Legado

Legado Hugh Howey

Resenhas - Legado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria Fernanda 29/11/2016

Tinha capacidade para ser muito melhor, mas tudo bem.
Após a leitura de Ordem - que foi sensacional -, eu estava bastante eufórica para finalmente conhecer o final dessa história. Mas, como fiquei atolada nas apostilas da universidade, tive um tempo para deixar a expectativa esfriar, e acho que isso foi bom.

Em Legado, voltamos ao silo 18 e aos personagens que conhecemos lá no primeiro livro. E, eu fiquei muito satisfeita por ver que a lembrança que eu tinha da Juliette condizia 100% com a realidade ? ela é incrível!

Também voltamos a ver o silo 1, o que me deixou subindo pelas paredes pois fiquei tremendamente obcecada por tudo o que aconteceu por lá no livro anterior. Fora que Donald Keene é um personagem foda pra cacete! Eu não conseguia ler uma passagem dele sem pensar "que homão da porra, bicho". (O que só talvez tem a ver com eu imaginá-lo como o ator Andrew Lincoln.) Sério. Amo Donald e irei protegê-lo.

Ah, e não posso deixar de falar da irmã dele, Charlotte! Outra personagem fantástica! Hugh Howey sabe mesmo como exaltar o girl power. Amém, Hugh Howey!

Sobre o enredo, não tive tantas surpresas. Na verdade, boa parte do que aconteceu já era esperada por mim, o que me satisfez muitíssimo. Mas isso não tira o poder das cenas bombásticas de conclusão de capítulo dignas de Avenida Brasil, transformando Legado em um daqueles livros que você não consegue largar porque simplesmente o autor não deixa.

O final não me decepcionou mas sei que poderia ter sido extremamente melhor. E eu fiquei sentindo falta de um epílogo mais trabalhado, acho que ficou muito aberto. Demais, até. Howey tinha uma quantidade absurda de material nas mãos... Ele poderia ter escrito mais 300 páginas que eu leria de boa.

No geral, a trilogia Silo como um todo é espetacular e merece mais atenção. Entrou para a minha lista de distopias preferidas, claro ou sem sombra de dúvida?

site: http://instagram.com/_bookhunter
Jessica599 29/11/2016minha estante
OK, vou ler essa trilogia por sua causa!

Maria Fernanda 30/11/2016minha estante
AMEI

Andrey 01/12/2016minha estante
as capas dessa trilogia sao lindas ja kero

Maria Fernanda 01/12/2016minha estante
COMPRAAA

Andrey 10/12/2016minha estante
estoou tentando resistir e não ler o ebook e comprar msm mas ta dificil

Evy 29/12/2016minha estante
Acho que todos que leram ficaram esperando um final mais elaborado, fiquei com a sensação que ele correu com a estória para acabar logo, não sei o porquê, estava tão bom que não precisava ter pressa. Eu também imaginava os interpretes dos personagens no cinema, para a Juliette não conseguia pensar em outra atriz que não seja a Noomi Rapace.

Adriana 08/01/2017

Conclusão nota 5
Até que em enfim, o final!. Valeu a pena esperar!!!!
Muito bom.
Foi ótimo, sem reviravoltas mirabolantes ou atos heroicos demais.
Tudo é perfeitamente plausível, factível
E vc continua envolvido com os personagens
E quando acaba, vc fica feliz .....
Super recomendo

meu primeiro 5 ***** do ano. Comecei bem....
Ryllder 08/01/2017minha estante
Comecei a ler o primeiro, mas parei em pouco mais da metade. Depois vou retomar a leitura.

Adriana 08/01/2017minha estante
Ryllder,
Feliz 2017.
O silo foi o meu preferido, não consegui parar de ler...minhas noites ficaram confinadas em um silo.....
Se voce não gosta de distopia e está achando cansativo o primeiro, não vai gostar dos outros....

Ryllder 08/01/2017minha estante
Eu gosto de distopia. Eu tenho um defeito como leitor, que é o de ler vários livros ao mesmo tempo. Comecei a ler o Silo, mas fui iniciando outros, e deixei ele meio de lado. Mas vou retomar esta leitura. Feliz 2017.

