A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Andrea.Rodrigues 12/02/2024

É possível admirar um livro, mas não gostar?
Eu admiro a criatividade do autor em criar esse livro sem ter as informações/tecnologia que temos hoje em dia. Mas confesso que não gostei do livro, a leitura foi arrastada.

lys 11/02/2024

"Não havia sobreviventes"
Imaginem que do nada você está de volta ao século XIX. O maior veículo de comunicação é a fofoca (o segundo maior os jornais), a maior cidade do mundo é Londres, com sua fervilhante revolução industrial, e o maior meio de transporte eram carroças ou trens a vapor.

"No máximo, os humanos imaginavam que, se houvesse vida em Marte, seria em forma inferior, disposta a receber uma iniciativa missionária"

Um tempo tão remoto que nem rádio existia e os mais primitivos carros estavam restritos a uma parcela ínfima da população. É nesse período que nosso autor idealizou o primeiro livro de invasão alienígena da história!!

"Aqueles monstros metalicos e o cadáver esmagado contra a cerca ocupavam-me a mente. Encolhi-me ali, de costas para a parede, e foi tomado por tremores violentos."

Nele nosso narrador está em mais um dia da vida quando um suposto asteroide cai nas proximidades de sua cidade. Ele como bom curioso logo se dispõe em ir até lá ver o que raios é aquilo, se deparando com um objeto estranho.

"Meu vizinho acreditava que as tropas capiturariam ou destruiriam os marcianos durante o dia. ? É uma pena eles estarem tão inalcançáveis ? falou."

É aqui, meus amigos, que descobrimos que sim! Cuiriosidade mata. Os aliens mandaram pro saco quase todo mundo que foi lá dar uma espiadela na cratera, com exceção de alguns sortudos e nosso Rambo (vulgo o narrador).

"O grande terreno encontrava-se silencioso e desolado, e os corpos carbonizados permaneceram ali a noite toda sob as estrelas e durante o dia seguinte."

Infelizmente, fofoca não é um veículo de informação muito bom quando quem testemunhou o ocorrido vai encontrar Jesus antes de informar aos outros o que rolou. Então, para o aumento da nossa agonia, enquanto uma cidade tá sendo massacrada pelos marcianos, as cidades vizinhas estão completamente alheias a esse pandemônio. E eu gritando pras páginas: Corre, negadaaaaa!!

"Mesmo no círculo de oito quilômetros (ao redor de onde a nave caiu), a grande maioria agia de modo indiferente ao ocorrido."

O livro é ótimo, extremamente interessante, te prende do início ao fim e que edição bonita essa da Excelsior! Além de nos fazer refletir um pouco sobre nossa suposta soberania. Somos mesmo as criaturas dominantes nesse universo ou simplesmente insetos?

"Um sapador contou-me que um homem em uma trincheira erguera uma bandeira em um longo poste. Os marcianos deram tanta atenção aos nossos esforços quanto damos ao mugido de uma vaca."

Tai 10/02/2024

A guerra dos mundos
Estou tentando gêneros novos de leitura e se tratando de ficção cientifica ler Wells parece o certo, mas dito isto esse livro não me conquistou achei o ritmo um pouco lento.

Luana 08/02/2024

Magnífico
?Será que somos realmente apóstolos da tolerância para nos queixarmos, quando os marcianos nos combatem com a mesma mentalidade??

Eu realmente não tive ânimo de ler esse livro por anos devido minha primeira experiência de leitura das obras do autor com A Máquina do Tempo. Comecei esse livro bem receosa e desconfiada, mas fui fisgada pela escrita do autor e pela narração detalhada e linear dos acontecimentos. Senti um peso muito mais humano e sensível do H.G Wells e estou muito feliz por ter vencido meu receio e lido esse livro fantástico!

