O Evangelho de Loki

O Evangelho de Loki Joanne Harris

Resenhas - O Evangelho de Loki

Mariane Sena 20/08/2021

O melhor narrador que a mitologia Nórdica poderia querer
Na contra capa desse livro há um blurb falando sobre como esse livro é uma ótima recomendação para fãs de Neil Gaiman, eu só vi isso lá pra metade do livro e tudo fez sentido, Gaiman é meu autor favorito, e esse livro tem muito a ver com a pegada dele, me senti em casa desde o primeiro capítulo.

O Evangelho de Loki traz o próprio como narrador, e ele cumpre esse papel maravilhosamente bem. Loki traz sua própria visão da maior parte das histórias mais famosas da Mitologia Nórdica, ele escolhe o que frisar e o que omitir, fazendo tudo com muito sarcasmo e bom humor, sério, ri muito ao longo da leitura, já conhecia a maior parte das histórias, mas lê-las pelo ponto de vista dele as deu muita vida, e deixou tudo muito divertido.

O livro foi bem fluído para mim, talvez para alguém não tão interessado assim na temática não seja tanto, mas ainda assim, considero a escrita por si só bem dinâmica e imersiva, o Loki sabe cativar e nos por do lado dele da história.

Foi uma grata surpresa essa leitura, apesar de amar a temática não sabia que poderia ser tão bom quanto foi! Entrou para os favoritos, divertido, fluído e muito gostoso de ler.

mairinha 13/08/2021

Uma visão astuta de uma história anciã
O Evangelho de Loki, traz em suas páginas uma visão espetacular e sagaz de toda a história do que vos fala: Loki.

Apresentando o seu ponto de vista em uma forma brilhante e traiçoeira, o deus da mentira (ou como o quiser chamar) nos leva como platéia por sua trajetória de vida e suas peripécias nos nove mundos.

Muito bem escrito e elaborado, o livro te deixa obcecado pela história e sempre querendo saber qual será o próximo passo dos deuses em questão.

Indico esse livro pra quem já é apaixonado pelo trapaceiro e tem certa curiosidade sobre o tema.

Dani 28/07/2021

Loki também ama ???
Amo mitologias mas confesso que esse foi o primeiro livro de mitologia nórdica que li pra valer. Claro que é uma ficção onde Loki conta os mitos por sua própria visão dos fatos, mas isso deixou tudo ainda mais especial não só por Loki ser meu deus nórdico preferido, mas pela forma como a autora interpretou o personagem. Se você espera deboche, desculpas esfarrapadas e auto piedade, esse livro é um prato cheio, afinal Loki faz essas três coisas o tempo todo (sem falar das trapaças e ideias mirabolantes, que só ele poderia imaginar que funcionariam mesmo). Mas Loki tbm é um ser em processo, amo como ele luta entre sua forma original (caos, desordem, luxúria e zero sentimentos) e seu novo aspecto humano (com sensações físicas, regras, emoções?). A história nos faz entender o quanto, realmente, seria difícil para um ser desses se adaptar ao novo mundo pro qual foi levado, sozinho, sem orientação e sendo o tempo todo subjugado. Enfim?
Adoro como ele vai, aos poucos, percebendo que pode sim gostar e querer transitar entre suas duas formas enquanto descobre os prazeres e desgraças de ambas. Por fim, Loki é o Deus mais humano de Asgard ????? não tem como não gostar e, até mesmo, se identificar.

Cadu 15/07/2021

Risada é pouco para o que acontece nesse livro. O Evangelho de Loki tem nome sério, mas como algo que envolve o Deus da Trapaça, o livro é inteiro sobre o ponto de vista dele, desde sua chegada a Asgard até o Ragnarök.
Em todo e qualquer momento Loki consegue te convencer de que ele está certo, de que suas atitudes não são em vão e que ele é a vítima.
Um excelente livro, leve, de leitura rápida e engraçada.