Juninho 21/02/2017minha estante
Acabei de ler e nossa achei incrível essa trilogia e olha que não sou muito fã de distopia mas essa foi show e eu também tive essa sensação de ficar confinado naqueles silos com os personagens!!!

Bradley 14/08/2017minha estante
Estou lendo ORDEM e ansioso pra chegar logo nesse volume.
Eu gosto do modo de escrita do Hugh
É progressiva e sem pressa para chegar ao ápice dos acontecimentos
Me lembrou um pouco o King nesse aspecto.
Mas é muito bom o livro do autor SILO, estou gostando de ORDEM, e que brevemente chegarei ao LEGADO. Gostei da resenha.
Me sinto seguro para continuar a ler a saga do Hugh Howey. Abraço.

isapoirot 25/09/2020

quase não foi, mas foi
bom, acho que vou me estender um pouco aqui, porque é impossível não levar em conta a trilogia como um todo.
com toda a certeza eu afirmo que o primeiro livro foi muito bom e me fez ficar interessada. porém, o segundo e o terceiro só não foram abandonados porque eu não sei lidar com histórias inacabadas kkkkkk
acho que o autor trabalhou diversas personalidades ao mesmo tempo (o que, de certa forma, contribui pra que o leitor tenha uma visão mais ampla sobre os fatos acontecidos). mas, justamente por trabalhar tantas personalidades, algumas personagens se perderam (como um menino incrível e teimoso do segundo livro que simplesmente sumiu).
também penso que romance não seja muito o forte de Hugh. nada contra, aliás, não sou nada chegada em clichês e dilemas amorosos. mas em um mundo em que não se tem certeza nem do próprio conceito de esperança e quase todos os aspectos emocionais e humanos são reprimidos, acho que o casal principal merecia um destaque um pouco maior. principalmente por Lukas, namorado de Juliette, ser extremamente sonhador, mas ter uma capacidade impressionante de manter os pés no chão por ela.

além disso, uma coisinha que me incomodou foram os erros de português kkkk a culpa já não é do escritor, mas alguns detalhes passaram do limite aceitável de compreensão. alguns pronomes e conjunções sem sentido que criavam frases sem nexo estavam presentes em mais que algumas páginas.

tirando isso tudo rsrs acho que o final tinha potencial pra ser mais bem trabalhado, já que quase todos os acontecimentos são super detalhados na trilogia e o final foi justamente a resposta pra tudo que o leitor já não aguentava mais esperar!

a ideia dos Silos, da Ordem e do Pacto foram muito boas realmente. mas a escrita deixou tudo meio arrastado. de qualquer forma, nao me arrependo da leitura!! aprendi um pouco com cada personagem e acaba valendo a pena depois que vc pensa ?ufa acabou, consegui, uau
VitorrOliveirra 29/10/2020minha estante
Concordo com muita coisa da sua resenha, Silo é um livro tão bom (no começo eu achava que não ia ter um protagonista vivo no final), mas adorei a estratégia narrativa e todos os personagens que tiveram destaque, acabei de ler Legado, depois de quase abandonar e tô muito decepcionado, a única parte boa é o final, o começo é horrível e o meio arrastado, acho que nem vou perder meu tempo com Legado

isapoirot 29/10/2020minha estante
realmente, tinha muito potencial pra manter o ritmo do primeiro livro! mas acabou não dando certo, infelizmente... o Legado também é bastante arrastado, talvez mais até do que a Ordem ??

VitorrOliveirra 29/10/2020minha estante
*acabei de ler Ordem*, sempre me atrapalho com esses nomes. Nossa, ainda mais arrastado? Melhor seguir pra outra leitura, obrigado pela dica, acho que demorei uns dois meses em Ordem de tão desmotivado, terminei só por que já tinha lido mais da metade

Matitera 21/08/2023minha estante
Vcs tem algum livro parecido pra indicar? Apesar dos pesares, amei toda a dinâmica do Silo, é muito bom esse ''descobrir'' que essas distopias fazem.

Juh 14/11/2017minha estante
Compreendo totalmente seu pensamento. Terminei de ler o livro agora e só consegui pensar: "Oi? Então, tá faltando explicar umas coisas aqui". Assim, gostei do final da Juliette e o restante, da Charlotte. Mas o que aconteceu depois com o Silo 1? E os outros silos e seus moradores? Esse 40 mesmo que sumiu do radar. E né, existiam mais pessoas no restante do país? Só sei de uma coisa: quero mais livro!