Usagi a coelha 07/02/2024

Muito bom.
É um livro de ficção cientifica muito interessante. A ambientação é muito diferente do o que nós estamos acostumados nos filmes/livros sobre aliens, além dos personagens que possuem uma trama interessante e faz com que a gente se importe com o que vai acontecer com eles. No geral é um bom livro, tendo o único defeito de ser um pouco arrastado em algumas partes, me fazendo até dormir em alguns momentos, mas é muito bom.

Janaina.Oliveira 30/01/2024

A guerra dos mundos - H. G. Wells
No mundo do século XIX, com pouco tecnologia disponível a Terra é, sem aviso prévio, atacada por marcianos com tecnologia muito avançada, chegam destruindo tudo e matando aos milhares, primeiro para se defender e demonstrar força, depois para se alimentar.
No meio do inferno de uma Inglaterra em chamas, destruída por uma fúria, um homem narra sua história de sobrevivência aos marcianos e aos próprios homens.
Perto dos marcianos somos formigas, sendo atacadas por um garoto impiedoso.

ffabriciooliveira 25/01/2024

Um clássico de ficção científica! Cheio de reviravoltas e bem imersivo. Lendo pela segunda vez e já esperando a próxima. Recomendo!

Guilherme 21/01/2024

Um livro bem curto e um pouco diferente do filme que eu vi anos atrás, mas em geral foi um boa leitura e recomendaria o livro.

Diego Caetano 19/01/2024

A Guerra Dos Mundos
Se todo o conhecimento sobre seres de outro planeta, ou até mesmo em relação à tecnologia futurista que definiria diversos conceitos da cultura pop; se tem um cara que podemos agradecer, este homem é H.G Wells.

A Guerra dos Mundos é um longo romance dividido em dois livros (no caso essa edição da SUMA que juntou os dois, com adição de um prefácio, uma introdução e uma entrevista icônica com o diretor, produtor e ator Orson Welles). Durante boa parte da história, acompanhamos a infame trajetória do narrador-personagem no reino unido que fora dominado com uma matança exagerada e aleatória por marcianos em tripodes que soltam raios de calor pulverizando e pisando cada um que estiver em seu caminho.

Fora que o livro toca em momentos sensíveis onde o narrador visa contar detalhadamente as tragédias causadas pelos seres de outro planeta em variados momentos. Às vezes ele se encontra numa enrascada e vislumbra a violência abrupta ou consegue dar singelas espiadas e ver o ciclo natural deles. Tudo isso proporcionando uma experiência única e imersiva que atinge a criatividade do leitor.

Uma bela obra-prima, eu diria.

Leandro423 18/01/2024

Contém possíveis spoliers
Achei a leitura um pouco arrastada, pode ser devido a época que é escrita a história, porém já li outros livros de época em que a história fluía bem mais.

O ponto forte desse livro é o fato da imaginação do autor em conduzir uma história sem ter algo plausível em se agarrar.

Uma coisa que achei interessante, é que muitas coisas na época não se fazia ideia de se existia ou era estudada, como a possibilidade da vida em Vênus (hoje sabemos ser inviável), mas o autor considerar que um dos destinos dos marcianos poderia ser lá.

Não é um livro ruim, apenas não me pegou mesmo, mas valeu pelo entretendimento.
Andre.Vieira 18/01/2024minha estante
Achei o autor ser muito inteligente, a frente de sua época só escrever esse livro. Porém, infelizmente não consegui terminar ele.

Leandro423 18/01/2024minha estante
Eu achei um pouco cansativo... realmente é a frente do seu tempo, mas ele arrastou muito e deixou um pouco cansativo..

Lurdes 15/01/2024

A Guerra dos Mundos foi minha primeira leitura de 2024, seguindo uma tradição, criada por mim, de ler um H. G. Wells por ano.

Wells é um grande contador de estórias, um visionário, e um precursor da maioria das narrativas de ficção que acompanhamos na literatura e no cinema. Em A Guerra dos Mundos ele descreve uma invasão marciana que coloca a vida na Terra em risco e já foi adaptado inúmeras vezes para o cinema.

