A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Darllyel0 10/01/2024

Bom livro
É um ótimo livro, um clássico famoso da ficção científica. Herbert wells desenvolve seus livros a cerca de uma visão sombria sobre o mundo. O livro relata um conto que consiste na invasão de ovnis a terra, sobre os arredores da Inglaterra. O autor narra o conto como tratando de uma "experiência de vida em primeira pessoa", o que torna a leitura bem interessante.

Naldo.Vieira 09/01/2024

A guerra dos mundos
H.G. Wells como sempre nos prestigiando com sua mente brilhante que consegue criar obras tão excepcionais. Pra época isso deve ter sido um choque e tanto imaginar uma invasão que poderia ter extinto a raça humana. A primeira parte me prendeu muito mas a segunda mesmo com a conclusão acabou por ser maçante mas teve um final que se eu não já soubesse (por causa do filme) seria satisfatório. Porque pela época que aconteceu a invasão a humanidade não ter tecnologia nem armas pra combater a ameaça.

jakelbelmont 06/01/2024

A Guerra dos Mundos
Curioso pensar como em 1898 H. G. Wells trazia essa história que é muito densa e imaginar esse cenário é de causar pânico, mas principalmente a forma como ele decorre o texto ajudam em toda a ambientação de caos e impotência que cerca a obra. Pensando tudo isso do ponto de vista de extraterrestres destruindo a vida pelo Reino Unido apenas pra poucos anos depois o mundo enfrentrar essa mesma destruição em toda Europa, mas por mãos humanas através de duas guerras.

O texto narra e ambienta o leitor em um caos generalizado pelo ataque de marciano em Londres, aproveitando esse cenário para discutir a forma como os humanos reagem a desastres e como agem ao se colocarem como superiores ao resto da natureza encarando sua real insignificância ao universo quando enfrentado pro criatura de poder quase divino.

Evellyn339 03/01/2024

Uma guerra que nós perpetuamos há séculos
Este livro me deixou cheia de reflexões sobre o papel da humanidade no planeta. Concordo bastante com a visão de Wells.
Nós somos os invasores. Nós matamos e destruímos em prol de uma suposta necessidade biológica. Em prol da ganância.
Aqui, a gente se vê no papel dos marcianos, que apenas evidenciam a monstruosidade da nossa própria raça

Camilly226 02/01/2024

Surpreendente
A narração do livro é excelente, te prende do começo ao fim, te deixando angustiada com a realidade descrita no livro. Definitivamente adquiri um novo medo.

Lucas 02/01/2024

Que livro, senhores!
Vou dizer o que, já sei, é um tanto quanto óbvio: o livro é sensacional e, apesar de gostar muito da última adaptação cinematográfica, tenho de reconhecer que a obra escrita é infinitamente superior.

Tomando por base o filme - pois foi o primeiro material que tive contato -, o livro mantém uma semelhança ao manter algumas situações, adaptar outras e trabalhar acompanhando majoritariamente um só personagem.

Entretanto, as semelhanças param por aí, já que o enredo não só se passa em outro período histórico, como em outro país e com outros objetivos.

Por isso, posso dizer que a leitura de "A Guerra dos Mundos" foi uma grata experiência, e recomendo fortemente a leitura.

Lucas Mart1m 27/12/2023

Melhor que o filme
Esse é um clássico de ficção científica, um dos predecessores de qualquer ideia de invasão alienígena vinda de Hollywood, chegando até causar uma confusão coletiva no seu lançamento.
Ele discorre muito bem pela parte da narrativa por discorrer do ponto de vista do protagonista e já termos informações pós história (que acrescenta muito na história). E na minha perspectiva um dos pontos fortes foi a relação com a biologia dos invasores e com as novas tecnologias seriam importantes para os humanos,
Entretanto, o linguajar mais tradicional e a falta de ilustrações e o mapa me prejudicam a entrar de vez na história, (deveríamos conhecer o melhor país do mundo por a pretensão do livro? ou será que no fim do século XIX era óbvio?)
Enfim, a capacidade de correlacionar com o colonialismo e com um darwinismo também é interessante, além da degeneração humana numa visão tão sem desesperança. Aliás, o livro deixa uma explicação embasada para o fim dos marcianos, diferentemente do filme.