Luiza 15/11/2017minha estante
Exatamente Juh.. fiquei satisfeita com o final de Juliette e Charlotte... mas passou muita coisa sem ser esclarecida.... tanta coisa que dava outro livro...

Matitera 21/08/2023minha estante
Nossa, até esqueci desse Silo 40, não fez diferença nenhuma na história e só deixou ponta solta.

Ricc 02/11/2020

A trilogia chega ao seu estágio final... e qual seria o seu legado?

*** CONTÉM SPOILERS ***

A premissa da série traz um cenário pós-apocalíptico onde pessoas vivem em silos após a destruição da atmosfera terrestre. SILO apresenta os abrigos e personagens; ORDEM narra suas origens, histórias e formação; LEGADO surge como um finale, apontando para a ruína.

Em Legado, temos foco nos Silos 1, 17 e 18. Juliette, a prefeita desacreditada pelos habitantes do silo 18, decide escavar o fundo do Silo 18 a fim de chegar ao Silo 17 e resgatar os sobreviventes dali. A partir disso, uma série de acontecimentos vem à tona, como a trágica morte de Lukas - envenenado pelo gás liberado no Silo 17 com o intuito de impedir a rebelião fomentada por Juliette - e a descoberta de rituais dentro do Silo 17.

Donald, Thruman e Charllote ressurgem na trama para finalizarem suas participações de maneira memorável. Donald arma uma estratégia onde blefa para Charlotte e Darcy, enviando-os para o exterior. Então, Donald explode o Silo 1, matando todos os habitantes desse silo, inclusive os que estavam dormindo em suas câmaras criogênicas. Darcy não sobrevive; Charlotte, posteriormente, se encontra com Juliette - no exterior.

Por fim, Jules convoca uma reunião entre os sobreviventes dos Silos 17 e 18, onde acordam de partirem para o exterior, idealizando um novo mundo. E assim acontece. Finalmente, os habitantes dos silos conhecem o exterior e assim a série é finalizada.

Bom, vamos lá! Confesso que eu esperava bem mais desse finale. Desde o início era possível perceber que o foco não eram os personagens mas a história, o que me criou expectativas ainda maiores. Porém, ao fim de três longos e enrolados livros eu ainda terminei a leitura me perguntando: "É isso?". Não que tenha sido ruim, mas me soou um tanto preguiçoso e apressado. A trilogia merecia mais. O leitor merecia mais.

Enfim, apesar das decepções, admito que a escrita de Howey é incrível e eletrizante. Espero por mais títulos do autor e desejo que ele melhore seus enredos e finalizações (por favor!).

Howey, você me deve uma!

***

- Exterior 1: perdoaria o Howey se ele fizesse um livro-bônus sobre a vida no Exterior.

- Exterior 2: o Novo Mundo sem Lukas é tão frustrante.

- Exterior 3: confesso que senti pena dos que morreram nas câmaras criogênicas com a explosão do Silo 1. Donald surtou num grau que nem deve ter pensado nisso direito. #RIPDonald.

- Exterior 4: não me matem mas eu shippo Jullotte (risos)

- Exterior 5: Mission e Jimmy (Ordem, livro 2) foram esquecidos no churrasco ou eu dormi em alguma parte?
Dani Rocha 11/02/2021minha estante
Jimmy que aparece no Livro 2 é o Solo adolescente. Conta a história da queda do Silo 17 e como ele se transformou em um homem solitário, isto é Solo. Tanto que no livro 3 o Solo volta a se chamar Jimmy pq n era mais solitário (solo)

Matitera 21/08/2023minha estante
Pelo que entendi, Misson foi só pra contar que o silo 1 tem poder de apagar a mente de todos e mostrar o levante citado por todos do Silo 18.

