Suzy e as águas-vivas

Suzy e as águas-vivas Ali Benjamin
Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

livroscomisabela 02/03/2022

Suzy é uma menina de 12 anos que após descobrir a perda de sua amiga da escola, decidi não falar mais.

Essa foi a maneira que ela encontrou para lidar com o luto. Mas seus pais não se conformam e a levam a uma psicóloga.

O livro é a mente de Suzy trabalhando para lidar com a perda e mais ainda sobre como ninguém parece ligar para ela. Quando na verdade, cada um lida com ela do seu jeito. Só que como ela é uma criança ainda não entende muito e decidi tentar achar o verdadeiro motivo da sua amiga ter morrido afogada, sendo que nadava muito bem.

Nessa jornada vemos como a pré-adolescência pode nos tornar fúteis e fazermos coisas que nunca achávamos que faríamos.

As águas vivas são a esperança de Suzy para resolver essa história. Ela acha que foi uma espécie a culpada.

Foi um livro legal de ler, mas não achei nada demais. Nada que eu queira comprar para reler.

Edneia 26/02/2022

itacoes do livros:

SUZY E AS AGUAS VIVAS

Águas-vivas nem têm coração, claro. Nem coração, nem cérebro, nem osso,
nem sangue. Mas olhe para elas por um tempo, e você vai ver como elas pulsam.
A sra. Turton diz que, se a gente viver até os oitenta anos, nosso coração
baterá três bilhões de vezes. Fiquei pensando nisso, tentando imaginar um
número tão grande assim. Três bilhões.

Ele está batendo enquanto você dorme, enquanto assiste à TV, enquanto está
de pé na praia com os dedos dos pés enfiados na areia. Talvez, enquanto está ali
parada, você esteja olhando para as cintilações de luz branca no oceano escuro epensando se vale a pena molhar o cabelo outra vez. Talvez você note que as alças
de seu maiô estão um pouco apertadas em seus ombros queimados, ou que o sol
brilha demais em seus olhos.

E, durante todo o tempo, seu coração só continua batendo. Ele faz o que
precisa fazer, uma batida após a outra, até receber a mensagem de que é hora de
parar, o que poderia acontecer daqui a poucos minutos sem que você sequer
tenha ideia disso.

Porque alguns corações batem apenas uns 412 milhões de vezes.
O que pode parecer muito. Mas a verdadeé que isso mal chega a doze anos

PAG 9

Sei, por exemplo, que tempo e espaço são a mesma coisa, e que é possível que
todos os momentos no tempo existam simultaneamente, o que significa que acabei
de nascer, e sou uma criança, e uma velha, e estou morta e enterrada, e nunca
sequer existi, tudo no mesmo momento, bem agora

PAG 75

Suzanne, você já parou para pensar por que as pessoas falam umas com as
outras? Por que a fala existe, para começo de conversa?
A dra. Pernas explicou que muitas pessoas acreditam que a comunicação oral
evoluiu porque as sociedades humanas haviam se tornado tão complexas que
gestos e grunhidos não eram mais suficiente

Acho que ela se desenvolveu pela nossa necessidade de sermos
compreendidos.
Nossa necessidade de sermos compreendidos. Essas palavras me levaram a
pensar em todas as coisa as que eu havia feito de errado para tentar fazer minha
amiga Franny entender, em tudo que havia acontecido até desembocar nomomento em que eu a vi se afastando de mim pela última vez, chorando e
carregando aquelas sacolas horríveis

A urina é mais de 95% água. Por acaso, é exatamente assim que as pessoas
descrevem as águas-vivas — mais de 95% água —

paginna 116

Maria Gelain 21/02/2022

"De alguma maneira, esta realidade, de que às vezes as coisas de fato simplesmente acontecem, parecia ser a verdade mais assustadora e mais triste de todas."

apesar da leitura não ter fluido tanto quanto eu esperava eu me surpreendi bastante pois o livro abordou de uma maneira extremamente leve e consciente os tópicos: adolescência, morte e o processo do luto.
acredito que vale a pena a leitura, ainda mais se você está entre os 12 e 15 anos justamente por mostrar as mudanças que podem acontecer quando você está nessa faixa de idade.

Jéh Pomin 21/02/2022

Simples
Talvez eu tenha criado expectativas demais e por isso não fiquei encantada com a leitura.

Uma coisa é fato: é simples e fácil de ler. Os capítulos são curtos e a divisão das partes foram bem explicativas. Todas as informações sobre água-viva foram super interessantes e até fui pesquisar algumas coisas e procurar fotos.

Mas a história não me cativou. É narrada por uma menina de 12 anos (mas sinceramente, não me pareceu narrada por uma criança), que procura uma resposta e uma forma de enfrentar o luto.

Tami 15/02/2022

Superação
Um livro que fala como perder alguém próximo de você para a morte machuca, e que você não pode controlar como as coisas terminam.
A obsessão por algo para encobrir a dor, escapes e frustrações, na visão de uma garotinha de 12 anos, e como águas-vivas podem ser interessantes.

