Quando Tudo Muda

Quando Tudo Muda Regina Drummond...

Resenhas - Quando Tudo Muda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helen 25/04/2024

Um dos melhores livros nacionais que eu já li na vida. É um livro bem gostosinho de ler,bem levinho. Fiquei com vontade de viajar mais do que já tenho ?

Maria10053 24/04/2024

Quando tudo muda
Vi muitos comentários negativos a respeito desse livro e fiquei curiosa, então decidi dar uma lida já que vi também que era rapidinho de ler. Em minha opinião, acredito que as autoras queriam criar uma personagem mais humana, real. Então, se analisarmos bem, podemos entender o motivo da Vanessa ser assim. Primeiro, ela tem apenas 13 anos; segundo, não tem muita atenção dos pais; terceiro, foi mimada pela babá. Ela praticamente tinha tudo na mão e uma vida boa e previsível, como ela mesma disse. Imagina só uma menina dessa idade que já está passando por mudanças internas e passar por mudanças externas. Eu entendo esse lado, nos meus 13 anos era irascível e emocional, mas é normal pra essa idade, não? E outra coisa que vi que não gostaram é ela ter 13 anos e namorar e andar pela cidade desacompanhada. Quanto a isso, ela não namorou com 13, era meio que igual o Cirilo que dizia que namorava a Maria Joaquina mas ela não sabia. Ainda assim, as crianças de hoje em dia já namoram cedo. Quanto a parte dela andar por aí desacompanhada é falta de supervisão mesmo, de atenção da mãe. Então, eu meio que compreendo o motivo dela ser assim: chata, mimada, insuportável... Mas achei a mãe dela, lá pelo meio, um tanto irresponsável e parecia mais uma adolescente do que uma adulta.
Deixando de lado essas observações que fiz durante a leitura levando em conta os comentários negativos a respeito disso, eu não diria que é uma história do tipo "uau!". Ela é como um filme sessão da tarde, um passatempo, uma distração, algo que vai fazer você rir e passar raiva. É como se fosse o diário de uma adolescente.
É uma história boa pra quem está cansado de ler narrativas bem construídas, com palavras rebuscadas, e quer apenas ler algo que chega perto do cotidiano, com uma linguagem simples e do dia a dia. Eu estava assim, cansada de todos esses textos complicados e de histórias bem estruturadas e queria algo bem básico. Não foi uma experiência ruim, foi como voltar a ter 13 anos, até menos, a idade do "primeiro amor".

SamUel396 31/03/2024

Quando tudo muda
Então, 'Quando Tudo Muda', essa história da Vanessa, é tipo assim, uma viagem. Você acompanha essa mina de 13 anos que é arrancada da sua vida em São Paulo e jogada na Alemanha depois do divórcio dos pais. A parada é que rola uma vibe de autodescoberta e tals, mas algumas paradas são meio rasas. Tipo, tem esses temas sérios, tipo xenofobia e relação abusiva, mas a narrativa parece meio bobinha.
Tipo, pra molecada mais nova, pode colar bem, mas se você já passou dos 17, pode achar meio infantil. Ainda assim, tem seu charme com personagens legais e tal, mas é mais pra quem tá começando a desbravar o mundo. Dou uns 2,5 estrelas, só pra constar.

Maria.Eduarda 24/03/2024

Poderia ser mais interessante...
É um livro bom, mas nada surpreendente e extraordinário. Poderia ser um livro muito mais interessante se falasse mais sobre certos assuntos que aparecem na história, mas não são falados como deveriam.

Isabella1014 15/03/2024

Melhor livro que eu já li.
Esse livro é tão bom, nunca tinha lido em livro assim. Em certas partes você se identifica com a personagem. É um romance tão bom e calmo, com altos e baixos, mas que no final tudo dá certo. Simplesmente perfeito l.????????

pipeschannel 29/02/2024

? ? quando tudo muda, regina d. & shirley s.
Eu passei MUITA raiva com a protagonista, não vou mentir? mas um pouco depois da metade do livro, fui simpatizando mais com ela. o que me incomodou foi o fato dela ter 13 anos e sair pra tudo que é canto, mas da pra entender as questões.
enfim, um livro pra passar o tempo! uma boa leitura pra pré-adolescentes, eu acho

Bianca2416 29/02/2024

Que livro...
Gente, que livro maravilhoso. Leitura fácil e envolvente, a história desenrola rápido e o melhor... Final feliz???????. Ameiii

Julia4741 07/12/2023

O começo é chatinho, não dava nada, demorei para me acostumar com os nomes brasileiros ?. Mas me surpreendi, e acabei gostando.

nico53 12/10/2023

Eu critiquei sinceramente esse livro, acho que se eu tivesse 11 anos, aí sim, eu gostaria. Achei BEM clichê e até infantil, mas o fato da vanessa ter 13 anos me incomodou profundamente, por ela se envolver em romances tão nova, pra mim é completamente errado já que ela mal é uma pré-adolescente. Tudo muito previsível, e a história até tem uma proposta legal, mas é muito rasa. No início a escrita não havia me agradado, mas no terceiro capítulo melhorou um pouco, o que me fez ler.