Karli Souza 20/10/2016

Todo começo tem um fim.
Pois é, li legado, último livro da trilogia do Hugh, o que posso dizer? Acredito que inúmeras palavras não serão capazes de transmitir todos os sentimentos que tive com essa série. Quanto ao fato de eu ter dado três estrelas para esse livro, enquanto que Silo e Ordem obtiveram 5 estrelas e foi favoritado, a questão é óbvia: legado é o último livro de uma distopia,e já li algumas para chegar à conclusão de que é impossível escrever um final de distopia sendo 100% perfeita, é frustrante, chato, até parece que os autores esqueceram a sua fórmula de escrever... Acredito que é bom vermos como o mundo é destruído e como as pessoas agora vive com esse mundo cheio de segredos e opressão, porém é ruim lermos como acaba um mundo já destruído, sempre há guerras e mortes e finais inconclusivos, tristeza, esperança e dor... E não foi diferente com Legado, ele foi o que eu sempre temia.

Conheci Silo e me apaixonei em 2014, perto de seu lançamento no Brasil, poucos aqui conhecem, mas vai virar filme, e é reconhecido lá fora, acredito que os poucos que leram Silo, se apaixonaram assim como eu, é difícil ser o contrário, nunca tinha lido nada parecido, uma escrita cativante e surpreendente, você lê sem esperar que seria algo tão diferente e único, o Hugh tem um talento pra isso, através de Silo, ele nos mostrou mais uma vez, que a espécie humana é de dar medo, seres tão inteligentes, capazes de criar o mundo, criar até para acabar com ele, é aterrorizante. Ele mostra nossa realidade, presenciamos isso com a Segunda Grande Guerra, milhares de mortos por poucos responsáveis, é a representação do que o mundo pode chegar a ser um dia, Hugh escreveu uma realidade que muitos temem, uma sociedade em particular, que acaba com o resto, para garantir sua própria sobrevivência e domínio.

Em ordem, entendemos isso, a inteligência humana, construiu uma nova era, criaram soluções, preservaram corpos, pessoas congelam e acordam por séculos, presenciamos a vida de personagens fortes e importantes, nas poucas vezes que apareceram, foi o melhor livro da série, um dos melhores da minha vida, favorito de 2015, me deixou sem ar, me deixou devastada, quando acabei? Estava louca pra saber como tudo ia terminar, esperei muito por Legado, e aqui estamos nós.

Foi uma leitura difícil e demorada, parei várias vezes de ler, pra poder assimilar tudo e me recuperar, como aconteceu com os outros livros, mas não da mesma maneira boa que foi antes, havia duas opções pra legado, eu amaria e seria como os outros, totalmente perfeitos, ou seria mais um final desgastante de distopia. E então foi isso, foi o que eu sempre temia, não consigo entender, porque o Hugh se prendia a características tão pequenas e o essencial não explicava, eu tento imaginar o mundo de Silo e não consigo, caramba! Como eles conseguiram colocar tudo lá dentro, pra durar séculos, e destruir tudo de repente no exterior levando todos sem nada pra dentro? Como conservaram alguns animais... Enfim, como pode haver tanta grandeza e vida embaixo da terra? É difícil de acreditar, mas é possível, temos o mistério da Área 51 pra provar isso.

Sofri com a leitura, com uma morte em especial, já sofri perda de personagens antes, mas não por alguém que me apaixonei e que conhecia a 2 anos, afinal não li a série durante uma semana, tive que esperar os livros serem lançados anualmente, o que deu bastante espaço pra refletir cada história e amá-la, passamos por muita coisa, e sobrevivemos, entendemos que o ser humano não nasceu pra viver sozinho e confinado, que ele é capaz de acabar com o mundo, ser perverso, amar em momentos estranhos, ter a incrível capacidade de querer sobreviver, rever aqueles que amam, perceber que a vida acaba em um piscar de olhos. Terminei os livros com muitas perguntas sem respostas, mas a vida é cheia disso, não é? É isso que mostra a história, essa é a moral, a representação da vida, da sobrevivência, dos questionamentos, a busca pela verdade, a autodestruição, o egocentrismo, o altruísmo, a esperança de viver melhor no dia seguinte.

