Uma longa caminhada até a água

Uma longa caminhada até a água Linda Sue Park

Resenhas - Uma Longa Caminhada até a Água

Sofi 18/09/2022

Esse livro eu li para a escola, não achei que seria tão bom assim, me surpreendi bastante. Saber o que eles passaram e passam ainda da um aperto no coração. As histórias se conectam de um jeito magnífico (e chorei no final kskskkssk). Adorei!

Muni 23/10/2016

A nossa sobrevivência tem um enorme significado no mundo.
"... mantenham a calma quando as coisas estiverem difíceis ou não estiverem dando certo. Você vai superar isso se perseverar em vez de desistir. Desistir leva a muito menos felicidade na vida do que perseverança e esperança."

Salva Dut

Um livro emocionante e muito bem escrito! Um pequeno gigante da literatura contemporânea.

biac3 05/04/2023

O livro é muito interessante e por ser baseado na história de uma pessoa real o faz ser ainda mais intrigante
a história de Salva é linda e a forma como foi contada pela a autora faz com que vc fique com
vontade de procurar mais sobre a vida dele, ver oq acontece no próximo capítulo e torcer para q dê tudo certo
li para a escola, mas adorei

victoria961 04/02/2021

meu deus eu nao paro de chorar
(minhas resenhas não passam de anotações para mim mesma)

o trajeto de Salva me lembrou muito o livro "contos da palestina", o ambiente, os personagens, os sentimentos.

chorei, sofri mas finalizei inspirada e cheia de esperança.

vamos só até o arbusto, depois só até aquela rocha

que leitura linda pra tempos tão difíceis ?

Stellaaa 08/11/2022

Uma ótima crítica. Amei a forma que o livro é escrito, a história construída. É baseado em fatos reais, oque faz a história ficar mais emocionante mesmo. A história se passa na África e em duas épocas diferentes (1945 e 2008 se não me engano), e fala sobre as dificuldades que Salva e Nya, os personagens principais, passam por causa das guerras e do difícil acesso à escola e à água. Muito legal, li em um dia.

Giovana456 05/08/2023

Nesse livro tenso a história de Salva, um garoto do Sudão, e Nya, uma garota que precisa caminhar muito até conseguir achar água.
Eu achava que não ia gostar do livro, mas eu realmente gostei. A história é sobre um assunto que eu nunca tinha lido em outro livro. A leitura e rápida e leve, mas tem partes que me tocaram. Eu chorei lendo esse livro principalmente com o final.

Millene.Grandemagne 04/04/2020

Uma história sobre luta e esperança
Quando li que se tratava da história de dois jovens cujas histórias se cruzavam, imaginei logo um casal que se apaixonaria durante a "longa caminhada até a água". Quando fui percebendo que as histórias eram em tempos diferentes e que, embora tratassem do mesmo tema, não se cruzariam assim tão diretamente, fiquei atenta e me perguntando o que cada história tinha a ver com a outra e qual foi a minha surpresa quando percebi que SIM as histórias estavam conectadas, mas não de acordo com o meu senso comum.

São duas histórias paralelas, a história de SALVA e de NYA, e ocorre no Sudão, com 23 anos de diferença.

Salva estava batalhando para escapar da guerra no sul do Sudão, foi pego de surpresa na saída da escola e desde então precisou fugir sozinho, sobrevivendo por anos até tudo acabar, longe e sem saber de sua família. Em dado momento, ele encontra um tio que o da forças para continuar, em meio as suas longas caminhadas para chegar a um destino seguro, ele sempre dizia "Está vendo aquele monte de arbustos? Vc só precisa conseguir chegar até eles...". E assim ele seguiu, após a morte do tio, por anos e anos:

"A guerra começara dois anos antes. Salva não entendia muito do que se tratava, mas sabia que rebeldes da parte sul do Sudão, onde ele e sua família viviam, estavam lutando contra o governo, sediado no norte. A maioria das pessoas que moravam no norte eram muçulmanas, e o governo queria que todo o Sudão virasse um país muçulmano - um lugar onde fossem seguidas as crenças do islã.
Mas as pessoas no sul eram de religiões diferentes e não queriam ser forçadas a praticar o islã. Começaram a lutar para ficarem independentes do norte. Os combates estavam espalhados por todo o sul do Sudão, e agora a guerra tinha chegado onde Salva vivia."

Nya é uma menina que caminha oito horas todos os dias para buscar água para sua família. Cada gota é importante, mas não o suficiente para matar a sede. Em virtude da precariedade do local, Nya e a toda a comunidade sofrem muito e o que machuca muito a Nya, o fato de ela não poder frequentar a escola.

