Lobo Por Lobo

Lobo Por Lobo Ryan Graudin

Resenhas - Lobo Por Lobo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 14/09/2021

O livro é bem interessante, fácil de ler mas é aquilo né, não me dá vontade de ler a continuação, é bom mas nada tão espetacular.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

Lobo por Lobo
Esse é meu primeiro livro da autora e eu estava bastante ansiosa para lê-lo. Quem me conhece sabe que a 2ª Guerra é o período histórico que mais me fascina e, além das histórias reais, também acho interessante ler aquelas que brincam com outros cenários. Lobo por Lobo traz uma realidade que todos na época torceram para que não acontecesse. Hitler agora comanda o mundo com a ajuda dos japoneses e impôs seu império de medo sobre todos, porém há aqueles que ainda resistem e da melhor forma possível tentam buscar alternativas para tirá-lo do poder.

Yael foi uma vítima judia como tantos outros, mas o mal lhe infringido foi ainda pior. Além de lhe tirarem a dignidade, a família e o conforto, tiraram-lhe também sua identidade. Quando mais os experimentos do Anjo da Morte progrediam, mais a garota deixava de ser quem costumava e aos poucos sua verdadeira face desapareceu. Acho que um dos momentos mais tristes do livros pra mim foi descobrir o fato de que ela não se lembra de como era antes, de quem era a garota antes das transformações, de qual era o seu verdadeiro rosto. Ela mudou tanto e já personificou tantas pessoas que a Yael real ficou perdida no passado, sem chances de voltar.

Quando falamos do holocausto, é sempre importante pensar no que esse período significou para as pessoas. Foi uma perda enorme, em todos os aspectos. Mas chegou um momento em que acabou. Ficaram as memórias, marcas e dores, mas foi possível seguir em frente em busca de um futuro melhor. Agora imagine não haver esse futuro pelo qual almejar. Haver apenas uma possibilidade distante de derrotar um inimigo intocável, protegido, inalcançável.

“Estava disposta a atravessar o mundo para mudá-lo. Ou a morrer tentando.”

O fato de Yael ser uma “shapeshifter” é muito interessante e se encaixa perfeitamente na trama da história. Ela estudou todos os movimentos de seu alvo e se considera pronta. Porém, é claro que há mais do que apenas a superfície e ela logo vai se deparar com isso quando o irmão de Adele também estará na corrida assim como Luka Löwe, alguém com quem Wolfe parece ter se envolvido durante o último Tour.

Mas a jovem se sai bem, aliás, ao meu ver, bem até demais. E esse, junto com outros dois aspectos, fizeram com que eu não desse 5 estrelas ao livro ou tivesse ficado eufórica com a história. Em nenhum momento surge a dúvida sobre algo estar errado com ela, mesmo a falsa Adele sendo evasiva em suas respostas ou estranha em seu comportamento. Acho que faltou um pouco mais de “risco” nesse ponto da história.

A segunda coisa é que o livro promete uma corrida selvagem e eu não achei a coisa tudo isso. Estava imaginando algo bem mais cruel por parte da trajetória ou dos próprios competidores. Eles tem seus momentos, mas nada surpreendente, violento ou verdadeiramente selvagem, pra valer essa colocação.

E o último aspecto foi a revelação do final. Eu não tinha cogitado o que aconteceu como o final, mas a possibilidade daquilo com outras pessoas pra mim sempre foi algo real durante todo o livro. Então, achei que a autora tratou o leitor de forma ingênua, ao pontuar que não seríamos capazes de pensar sobre isso. Pra mim, sempre foi real, só não imaginei que se revelaria daquela forma (para quem já leu, aponto aqui que minhas suspeitas estavam viradas para Luka).

“Yael engoliu em seco. Cinco lobos. Quatro lembranças e um lembrete.”

Durante a narrativa vamos intercalar entre o presente e o que está se passando com Yael no Tour, e com o passado, onde vemos sua transformação, a forma como se juntou à Revolução e seu treinamento. Ela luta muito com os medos em sua cabeça, bem como as memórias daqueles que ama. Mas Yael é acima de tudo um jovem corajosa e disposta. Disposta a mudar o mundo.

O nome do livro faz bastante sentido conforme caminhamos pelas páginas e, em vários aspectos a protagonista me lembrou a Arya de As Crônicas de Gelo e Fogo. Para esconder os números marcados em sua pele no campo de concentração, ela tatua lobos. Cinco lobos que representam as pessoas que ela perdeu. Essas pessoas são nos apresentada ao longo dos feedbacks, mas é o fato de ela sempre chamar o nome das pessoas e contar os lobos que me lembrou a garota Stark, com sua lista de vingança. No caso de Yael é uma lembrança, uma memória marcada na pele, tanto os lobos que são vistos quanto os números escondidos.

