Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Lindinha 18/01/2021

Se eu ficar
O livro e bastante bom. A história é muito bem desenvolvida. Simplesmente amei a história

Lice 16/12/2021

É meu livro favorito desde que eu li e sempre que releio tenho mais certeza ainda, conheci esse livro quando eu estava no oitavo ano, amei.
É tocante e transmite para a gente os sentimentos da Mia, a agonia, a perda, o cansaço, a desistência. A autora sempre soube mostrar bem certinho como ela estava se sentindo.
E o jeito que escreve contando momentos do passado e colocando coisas do presente é perfeito, você consegue entender o tempo todo, não fica perdido.
Vale a pena cada segundo gasto lendo ele ??

nemlanency 15/07/2020

Encantador
Secou as lágrimas que eu nem sabia que tinha. Triste e verdadeiro.

Karolane 13/01/2021

Curti a escrita da autora. O livro alterna entre coisas que estão acontecendo agora e coisas que aconteceram com a personagem ao longo da sua vida.

Vitória 22/12/2020

A escolha de viver é dela ?
Não sou fã muito de ler drama e por isso enrolei mto pra começar e me envolver de fato na história. Mass...
Achei mto incrível como a escritora mistura o passado e presente, na qual fica nítido os traumas, medos e lembranças que a Mia quer levar com ela sempre...
Nele é debatido a morte (e aceitação dela), na qual Mia tem q aceitar o que aconteceu e decidir se vai lutar ou apenas desistir.
É uma leitura um pouco lenta e complicada... demorei um pouco para criar apego na história, mas quando os pensamentos dela vão se tornando cada vez mais negativos... ai... vale mto a pena sofrer com ela e por ela :)
Cada página era uma lágrima caía ?
Recomendo para quem gosta de sofrer kkkkk
E por ser um assunto meio complicado e pesado, não são todas as pessoas que se sentiriam a vontade de ler sobre alguém na beira da morte!!

Quotes?

?| "Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."

?| "? Vocês podem achar que são os médicos ou as enfermeiras ou todos esses equipamentos que controlam o show. É ela quem controla o show. Talvez, ela esteja só esperando a hora certa. Por isso, conversem com ela. Digam que pode usar o tempo que for necessário, mas que volte, porque estão esperando por ela."

?| "Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."

?| "? Tudo bem. Se você quiser partir. Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. Mas esta é a minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar."

?| "? Tem mais ou menos umas vinte pessoas lá na sala de espera agora. Algumas são da sua família, outras não. Mas todos nós somos a sua família agora. Você ainda tem uma família, Mia."

?| "Mas, então, sinto a mão de Adam. É a primeira vez que realmente posso ouvi-lo. É a primeira vez que o sinto.
? Mia?"
Bia2309 22/12/2020minha estante
Eu adorei esses quotes, deu até vontade de ler :)

Vitória 22/12/2020minha estante
São mto bons msmm ?

MariChalamet 27/02/2021

Tem um lugarzinho no meu coração
Já havia lido esse livro umas outras duas vezes e visto o filme(que aliás é maravilhoso também), por isso dei 5 estrelas, acho que é mais uma ligação emocional mesmo. Amo a história, os personagens, o romance, as frases... Tudo. ?