Nana 11/06/2021

A mitologia nórdica pelos olhos do vilão... será mesmo?
O Evangelo de Loki ou Lokabrenna conta as histórias da mitologia nórdica na sua versão não autorizada, narradas pelo Nosso Humilde Narrador, Loki, o Trapaceiro. É um livro de narrativa fluída, irônica, um tanto ácida e muito divertida. Loki vai narrar os acontecimentos da mitologia nórdica desde o nascimento dos deuses até o Ragnarök mostrando que, diferente do que nos for contado, ele nao é o maior culpado de todas as desgraças em que estava envolvido. Não que ele seja uma boa pessoa, não, ele nunca disse isso. Essa criatura do Caos é somente o único deus nao hipócrita dessa vasta mitologia, que nao tenta esconder sua natureza com profecias e canções bonitas a seu respeito. Esse livro é incrível, se você é um fã de mitologia nórdica ou se nunca viu nada relacionado, leia essa obra. Não vai se arrepender

Oly 10/06/2021

Nos primeiros 15% a leitura foi bem lenta, não fluía muito bem... mas ao passar disso, a história envolveu até a última página

Tay 02/06/2021

Resenha: O Evangelho de Loki @joannechocolat
São 336 páginas divididas em 4 livros assim dispostos:
Livro 1. Luz, Livro 2. Sombra, Livro 3. Pôr do sol e Livro 4. Crepúsculo.
Cada livro é composto de diversas lições que podemos tomar como regras. Os capítulos são pequenos o que torna a leitura fluida e mesmo instigante, porque sempre se fica com a impressão de que se leu pouco ou que ?próximo vai ser rapidinho?.
A estruturação da história está bem colocada e não foge da cronologia daquilo que vemos relatado nas diversas histórias sobre a Mitologia Nórdica. A autora fez acréscimos, sim, mas ela optou por fazê-los como pensamentos e sentimentos do Loki, afinal a proposta do livro é mostrar a versão do Loki para sua própria história. Como ele mesmo conta sua história há diálogos diretos com o leitor o que torna a leitura muito interessante. Joanne também se utilizou de diversas referenciais históricas haja visto sua formação como historiadora, ela também ?usou e abusou? no sentido bom da expressão das Runas Antigas e sua simbologia. Capa do livro veem também cheia delas o que a torna quase uma relíquia.
Ao longo de todo o livro Loki destrincha a Profecia de Mímir estrofe a estrofe, dando sentido a ela e demonstrando como suas ações a certo ponto foram por ela orientada. Contudo, no livro 1. Dito Luz ele explica como surgiu em sua forma física, como conheceu Odin e como começou teoricamente a fazer parte do círculo dos deuses, mas o que marca mais essa parte é o fato de ele ter tirado algumas regras a partir de experiências nesse novo círculo de supostas amizades.
O episódio com os presentes aos deuses o marcado muito iniciando aí um forte desejo de vingança e com isso as maquinações subsequentes. No livro 2. Sombra, Loki tem altos e baixos em suas relações com os demais deuses, mas sempre marcado por pequenas e ínfimas traições deles para com ele, o que gradativamente vai criando chagas em Loki. Vemos como Loki se sente com relação aos filhos legítimos e os bastardos, como ele vivencia o casamento e o amor, e também a paternidade. Nesta última, Loki começa a identificar um lugar próprio onde ele sente pertencer o que por sua vez cala o sentimento de raiva e desejo de revidar. Mas nada disso dura.
Resolvendo os problemas e ora os causando Loki é sempre culpado exceto em um evento em específico que o torna querido por todos. Nos livros 3 e 4 vemos como o monstro é criado e alimentado pela humilhação, indiferença e pela segregação que Loki sofre. Ele é passado para trás, manipulado, confundido e rechaçado, e claro, nada disso poderia criar boa coisa.
Ao final vemos como ele ACREDITAVA na amizade com Odin e como se decepcionou, mas mesmo assim ainda teve esperança.
A marca dessa leitura para mim é o fato de Loki ter sido mostrado como uma criatura nefasta, uma vez, vindo do Caos, mas ao mesmo tempo inocente e ingênua as vezes até ignorante para a verdadeira maldade que existe no oportunismo das relações entre as pessoas (Deus). Ele não é de todo inocente das coisas que fez, mas também não consigo culpa-lo.
Fica, então, a super dica de leitura para você que é fã de Mitologia e /ou do Loki. Vale muito a pena essa aquisição.
E aí já leu essa história? Ficou com vontade de ler?
#leitura #literatura #mitologianórdica #loki #lokiseries #oevangelhodeloki #booksgram #booktok #dicadeleitura #tbr #tomhiddleston #twhiddleston #thor #odin #marvel #marvelstudios

@vanessachrisostomo 09/05/2021

Achei o livro bem divertido. As aventuras de Loki são descontraídas mas ao mesmo tempo preocupantes.