A escrita de Ryan Graudin é bem fluída depois que você entra pra dentro da história. A protagonista é fácil de se empatizar e torcemos por ela ao longo das páginas. Também nos apegamos e ficamos apreensivos com relação a outros personagens, o que provavelmente gerará aquele odiozinho quando descobrimos que fomos passados pra trás, pois há também muito disso aqui. Todo e qualquer competidor quer ganhar, e dentro dos limites fará o que estiver ao seu alcance para vencer, mesmo que vá contra algo que disse um segundo antes.

site: http://resenhandosonhos.com/lobo-por-lobo-ryan-graudin/

Queria Estar Lendo 16/11/2017

Lobo por Lobo, da autora Ryan Graudin e lançado no Brasil pela Editora Seguinte (que cedeu um exemplar para resenha), fala sobre o quanto o sofrimento e a perda podem nos tornar forte o suficiente para mudar o mundo.

Para começo de conversa, Lobo por Lobo se passa em uma realidade em que Adolf Hitler venceu a Segunda Guerra Mundial, e inúmeros outros fatos que não aconteceram na nossa realidade, contribuíram para que a guerra fosse vencida. A construção da história, envolvendo acontecimentos históricos, a construção deles e da época em que os personagens vivem, é realmente muito boa. O mundo inteiro ainda não está dominado pelos nazistas, mas essa é uma possibilidade que para eles cresce a todo instante. Contra a opressão de Hitler, há a resistência, se escondendo nos submundos da Alemanha e do mundo para tentar deter o Führer.

"O vento lançava gelo cortante contra suas bochechas. Seu rosto estava dormente de tão gelado, mas os lobos queimavam sob sua pele. Segredos uivantes. Coisas ocultas que qualquer um poderia ouvir se chegasse perto demais. Felix e Luka... eles tinham ouvidos atentos. Yael não podia permitir que escutassem."

No meio disso tudo, e aguardando um papel chave que poderá modificar sua própria realidade e a de milhares de pessoas, há Yael. Yael é uma jovem que quando criança foi mandada em um trem com sua mãe para servir nos campos de concentração, mas por algum motivo que ela desconhece, foi escolhida por um médico para passar por experiências químicas, ou seja, uma cobaia. Sem o médico perceber, Yael adquire certas habilidades que a auxiliam a fugir daquele lugar horrível, sobreviver e mais tarde, se juntar à resistência.

A escrita da autora é envolvente e desperta a curiosidade e a vontade de continuar lendo. É muito fluída, quase poética. Isso nos faz sentir na pele de Yael muitas vezes, percebendo profundamente seu sofrimento e compreendendo seus atos e pontos de vista. Ela é uma protagonista excelente, forte e inteligente, que luta pelo que acredita e quer lutar ainda mais, ela quer salvar o mundo daquele homem que a fez passar por todas aquelas coisas ruins na vida. Para mim, é impossível não gostar da personagem, ela sempre tenta fazer o melhor avaliando a situação e se mantendo forte, não pensa somente em si mesma, mas também não é “boazinha”.

"Às vezes não restava nada para o luto alimentar. Yael era uma tela em branco. Um cabide com uma pele bonita pendurada nele. Quem é você? (Por dentro?) A resposta para aquela pergunta era algo por que ela precisava lutar. Seu reflexo não era reflexo nenhum. Era um espelho estilhaçado. Algo cujas peças precisava juntar, várias e várias vezes. Memória por memória. Perda por perda. Lobo por lobo."

Para tentar por em prática seu plano de salvar o mundo, Yael precisa participar de uma corrida de motocicletas que acontece todos os anos e cruza os domínios de Hitler e de seus aliados. Não é algo fácil, ou simples, e ela realmente precisa se preparar e saber o que está fazendo. A parte técnica é fácil para Yael, ela apenas não esperava se deparar com a parte complicada que envolve antigos participantes e uma história que ela pode encenar, mas não conhecer.

Os detalhes da corrida, dos lugares e dos personagens são muito bem descritos. Quase senti areia na boca conforme Yael passava de moto pelo deserto. E os personagens secundários têm presença forte e participações que fazem, realmente, parte do livro e contribuem para os acontecimentos e para as ações de Yael. Quer dizer, não importa se o personagem deveria ser um imbecil, a autora faz você se importar com ele de alguma forma.

Quanto à edição, a desse livro é lindíssima, não poderia imaginar uma capa melhor. Perto da original, a brasileira dá de dez a zero. A fonte é boa e facilita uma leitura rápida e fluída, as páginas são amareladas o que todo mundo adora (há). O livro tem 357 páginas, e a leitura é rapidinha porque a construção da narrativa é muito, muito boa. Querendo ou não, você fica ansiando pelo próximo volume para saber o que vai acontecer à Yael e ao mundo da realidade dela.

E aí, você também se interessa por histórias da Segunda Guerra ou realidades alternativas?

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/11/resenha-lobo-por-lobo.html

lucas1429 16/04/2021

Lobo por Lobo
Nossa, que livro! A narrativa é muito boa, você entra no ritmo da história enquanto lê cada palavra e os capítulos e a linha do tempo são MUITO bem organizados. A capacidade que esse livro tem de fazer o leitor se apegar ao personagem e não apenas entender, como também compreender os sentimentos da principal é incrível.
Cada detalhe faz sentido e te toca muito. O desenvolvimento da história é sensacional, cada coisa que acontece se encaixa de alguma forma, e tem várias reviravoltas que deixam a leitura muito boa. O enredo então, nem falo, simplesmente maravilhoso.
E ah, não tenho palavras pra descrever esse final. Senti 15 emoções diferentes enquanto lia. Recomendo demaiss!