Jin 24/12/2023

Livro importante, porém lento.
Livro de ficção científica que impulsionou as posteriores obras globais a abordarem invasões extraterrestres. No geral, é uma leitura bastante arrastada por ser um livro tradicional e bastante descritivo: há a todo momento menções geográficas de Londres, o que faz o leitor ficar um pouco perdido.
Por outro lado, o livro também faz críticas à espécie humana, que pode ser fria assim como os marcianos agiram perante à chegada na Terra. Nesse sentido, a obra é super importante, além de que o autor traz seus conhecimentos científicos e cria convenções tecnológicas sobre os marcianos.

Não indico a leitura para quem queira "passar tempo", mas sim para quem realmente goste de ficção científica, pelo contexto histórico do livro.

Emanoel 22/12/2023

E se um dia nós formos colonizados (de novo)
Essa foi a segunda vez em que li A Guerra dos Mundos. Sou suspeito, pois sou grande fã do que li até agora de H.G Wells. Principalmente esse livro.

Conheci A Guerra dia Mundos pela adaptação para o cinema de Steven Spielberg - que por sinal é uma ótima adaptação. Mas o livro, diferente da adaptação cinematográfica, segue em outro tempo em um lugar diferente.

Seguimos o personagem/narrador, no início do século 20, numa pacata cidade da Inglaterra chamada Woking. Após cientistas perceberem acontecimentos fora do comum na superfície do planeta Marte, todas as atenções são voltadas para o misterioso planeta vermelho.

Mais ainda quando cápsulas vindas de lá para o planeta Terra, caem em nosso planeta, causando curiosidade e apreensão.

Mas o que eram simples bolas de metal, na verdade revelam-se ser seres extraterrestres, com objetivo de nos dominar e nos colonizar.

Apesar de amar essa obra, entendo a dificuldade de alguns leitores na leitura. O livro é rico em monólogos, pouquíssimos diálogos e extensa narrativa. Porém, é uma obra que causa bastante reflexão, principalmente quando se trata de colonialismo e sobre como nós, humanos, uns com outros.

Tiago.Guedes 22/12/2023

Eles chegaram
A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, é um clássico da ficção científica que ainda hoje causa arrepios. Escrito em 1898, o livro conta a história da invasão da Terra por marcianos.

A narrativa é contada em primeira pessoa por um observador que acompanha os eventos da invasão. Através dos seus olhos, o leitor testemunha o terror e a destruição causados pelos marcianos.

O livro é um retrato assustador do que poderia acontecer se uma civilização alienígena mais avançada invadisse a Terra. Wells explora temas como a arrogância humana, a fragilidade da vida e a possibilidade de uma guerra interplanetária.

A escrita de Wells é simples e direta, mas é também muito eficaz. Ele consegue criar uma atmosfera de suspense e terror que mantém o leitor envolvido até ao fim.

A Guerra dos Mundos é um livro que merece ser lido por todos os fãs de ficção científica. É um clássico que ainda hoje é relevante e que nos faz pensar no nosso lugar no universo.
Felipe.Lorran 04/01/2024minha estante
Vou por na lista

Tiago.Guedes 04/01/2024minha estante
Recomendo

Raffaela11 19/12/2023

Fiquei esperando mais. Eu quis ler o livro por amar o filme, mas eu não gostei. Foi uma leitura fria, com detalhes confusos, e muitos deles inúteis.
Teve partes muito boas, mas elas sempre são arrastadas, foi difícil continuar a ler.

Pela primeira vez posso dizer que prefiro o filme?

Leo 14/12/2023

Um super clássico da ficção científica, com muito suspense e um pouco de terror. Vale a leitura para quem gosta dos livros que inspiraram outros livros.

Liliam.Alencar 12/12/2023

Guerra dos mundos
Espero que ao reler daqui alguns anos não seja tão cansativo. Talvez não fosse o momento certo de pegar essa leitura.