Malle 06/05/2021

Lição 1: Não confie em ninguém.
*Essa avaliação não tem nenhum caráter técnico ou sério. São somente as impressões de alguém que gastou dinheiro com um livro e... é só isso mesmo.*

"O Evangelho de Loki" é um livro fisguei por acaso no Kindle Unlimited meses atrás e após ler as primeiras páginas, resolvi comprar.

É uma novelização jovial e levemente humorística da cosmologia nórdica, narrada por Nosso Humilde Narrador, Loki. Traçando desde a sua concepção até o Ragnärok, Joanne M. Harris fez um trabalho rápido em descrever (na forma de 4 "livros", todos com um pequeno prefácio feito por Aquele Que Nos Fala) todos os auges e baixos dos deuses nórdicos, assim como o redemoinho de emoções que é o Deus da Trapaça.

Dou três estrelas pois, apesar de não ser nada inesquecível, me diverti lendo e não sinto que perdi meu tempo. O segundo "livro" é um tanto menos interessante do que os outros três e achei que grande parte do flair melodramático de Loki se perde ali. Porém, de um todo, os últimos dois compensaram e trouxeram um interesse renovado em ler a continuação.

Eu recomendo sim para quem deseja uma leitura mais superficial e leve, com uma dose de um ruivo fã de incêndios.

Thiago Boddão 25/03/2021

Paraíso Perdido nórdico
Primeiramente, tenho que esclarecer que este livro foi uma armadilha aos meus gostos pessoais: sou fã de mitologia nórdica, adoro anti-heróis e aprecio narrativas em primeira pessoa. Junte tudo isso e pronto, está feito um livro que será certeza de me agradar.
A autora adapta a Edda sob o ponto de vista de Loki, deus da mentira já muito famoso na cultura pop, o colocando como vítima e causador de escolhas que reverberam em lendas e mitos que culminam no Ragnarok. Personagens famosos dos mitos vikings, como Odin, Thor, Heimdall, os gigantes, anões e outros, estão presentes nesta excelente narrativa, interagindo com o Trapaceiro em inúmeras desventuras cômicas, inusitadas e, às vezes, trágicas.
Loki se provou tão impressionante quanto eu esperava que fosse. Um canalha consciente de suas falhas e de sua malevolência, que oscila entre o brincalhão e o diabólico, que justifica suas ações pelo caos que é a existência. É um livro que já vale a pena ser lido só pela narrativa e a análise da vida e obra do personagem por si mesmo. Estou extremamente feliz por ter achado essa obra!

Mika | @mikaela.gaelzer 17/03/2021

O Evangelho de Loki
"O Evangelho de Loki" conta a história do melhor Deus de Asgard da melhor forma possível: com sarcasmo, deboche e humor ?

Da ascensão de Asgard ao Ragnarök, conhecemos Loki pelo ponto de vista dele mesmo, seus triunfos e momentos... Não tão triunfantes assim, bem como aos outros Deuses que permeiam Asgard.

Loki é um personagem que eu gosto muito por que ele é honesto. Literalmente não é uma boa pessoa - ou Deus - mas pelo menos ele sabe o quão ruim é, diferente de outros Deuses em Asgard que justificam seus atos por família, profecias.. e por ai vai.

É um livro que sabe mesclar bem os momentos cômicos e te faz se identificar com muitas atitudes retradadas.

Um dos trechos preferidos foi:

"Os mortos sabem de tudo, mas acontece que não dão a mínima."

hobbitusille 19/02/2021

existem sempre dois lados da mesma moeda
É incrível como nesse livro a gente consegue ver e entender melhor o lado do loki diante dos acontecimentos geralmente narrados por outra pessoa. A forma como ele é sincero nos deixa mais próximos dele, mesmo nos momentos em que ele é assumidamente arrogante, e mal.

Sem contar que a narrativa é incrível e a linguagem mais atual ajuda muito a leitura a fluir. Ler esse livro depois de Mitologia Nórdica do Neil Gaiman foi uma ótima escolha que fiz.

Anna intimista/yt 21/01/2021

Não confie em ninguém.
Foram tantos as intrigas, os rodeios que não consigo acreditar nessa trama tenha um inimigo real. Pq não me convenceu?. Mas, Loki mostrado nessa história é um bom narrador ( não confiável).

Herondale, L. 31/08/2020

Eu amo um vilão
Se você ler esse livro, certamente não verá Loki com os mesmos olhos, é impossível não amar esse deus trapaceiro venerado haha, eu amei o livro ao mesmo tempo que sofri, chorei e ri bastante.
Simplesmente recomendo, recomendo, recomendo...