A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

milla_giancristofaro 30/12/2022

Dividido em duas partes, a parte dois supera infinitamente a parte um. Excelentes momentos de tensão, como quando ele e o padre ficam revezando na janela para observar melhor os marcianos. A conclusão da história foi o ponto auge, uma conclusão muito inteligente. A parte em que o narrador descreve as diferenças dos marcianos para os seres humanos também foi muito enriquecedora. Sobre os pontos negativos, a história na maior parte do tempo é arrastada, repetitiva e descritiva em excesso.

Carolzinha41 27/12/2022

"Homens contra formigas"
A ficção de HG Wells traz um clima angustiante e desesperador em um mundo que foi invadido por terríveis marcianos através de cilindros de metal enormes que caem em pequenas cidades da Inglaterra.
O que você faria se neste momento toda a sua cidade fosse devastada por seres que controlam imensas máquinas de metal com uma tecnologia avançada demais e com o poder de liberar um raio que incineraria tudo a sua volta? Ver toda a sua vida perdendo o rumo e você sendo sujeitado a viver no desespero de ter a falta de comida, água, abrigo e o pânico de uma chegada iminente dessas criaturas estranhas.
O livro de Wells é muito discritivo com os cenários, e o mais interessante, com as características dos marcianos . A narrativa com tom jornalístico torna a história muito mais realista e você se encontra na pele do protagonista: um especialista em filosofia que narra a história, porém que nunca revelou seu nome. Sim, o nome do protagonista nunca foi mencionado na trama e nem da maioria dos personagens e essa foi uma característica do livro que me chamou bastante a atenção.
Ao todo A Guerra dos Mundos é o livro que abriu o caminho ao gênero de extraterrestres na ficção bastante interessante de se ler e que merece o reconhecimento do público

oviajantedasestrelas 20/12/2022

Ler, reler e meditar... grande arte.

Dê a oportunidade a si mesmo de ler esse clássico da literatura de ficção científica.

A Inglaterra vitoriana sofrendo os ataques de uma civilização vinda de Marte, numa alucinante luta pela sobrevivência das espécies.

Livro interessante para refletir a relação e a situação do Homem no Universo. Somos caçadores ou somos presas?

Essa pergunta tornou-se tão popular que se transformou em arquétipo do pensamento humano e se degradou com o passar dos tempos.

Leitura fortemente recomendada.

Submarino 19/12/2022

Um ótimo livro pra começar na ficção científica
Se você ainda não se aventurou na ficção científica, esse é um ótimo começo. Wells é portador de um texto simples, direto e que nos conduz como em cenas de filme. Sua obra é claramente críticas à sociedade: os marcianos somos nós amanhã.
ladycafezinho 29/12/2022minha estante
Eu amo esse!

Wyllian Torres 17/12/2022

Fenomenal
Esse gigante da ficção científica foi escrito e publicado no final do século 19 e mesmo hoje, em pelo século 21, a visão bem à frente do seu tempo, como a de Wells, continua nos deixando de cabelo em pé e queixos caídos.

Como qualquer outra boa ficção científica, Guerra dos Mundos fala mais sobre a humanidade, como nos organizamos como sociedade e pensamentos nossa existência do que, necessariamente, alienígenas.

As vezes, tudo o que precisamos é de uma nova perspectiva sobre algo. O livro traz bastante dessa mudança do nosso olhar, a espécie então dominadora da Terra, ao nos percebermos invadidos e confrontados de maneira contundente. Quantos lugares, culturas e espécies o Colonialismo, por exemplo, não invadiu e produziu tantas tristes variações de A Guerra dos Mundos?

Yasminy 15/12/2022

Estou me propondo a ler mais livros de ficção científica e clássicos. Gostei da narrativa do livro, é um livro fácil de ler apesar de ser um livro escrito na década de 1890. Achei que no final do livro ficaram algumas pontas soltas sem explicação porém nada que atrapalhe muito.

Carol Gomes 08/12/2022

Gostei muito desse clássico e da escrita do H G Wells. É um dos primeiros livros que abordam uma invasão alienígena e é muito interessante ver como essa situação era vista no fim do século 19.

