Suzy e as águas-vivas

Suzy e as águas-vivas Ali Benjamin
Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

Thalitabnv 12/05/2020

''Encontrar as palavras certas nunca foi meu ponto forte.''
Esse é o estilo de livro que eu tenho muito amor. Não esperem encontrar aqui uma história grandiosa com inúmeros acontecimentos. Suzy e as Águas-vivas é um livro simples mas ao mesmo tempo extremamente sensível que mostra como lidamos com o fato que nem tudo termina com um final feliz, e que às vezes não temos explicações para tudo que acontece, mas ''às vezes as coisas de fato simplesmente acontecem'', mesmo essa sendo a verdade mais fria e assustadora, ainda sim é a verdade. Amei com todas as minhas forças esse livro, me lembrou bastante Mosquitolândia do David Arnold, que assim como esse, Suzy e as Águas-vivas será um livro que levarei muito tempo comigo.

bruna gama 24/06/2021

Um achado
Eu sempre tive uma quedinha esquisita por livros sobre luto e por livros narrados por crianças "desajustadas" e essa é uma junção maravilhosa dessas duas coisas. Suzy é uma protagonista inteligente e cativante que me levou de volta aos meus 12 anos e mexeu muito comigo, que me fez chorar litros mas deixou uma mensagem de esperança. Amei muito esse livro e gostaria de tê-lo lido no sétimo ano.

Kaaysxz 16/04/2021

Triste, porém necessário.
Amei muito esse livro, sem dúvida vou levar pra vida inteira.
É uma história de superação, mostra que cada um tem seu jeito de lidar com o luto.
Suzy é muito inteligente e além de sofrer bullying agora sofre com a perda de sua melhor amiga.
Junto com ela aprendi que nem tudo tem que ter um motivo para acontecer. Elas simplesmente acontecem.
Demorei um pouco para comprar, mas me arrependo cada minuto, se eu soubesse que seria assim...

Paulo Cilas @estantedopc 29/09/2016

Incrivelmente mágico
A história de Suzy é com certeza uma das mais delicadas e sentimentais que eu já li. A sinopse do livro já dá uma ideia de que se trata de uma história de despedida e solidão, mas só lendo o livro que é possível perceber a intensidade dessas sensações.

Suzy é uma personagem extremamente bem construída e que traz uma dor imensa dentro de si. A todo momento ela está procurando por uma resposta que mostra mais quem ela é, do que verdadeiramente o segredo do que busca.

As relações com os pais, o irmão, o cunhado, a professora e até mesmo a psicóloga são mostradas de maneira extremamente suave e delicada, sem forçar esteriótipos bobos. Na verdade, o livro todo é feito dessa forma, porque faz o que de melhor um livro pode proporcionar, faz o leitor SENTIR.

Cada acontecimento do presente é entrelaçado com o passado, como se todas as coisas no mundo acontecessem ao mesmo tempo. Isso faz com que a percepção da história seja ao mesmo tempo agradável e triste.

As lágrimas são inevitáveis para o leitor que mergulha verdadeiramente na história, mas não são lágrimas de tristeza apenas, são também de amor e felicidade. Suzy e as Águas-Vivas é uma lição de superação e de amor que todos que lerem levarão para a vida.

Mais resenhas no Instagram @estantedopc
day 10/10/2016minha estante
ameiii sua resenha^^

day 15/06/2018minha estante
amei de verdade sua resenha,me desculpe de a minha não foi boa,tenho dificuldades em expressar.

Suziene 25/05/2021

Ah, pequena Suzy... estou tão feliz por ter te conhecido!

Este livro relata sobre o luto infantil.

Suzy é uma garotinha de 12 anos que perde sua melhor amiga. Suzy acha que tem algo estranho por trás da morte da amiga e quer provar a todos o seu ponto de vista. O livro retrata a amizade delas do início ao fim. É narrado em primeira pessoa e a leitura é muito gostosa e rápida. Apesar disso, nos leva, muitas vezes, a profundas reflexões.
O livro é indicado a psicólogos, pais e todos aqueles que querem se divertir e se emocionar com essa menininha inteligente, curiosa, de humor sarcástico e inocente.

Eu simplesmente amei e indico a todos.

Sentirei saudades, Suzy!

Rosana Miyata 01/07/2022

Foi uma história diferente do que eu imaginava, mas que me cativou por completo. Além de toda a parte poética tem também a parte informativa sobre as águas-vivas, adorei conhecer um pouco mais sobre esses seres misteriosos. Recomendo muito a leitura!

Luana.Nantes 10/05/2023

Fundo do mar!!!
Simplesmente amei…
Uma visão pura…
E inocente…

Teoria da conspiração…
Cérebro fervilhando…
Amizades…
Como crescer em um mundo complicado?
A ciência é incrível…
O ambiente escolar pode ser cruel…

Como sobreviver no luto?...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#alegria
#tristeza
#preguiça

Super indico!!!

