Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Bruno 13/01/2021

Mais atual, impossível
Apesar de ter dado nota 3, gostei do livro e do tema.
Mais atual impossível.
"Será que ela não deveria me amar?
Existe uma pressão de alguém para que eu não saia daqui?
Porque eles querem me matar? Daqui poucos meses, sairei desse lugar enclausurado, quente, aconchegante, onde deveria estar recebendo amor e carinho."

tinhooo 17/01/2021

eu gostei muito, porém algo nesse livro me encomoda. Não sei se é porque acho a história muito arrastada ou muito rápido. De qualquer jeito eu gostei e achei muito interessante!

Mari 18/01/2021

Podia ser melhor
O livro é muito bom. Demorei um pouco a engranar mas ele te envolve na história.

AnaCris 23/01/2021

McEwan é sempre bom, mas não é meu preferido
A trama deste livro narrado em primeira pessoa - um feto que, de dentro da barriga da mãe aprende sobre o mundo ouvindo programas de rádio, e acompanha os planos que a mãe e seu amante (e também seu tio) realizam para assassinar seu pai. Claramente bebendo na fonte da tragédia shakespeariana, a inspiração de McEwan leva a um livro inusitado, tenso e criativo. Pausei a leitura por um bom tempo, e valeu voltar para os 2 últimos capítulos, que trazem um desfecho surpreendente. A prosa concisa e arguta de McEwan e seu excelente domínio narrativo sempre valem a pena. Embora não seja o livro dele que eu mais gosto.

Lucas1429 23/01/2021

Um diálogo com Günter Grass
A impressão que o livro passa é de que McEwan tinha lido "O Tambor" do Günter Grass e quis dialogar com essa leitura. Explicando: enquanto o livro de Grass, ganhador do nobel, trata de uma criança que já nasce com a mente de um adulto que se recusa a entender o mundo da maneira mais clara (o que se torna um prato cheio para a crítica social), McEwan opta por alguém que já tem tal cabeça antes mesmo de nascer! Os dois protagonistas são muito similares nesse aspecto, mas isso não significa que "Enclausurado" seja um livro do mesmo nível de "O Tambor".

Simplesmente a crítica do bebê na barriga não é tão potente quanto a da eterna criança que já nasceu sabendo. Não pela limitação que o autor se impõe ao por o narrador preso dentro do útero, mas pela trama em si. Simplesmente a história rápida de um crime não se compara a longa narrativa a respeito da história alemã na ascensão e queda do nazismo. Assim esse aspecto crítico não fica com a mesma potência.

O talento narrativo de McEwan, porém, não deve ser posto sob dúvida. O livro é muito bem escrito e os personagens carismáticos. A trama tem espaço para reviravoltas e cria dúvidas no leitor mesmo com as poucas páginas. Recomendo o livro, só alerto os potenciais leitores que o autor as vezes parece querer chocar por chocar. Há descrições bem desconfortáveis que digamos que realmente só um bebê dentro de uma mãe sexualmente ativa poderia fazer.

Aninha 01/02/2021

Denso
é a melhor palavra, e pode ser cansativo se for sua primeira vez com o autor. A história em si é bem simples até, mas o twist vem rápido e violento, um feto narrador? Pouco comum. Uma profundidade inesperada para narrar coisas que parecem simples (durante absolutamente todo o livro, se acostume) e cheio de abordagens tão honestas que chegam a ser ofensivas. Me pegueu por diversas vezes tendo que reler a frase, o parágrafo todo, porque no meio dele começava a ter minha própria digressão sobre o assunto. Instigante e definitivamente reflexivo.

Natália Jodas 17/02/2021

Narração genial!
Leitura fluida, interessantíssima e com um narrador que foge do habitual... Excelente!

ajuhbs 26/02/2021

Inusitado
O que mais me surpreende nesse livro é o seu narrador e o seu POV tão atípico. Adoro como ele é blasé, consciente das dores e delícias de ser adulto (mesmo não sendo) e de como todos os planos que ele faz pro breve futuro permeiam a adultez, o que pode ser explicado pela falta de contato que ele tem com outros seres humanos de faixa etária mais jovem e, portanto, não tem perspectivas sobre o que é ser uma criança. Acho de uma sutileza incrível. O autor usa muitas palavras que não são cotidianas, o que me ajudou muito na expansão de vocabulário, mas faz isso sem se tornar monótono ou difícil ou arrogante - inclusive o uso dessas palavras ajuda a definir a personalidade do personagem principal. O pano de fundo poderia ser um mistério mais bem construído, porém o foco do livro certamente não é esse e acaba não tendo um impacto negativo a história ser tão rasa. No geral gostei muito.

Diogo 27/03/2021

Chato
O livro até começa bem, em especial pelo ponto de vista do narrador e suas percepções. Mas fica por isso mesmo (1/3 do livro). A história que segue não é nada interessante, é previsível, fraca e arrastada.

Rogério 02/04/2021

O livro é muito bom por trazer a perspectiva de um feto, do que ele sente, de como é viver no espaço apertado do útero. É uma coisa que nunca tinha lido, pensado, assim como a surpresa que se tem quando se lê Brás Cubas, de Machado de Assis, e a narração é feita por um morto. Além disso, o desespero do bebê com o plano mórbido da mãe de assassinar seu pai, tendo como cúmplice o amante, te leva pelas páginas rapidamente.
Uma coisa a se destacar: as cenas de sexo, na visão do bebê, chegam a ser repulsivas.
Ele é meio lento em algumas partes, principalmente na descrição de vinhos, mas compensa muito a leitura. O início e o final são impressionantes, e há uma virada de mesa atrás de outra.

Mika 12/05/2021

Escrita bem vagarosa
Admito que pulei vários parágrafos de devaneios desse ser em formação... achei que teve muitas informações sem sentido e desnecessárias só arrastando uma história que não me surpreendeu.
Eu teria gostado mais realmente se o fantasma do pai tivesse chegado e matado Claude, QUE HOMEM CHATO! Enfim, é um livro bom pra quem gosta de uma escrita mais detalhada e filosófica, eu não curti muito.

Leonardo 13/05/2021

Um ponto de vista inovador
O livro é bem interessante! A trama não é inovadora, mas o narrador e o ponto de vista de tudo é muito criativo, com boas doses de humor. Infelizmente em vários trechos a linguagem fica rebuscada demais, o que dificultou a leitura, mas nos momentos de mais diálogo fica mais fluido. No geral, eu recomendo.

danielrgs 24/05/2021

Bip bip
Muito criativo. Um narrador único e diferenciado, que nem Bras Cubas foi em seu tempo. Uma história simples, com traços shakesperianos, quase um Hamlet moderno, re-imaginado. Um livro rápido, criativo e divertido, com conjecturas filosóficas feitas por um feto.