Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

danielrgs 24/05/2021

Bip bip
Muito criativo. Um narrador único e diferenciado, que nem Bras Cubas foi em seu tempo. Uma história simples, com traços shakesperianos, quase um Hamlet moderno, re-imaginado. Um livro rápido, criativo e divertido, com conjecturas filosóficas feitas por um feto.

dani 28/05/2021

Minha Framboesa de Ouro Literária vai para...
Ian McEwan ficou conhecido e foi premiado por obras como "Reparação", "Sábado" e "Amsterdã". Mas achei interessante a proposta de "Enclausurado", então decidi começar por esse livro. Talvez tenha sido um erro começar por uma obra não tão óbvia.

Tendo como pretensão ser uma releitura de "Hamlet" de William Shakespeare, a trama se desenvolve (ou não) entre as profundas e intrincadas elucubrações de um cérebro fetal e o planejamento arrastado de um crime.

Confesso que o narrador, um bebê ainda no ventre materno, não me convenceu com seu tom lânguido e remarcações ácidas. Em certo momento, nosso narrador afirma: "Eu sei. O sarcasmo não cai bem num ser não nascido." Que bom que ele tem consciência disso.

Na verdade, não consegui desenvolver empatia por nenhum dos personagens. Acredito que faltou profundidade psicológica. Entre os mocinhos e vilões, ninguém é cativante.

No texto da orelha da capa, é traçado um paralelo entre essa obra e "Memórias póstumas de Brás Cubas", por também ter um narrador inusitado. Em respeito ao nosso querido Machado, considero incabível qualquer comparação que vá mais além.

Acredito que tentar recriar ou se apropriar dos clássicos e obras consagradas é uma empreitada perigosa. Diria que o autor andou na corda bamba e, na minha opinião, dessa vez ele caiu. Não tive uma boa experiência com esse livro, mas não desisti desse escritor. Vou procurar pela aclamada genialidade de sua escrita em outras obras.

cami 31/05/2021

me fez sentir uma espécie de raiva por todos os personagens, esperava mais do final porém não havia muito o que mudar também, diria que me arrependi, mas se arrepender é errar duas vezes, no final somos resultados de nossas vivências

CamilaOsterne 16/06/2021

Esperava mais
O livro tem um narrador inusitado: um feto. Inicialmente achei interessante mas com o passar do tempo fui começando a achar cansativo e maçante. Em alguns momentos o narrador viaja muito refletindo sobre a situação política mundial. Enfim, se fosse mais direto eu iria preferir mais. Se focasse apenas no enredo principal sem divagar tanto. É um livro ok. Não me conquistou.

Ingrid 20/06/2021

Resenha - Enclausurado
Enclausurado tem como autor Ian McEwan. O livro não é nem um pouco convencional, pois seu narrador é um feto, que consegue compreender o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Ou seja, ele escuta a mãe, entende o que ela diz, e também o que acontece à volta dela.

Durante a narração nós vemos que existe um homem na história, além da mãe e do feto, mas ele não é o pai. O feto percebe não só isso, mas que a mãe e o amante estão tramando um plano para assassinar seu pai.

Então, o feto passa a imaginar as consequências desse assassinato. Além de não conhecer o próprio pai, que seria morto, a mãe acabaria sendo presa. E ele, o feto, nasceria como filho de uma prisioneira, dentro da prisão.

Um dos pensamentos que mais permeia a mente do feto é o fato dele estar enclausurado, preso. Ele não pode dizer pra mãe que não concorda com o assassinato, ele não pode falar pro pai o que vai lhe acontecer. Ele é totalmente dependente da mãe, e mesmo que nascesse não teria como se comunicar tão rápido.

Além de tudo, o feto é muito culto. Ele sabe citar grandes pensadores, entende de política, conhece bastante sobre muitas áreas, e está sempre refletindo sobre esses pontos. É interessante ver como ele é uma pessoa normal, como um adulto, mas preso dentro do corpo da mãe, e entendendo muito bem suas limitações como feto.

Por fim, o livro tem uma trama instigante, tanto por seu protagonista diferente, como pelas problemáticas ao seu redor. Não foi um dos melhores livros que li, mas visto que é uma leitura rápida, valeu muito a pena.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

anna 21/06/2021

Precisa estar na onda de que substância para escrever isso?
Cansativo e maçante. No começo a ideia do narrador ser um feto na barriga da mãe parecia muito boa, mas não. Fica chato, seria um livro ótimo se umas 30 páginas dele não existissem.

Grazie A. 07/07/2021

Apenas um passatempo
O livro é curto, a história flui e segura bem o suspense, há momentos em que não tem como não ler 3 ou mais capítulos seguidos. Nos únicos instantes aonde tem certa enrolação ainda são partes com sentido, afinal o narrador (um bebê, que ainda está na barriga da mãe) só conhece o mundo por podcasts, documentários e conversas que escuta. Todavia, esperava um pouco mais do final. É óbvio o que acontece no fim da história, mas tudo se desenrola de forma tão corrida que eu achei que o meu ebook estava incompleto. Ainda assim é um bom passatempo.