Duarda13 06/04/2021

Minha experiência com essa releitura
Se eu ficar é um livro legal, não tem nada surpreendente ou um grande Plot Twist basicamente A história se resume a personagem Mia que após sofrer um acidente e perder sua família terá que decidor se vai viver ou partiu como seus entes queridos.  Em meio a esse fatídico acidente ela narra certos acontecimentos de sua vida com isso ela vai contar um pouco sobre sua relação com a música, família, amigos e seu namorado.
A leitura é rápida e a escrita não se perde com enormes descrições, porém eu não acho que a autora se preocupa tanto em profundar os outros personagens, a personagem mais trabalhava em torno de todo o livro é a própria Mia que é a protagonista. Por mais que eu acho que ela faz um bom trabalho e nos apresentar a personalidade, medos e conflitos da personagem principal. A autora peca um pouco com certo clichês que não me agradaram, todavia eu admito que quando li mais nova foi tudo muito bom e nada disso me incomodou.
Mas lendo agora depois de 6 anos certas coisas começaram a me incomodar um pouco mais como o fato dela endeusar tanto o Adam e sempre reforçar esse estereótipo de esquisitona e diferente de todos, claro que eu entendo que a autora quis fazer mostrando que na adolescência é muito mais complicado a gente achar que pertence a determinado grupo e realmente temos essa ideia de que somos diferentes de todos os outros que ninguém nos compreende, então me inclino a pensar que isso foi uma coisa que me incomodou muito mais por conta da idade do que ser um defeito do próprio livro.
Outra coisa foi o fato de eu não achar que a autora valoriza tanto assim a vida, em vários trechos a personagem parece totalmente sem perspectiva, o que é até compreensível dado o que aconteceu, mas em outros momentos é como se ela colocasse a vida de qualquer pessoa acima dela.
E até a do próprio namorado e eu acho isso um pouco problemático. Tem também o fato da tragédia que aconteceu com a família dela e ela só conseguir pensar quando o namorado dela vai aparecer pra ela ver ele ou quando ela diz que prefere escolher morrer do que ver ele chorar (sabe é um negócio assim que causou muita irritação). Eu realmente não quero ser chata mas pensa comigo, ela acabou de sofrer um acidente perdeu toda a família tá com uma dor psicológica e física fudida e ela só consegue pensar que não pode causar essa dor em outra pessoa (Adam) porque se ela causa ela tem que escolher a morte.

Tirando isso o livro é bacana tem alguns momentos fofos, engraçados e até emocionante. O romance deles não é chato e se desenvolve de maneira legal, nesse livro a gente vai acompanhar o desenrolar do namoro deles passando por conflitos e essas coisas, acho que o jeito que a autora fala sobre música, instrumentos e estilos musicais e todas essas coisas é bem interessante, enfim é um livro que pode tirar de uma ressaca literária por ser fluido e rápido de ler.

VithAria.Sousa 02/09/2021

Eu prefiro o filme do que o livro...ooooo livro ruim cara, tá certo que me chocou muito mais foi no final todo acidente, a menina ficou em coma e tal perdeu os pais e que depois ela simplesmente acordou no final, tocava violoncelo....tudo lindo e maravilhoso mais esperava bem mais desse livro

Juh 08/04/2022

Amei
A leitura é super fluida, as cenas são tão bem retratadas que parece que vc está lá. Realmente perfeito, amei cada página.

Laiana Silveira 15/12/2020

Assisti o filme e depois li o livro, que história perfeita! Pena que o filme nunca teve continuação que nem o livro!
Elenise.Xzas 15/12/2020minha estante
A continuação não seria" para onde ela foi"?

Laiana Silveira 15/12/2020minha estante
Simmm, saiu o filme? Só li o livro e nunca vi propaganda do filme :(

Keila96 12/04/2023

Foi bom até o livro, trás uma realidade de quem vê o mundo de fora, como um mero fantasma, mas esperava mais deste livro

Feh 29/07/2021

Se Eu Ficar - Gayle Forman
O livro não é ruim porém não foi um livro que me prendeu, não gostei da quantidade excessiva de flashbacks, isso deixou para mim a leitura muito arrastada.

Me identifiquei com a Mia em vários pontos e confesso que em duas cenas o meu olho encheu de lágrima.

Helô 18/09/2020

Se eu ficar...
Eu sou completamente apaixonada por esse livro ( e pelo filme, porque não mudaram muito o// ) e acredito que seja o livro que eu mais reli na vida.

Construir esse paralelo entre histórias acontecendo naquele momento e no passado é uma técnica muito difícil, pela qual eu tenho imenso respeito e admiração.

Como não se encantar com a Mia? O amor, dedicação e carinho que ela exala são deliciosos, fora todas as dúvidas que ficam na cabeça dela, tão tipicas e clichês, do jeitinho que a gente gosta, né?

Ri, chorei, quis um Adam, não quis um Adam, quis abraçar a Mia e dar três tapas nela. Acho que vou ler de novo haha

Mais alguém gosta tanto quanto eu?
Ana 18/09/2020minha estante
Tô doida pra reler esse livro?

Helô 18/09/2020minha estante
Fui escrever dele e to pensando em reler haha

Luiza 18/05/2021

gostei muito!
fiquei encatantada com a relação da família da mia, a união e lealdade que eles têm. o que ficou um pouco a desejar é que eu achei a relação dela com o adam meio superficial (?), mas é um livro agradável de se ler.