Larissa Bispo 06/12/2022

Adorei!
Surpreendentemente eu adorei essa leitura.
A história é fascinante, você imerge completamente na narrativa e se ver torcendo a todo tempo pelo personagem. Adorei a escrita do H.G. Wells e fiquei curiosa pra ler outras coisas do autor.
Esse clássico é suuuper indico, principalmente pra quem gosta de um suspense/ficção científica.

Ludmila 04/12/2022

Achei a história um pouco parada. Não sei se eu é que não tava muito no clima pra esse tipo de narrativa, mas o personagem principal é um chato! Tava quase querendo que os marcianos dessem um fim nele.

Isadora 02/12/2022

Um diário de uma invasão alienígena
Consigo ver o porquê desse livro ser considerado um clássico. E realmente é um livro muito bom. O autor consegue transmitir a angústia e nervosismo dos personagens.

É escrito como um diário/relato extremamente descritivo. Isso não estraga o clima de tensão da história, mas a tornou um pouco arrastada em vários momentos na minha opinião.

Recomendo.
Só não espere ação, definitivamente não é um livro de ação.

Um trecho do livro que acho que reflete bem o clima da história:

"No entanto, por mais variada que fosse aquela multidão, todos tinham muito em comum: medo e sofrimento nos rostos, e medo também atrás deles."
Guixe 05/12/2022minha estante
Esse trecho é supimpa.

Clari.Monise 01/12/2022

Eu gostei bastante desse livro, ele tem um começo bacana e um final muito mais bacana ainda. O único problema e o meio. Algumas partes se tornam um pouco arrastadas e repetitivas mas dá pra passar sem traumas. Eu não previ o final mesmo ele tendo sido citado de leve um tanto antes do fim, mas tbm não fico criando teorias sobre as história que leio. Eu recomendo sim, como um livro de vanguarda se saiu espetacularmente bem!

skuser02844 29/11/2022

AGDM
Cada página traz a pura ficção cientifica, o livro tem um enredo muito bem pensado, porém o livro é um pouco maçante na leitura, que me deixou muitas vezes tendo devaneios desconectando-me da história, acredito que isso se deu pelo fato da escrita ser antiga, o que não deixa de perder seu mérito da história, tanto é que virou filme. Não chega ser um super livro mas também não é ruim, recomendo.

Fernanda 28/11/2022

Ruim
Redundâncias e mente avoada é tudo o que me faz pensar nesse livro. Honestamente estou muito desapontada, já li outras obras o autor e essa é, de longe, a pior.
O final é a única coisa que se salva.
O resto eh caótico e de uma enrolação sem fim. Talvez pudesse ter menos umas 20 páginas de tanta repetição.

Chacon 11/11/2022

Invasão marciana
Como muitos, lí esse exemplar depois de assistir a versão Hollywoodiana. Salvo algumas adaptações, no livro, a história se passa no início do século XX, onde a humanidade não tinha tantos recursos tecnológicos como a passada na versão de Spielberg para se combater uma invasão alienígena a Terra.
Em ambas as versões o ser humano se mostra incapaz de combater os invasores. O livro compara bastante o invasor com o próprio ser humano, que se comparado aos outros seres da Terra, são em geral, seres destrutivos.
Uma história não convencional, na qual não se descobre nem o nome do personagem principal. Na leitura, perde-se algumas vezes, geograficamente falando, uma vez que se é narrado a fuga pela perspectiva do narrador de cidade pra cidade do centro de Londres as cidades mais interioranas da Inglaterra.
Não gostei tanto de desenrolar da história, mas me agradou o final.

GabiiV 07/11/2022

Meh
Livro descritivo com poucos diálogos, sendo mais sobre a situação e o pânico causado nas pessoas. Por descrever bastante os ambientes é uma leitura que dá sono, sendo ótima para dormir caso invasão extraterrestre não dê agonia ao leitor.
O livro foca apenas na invasão da Inglaterra, o que passa uma vibe eurocentrica, pois é uma nação muito exaltada como a melhor e mais evoluída do mundo. Além de que só se citam países do Hemisfério Norte, praticamente só da Europa.
Não é uma distopia como eu achava, achei que primeiro veria a invasão e depois o mundo dominado pelos marcianos e uma sociedade humana distópica tendo que lidar com aliens.
Gostei do final, mas achei o epílogo prepotente por parte do narrador.