Estante Atípica 16/06/2022

Que história incrível... Uma leitura de tirar o fôlego, cheia de ação e com grandes surpresas. Na minha opinião é um enredo muito inteligente e envolvente. Acabei de descobrir que o livro tem uma continuação e já quero muito ler.

Henrique 13/04/2023

Lobo por Lobo
Esse é o primeiro livro de uma duologia que mostra o que aconteceria se o Hitler tivesse ganhado a guerra claro com alguns elementos fictício mãos mesmo assim da pra sentir o terror do que essa praga teria feito se tivesse tudo a chance eu gostei demais desse livro e mostra a como a protagonista Yael está disposta a fazer o que for possível pra cumprir a missão que foi dada a ela e o final desse livro é simplesmente sensacional com um alguns plot twist que eu não esperava mais que me surpreendeu demais recomendo muito a leitura.

eukarine 28/04/2021

Esse livro fala de uma distopia onde o Eixo ganha a segunda guerra mundial e então agora os países são dominados por ele.
Yael que é a protagonista e vítima dos campos de concentração, torturada e usar como cobaia para um experimento. Agora ela tem uma grande missão na resistência.
A leitura é muito boa, prendendo muito fácil o leitor com várias reviravoltas ao longo da história.
gostei muito, já quero ler a continuação.

Poliana Lira 01/05/2021

Livro do mês do clube.
Recomendo a leitura com ressalvas.
A premissa é muito boa mas o livro infelizmente é mal desenvolvido, tem muitos furos.
Eu gostei da leitura, e lerei a continuação porque estou curiosa mas é um livro que poderia ter sido mais do que um livro ok.

c a r o l 05/08/2020

O Eixo, Alemanha e Japão, ganhou a Segunda Guerra Mundial e estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler, durante o Baile da Vitória.?
Que cenário assustador não é? E quem vai nos guiar nessa história é Yael. Ela chegou no campo de concentração quando tinha apenas seis anos e foi escolhida pelo Anjo da Morte, Dr. Geyer, para ser cobaia em seus terríveis experimentos. Acompanhamos o seu passado por meio de sua tatuagem. Onde antes havia seu número de identificação, agora há cinco lobos que representam pessoas fundamentais na trajetória de Yael.?
Em 1956, no presente, Yael faz parte da resistência. Com 17 anos, sua missão é: matar Hitler. Ela é a última esperança para o renascimento da Operação Valquíria. Yael irá se disfarçar de Adele Wolfe, a única mulher e última vencedora do Tour do Eixo, que teve a oportunidade de dançar com Hitler.?
"Mas Carol como ela vai fazer isso sendo judia?" Isso é simples. Yael adquiriu a habilidade de assumir a aparência que quisesse, mas uma coisa que não iria ser simples, seria a convivência com o irmão de Adele, Félix Wolfe e com Luka Löwe, um dos participantes da última corrida. Os dois mostrariam que não eram apenas jovens arianos com suásticas, eram muito mais do que isso, deixando tudo mais complicado para Yael.?
Yael é forte, inteligente e corajosa, mas também tem seus momentos de frágilidade e insegurança. Ser humano que fala né? Mesmo não passando pelas coisas que ela passou, conseguimos nos identificar facilmente com a protagonista.?
A narrativa da Ryan é muito fluida e eletrizante. Com maestria, ela soube equilibrar cada um dos tons da história e costurá-los com naturalidade. Vemos os momentos sombrios do campo de concentração, a busca de Yael pela própria identidade, as emoções e os perigos durante a corrida.?
Gritei um "YUKÊ?" por causa do final. Nem vou dizer que preciso da conclusão dessa duologia pra ontem né??

Emilly 11/09/2020

Uma distopia no passado!!!!
Aquele livro q vc sabe q vai ser 5 estrelas ? Pser foi o q aconteceu comigo lendo esse livro.
Eu amei a personagem e tudo o q ela passou pra chegar no final desse livro, e que final em?!!! Amo histórias com competição e me agarrei torcendo muito pra q ela ganhasse fique muito envolvida com ela e com os outros personagens, super intrigada pra saber mais sobre eles.

Maria 17/09/2022

sério gente, isso aqui é com toda certeza a elite, foi um dos muitos livros que eu li sobre a segunda mundial que realmente amei, entre eles a metade era cansativo ou não contava de forma bem pesada como foi o Holocausto e etc.. mas esse livro trás todo o sofrimento e é sempre bom lembrar pra não cometermos esse erro, eu amo esse assunto e o livro trouxe ele de forma tão aventura, dramática e um suspense que eu tô louca pra ler o segundo

Letycia30 21/04/2020

Para quem gosta das histórias no cenário (ou possíveis cenários) da Segunda Guerra Mundial, esse livro deve ser lido. A obra tem em quantidades certas, o horror da guerra, as visões, os sentimentos, as histórias, o romance, o conflito de caráter e moral e muito mais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5