Arranjei uma trilha sonora perfeita, STOP CRYING YOUR HEART OUT, RADIOACTIVE E SAVE ME, estarão pra sempre na minha mente e coração, me fará olhar as estrelas e procurar por elas, me fará acreditar que um ser é radioativo e irá construir uma nova era, será capaz de destruir seus ossos, inalar produtos químicos, sentir o gosto da terra, me fará acreditar que precisarei ser salva, porque tudo estará tão perdido, que esperarei um sorriso pra iluminar tudo, fará querer fazer meu coração parar de chorar, não se preocupar e seguir em frente, e isso não esquecerei nunca.

Foi uma amizade linda que tive com esses livros, nunca esquecerei, que terei orgulho de ter conhecido algo assim, descobrir novas coisas, enxergar um mundo totalmente diferente, um mundo pequeno, que para muitas pessoas, significa tudo, seria isso um lar? A única coisa que existe? Claro que não. Há muito mais lá fora, foi isso que mostrou, foi uma despedia triste e bonita, diferente, que faltava muitas coisas pra completar, mas que cada sacrifício significou alguma coisa, perder pessoas que amamos, sofrimento, o não conformismo, algo maior que você, foi isso que eu vi através das lentes da câmeras, através da poeira e nuvens negras, do vento irregular, do último suspiro, da falta de ar, e da imaginação de algo azul e verde, repleto de beleza, a natureza é assim, bela e perfeita, e a única coisa que fazemos é destruí-la.

Obrigada Hugh Howey por apresentar isso, abrir meus olhos, ver além das estrelas desaparecidas, foi momentos importantes que tive, sentimentos que nunca pensei que palavras seriam capazes de fazer, que faz você parar e entender do porquê lermos e gostarmos, não enxergamos letras no papel, enxergamos histórias diferentes e que significam a mesma coisa, a existência da vida, é a única coisa verdadeira, e que precisamos continuar fazer que ela exista, independente de tudo, pra manter a Ordem e construir um Legado, diferente do livro, mas que são a mesma coisa no final de tudo. Todo começo tem um fim de fato, mas é o fim que constrói um novo.
Danny 25/10/2016minha estante
Fiquei curiosa, senti vontade de ler ele.

Karli Souza 25/10/2016minha estante

Cris 14/06/2023

?Seus dois mundos tinham se transformado em um.?
?Só mais três turnos, então se aposentaria - fosse lá o que isso significasse. Ninguém pensava tão longe. Só até o turno seguinte.?

?Quantas outras leis poderia quebrar em sua atuação como representante máxima da lei??

?Esperança era algo que só ele e a igreja ofereciam, um lugar onde existir após a morte.?

?Eles duram para sempre. Não importa o que for que a gente decida fazer, vai continuar para sempre sendo o que fizemos. Não tem como desfazer uma ação.?

SILO apresentou o abrigo e seus habitantes.
ORDEM contou a história de sua formação.
LEGADO relata sua ruína.

A batalha pelo Silo já foi vencida. A guerra pela humanidade só está começando. É um tempo em que, para sobreviver, os humanos precisam se manter em cidades subterrâneas, aprisionados, sem ligação com o mundo lá fora. Esse é o universo de Silo, a série de ficção científica e fantasia escrita por Hugh Howey.

Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos, é a heroína da trama apocalíptica. Em Legado, ela se torna prefeita do Silo 18, que está se recuperando de uma rebelião. Seu governo encontra grande resistência por causa da controversa escavação para resgatar os supostos sobreviventes do Silo 17, uma empreitada vista com desconfiança que está espalhando o medo entre os moradores do Silo 18.

Como se isso não fosse um desafio grande o bastante, Juliette também recebe transmissões de Donald, a voz que alega ser líder do Silo 1 e está disposta a ajudar mas também é capaz de fazer ameaças horríveis. Talvez Donald não seja o monstro que Juliette vê. Quem sabe ele não é a peça-chave para a salvação de toda a espécie humana? Mas será que ainda há tempo?

No último volume da série Silo, as escolhas de Donald e Juliette podem mudar o mundo ou extingui-lo de vez.
andressasmatos 11/09/2023minha estante
Cris, vc tem esse livro físico para venda?

Cris 22/11/2023minha estante
Nao, infelizmente! Eu tenho no kindle (ebook).

Raquel 05/04/2021

Otima conclusão!
Eu gostei do livros anteriores mas confesso que comecei Legado com dúvidas se a conclusão da saga seria satisfatória....

