Guardiões do Louvre

Guardiões do Louvre Jiro Taniguchi

Resenhas - Guardians of the Louvre

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sailorluquinhas 03/09/2020

Fofo, conta histórias bem incríveis e até surpreendentes desse museu

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Flanando pelo Louvre e pela História da Arte
Guardiões do Louvre, do mangaká e mestre Jiro Taniguchi, é uma ode às encruzilhadas. Um passeio pela história da arte ocidental, seus encontros com o Japão, pela história do museu do Louvre e também de um estrangeiro com um encontro marcado esquecido.

Na França, o mangá foi publicado em dois formatos diferentes. Em 2014, no formato álbum (23 x 32,5 cm.) e totalmente colorido e em 2017, ele foi publicado em preto e branco e em um formato menor 19,5 x 26,5 cm.. Já no Japão, os capítulos de Guardiões do Louvre foram publicados pela na revista seinen Big Comic Original, sendo publicada no formato álbum por lá em 2015.

Aqui no Brasil, ela chega pela editora Pipoca & Nanquim num formato bem parecido com o de sua primeira publicação na França: colorido e com 23 x 31 cm. Um calhamaço difícil de se colocar numa estante por sinal.

Dividido em cinco capítulos, Guardiões do Louvre possui uma estrutura episódica onde Taniguchi se dedica a contar os momentos, as sensações e os encontros ocorridos em um único dia da vida do personagem principal. A ideia é que possamos desfrutar desses passeios e flanar pelas sensações que a cidade nos causa. Um flanar, onde o real se confunde o fantástico para compor uma belíssima homenagem ao museu onde a arte de Taniguchi é o ponto alto da obra.

Saiba mais no blog.

site: https://www.desegunda.com.br/guardioes-do-louvre/

Kimdim 02/07/2020

Completamente apaixonante. Nunca imaginei que eu gostaria tanto de algo no estilo mangá. É perfeito e a cada referência nova que ia aparecendo eu me apaixonava mais pelo livro

Jonas (@castelodepaginas) 05/06/2020

Guardiões do Louvre
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/05/guardioes-do-louvre.html

EduardoCDias 16/05/2020

Obra de arte
Um japonês, em visita ao Louvre, tem delírios com os ?guardiões do Louvre? e é transportado a outras épocas e outros lugares, encontrando pessoalmente Corot, Van Gogh...

Depósito Literário 09/05/2020

RESENHA - GUARDIÕES DO LOUVRE
Um tour por um dos museus mais célebres, é o passeio que Jiro Taniguchi nos propõe em "Guardiões do Louvre". Com ilustrações que mais se parecem grandes pinturas, dedica olhar poético à arte.

O personagem principal, de origem japonesa, programa uma visita ao Museu do Louvre na sua terceira estada em Paris. Em meio à confusão de visitantes, sente-se mal e desmaia, encontrando-se em um estado intermediário entre a realidade e os sonhos. Na companhia de Nice, a Vitória de Samotrácia, transita por outros tempos, imerge nas pinturas e interage com os seus criadores.

"Ao longo de um grande período da história do mundo, desde épocas das quais nem fazemos ideia muitos objetos de arte, surgidos entre a Antiguidade e o século XIX, vieram sendo coletados e trazidos para cá. Em cada um deles habita uma alma. Independentemente de serem ou não expostos no museu. Por séculos e séculos, eu vi diversos deles chegarem aqui. E são eles que nós guardamos neste lugar.".

A leitura do gênero mangá foi uma novidade, havendo a necessidade de me adaptar à estrutura. Em um dos momentos mais marcantes, o personagem visita as paisagens que serviram de inspiração para algumas obras do Van Gogh , criando uma proximidade encantadora entre leitor e narrativa.

Além disso, destaco a passagem impressionante em que o autor retrata os procedimentos empenhados na defesa das obras de arte durante a Segunda Guerra, de forma a defendê-las dos saques nazistas.