Refreire 15/02/2022

Honestamente, eu esperava mais do final. Mas ainda assim não foi decepcionante, só previsível.

Amei tudo! É fácil de ler e bem dinâmico, além de lindo.

Vale a pena.

Lua ou Myla 15/02/2022

Favoritei
Gostei bastante do enredo do livro. O jeito que a Ali Benjamin divide os capítulos em acontecimentos do passado e presente e, também, a cada parte do livro (parte um, parte dois...), uma explicação da Sra. Turton (Objetivo, Hipótese...). No inicio, eu não havia entendido isso muito bem, ???início do spoiler?? mas quando chegou na parte do relatório de ciências, eu compreendi para que servia ??fim do spoiler???

Primeiramente, sim! Eu peguei esse livro pela capa na minha escola, não tinha lido nada sobre, nem sinopse, nem nada, só achei a capa bonita e peguei emprestado. Eu amei o livro, o enredo da história, tudo. Até favoritei kkkkkkkkk
Segundamente, senti que faltou algo: ???início do spoiler?? mesmo depois de ela ter entendido que "as coisas simplesmente acontecem" e a mãe foi buscar ela no aeroporto junto com o irmão de Suzy e o namorado de irmão de Suzy, mesmo depois que ela entendeu sobre a morte de Franny, achei que faltou os pais dela levarem ela para conhecer Jamie, eu tava tão animada para esse encontro... ??fim do spoiler???
Fora isso, acho que o livro está muito bom. Amei!

duda 11/02/2022

reconfortante!
Eu não tenho nem palavras pra esse livro.
Já começo avisando que é uma história tranquila, sem muito clímax, até porque se passa pelo ponto de vista de uma criancinha. Mas mesmo que eu seja muito bem comprada por aventuras e acontecimentos chocantes, esse livro me pegou muito com a delicadeza dos fatos.

É o ponto de vista de uma menina do sexto/quinto ano sobre o luto, e a tentativa de lidar com isso com base no método científico. Exatamente ?. É tão doce e inocente. Me deixou fascinada pelas águas-vivas e me serviu como gatilho pra muuitas reflexões que eu acho que todos deveriam ter.

Recomendo imensamente, com certeza um dos meus livros favoritos.

MAH =P 08/02/2022

LEIAM!!
MANO que livro, lindo lindo lindo, amei.
Eu adorei ver a Suzy conseguindo enfrentar seus limites no final e conseguir criar novas amizades e momentos, gostei muito dos personagens e da história. Apenas leiam.

Nathaly1 03/02/2022

Excelente
Livro leve, cheio de reflexões e analogias, adorei a forma como o livro explora a vida das águas-vivas, e amei pelo o fato do livro se tratar de uma história de como uma menina conseguiu vivenciar o luto de maneira única, afinal cada um vivencia o luto da forma como consegue.

Adriele213 28/01/2022

Nem sei o que dizer
"Elas não faziam sentido porque não fazia tanto tempo que eu tinha visto você, e você estava tão viva quanto todo mundo"

Eu simplesmente amei esse livro. Amei todos os personagens. Achei eles muito carismáticos e interessantes. Sempre que eu lia me dava mais vontade de conhecer mais sobre eles.

A forma como mostrou como a Suzy lidou com o luto para mim foi espetacular. Eu me identifiquei muito com a Suzy em vários momentos e as reflexões que ela fazia me acertavam em cheio. Sem contar da parte científica que eu achei muito interessante e que me fez ter vontade de estudar mais sobre.

Além do Justin que eu achei um fofo eu amei a relação que foi construída entre ele e a Suzy. Queria ter visto mais da Sarah com a Suzy mas eu achei que fez total sentido a forma como o livro terminou.

O que mais eu posso dizer além de que ele virou meu xodó?

Luana1168 24/01/2022

Gostei muito desse livro, fiquei torcendo que a Susy ficasse bem. Além das curiosidades sobre o universo e águas-vivas serem muito bons e terem me deixado pensando sobre, a história da Susy foi necessária para mim.

Theo 22/01/2022

Essa proliferação de águas vivas é chamada de Bloom.
"Alguns corações batem apenas uns 412 milhões de vezes. O que pode parecer muito. Mas a verdade é que isso mal chega a doze anos" ESSE LIVRO É TÃO >>>
O jeito que a Suzy conta as coisas é tão incrível, eu mal consigo descrever. Tô apaixonado real.
"De alguma maneira, esta realidade, de que as vezes as coisas de fato simplesmente acontecem, parecia ser a verdade mais assustadora e mais triste de todas"

bawbara 19/01/2022

apesar de ser um livro juvenil, Suzy e as Águas Vivas é tão profundo. as reflexões dela são solitárias - devido a prática do não-falar que ela adotou - e comoventes. me fez pensar muito sobre perdão, família e amizade.

O trecho do livro que me fez favoritar esse livro:

"Todo esse tempo, eu tinha achado que a nossa história fosse isto: a nossa história. Mas acontece que você tinha sua própria história, e eu tinha a minha. Nossas histórias podem ter se cruzado por alguns anos, o suficiente para que até parecessem ser a mesma história. Mas eram diferentes."