Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Giovani 13/07/2020

Enclausurado...
A história de um feto que está prestes a nascer e presencia muito da vida conjugal de sua mãe.
Minha opinião: o livro é interessante, mas acredito que pra quem cursa área da psico, pedagogia ou as duas juntas, seja mais fácil de compreender e aplicar no dia a dia. Leitura interessante, me prendeu, porém não fez muito sentido o contexto e o fim. Mas vale a pena

Diego Rodrigues 20/07/2020

"Não vejo nenhuma opção, nenhuma escapatória plausível para a possibilidade de ser feliz. Queria não nascer nunca."
"Então aqui estou, de cabeça pra baixo, dentro de uma mulher. Braços cruzados pacientemente, esperando, esperando e me perguntando dentro de quem estou, o que me aguarda. (...) Agora, em posição invertida, sem um centímetro de espaço pra mim, joelhos apertados contra a barriga, meus pensamentos e minha cabeça estão de todo ocupados. Não tenho escolha, meu ouvido está pressionado dia e noite contra as paredes onde o sangue circula. Escuto, tomo notas mentais, estou inquieto. Ouço conversas na cama sobre intenções letais e me sinto aterrorizado com o que me aguarda, pela encrenca em que posso me meter."
E assim se apresenta o narrador dessa história, um bebê ainda dentro da barriga da mãe. Privado de fazer contato visual com o mundo do exterior, mas não auditivo, o bebê começa a formar sua concepção de mundo baseando-se em fragmentos de conversas próximas que consegue captar e nos programas de rádio, podcasts e audiolivros que a mãe escuta. É dessa forma que ele descobre que seus pais, Trudy e John, estão se separando. E mais que isso, que sua mãe e o amante planejam matar seu pai. O amante de Trudy não é ninguém menos que Claude, irmão de John e, portanto, tio da criança. Sim, estamos diante de uma trama shakespeariana.
Enquanto um thriller se desenrola do lado de fora, dentro do útero vamos acompanhar as reflexões, os devaneios e as aflições desse narrador bebê. Suas preocupações, que antes eram a guerra, a fome, a injustiça e a pobreza no mundo, coisas que a mãe ouvia nos noticiários, agora são com coisas bem mais pessoais. O bebê passa a desenvolver um grande ódio pelo tio Claude, que além de tramar contra seu pai, o próprio irmão, ainda coloca o narrador em uma situação desesperadora toda vez que faz sexo com Trudy. A mãe também não está isenta de sua raiva, amor e ódio estão sempre em conflito nessa relação entre mãe e filho. Mesmo grávida, Trudy manda tanta bebida pra dentro que o bebê aprende a diferenciar os vários tipos de vinhos e começa a desenvolver o seu próprio gosto. Enquanto direciona a sua raiva para o tio, para a mãe ou até mesmo para o pai, em uma roleta russa de ódio, o bebê também não poupa a si mesmo. O medo de perder o pai, medo da mãe ser presa pelo assassinato e ele nascer numa cadeia, medo da rejeição e do abandono, tudo isso começa a afetá-lo e pensamentos depressivos, de suicídio, de culpa e de vingança surgem em sua mente até então inocente.
"Enclausurado" foi minha primeira experiência com o renomado escritor britânico contemporâneo Ian McEwan. Sei que essa está longe de ser considerada uma de suas obras máximas, mas posso dizer que foi uma boa porta de entrada. A escrita do autor, repleta de críticas atuais e de humor ácido, me cativou bastante. Gostei da experiência, do elemento do narrador ainda não nascido e das várias facetas que o livro tem. "Enclausurado" pode ser lido como um thriller, um drama, um exercício psicológico ou filosófico, não importa, independente da forma que for encarado ele agrada. Agora que li o meu primeiro McEwan estou ansioso para mergulhar em outras de suas obras, sinto que pode estar surgindo um novo autor favorito pra mim.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Ju Abreu 24/07/2020

Livro único e muito intrigante! Eu adoro os livros escritos por Ian McEwen, acho a leitura sempre fluida e envolvente e com esse não foi diferente!

