells pela alta carga descritiva, o que na verdade era uma característica importante considerando que se tratava de algo irreal.

Sobre as críticas que o livro recebem sobre atacarem apenas Inglaterra, sobre os marcianos serem burros para perderem para o ser mais insignificante etc., são minúcias importantes. Os marcianos eram tão prepotentes quanto a humanidade quando entra em um habitat novo e se acha imbatível. Fora que a Inglaterra era a maior potência bélica mundial. Por onde começar senão destruindo o maior perigo para eles?

Todas as nuances de Wells para a época, 1898, são perfeitas. Se esse livro fosse adaptado para a época de hoje, precisaria de grandes modificações para convencer.
Um dos pontos que mais gosto é a biologia empregada na obra, sendo os marcianos uma especie evolutiva derivada da espécie humana mas completamente diferente da nossa. E além disso, predadores naturais dos nossos parentes mais próximos em Marte.
Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Essa história do radialista (quase xará de sobrenome do autor kk) é tão bizarra que tem até no livro didático da matéria de Comunicação do meu curso

Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Ouvi a versão em português dessa radionovela, a cena da invasão parece um Plantão da Globo, não me admira os gringos terem caído

N.I.X. 15/08/2023minha estante
Pior que parece muito um jornal! Quem não gostar de ler jornal, vai odiar o narrador. Ele detalha tudo com muita precisão e objetividade (inclusive quando ele surta kkkkkkk)

N.I.X. 15/08/2023minha estante
E no final do livro tem a transcrição de uma entrevista que Orbn Welles e Herbet Wells participam falando sobre o ocorrido. A entrevista é de 1940

Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Pena que na versão do box da Pandorga não tem a entrevista... Algum dia eu compro da Suma, mesma coisa com Drácula da Darkside

N.I.X. 15/08/2023minha estante
O triste é a diagramação e imagens da Suma. Tenho o box da pandorga tbm

Davi785 16/08/2023minha estante
Só me deu mais vontade de ler kkkk

N.I.X. 16/08/2023minha estante
Amigo, é muito bom! Na verdade, todos os livros que li dele são ótimos

Davi785 16/08/2023minha estante
Vou dar uma olhada depois, muito obrigado

Thi 08/11/2023

Legal...
O livro é bom, bem ok, diria em alguns momentos até arrastado demais, nada extraordinário. Na minha opinião o filme é infinitamente melhor.