Juliete, agora prefeita do silo 17, inicia uma escavacao para chegar ao silo18 e resgatar os amigos que ficaram pra trás. Existe grande descontentamento em todo o silo por causa disso. Donald se comunica com Lukas, contando mais sobre a história dos silos.

As vidas de milhares de pessoas estão nas mãos de Juliete e Donald, que precisam tomar decisões difíceis para salvar a maior parte delas, já que parece impossível salvar todos.

Legado tem um ritmo mais dinâmico que Ordem. Foi uma ótima conclusão para a trilogia, apesar de algumas coisas que eu esperava que fossem esclarecidas terem ficado sem explicação. Recomendo para os fãs de ficção científica e distopias.
Matitera 21/08/2023minha estante
Pode me dar um exemplo de coisa não explicada? Terminei com um sentimento de quero mais também, mas não sei explicar o que faltou.
Se possível, me recomende livros parecidos se souber, por favor.

Cássio Costa 17/12/2016

Dias melhores virão
Acabou ? Ah, que pena. O legado fechou essa que é uma das trilogia mais conceituadas de feição científica ou distópicas. Com um ação frenética começando lá no primeiro volume, o autor nos envolve com suspense e tramas fascinantes. Imaginar que pessoas vivem em baixo da terra em Silos como sementes é surreal, e com esse erendo genial nos deparamos com personagens maravilhosamente bem construídos e descrições das ações com um alto grau de sagacidade. Subimos e descemos escadas e mais escadas junto com os nossos heróis em busca de respostas, em busca de um futuro melhor, de alcançar o inatingível, de tentar derrubar um sistema, de entender os motivos, de mudanças. A trama em um todo trás ao leitor a mensagem para termos esperanças... Ou seja que nem tudo está perdido, apesar das circunstâncias ruins ao nosso redor, podemos confiar em pessoa que realmente querem nos ajudar. Uma obra que com certeza será um clássico por muito tempo com uma heroína que será lembrada por gerações.
Paulo 17/12/2016minha estante
Boa resenha

Thayná Krueger 11/06/2023

Acabou ?
Eu amei demais essa trilogia. Vou sentir saudades de acompanhar os silos e seus moradores.

Acho que ficaram muitas questões em aberto e o final ficou muito corrido nesse livro. Espero que com o sucesso da série, o autor escreva mais um livro explicando mais sobre o silo.

Esse foi o livro mais fraco do enredo, mas a trilogia como um todo foi espetacular.
andressasmatos 11/09/2023minha estante
Thayna, vc tem esse livro físico para venda?

Deeeeebs 23/09/2017

Originalidade em um Final Esperado
Livro que fecha a Trilogia do Silo, Legado vem para imprimi originalidade a um final esperado.

Não é o livro da sua vida, mas também não entra na lista dos piores que você já leu. Legado é "ok", diferente do primeiro da série, Silo, que demorou para engrenar a leitura, mas não tão bom quanto o segundo, Ordem, que devorei em poucos dias.

Voltando à história de onde havia parado em Silo, muitas vezes o novo livro fica enfadonho. Tive dificuldade em imaginar o que o autor descrevia, e muitas vezes me vi com o pensamento longe, tenho que voltar ao início da página e começar outra vez.

O autor incluiu plots que não tinham nada a ver com o enredo principal; plots esses que em sua grande maioria ficaram sem resolução. Além disso, os motivos por trás da construção e da necessidade de criação dos silos não me convenceram, e deixaram muito a desejar.

O final foi corrido e um tanto quanto mal escrito, como se criado apenas satisfação da editora. Como eu disse lá em cima, não é o livro da sua vida. Mas se você chegou até aqui, vale a leitura.
Line 21/09/2018minha estante
undefined