Karine.Izabel 04/09/2023

Escola e suas leituras obrigatórias
Tá vamos falar a verdade, achei o final deste livro muito aberto e a protagonista sem maturidade nenhuma - é daí que ela só tinha 13 anos - e ela sempre achava que os outros queriam o melhor pra ela, sendo que nunca disseram isso, além do mais aquela amiga dela " Julia " era uma invejosa,falsa.
O livro é bem enrolado, levando ele inteiro para só no final saber o que eraos sonhos misteriosos que ela tinha. - mas já dava pra ter uma noção do final, lá no começo do livro.
Realmente só li esse livro por causa da escola , se não fosse isso teria largado.

??essa é minha opinião, algo que EU acho.
Você pode até gostar do livro, mas acredito que ela não foi feito para minha idade. E sim para alguém que está começando no mundo da literatura.

Gabriela2601 21/08/2023

Decepcionante
Li esse livro pq a escola pediu (tive que ler pela 2 vez pq esqueci), e apesar de nunca estar com expectativas para livros recomendados pela escola, esse realmente me atraiu.

O livro é a história de Vanessa, uma menina de 13 anos que se muda para a Alemanha com a mãe depois do divórcio dos pais.

É um livro infanto-juvenil, bem levinho de ler, a ambientação é legal, mas acho que esses são os únicos pontos positivos.

Primeiro que nenhum dos personagens me atraiu em momento algum. Todos tem o carisma de uma porta e eu não consegui sentir empatia nem pela protagonista.

Achei os conflitos mal desenvolvidos, o livro joga várias informações para o leitor que não agregam em nada, e deixa de lado o que seria importante desenvolver. Por exemplo, o relacionamento amoroso da protagonista com o José (que, detalhe, poderia ser considerado primo dela), o menino mal aparece 5 páginas e colocaram ele como par romântico dela (além dela ter 13 anos...).

Como eu já disse, os personagens tem 0 carisma. A Vanessa não é uma protagonista agradável (o que torna o livro cansativo), é difícil se identificar com ela ou entender o porquê de algumas atitudes dela em alguns momentos. A Giovanna, mãe da Vanessa, também torna o livro cansativo.

Acho ela uma personagem sem noção, sinceramente. É compreensível que após um divórcio ela ficasse em uma situação delicada, mas ela é simplesmente sem noção. Decide mudar a vida da filha da noite pro dia, reconstrói sua vida na Alemanha com um homem que acabou de conhecer e claramente não é totalmente são, além de deixar a filha de 13 anos andar sozinha num país desconhecido, onde ela não sabe o idioma.

Os outros personagens também são extremamente sem sal, e os que valem a pena, aparecem pouquíssimo.

Parece uma fanfic em alguns momentos, mas em outros é minimamente interessante. Recomendo? Talvez para quem quer uma leitura fluída e água com açúcar.

Heloá 29/07/2023

Nem acredito que consegui ler esse livro em algumas horas??
O livro em si, não é ruim,mas também não é aquelas coisas....
Até que Gostei desse livro.foi bom,pois terminei a trilogia do príncipe cruel,e estava apaixonada naquele universo,esse livro me ajudou a dar uma respirada....queria ler um livro mais levinho,sinto q agora vou conseguir entrar em outros universos de livros de fantasia-distopia,espero n entrar em uma ressaca,porque MDS eu estou tecnicamente devorando os livros ?

Larissa 25/07/2023

Estou tão feliz por ter lido esse livro, juro, um livro leve que fala sobre amizade, companheirismo, reviravoltas da vida. Mesmo sendo extremamente "novinha" a diva levou até que bem essa nova fase da vida, foi muito bom acompanhar o relacionamento dela com a Alemanha e com a mãe evoluindo.
Recomendo super todas as pessoas que estão precisando de algo leve, sem muita complicação.

Rafaela1675 01/07/2023

Prometeu nada, entregou tudo
Esperava bem menos, no início estava achando meio chatinho e infantil, mas do meio para o final a história foi fluindo bem mais, e amei o final, de que não era só uma história jogada, tinha uma conexão maior do fim. Adorei, achei uma história bem leve e fluida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5