O livro é contato pelas impressões do feto, enclausurado na barriga de sua mãe, que observa o desenrolar do plano de sua mãe e seu amante de assassinar seu pai.

Achei super interessante o ponto de vista que a trama é contada e acho que vale muito a pena a leitura.

Fabiana 01/08/2020

Filosófica
Partindo de uma premissa interessantíssima, um narrador que é o bebê enclausurado no ventre materno, a obra despertou minha curiosidade desde o lançamento.
Já tinha lido Reparação, do mesmo autor e é um dos meus favoritos da vida. Mais um ponto para eu ler esse.
Porém não engrenei com a leitura...
O narrador é um bebê com a mentalidade de um homem de 40 anos, muito inteligente.
Mas são muitos parágrafos filosofando demais, num ritmo que não é o meu. Desanimei no primeiro quarto da obra, mas persisti por concepção de leitora, pela opinião da grande maioria de amigos, curiosidade é uma aposta de que as coisas iam engrenar no final. Mas nem o final surpreendeu.

igsuehtam 02/08/2020

Um feto narrador
Pra ser sincero não estava gostando muito da leitura. Mas o final fez valer a pena. Quando terminei, fiquei parado, olhando o livro. Kkkkk muito bom.

(Me cansou ler as questões sociais, as reflexões do feto)

akio 14/08/2020

Enclausurado
O título do livro bem que poderia ser uma alusão ao nosso isolamento nessa época de pandemia, mas, na verdade, trata-se de uma história cujo narrador está dentro da barriga da mãe.

Não é aula de biologia, mas sim um divertido exercício para nossa imaginação, pois o feto nos conduz por uma trama na qual sua mãe planeja matar seu pai.

Se isso ainda for pouco para despertar seu interesse, essa leitura traz reflexões muito espirituosas na perspectiva de quem está dentro do útero, ouvindo tudo o que se fala ao seu redor. Tudo isso com o estilo inconfundível do grande escritor britânico Ian McEwan, autor de obras famosas como Reparação (que inspirou o filme Desejo e Reparação, de 2007). Quem já o conhece poderá encontrar nesse pequeno livro algumas surpresas em comparação com suas histórias mais antigas. E, para os demais, pode servir como porta de entrada para visitar sua obra.

Instagram: @akio.com.livros

Saulors 28/09/2020

Um bebê na barriga de sua mãe que escuta todas as tramóias da própria mãe e seu amante. Divertido e louco

Pri 19/10/2020

Enclausurado
Livro escrito sobre a ótica de um bebê na barriga que ouve sua mãe e seu amante conspirarem a morte do ex marido, que é pai do protagonista. Leitura te prende pois você fica curioso se o plano dará certo. Bom livro para uma leitura de ferias, sem compromisso.

Paula.Moreira 03/11/2020

Expectativa muito alta
Acho que fui esperando muito do livro. Tem momentos engraçados, mas tomei ranço de TODOS os personagens, aí não teve muito como salvar a relação com o livro.

Michel Pinto Costa 10/12/2020

Feto Filosófico
O autor conduziu muito bem a narração da história pelo feto. De dentro da mãe ele narrava suas as sensações que vinham de fora e ao mesmo tempo passava um ar espectral, do mundo dos sonhos.
A ideia da história é boa, mas algumas falhas impediram que eu me encantasse por ela. Principalmente o fundamento para o cometimento de um crime. Não me convenceu.
Valeu a leitura pela experiência da narrativa.

Jéssica Libranumo 26/12/2020

O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante - que é também tio do bebê -, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.

Bruno 13/01/2021

Mais atual, impossível
Apesar de ter dado nota 3, gostei do livro e do tema.
Mais atual impossível.
"Será que ela não deveria me amar?
Existe uma pressão de alguém para que eu não saia daqui?
Porque eles querem me matar? Daqui poucos meses, sairei desse lugar enclausurado, quente, aconchegante, onde deveria estar recebendo amor e carinho."