Com muitas descrições de máquinas quase robóticas, ele descreve o que nem se imaginava que pudesse vir a existir.

Claro que encontramos muitas inconsistências, do ponto de vista científico, astronômico, tecnológico, mas não podemos esquecer que era tudo inventado.
O mais bacana é que ele não cria mundos distópicos. Ele fala de cidadezinhas, de pessoas comuns que levam suas vidinhas normalmente, até que um fator externo extremamente ameaçador abala todas as suas certezas.
O fator externo, neste caso, é a chegada de marcianos que se alimentam de sangue humano.
Uma doideira. Mais ainda porque o narrador afirma sua absoluta certeza de que se trata de marcianos, como se fosse o maior conhecedor de Astronomia e de vida extraterrestre.
Neste universo de fantasia, precisamos não subestimar a inteligência de Wells. Ele sabe muito bem que tudo é hipotético e serve para fazer analogias com os conflitos mundiais. O livro foi escrito no período entre a Primeira e Segunda Guerra, ele era inglês e vivia o pavor de ataques eminentes que assombravam a Europa. Achei super interessante a presença de um padre como personagem. Um padre bem amedrontado para quem vive em função da fé.

Sempre uma delícia ler Wells. Um crítico mordaz das contradições de sua sociedade.

Gostei muito, também, da inclusão de uma entrevista feita com ele e Orson Welles, responsável por uma das maiores pegadinhas da história. Welles adaptou a estória para um programa de rádio em que ele próprio narrava a invasão alienígena. Mesmo ele avisando que se tratava de ficção, houve pânico entre a população, que acreditava estar em perigo.

Israel.Mello 11/01/2024

De tirar o fôlego!
Diferente do filme, que tem um aspecto mais futurista, o livro nos leva ao passado (tirando os elementos ficcionais que, obviamente, não compreendem eventos históricos). Isto, porque o cenário da narrativa é a Inglaterra do século XX, mais precisamente Londres e seus arredores. Ao longo do leitura existem muitos elementos do passado como o transporte à cavalos, carroças, carroagens, as estradas de ferro etc.

Outro aspecto que me transportou ao século XX foi a própria linguagem. O estilo da narrativa é bem próprio do século passado e o texto é cheio de expressões incomuns nos dias atuais. Em alguns momentos precisei consultar o dicionário para entender o significado de algumas palavras. Não acho que isso tenha atrapalhado a leitura, mas me proporcionou uma experiência diferente de expansão de vocabulário.

A narrativa conta sobre a guerra entre homens e marcianos, após estes últimos invadirem a terra a fim de domina-la para si. Não é exatamente uma guerra, visto que os marcianos são seres intelectualmente mais evoluídos e possuem tecnologia de combate mais avançada, portanto, o conflito está mais para colonização ou dominação marciana.

De forma resumida, é basicamente uma história de fulga e resistência, onde os seres humanos são a caça que tenta livrar-se de seu seu predador. Um verdadeiro suspense que passa por elementos como medo, euforia, loucura, esperança, amor e muitos mais.

Penso que está inserido no texto um viés crítico, que confronta a arrogância dos homens, que andam pela terra como seres dominantes, subjugando a natureza e os demais seres vivos. Então, o texto expõe a fragilidade humana, que apesar de sua aparente superioridade, poderia, a qualquer momento, ser aniquilada por novas civilizações e tecnologias (trazendo para nossa realidade a ameaça não precisa, necessariamente, vir de outro planeta, mas do próprio homem e/ou de seus inventos).

Particularmente, achei o texto envolvente e fiquei curioso para descobrir o que aconteceria com o protagonista e com os demais personagens a medida que a história ia se desenvolvendo. Quem assistiu o filme pode ter uma breve ideia do desfecho da guerra, mas o livro se passa em cenário diferente e tem outros componentes que não são encontrados na obra audiovisual.

Leitura super recomendada!