Giancarlo 21/02/2017

Fechamento da Trilogia
Fechamento com chave de ouro da bela trilogia de ficção científica que Hugh Howey nos presenteou. Mundos fechados, mentes pequenas e o esforço da vida que resiste sob todas adversidades. Não fomos feitos para morarmos em silos, mas o homem pode sobreviver a isso e maravilhar-se ao ver um mundo desconhecido e lindo, com ar puro, água, florestas, frutas, o mar, os rios, o céu, as estrelas... Coisas que vivemos e que muitas vezes não agradecemos por ter. Essas obras mostram sobretudo que devemos valorizar e salvaguardar o mundo que temos, pois ele é lindo, perfeito e sempre nos presenteia com a vida, mesmo nos locais mais sombrios, mais inóspitos.
Não devemos deixar que delírios de líderes doentios limitem a capacidade do povo a que comanda. Há de e ter liberdade e esperança sempre. Esses são alguns dos ensinamentos das obras de Hugh Howey.
Lady 11/04/2017minha estante
Gostei Giancarlo da sua opinião, é isso mesmo. Estou lendo SILO - quase acabando - e muito ansiosa para ler Ordem e Legado, por isso estou buscando aqui as resenhas para me empolgar mais e mais rsrs. Desejo ótimas leituras...

Lina DC 26/10/2016

"Legado" é o terceiro e último livro da trilogia "Silo" e retorna com a história do Silo 18 e Jules. Jules foi a única pessoa a voltar do mundo exterior, e com ela trouxe a informação de que existem outros silos e de que tudo o que eles achavam que sabiam é uma mentira. O Silo 18 sofreu um levante enquanto Jules estava no mundo exterior e muitas vidas foram perdidas, assim como grandes problemas estruturais. A população está dividida entre seguir ou não a orientação de Jules, mas ela foi eleita a prefeita e tem planos revolucionários. Um deles é resgatar Jimmy/Solo e as crianças do Silo 17. O outro é encarar de frente o poderoso Silo 1...

Como a sinopse explica, agora há uma relação entre os acontecimentos do livro 01 e 02 e Donald e Jules serão responsáveis por guiar os sobreviventes a um novo legado. Jules não confia em Donald, uma voz que se diz amiga. Afinal de contas, ela já passou por maus bocados graças a intervenção do pessoal do Silo 01 e não tem motivos para crer nessa mão estendida.

Em um momento tão conflituoso, onde as crenças estão abaladas, o autor aborda a religiosidade na obra. Observamos isso através dos discursos do Padre Wendel e suas atitudes extremas e a forma como algumas pessoas agem.

Um dos grandes destaques do livro é o amadurecimento nítido de Jimmy. Se no primeiro livro ele era um personagem traumatizado, que emocionalmente estava preso a sua imagem de adolescente, agora é um homem feito que irá defender com unhas e dentes aqueles que considera sua família.

O autor utilizou muito bem os personagens apresentados nos livros anteriores, designiando um papel para cada um em determinado momento da ação e esse foi outro destaque. Muitas vezes ficamos perdidos em meio de tantos personagens, mas nessa trilogia, o aproveitamente deles foi completo.

Jules é uma protagonista que continua agradando. Ela deixa claro que não sabe o que está fazendo e que com certeza irá cometer erros ao mesmo tempo em que está farta de ser manipulada e ter alguém controlando sua vida. Lukas continua fofo, sendo o apoio de Jules quando ela precisa e sendo um líder nas horas em que o povo necessita. A dinâmica dos dois tem um bom equilíbrio e os momentos pessoais são balanceados com os momentos do bem maior.

Donald, Charlotte e Thurman tem sua própria batalha no Silo 1. Donald está determinado a corrigir os erros do passado e cansado de observar Thurman usar os outros como marionetes. Charlotte, que inicialmente não tinha muito destaque, ganha espaço nesse livro.

O enredo foi muito bem desenvolvido; há uma coesão no cenário e uma lógica dos acontecimentos. O leitor pode esperar muitas lutas, perdas, reviravoltas e um final espetacular!

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Luan 05/11/2016

Desfecho de uma das minhas trilogias preferidas, Legado poderia ter mais ousadia
Muitos autores, e o leitor mais atento percebe de longe, que escrevem trilogias ou séries, muitas vezes começam a história e não fazem ideia de onde querem chegar. Ou seja, mal sabem como terminar este livro. Ainda bem, este não é o caso de Hugh Howey, que terminou a trilogia Silo com Legado, o desfecho aguardo da história que cativou leitores americanos após uma autopublicação em ebook e que, devido ao sucesso, ganhou as prateleiras mundo a fora. Não foi o desfecho que eu esperava, parecendo corrido na maior parte do tempo, mas foi um bom desfecho, bastante coerente com o restante da obra.