"Dessas belas plantações, forrando a vastidão da terra. Das florestas silenciosas. Dos rios que correm o seu leito, suaves. Cada gota dessa água. Não seria desta terra que todos nós viemos?".

site: https://www.instagram.com/depositoliterarioblog/?hl=pt-br

ThaiRodrigues 03/05/2020

"Uma encruzilhada onde as mais diversas épocas da história se intercalam. Um lugar onde se encontram as pessoas mais improváveis..., um verdadeiro labirinto de mistérios."
Jiro Taniguchi
Mangá lindíssimo.

Mariana 25/04/2020

Histórias desconhecidas
Os Guardiões do Louvre é um quadrinho japonês, por isso, a primeira impressão do livro surpreende, pelo tamanho e pela forma de leitura (seguindo a lógica japonesa - invertido para nós). Os quadrinhos são lindos! Os detalhes são maravilhosos! A experiência inicial é também estética.
Até a metade da história o enredo é bom, mas sem grandes diferenciais porém, a história se torna informativa sobre o período da primeira guerra mundial. Histórias da proteção das obras antes da guerra, em geral, desconhecidas. Quem foram os guardiões das obras do Louvre?

@leiolivros 16/04/2020

Lindo de ver e ler
Um pouco sem palavras, um pouco nostálgica e um tantinho emocionada, venho contar desse mangá que me pegou de surpresa.

Acompanhamos um artista japonês que, após uma excursão pela Europa, decide passar seus últimos dias no continente em Paris. Após sua primeira noite na cidade, ele acorda, febril, em meio a devaneios e delírios. Quando finalmente se sente um pouco melhor, resolve ir até o grande museu parisiense, Louvre, e lá se envolve em uma vivência fascinante envolvendo o passado, as artes, os artistas e toda a história que o palácio carrega.

A leitura desse mangá tamanho família é um pulo. Tive que me forçar a pará-lo no meio e terminar no dia seguinte só pra passar mais tempo degustando a experiência.

Pra mim, ler "Guardiões do Louvre" foi algo tocante por ser pessoal. Morei 6 meses na França e o Louvre era um ponto de passagem oficial toda vez que alguém me visitava. Apesar de não ser meu museu favorito de Paris (alô Centre Pompidou!), visitá-lo tantas vezes criou em mim um sentimento de apego, como se aquele lugar fosse um pouquinho meu. Esse mangá trouxe esse sentimento com tudo.

A história em si é muito simples. Nosso protagonista entra em contato com personagens históricos presentes no museu, pintores, obras de arte, antigos diretores... Tudo é contado por meio de ilustrações belíssimamente detalhadas que te puxam pra dentro da narrativa.

Apesar de não se aprofundar muito nos rápidos encontros que o protagonista tem com as figuras históricas que aparecem, o autor consegue passar sua mensagem:

Esse livro é sobre o amor a arte, sobre as nuances de emoções que ela nos faz sentir e sobre até onde seus amantes vão para protegê-las. O ponto alto da história é o relato sobre a evacuação das obras do Louvre frente à invasão nazista durante a segunda guerra. É de emocionar.

Além disso, o cuidado com a edição do livro foi ótimo. Capa dura, um marcador gigante pra combinar com o tamanho da obra e, ao final, várias referências dos artistas citados na narração para o leitor se aprofundar.

Amei e recomendo!

Yago Grassini Prevot 14/04/2020

#ESTANTEPN
Obrigatório para quem curte artes plásticas em geral.

Amanda | @mandalivros_ 03/04/2020

Ilustrações lindíssimas! A história também é bem legal e me fez mergulhar no Louvre.

Gabriel 11/02/2020

Bonito...
Difícil colocar tanta história em tão poucas páginas

caarolparker 04/02/2020

Incentivo à cultura
Um quadrinho que facilmente poderia se tonar ao incentivo a visita do Louvre ou outro museu. As ilustrações são aquarelas precisas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5