Ste :) 11/06/2021

Suzy e as águas vivas: O que achei?
Queria começar dizendo que essa leitura me surpreendeu e que eu tinha uma visão bem diferente antes de ler, imaginava outras coisas.
Vemos a historia de uma garotinha de 12 anos chamada Suzy, que por causa de um incidente da vida acaba perdendo sua melhor amiga. O livro conta como Suzy lida com o luto e como sua vida muda depois desse acontecimento, e também vemos como a familia dela e pessoas ao seu redor lidam com as ações de Suzy.
Gostei muito do ritmo da historia, acredito que tem tudo no seu devido tempo, conseguimos entender o passado e o presente de uma maneira simples e crua, tudo pela visão da Suzy. A autora acertou muito bem em como conduzir a historia.
O desenvolvimento do livro é mais implicito, não temos uma grande revelação ou plot que mude todo o percurso e desenvolvimento da historia, mas podemos perceber mudanças e uma certa evolução nos acontecimentos, principalmente relacionado a visão de Suzy. A autora detalhou muito bem os pensamentos da personagem principal, e em como e no que ela se agarrou para lidar com o luto.
A escrita da autora é extremamente simples e precisa, e me agradou muito. Fica claro que o tema deste livro é pesado, mas a autora conseguiu escrever tudo de uma maneira tão leve, tão ingênua e tão pura, que realmente parece um diario de uma criança. Os detalhes cientificos me agradaram muito também, achei tudo bem pensado.
O ponto alto é as sensações que esse livro me trouxe, em como vemos tudo se desenrolar e evoluir, mesmo estando na visão de uma personagem perdida.
Eu gostei muito dessa leitura, eu tinha outras ideia e expectativas para esse livro, mas acabou me pegando de surpresa e me agradando muito. Não tenho certeza se todos gostariam dessa leitura, mas se você gosta de livros que nos trazem questionamentos e leveza, tenho certeza que vai gostar!
Obs: Esperava chorar muito, mas não rolou, não chorei nadinha.
llelemiranda 13/06/2021minha estante
Ameiiii!!!

bellamnob 16/06/2021minha estante
amei best, suas resenhas estão cada vez melhores

Camila 11/07/2021

Humano e inocente!
Ah, o que dizer desse livro tão humano e de uma inocência sem comparação?! Achei lindo e nos faz entender que cada um vive o luto de um jeito, mas que falar com quem você ama e expressar os seus sentimentos e pensamentos acaba sendo sempre a melhor forma de vivê-lo.

Mas eu te entendo Suzy, não falar é muito mais fácil, manter todos os nossos questionamentos para nós mesmos evita muita coisa.

Luce.Clara 12/04/2021

Um pouco decepcionada
Pra falar a verdade, eu me decepcionei bastante com o livro. A história tem uma premissa boa mas escrita simplesmente ferra com tudo. A autora esquece que é uma criança que precisa tá falando ali e coloca umas coisas tão nada a ver que nenhuma criança falaria. Ainda tem a questão das frases problemáticas que tem no meio do livro. Relaciona a roupa da mulher com o fato dela ser ou não ser profissional, diminui o cabelo crespo da principal o tempo inteiro dentre outras coisas.
Eu queria ter gostado do livro pq é emocionante ver uma criança lidando com o luto, mas esse simplesmente não deu certo.
vickvigarista 12/04/2021minha estante
Nooossa, e eu tava tão ansiosa pra ler. Agora, depois de saber dessas problemáticas, vou repensar seriamente...

Garrote 10/05/2021

Suzy
Um livro muito fofo. Li sem saber o que esperar, então acabei me surpreendendo. Recomendo muito para quem quer curar uma ressaca literária ou uma leitura fácil e rápida.

Tales26 16/12/2021

A leitura do livro eh rápida mas eu nao gostei da personagem principal. O livro ficou muito cansativo falando das águas-vivas. E nao gostei tmb do ngc da Suzy ficar calculando tempo de tudo. Nao leria dnv
isamrsx 16/12/2021minha estante
a gnt criou tanto expectativa ??

Ana 31/03/2021

Esse é um livro muito delicado, mas acho que se tivesse lido antes teria me sentido mais impactada.

A personagem principal não parecia uma criança falando alguns momentos, mas não chega a ser um problema. A relação com o luto e com bulliyng é algo que não dá pra passar batido sem ser tocado.

Quem gostou desse livro com certeza também vai gostar de "Se Deus Me Chamar Não Vou" e "Passarinha".

cami 02/06/2021

Às vezes, as coisas simplesmente acontecem...
Esse livro é tão lindinho!! Acompanhar todo o processo da suzy em um momento tão delicado e difícil, compreender o que ela sente e o que pensa e depois ver o quanto ela evoluiu e como aceitou isso com o tempo é incrível. Outra coisa que eu amei é que no livro tem várias informações interessantes e curiosas sobre o universo que me fizeram várias vezes parar e pensar um pouco sobre. Esse livro é tudo!!