Em Legado, a história de Silo e Ordem se junta. Além de muitas verdades que começam a ser reveladas, temos uma luta incessante pela vida. De um lado, no Silo 18, do outro lado, o 1. Em ambos, um único desejo entre os principais personagens da história: desfazer todo o mal criado por "aqueles homens de antes". A vida de Donald, se passando pelo senador Thurman, e da irmã dele, Charlotte, passa a ser cheia de emoção vivendo no limite de serem descobertos. Na outra ponta, Juliette segue na busca pela verdade e ainda precisa lidar com a função como prefeita de uma população desconfiada e ressabiada de suas intenções.

De forma geral, o livro me agradou. Mas alguns problemas recorrentes me incomodaram ao longo do livro. Especialmente dois: faltou profundidade nas tramas sensacionais que – NOVAMENTE – Hugh criou, e faltou mais calma para desenvolvê-las. Ficou parecendo que ele estava com pressa para terminar. Não posso crer que essa pressa possa ser confundida com vontade de dar ritmo à leitura, uma vez que sendo terceiro livro, o desfecho, o grand finale, de uma trilogia, o leitor já está acostumado ao livro e já não é preciso acostumá-lo à narrativa e ao universo. Quem tá lendo já foi conquistado e quer mais daquilo que foi apresentado. E definitivamente, essa correria toda é totalmente incoerente.

Apesar de toda a criação do autor ter um plano de fundo muito forte, profundo e bem criado, e além disso, todas as situações por ele criadas ao longo dos três livros serem muito coesas, corretas, passarem verdade, neste último, diferente dos outros dois, ele criava as cenas, chegava aos ápices, mas mudava o foco, o rumo, a intenção logo em seguida. As promessas que ele criou deixaram o livro muito mais interessante do que aquela decisões que ele tomou. Tento explicar sem spoiler e sucintamente: Juliette diz "Vou fazer a coisa X para destruir quem nos colocou aqui", mas logo em seguida não faz e outra nova situação é criada, sendo que aquela prometia algo muito maior e mais interessante.

O livro teria condições de ter muitas páginas a mais, mesmo tirando partes desnecessárias, como foram os capítulos para Elise, a menina do Silo 17, que ganhou um destaque desnecessário. Tirando estes capítulos e acrescentando mais profundidade e situações mais "extremas" às cenas escritas, o livro ficaria ainda melhor. Mas não quer que você que lê essa resenha agora ache que o livro é de todo ruim. Muito pelo contrário, apesar disso tudo que já falei, ainda mantenho Silo como uma de minhas trilogias preferidas. Hugh é um autor muito coerente e tem uma escrita que se destaca. Além dos diálogos naturais e ricos de verdade, o autor consegue convencer que aquilo que você está lendo é verdade.

Do primeiro ao terceiro livro, é bastante interessante a forma como ele se mantém no foco da história. As revelações que vão sendo feitas vão dando mais veracidade ainda à obra. Não dá pra duvidar que ele pensou direitinho quando construiu a trilogia. Ele pensou nos mínimos detalhes, de onde começar, onde passar e onde acabar. Do que revelar e quando revelar ao leitor. É esse cuidado minucioso que faz dele um grande autor e, desta, uma grande obra, que levarei para sempre, não só pelo prazer da leitura, mas especialmente pela mensagem que o autor quis passar.

O fim da trilogia deixou uma série de hipóteses em aberto que renderiam muitos livros a mais - apesar de algumas explicações confusas, algumas situações exageradas, decisões arriscadas e mortes dolorosas, gostei pra caramba do desfecho. E eu não duvido de que isso vá acontecer, especialmente pela mensagem deixada pelo autor nas últimas páginas. E digo mais: se uma nova trilogia deste universo for escrito, acredito que a protagonista será Elise, daí o grande destaque neste livro. Pro terceiro livro, não consigo dar mais que quatro estrelas, mas para a história toda, Hugh merece cinco e ainda ser favoritado. Agora fico esperando a adaptação da trilogia pro cinema – isso seria grandiosos – e os novos livros dele.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6