Leila171 10/07/2021

Enclausurado tem uma premissa insólita: as reflexões existencialista (e profundas) de um feto enquanto testemunha as conspirações de sua mãe e seu tio para o assassinato de seu paí.
A trama tem um tom shakespereano ao evocar elementos de Hamlet. O dilema entre amor e ódio que o protagonista sente pela mãe traidora. O tio, amante de sua mãe, que tenta roubar o lugar do pai... E o protagonista atormentado pela consciência de ser e o sentimento de vingança pela desonra do pai.
Além disso, o livro mistura uma boa dose de ironia com conclusões nada otimistas sobre a vida, o universo e tudo mais.
Talvez não agrade a todo mundo, o ritmo da leitura é mais reflexivo do que narrativo, mas pra mim foi uma leitura excelente.
Primeira leitura da obra de Ian McEwan e estou empolgada para ler os próximos.

Marcia 20/07/2021

Que surpresa tive com esse livro. Uma leitura com um narrador inusitado!! Livro Enclausurado do escritor Ian McEwan.
O narrador é um feto! Vocês acreditam?
Então, nessa história ele tem pensamentos e falas muito claras, adultas e é muito culto. Como sua mãe ouve muito podcast, documentários e jornais ele, de dentro da barriga de sua mãe, foi e vai aprendendendo tudo. Ele fala assuntos diversos, desde algumas banalidades até assuntos sérios como os imigrantes na Europa, sobre livros clássicos da literatura como Ulisses e Eneida. Tem vários trechos muito divertidos, as tiradas dele sao ótimas. O ponto crucial do livro é que ele, sem ter como evitar pois esta na barriga de sua mãe, ouve as tramas de sua mãe com o amante para assassinar seu pai biológico. O amante da mãe é tio do bebê, irmão da vítima.
O bebê ja está com 9 meses e logo irá nascer portanto a questão é: o assassinato vai acontecer? Serão pegos?
As artimanhas dos criminosos para o crime também são muito bem elaboradas.
Nesse livro o escritor se inspirou na obra de Shakespeare - Hamlet. Em Hamlet o pai foi assassinado pelo irmao e era amante de sua esposa - mãe de Hamlet. Vejam que disse inspirado pois Hamlet era adulto e no livro o narrador é um feto, enclausurado na barriga da mãe.
Bom amigos, achei muito boa a ideia do escritor. A narrativa, o pensamento e argumentos são demais! Recomendo a leitura.
Sinopse Companhia das Letras: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.

Felipe.Camargo 25/07/2021

Fiquei entusiasmado com e escrita do autor!
88°Livro do ano: Enclausurado, lan Mcewan

Primeiro livro do autor britânico que eu leio, uma maravilhosa surpresa!

Sempre tinha ouvido falar desse autor, mas nunca tive oportunidade de ler nada dele. O livro tem uma linguagem um tanto quanto complexa, fazendo relembrar muito autores existencialistas.

A primeira ideia que me veio à mente ao ler esse livro, que possui como narrador um feto dentro da barriga de sua mãe, foi o narrador defunto de Memórias póstumas de Brás Cubas, imortal obra de Machado de Assis. Mas ao percorrer a leitura, também tornou-se clara a referência a Hamlet de William Shakespeare, em uma versão contemporânea.

Não vejo a hora de ler outros livros do autor!

Alê 02/08/2021

Não é meu tipo usual de leitura, então talvez por isso não gostei tanto, mas a história é interessante.

Gustavo | @guh_santtoos 06/08/2021

Genial ou muito uso de ervinha?
O narrador deste livro nada mais é do que o próprio feto na barriga da mãe ouvindo os planos dela e do namorado para assassinar o pai dele.

Temos essa premissa super inovadora. Onde já se viu um feto narrando toda a estória?

A escrita do autor é muito bem desenvolvida, porém para alguém o livro vai parecer um pouco arrastado.

Mas a cereja do bolo está nos detalhes sendo observados pelo feto. Mesmo sendo pura ficção o autor nos leva a adentrar na visão do narrador, o que torna tudo mais interessante.

O narrador costuma fazer diversas análises filosóficas dos acontecimentos, o que pode ser até tediante para alguns, mas isso acaba dando um tom mais sarcástico e cômico para o livro.

O autor também faz várias referências a clássica peça de Shakespeare ?Hamlet? como o nome da mãe ?Trudy? que acabou de inspirando em Gertrudes que era a Rainha da Dinamarca na peça. Enquanto seu namorado, Claude foi inspirado em Claudius.

Complicado tentar classificar o livro em apenas uma categoria, mas eu poderia dizer que trata-se de uma Dramédia (drama com comédia)

?? Enclausurado resulta em uma satisfatória estória, cheia de diálogos inteligentes com toques Shakesperianos.

??
?Deus, eu poderia viver enclausurado dentro de uma nós e me consideraria um rei do espaço infinito - não fosse pelos meus sonhos ruins.?

Shakespeare, Hamlet

Karina.Sasaki 08/08/2021

Achei a premissa ótima, porém fui decepcionada...
Escrita maçante, feto fanfiqueiro que só devaneia, reflete sobre a vida, só escuta podcast e programas intelectuais da rádio, não ouve uma novelinha. Muita chatisse. Tirando isso, a parte que realmente acontecem coisas, que ele ouve conversas em torno dele e como "enxerga" as coisas são mt interessantes.

Eduardo 18/08/2021

Crianças índigos
As crianças de hoje em dia estão tão avançadas que já nascem entendendo de vinhos, ouvindo Bach e citando clássicos gregos. No caso desta, em particular, é recomendável que tenha garantidos 50 anos de psicanálise. O que a pobre coitada presenciou foi um intensivão da matéria “vida”.