As histórias se juntam depois que Salva consegue ser adotado por uma família muito boa dos Estados Unidos. Assim, ele decide se dedicar a melhorar a vida das pessoas do Sudão, especialmente levando água àqueles que não tem. Para isso, ele mobiliza diversas pessoas, por meio de palestras em Universidades etc, utilizando, claro, de toda a sua experiência.

Não sabemos onde o bem ou o esforço que fazemos hoje pode nos levar ou levar o outro. É preciso ter esperança e lutar por dias melhores. Só consigo lembrar de uma frase: "A questão não é o que fazem conosco, mas o que fazemos do que fazem conosco"(SARTRE). Salva pegou todo o sofrimento e dor por que passou e transformou em luta que hoje traz felicidade para milhões de pessoas.

É uma feliz história real, Salva sobreviveu a tudo aquilo, de arbusto em arbusto, e hoje ajuda milhares de pessoas, como Nya, no Sudão. Nas palavras dele:

"Superei todas as situações difíceis do meu passado por causa da esperança e perseverança que tive. Não teria conseguido sem essas duas coisas. Para os jovens, eu gostaria de dizer: mantenham a calma quando as coisas estiverem difíceis ou não estiverem dando certo. Vc vai superar isso se perseverar em vez de desistir. Desistir leva a muito menos felicidade na vida do que perseverança e esperança."

Taki 15/02/2020

Em busca da água
Um livro pequeno, mas interessante! Conhecemos um pouco da realidade sobre o Sul do Sudão pelo ponto de vista de dois personagens, um no presente e no passado. Te faz pensar bastante. Recomendo!

Giovanna 19/12/2022

Livro muito bom! Leitura rápida e fácil. Baseado em uma história real inspiradora e emocionante, contando desde o início a trajetória de duas pessoas que passam por momentos difíceis e semelhantes. Lindíssimo

nyx 16/10/2021

esse livro me ensinou muito, eu li ele pra escola mas no final fiquei agradecida de ler ele, amei como a história foi construída e contada.

maria19582 30/09/2021

importante!!!
queria começar dizendo que de forma alguma o livro é ruim. eu achei ele muito necessário e é sobre um assunto que pouca gente tem conhecimento sobre. é bem interessante e mexeu comigo. o problema foi que não deu para mim, não é muito meu estilo e não tem tanta emoção sabe. eu também tinha bastante expectativa e quando elas não foram correspondidas eu fiquei chateada. eu esperava muita comoção e tristeza, porém não recebi. eu li para a escola então já devia imaginar que seria assim. gostei muito do salva e da nya, são personagens muito fortes e que tem uma história de vida impressionante, principalmente salva por ser uma história real. o encontro deles é lindo e como as trajetórias dos dois se conectam também é bem legal de se ver. é uma leitura rápida, fluída e de muitos ensinamentos. é bem curtinho então vale a pena conferir nem que seja só para se informar mais e se mobilizar sobre os problemas de falta de água no sudão.

Bruna.Wituk 16/09/2021

Uma longa caminhada até a água (Baseado numa história real)
Nya precisa caminhar 8 horas todos os dias para buscar água e salvar sua família.

Salva e sua aldeia estão presos pela uma guerra ! Estão destinados a percorrer a África a pé em busca de sua família e sua segurança.

Mila Books 24/03/2023

Um livro extremamente mediano
?Uma longa caminhada até a água? conta a história de Salva, um menino fugitivo da guerra. A história dele é legalzinha, apesar de ser extremamente romantizada.

O problema dessa livro, em minha opinião, é a história da Nya, que é extremamente desnecessária. As narrações dela deixou tudo mais enrolado, e na minha visão, poderiam ser substituídas por outras partes da história de Salva deixando o livro mais completo e sem a sensação de vazio que deixou no final.

Além de várias coisas que não foram explicadas, como se o Salva voltou a encontrar o pai, se voltou a vila e encontrou a mãe e o irmão, como ficou as crianças que ele salvou, e os outros do campo de refugiados.

Em minha opinião ficou com muitos furos e muito romantizado. Enfim, não gostei, mas não odiei.

Nota: 2,5

bim.stephanie 15/05/2021

Legal, mas a versão em inglês é melhor!
Li esse livro em inglês antes de ler a versão em português, e admito que a versão em inglês é EXTREMAMENTE melhor visto que possui mais descrição dos ambientes e não utiliza palavras tão ?sofisticadas? vamos assim dizer.
Para pessoas que têm inglês intermediário/avançado como eu, recomendo demais!